Docsity
Docsity

Prepare-se para as provas
Prepare-se para as provas

Estude fácil! Tem muito documento disponível na Docsity


Ganhe pontos para baixar
Ganhe pontos para baixar

Ganhe pontos ajudando outros esrudantes ou compre um plano Premium


Guias e Dicas
Guias e Dicas

Componentes de um computador - Hardware e Softwre, Notas de estudo de Informática

Resumo sobre Hardware e Software

Tipologia: Notas de estudo

2017

Compartilhado em 11/12/2017

angela-carvalho-19
angela-carvalho-19 🇧🇷

1 documento

1 / 8

Documentos relacionados


Pré-visualização parcial do texto

Baixe Componentes de um computador - Hardware e Softwre e outras Notas de estudo em PDF para Informática, somente na Docsity! CURSO DE PROGRAMADOR WEB INFORMÁTICA BÁSICA Ângela Campos de Carvalho Componentes de um computador: Hardware e Software Manaus - AM Dezembro de 2017 2 Componentes de um computador: Hardware e Software 1. Antes de tudo se tem os Componentes Externos do Computador que com suas evoluções foram importantes para que o computador se tornasse cada vez mais acessível ao público. São eles: 1.1. Monitor que é o mais importante de entrada e saída de dados do PC. A Informação que necessita ser apresentada visualmente é enviada ao monitor através da placa de vídeo que converte os sinais elétricos da CPU pra minúsculos postos de cor chamados: Pixels, eles formam a imagem na tela. 1.2. Tecado é um periférico de entrada de dados, ou seja, através dele as informações inseridas no PC. Nos teclados mais antigos existe uma chave que seleciona as opções: AT ou XT. Existem vários padrões de teclado, ente eles o teclado padrão IBM/PC, que possui 101 teclas que se dividem em quatro grupos: 1.2.1. Alfanumérico que é a maior parte das teclas e é composto pelos caracteres alfabéticos, numéricos (números e símbolos na mesma tecla), de símbolos e especiais como as teclas ESC, TAB, CAPS LOCK, SHIFT, CTRL, ALT, ENTER e BACK SPACE. 1.2.2. Numérico que se localiza a direita do teclado. Além dos números (que nesta parte estão sozinhos) também estão nesse grupo os caracteres: ×(multiplicação), ÷ (divisão), - (subtração), + (adição) e Nun Lock. 1.2.3. Como Controle de tela temos teclas com funções diferentes de acordo com o software (programa) que vai usar. São elas: Print Screen, Scroll Lock, Pause Breack, Insert, Delete (Del), Home, End, Page Up, Page down, e as setas de diteção ( ). 1.2.4. Teclas de Funções que são as teclas que vão de F1 até F12 e as funções muda de acordo com o programa que se usar. 1.3. Mouse é um periférico de entrada de dados. Funciona como um ponteiro na tela que chama-se: cursor. Antigamente o mouse era conectado a uma porta serial, mais hoje em dia já foi praticamente substituído pelas portas USB ou PS/2. Os mouses que utilizavam uma esfera para leitura de dados também foram praticamente substituídos pelo mouse óptico, que além de ter uma precisão maior, acumulam menos sujeira e são mais leves. Também se teve o acréscimo de uma roda entre as teclas, o Wheel, que permite a rolagem sobre as páginas entre outras coisas dependendo do programa a ser usado. Existem outras alternativas de mouse, outros dispositivos que podem exercer as mesmas funções do mouse, mas com uma perspectiva diferente. Muitas pessoas acham que são mais fáceis de usar e ocupam menos espaço que um mouse, Como: 1.3.1. Trackball: Tem uma esfera grande na parte superior que pode girar livremente com os dedos. Em vez de mover o mouse, simplesmente você tem que mover a bola com os dedos para mover o cursor. Alguns dispositivos móveis, que 5 anteriormente para a memória principal. São exemplos de memória de massa as unidades de fita, os disquetes, os discos rígidos, os discos óticos (CDs, DVDs e Blu-rays) e os discos removíveis (pendrives, cartões de memória, etc.). 2.3.3. A Memoria Auxiliar se resume em Virtual ou Cache, que na verdade se encontra no processador e trabalha em sincronia com a RAM, porém ela armazena dados mais rápido, é um tipo de RAM estática: é uma SRAM. Ela armazena os dados mais recentes requisitados pela RAM principal, exemplo: Quando a CPU requisita um dado à RAM, ele é copiado para a Cache para que, se for solicitado novamente, não seja necessário buscar RAM outra vez. A desvantagem é que ela é muito menor que a RAM. 2.4. Os dispositivos de entrada e saída (do inglês input/output devices), também chamados de periféricos, permitem a comunicação entre o processador e os demais componentes do computador, assim como entre o computador e o meio externo (entre o computador e seus usuários ou entre o computador e outros computadores). Podem ser considerados os “olhos, ouvidos e boca” do processador. Exemplos de periféricos são o teclado, o mouse, o microfone, a webcam (ou câmera de vídeo), o monitor, a impressora e as caixas de som. 2.5. Outros componentes que não estão nestas categorias são: 2.5.1. Fonte de Alimentação que é o módulo que fornece energia elétrica ao micro. As fontes de hoje em dia são do tipo chaveada (aumenta o rendimento e torna a fonte mais compacta) 2.5.2. HD-Disco Rígido que é onde se instala o Sistema Operacional (Windows, Linux), e onde armazenamos nossos arquivos (word, excel, pastas, fotos, vídeos, etc.). Nele se cria uma memória virtual quando necessário. Pode também ser chamado de Winchester. 2.5.3. Placa de Rede que é um dispositivo de entrado e saída de dados e permite a comunicação através da estrutura de cabeamentos. É também conhecida como: Adaptador de rede, NIC (placa de Interface de Rede) ou Placa Ethernet (por causa da arquitetura usada) 2.5.4. Placa de Som é um dispositivo de entrada e saída de informações que permite as informações digitais dos programas e jogos em som estéreo através das caixas de som. Sem ela não seria possível ouvir os sons de jogos e programas, ou ouvir músicas, ouvir o áudio de filmes, etc. 2.5.5. Placa de Vídeo que é um dispositivo de saída de dados que permite que os dados apareçam no monitor de vídeo do computador. Todos os dados que saem da CPU em direção ao monitor passam pela Placa de Vídeo, que converte os sinais elétricos digitais em sinais RGB (cores primárias). Se for placa de vídeo 3D (conhecidas como Placas Aceleradoras), também tem um processador próprio que realiza cálculos de ambientes tridimensionais. Todas as placa de vídeo possuem uma Memória de Vídeo, que é a memória DRAM utilizada apenas para armazenar os dados de imagem (pixels e suas 6 cores). Quanto mais memória de vídeo maior a sua resolução e mais cores a imagem do computador pode apresentar. Importante ressaltar que o que define a qualidade da imagem é a placa de vídeo e não o monitor por si só. 2.5.6. Cooler que responsável por controlar e manter a temperatura da CPU dentro dos padrões operacionais requeridos. Existem coolers para outras finalidades, como é o caso dos ventiladores e exaustores. O primeiro serve para jogar o ar localizado fora do gabinete (frio) para dentro, enquanto o último faz o contrário, retirando o ar interno (quente) para que o sistema não sobreaqueça. Existem inúmeros tipos de coolers, desde os mais básicos, compostos apenas pelo ventilador, aos mais complexos, como o Water Coolers: Que são legítimos radiadores, capazes de estabilizar e controlar as temperaturas excedentes com maior facilidade do que utilizando apenas o ar. Devido a sua maior eficácia e complexidade, é fato que tais dispositivos apresentam valores superiores aos tradicionais coolers padrões. 3. Software Em contraposição ao hardware, que são os equipamentos, o software, ou programa, é a parte lógica do computador, o conjunto de dados e instruções passadas para os componentes físicos de um computador para que ele possa executar determinada tarefa, para a qual o software foi projetado. Software, assim como hardware, é um termo em inglês que não tem tradução, derivando da palavra soft em inglês, que significa “mole”. Esse termo surgiu na verdade como uma gíria da informática, pois os componentes físicos do computador, as “ferragens” se pode tocar, e os componentes lógicos do computador, não podem ser tocados. A função do software é facilitar a interação dos usuários com os componentes físicos do computador, transformando-o em algo realmente útil. Existe um programa para cada tarefa que se deseja executar utilizando o computador. Para que um computador seja capaz de editar textos, por exemplo, deve possuir um programa editor de textos. Para que ele seja capaz de reproduzir um DVD, deve possuir um programa reprodutor de mídias. Para acessar sites na Internet, é utilizado um navegador, e assim por diante. Pode-se então classificar o software de um computador em dois grupos, diferentes entre si quanto à importância que eles possuem para o funcionamento da máquina e a sua utilidade: básicos e aplicativos. 3.1. Os softwares básicos de um computador são aqueles essenciais ao seu funcionamento, como o sistema operacional, o BIOS e os programas fornecidos pelo fabricante junto com a máquina. E os Aplicativos são os chamados aplicativos, que são programas com funções mais gerais. 7 3.1.1. O software operacional (também chamado de sistema operacional) que é o software responsável por operacionalizar o computador, ou seja, torná-lo operacional. Ele gerencia a comunicação entre todos os seus componentes (entre hardware e software, entre um aplicativo e outro), e entre estes e o usuário, de forma a tornar o computador uma máquina funcional, capaz de “atender ordens”. Ele também dispõe de recursos para tornar mais fácil a comunicação entre o usuário e o computador, como a interface gráfica. Dentre os Mais conhecidos: 3.1.1.1. Microsoft Windows: Da empresa Microsoft que desenvolveu o sistema em meados da década de 1980. Durante todos esses anos após o primeiro Windows, muitas versões foram criadas. As mais recentes são Windows 10 (2014), Windows 8 (2012), Windows 7 ( 2009) e Windows Vista(2007). O Windows vem instalado na maioria dos novos computadores. Isto faz com que ele seja o sistema operativo mais popular. 3.1.1.2. Mac OS X: Este é o sistema operacional desenvolvido pela Apple Inc. Ele vem instalado em todos os computadores Mac. Todas as versões recentes são conhecidas como Mac OS X e os nomes específicos de cada uma delas são: Mavericks, lançada em 2013; Mountain Lion, em 2012; Lion, em 2011 e Snow Leopard que foi criada em 2009. Apple também oferece uma versão chamada Mac OS X Server que está desenhado para executar nos servidores. 3.1.1.3. Linux: É um sistema operacional de código aberto. Isto significa que pode ser modificado e distribuído por qualquer pessoa ao redor do mundo. Uma das suas vantagens é que ele é de livre distribuição, ou seja, que não é necessário você pagar por ele e ainda é possível escolher entre as diferentes versões que existem. As versões mais populares são Ubuntu, Debian, Linux Mint e Fedora. A interface gráfica do utilizador (GUI) de cada sistema operacional tem uma aparência diferente, portanto, se você mudar de uma sistema para outro no início será um pouco estranho, mas não se preocupe todos eles são desenhados para serem fáceis de usar e os princípios básicos são os mesmos em qualquer sistema. 3.1.2. O BIOS (do inglês Basic Input/Output System, sistema básico de entrada e saída), que é o primeiro programa a ser executado quando o computador é ligado. Ele reconhece os componentes de hardware instalados, verifica se todos estão funcionando e passa o comando do computador ao sistema operacional, provendo a este informações sobre o hardware da máquina. 3.2. Os softwares aplicativos, ou simplesmente aplicativos, são desenvolvidos para auxiliar o usuário na execução de alguma tarefa ou na obtenção da solução para algum problema, ou seja, são softwares desenvolvidos para uma aplicação específica. Quase todos os programas que não são softwares básicos são softwares aplicativos.
Docsity logo



Copyright © 2024 Ladybird Srl - Via Leonardo da Vinci 16, 10126, Torino, Italy - VAT 10816460017 - All rights reserved