O método de estudo definitivo - Ebah

O método de estudo definitivo - Ebah

Índice pg. 3 6. Estudando com novas tecnologias

1. Uma questão de método

3. A importância das pausas 4. O método de estudo definitivo

2. O contexto no qual se estuda 1.1 Por que utilizar um método de estudo?

2.2 O contexto psicológico 2.3 O contexto organizacional 2.4 O contexto ambiental

3.2 A técnica do tomate

5. Outros conselhos

1.2 Como este e-book foi escrito? 2.1 Por que o local de estudo é importante?

3.1 Por que fazer pequenas pausas? 3.3 Fazer pausas para resultados pg. 5 pg. 7 pg. 9 pg. 14 pg. 15

7. Bibliografia e contatos úteis pg. 16

Estude com o Ebah

Uma questão de método

Docsity é uma comunidade de estudantes internacionais, com mais de 1.400.0 usuários em todo o mundo. Referência para todas as faculdades, a Docsity recebe todos os dias dezenas de pedidos de alunos que precisam de ajuda por causa de seus problemas com os temas difíceis e provas aparentemente impossíveis.

Na Docsity percebemos que muitas vezes esses problemas têm a mesma origem: a falta de um método de estudo.

Capítulo 1

Assim como existem regras de trânsito para dirigir, existe um método ideal para estudar. Qualquer atividade pode ser desenvolvida sem critérios, mas os resultados obtidos não serão satisfatórios. Para fazer as coisas bem feitas, é preciso começar com o básico: a técnica.

O método de estudo consiste em um conjunto de regras que definem o modo como você estuda, você vai aprender os aspectos técnicos com o objetivo de otimizar a sua capacidades e o seu tempo.

Este e-book pretende fornecer as ferramentas necessárias para elaborar o método de estudo mais eficiente para você.

Por que um método de estudo é útil ?

Estude com o Ebah

Para escrever este livro, a equipe Ebah+Docsity não se limitou em estipular uma série de regras teóricas. Este conteúdo é baseado em pesquisas realizadas com 1350 estudantes que nos contaram qual era o seu método de estudo favorito.

Em seguida, comparamos as respostas da sondagem dos estudantes com as respostas de 130 tutores certificados Docsity, que fazem parte da comunidade italiana. As respostas dos tutores nos ajudaram a encontrar o método de estudo ideal. Como resultado, podemos observar semelhanças e diferenças interessantes, que vamos apresentar para você a partir de um ponto de vista prático.

Lendo este e-book, preste atenção nos quadros azuis:

Vamos falar de técnicas de leitura rápida, sublinhado e de esquemas, sugestões para melhorar a forma de organizar os seus objetivos, até dicas de como se comportar na Internet e as novas possibilidades oferecidas por essa ferramenta de estudo. Pode ter certeza que o resultado é garantido!

Você vai encontrar conselhos concretos e imediatos para começar a usar o quanto antes o método de estudo definitivo

Uma questão de método Como este e-book foi escrito?

Estude com o Ebah

O contexto no qual se estuda Capítulo 2

Por que o local de estudo é importante?O

Um local de estudo confortável e familiar é fundamental já que te permite maximizar seus esforços e otimizar o tempo que você passa estudando.

Existem 3 tipos de contextos que devemos levar em conta: o psicológico, o organizacional e o ambiental.

O lugar você estuda é um dos elementos fundamentais para alcançar o sucesso.

1. O contexto psicológico

Quando chega a hora de estudar, estude com entusiasmo e com a mente aberta: um alto nível de motivação e confiança de quem vai passar na prova são dois aspectos essenciais.

Antes de começar a estudar, tire 5 minutinhos para relaxar: 1.Feche osolhos 2.Respire fundo 3.Visualize mentalmenteas coresdo arco-íris, isso vai ajudar a aumentar a sua concentração!

Estude com o Ebah

1.Divida o dia com base nos horários em que você consegue se concentrar melhor, baseado-se na atividade que você deve fazer 2.Estruture o seu estudo através de metas para completar pouco a pouco (ex: «terminar um capítulo») 3.Atribua a cada objetivo um tempo estimado e o cumpra

O contexto no qual se estuda

3. O contexto ambiental

O lugar onde você vai estudar durante horas deve ser o mais confortável possível.

Estudando em uma biblioteca/sala ou outros lugares públicos: 1. Tente se isolaro máximo possível para evitar distrações 2. Utilize tampões de ouvido 3. Sente-se em uma área bem iluminadae arejada

Estudando em casa: 1. Tenha por pertotudo o que você vai precisar (cadernos, marca-textos, livros, água…) para não perder tempo 2. Elimine os barulhos (TV, música) e evite distrações (Whatsapp, Facebook, Snapchat, Youtube…) 3. Escolha um lugar tranquilo e confortável

2. O contexto organizacional

A organização é a espinha dorsal que suporta a sua atividade, a linha que desenha os limites do seu dia a dia.

Estude com o Ebah

A importância das pausas Capítulo 3

Para quê descansar?

Durante o estudo, a atenção não permanece constante o tempo todo: a capacidade de concentração diminue com o tempo, levando a uma dimunição da produtividadeapós os primeiros 20-30 minutos de estudo.

Este efeito é representado pela curva de atenção ao lado.

As pausas são importantes para manter o alto nível de concentração. Tanto os tutores como os estudantes declararam que fazem uma pausa durante o estudo. O importante é não exagerar!

1 TOMATE Estude com o Ebah

A importância das pausas

A «Técnica do Tomate»

Para obter a máxima performance entre os tempos de estudos e as pausas, aconselhamos utilizar a «Técnica do Tomate», criada por Francesco Cirillo.

É muito fácil e para colocá-la em prática você vai precisar de: •um cronômetro

•um papel

•um lápis

1.Coloque seus objetivos no papel 2.Defina o cronômetro em 25 minutos e se concentre no seu objetivo até que o alarme não toque. 3.Faça um checkao lado de cada objetivo alcançado 4.Faça 5 minutos de pausa, e recomece 5.Faça pausas mais longas acada 4 tomates (cerca de 2 horas)

Com esta técnica você treina seu cérebro para assimilar a nova informação sem prejudicar o seu nível de atenção.

Cada tomate corresponde a 30 minutos: se você estuda 25 minutos deve descansar 5 minutos.

Fazer pausas «para resultados»

Um método alternativo sugerido pelos nossos tutores são pequenas «pausas para resultados». Antes de começar a estudar, defina um objetivo (ex. Ler um capítulo) e só faça uma pausa de 10-15 minutos depois que você concluiu o seu objetivo.

Estude com o Ebah

O método de estudo definitivo

Capítulo 4

Ter um método de estudo que funciona é necessário para o sucesso nos estudos. Você pode utilizar sempre o mesmo ou mudar de acordo com o tipo de avaliação, o importante é seguir um processo estruturado e consolidado.

O método de estudo mais eficaz fornece uma compreensão real do conteúdo, juntamente com um re-elaboração profunda das informações, assegurando a memorização a longo prazo.

O método de estudo ideal contempla 4 passos necessários seguindo uma ordem cronológica: ler, sublinhar, esquematizar e repetir em voz alta.

Cada um deles é fundamental para obter bons resultados.

O método ideal

Estude com o Ebah

Leitura Rápida (se você tiver pouco tempo para se preparar antes da prova)

1. Leia rapidamente sem parar pra pensar sobre o significado de cada palavra, o importante é tentar pegar o geral 2. Evite repetições em voz alta. Dessa forma você não diminiu a velocidade da leitura 3. Use uma caneta ou um lápis para ajudar a seguir o texto

A leitura é a base do estudo: quanto melhor for o seu método de leitura , menor será o tempo que dedicado ao estudo.

1. Concentração máxima: leia como se fosse a única ocasião que você teria para ver essas apostilas 2. Entenda imediatamente do que o texto está falando: sem compreender você não será capaz de memorizá-lo

Leitura aprofundada (se você tiver + de 15 dias para se preparar antes da prova)

1. Esqueça o mundo lá fora leia totalmente concentrado 2. Leia mais uma vez, agora em voz alta: você conseguirá memorizar melhor porque o seu cérebro seguirá tanto a leitura visual quando a leitura auditiva

Dependendo do tempo que você tem disponível, você poderá usar uma dessas duastécnicas:

O método de estudo definitivo 1. Ler

Estude com o Ebah

O método de estudo definitivo

Sublinhar te permite filtrar o texto e destacar as partes mais importantes. Esta parte é fundamental porque vai aumentar a velocidade em que você vai ler o texto nas próximas vezes. Com isso, você vai se concentrar nos conceitos mais importantes e descartar as informações inúteis.

Organize e esquematize os conceitos que você sublinhou na fase anterior. Para fazer isso, sugerimos duas técnicas diferentes: as palavras-chave e os esquemas.

No oligopólio, os trabalhadores são mais do que um e interagem através de produtos com características únicas (e, portanto, definem e influenciam decisivamente no preço do produto)através de acordos de mercado favorecidos pelo Estado.

2. Sublinhar

1. Use diferentes cores de acordo com o conteúdo do texto. 2. Não faça nada sem pensa ou em modo automático: você corre o risco de encontrar páginas inteiras grifadas, perdendo assim a utilidade desta fase.

1. Coloque títulos como referências para cada parágrafo 2. Escreva as palavras-chave no livro, nas margens dos parágrafos 3. Utilize para revisar mais rápido ou para encontrar ideias no texto

As palavras-chave

Estude com o Ebah

O método de estudo definitivo

1. Faça um esquema gráfico utilizando as palavras-chave 2. Faça um resumo dos conceitos de modo claro e detalhado 3. Categorize hierarquicamente ou consequencialmente

Os esquemas

Fazer esquemas e resumos é um exercício que requer certo tempo.

Se você não tem de tempo ou não possui as ferramentas necessárias para fazer um esquema, no Ebah você pode consultar a qualquer momento mais de 200.0 apostilas e resumos de quase todos os assuntos!

Se você não tem tempo para fazer esquemas

Estude com o Ebah

O método de estudo definitivo

4. Repetir em voz alta

Este último ponto é fundamental para fixar as informações a longo prazo: apenas com a leitura você ativará a sua memória a curto prazo, que se caracteriza pelo esquecimento rápido.

O ideal seria repetir em voz alta com um amigo: a necesidade de entender a outra pessoa te obrigada a construir discursos estruturados e a fazer definições e exemplos que vêm à mente durante a prova, favorecendo a sua rapidez e a sua capacidade de síntese.

Lembre-se: somente com a reformulação da informação pode existir um aprendizado e uma memorização eficazes!

1. Reescreva os conteúdos como se você tivesse que explicar aquelo para uma criança 2.Certifique-se de ter entendido o conteúdo 3. Para fixar as informações, repasse dentro de 24 horas

Estude com o Ebah

Outros conselhos Capítulo 5

Alimentação

Durante a semana de provas não subestime a importância de uma alimentação saudável: se você não abastecer seu corpo, o seu cérebro não poderá garantir uma boa concentraçãoou entendimento do que você precisa para se dar bem. Aposte em alimentos nutritivos, o importante é não exagerar.

Como combater o estresse antes de uma prova?

ANTES 1.Estude, estude, estude!Não perca tempo se preocupando, mesmo que você ainda tenha que terminar de estudar! 2.Respire e relaxe Tire 10 minutos antes da prova para acalmar os nervos e se concentrar.

DURANTE Você tem medo de ter um brancona hora da avaliação? Pense sempre que, por mais importante que seja essa prova, não é o fim do mundo, então vamos lá siga em frente com corageme determinação:assim conquistará grandes resultados!

Estude com o Ebah

Por isso, se você tiver alguma dificuldade na hora de seguir os passos do Método de estudo, o Ebah é uma ferramenta que te ajuda a superar qualquer obstáculo.

Na nossa página você vai encontrar apostilas de diversas matérias, provas resolvidas para ajudar na revisão, notícias e informações sobre a sua faculdade ou carreira, para ampliar o seu conhecimento, esquemas e outros materiais que com certeza vão ajudar você até a passar na próxima prova.

Estudando com novas tecnologias

Capítulo 6

Com a tecnologia em constante avanço, os métodos de estudo estão mudando no mesmo ritmo que mudam os suportes utilizados. Graças a Internet, temos a possibilidade de estar sempre informados e atualizados a tudo que é relacionado com os estudos.

Estude com o Ebah

Bibliografia e contatos úteis Capítulo 7

Bibliografia

Para os conteúdos: •A técnica do tomate (página web oficial) [link]

Para as imagens: •Google imagens

•Wikispaces

Link úteis

Consultar apostilas e materiais de estudo no Ebah: ✓http://ebah.com.br/

Contatos

Para saber um pouco mais ou para sugestões, fale com a gente info@docsity.com

Curta a nossa página

Para receber contéudos do mundo estudantil: ✓Facebook

Estude com o Ebah

Comentários