Resolução de Exame de admissão à Universidade Pedagógica de Moçambique Química-2016

Resolução de Exame de admissão à Universidade Pedagógica de Moçambique Química-2016

w.tecegama.webnode.pt

Resolução de Exame de admissão à Universidade Pedagógica de Moçambique

Química-2016

António Matusse, 2017 Quelimane

A resolução completa deste exame está a venda, por apenas

25mt em formato Pdf, a compra é feita via Whatsapp 848913636, o valor deve ser enviado no Mpesa: 848913636.

Química Geral e Inorgânica.

1. Na sua maioria, as substâncias existentes na natureza são misturas. As misturas podem ser separadas por processos físicos. Fervendo a água as bolhas que se libertam são:

D. Moléculas de água.

NB: As partes do líquido que estão mais próximas à fonte de calor começam a virar vapor primeiro”. Por isso, a água do fundo da panela mais próxima da chama do fogão atinge a temperatura de ebulição antes do resto e sobe à superfície na forma de bolhas. As bolhas que se formam no fundo da panela sobem porque o estado gasoso de um composto químico é sempre menos denso do que seu estado líquido. “No trajecto, essas bolhas podem unirse umas às outras, aumentando o tamanho da bolha. Por isso, as bolhas têm tamanhos diferentes quando chegam à superfície do líquido em ebulição”.

2.O carvão mineral é urna das principais riquezas minerais de Moçambique. Esta riqueza localiza-se:

B. Em Moatize na província de Tete.

NB: Esse era a pergunta mais fácil de todas, aliás muito mais para as pessoas que vivem em Tete. Precisa ser explicado? Claro que sim! A Mina Moatize localiza se no distrito de Moatize na província de Tete. A possui gigantescos jazigos de carvão mineral, principalmente a hulha e tem uma capacidade máxima de Onze milhões de toneladas por ano: Para melhor responder à demanda de processamento de carvão, a Vale investiu na construção da maior central de enriquecimento de carvão do país.

3. A queima dos combustíveis como carvão, lenho, petróleo e gás natural está associada a formação de gases nocivos ao ambiente. O dióxido de carbono (CO2) é um dos principais gases que se forma durante processo. O dióxido de carbono é:

D. é um gás de estufa que reage com a água formando um ácido fraco.

NB: Um combustível é qualquer Substância que reage com o oxigénio (ou outro comburente) liberando energia, usualmente de modo vigoroso, na forma de calor, chamas e gases. Comburente é todo elemento que, associando-se quimicamente ao combustível, é capaz de fazêlo entrar em combustão na presença de uma fonte de calor inicial (o oxigénio é o principal comburente). Em resumo, é a substância que alimenta a combustão.

Gás estufa: A libertação de dióxido de carbono vinda da queima de combustíveis implica o aumento da capacidade da atmosfera em reter calor e, consequentemente, da temperatura do planeta.

A reacção de dióxido de carbono com água resulta em ácido carbónico que é um ácido considerado fraco. Isso pode ser demostrado pela reacção a baixo:

4.Durante os processos químicos as substâncias transformam-se noutras com propriedades diferentes. Os processos pelos quais as substanciais se transformam noutras têm o nome de reacções químicas. A reacção:

D. E urna reacção de transferência de electrões.

NB: É uma reacção de óxido redução: nesta reacção ocorrem simultaneamente á transferência de electrões entre os átomos.

Sódio sofre oxidação, pois seu nox inicial, 0, é aumentado para +1. Aumento [de nox é característica de oxidação. Já o hidrogénio é reduzido à nox 0, e é liberado na forma de gás (H2).

OxidaçãoNa+

Redução H+ nox=1 H2 nox=0

9F e 35Br NB:A ligação covalente é um tipo de ligação química que ocorre com o compartilhamento de pares de electrões entre átomos que podem ser o hidrogénio, amentais ou semimetais.

António Fernando Matusse, natural de Xai-xai, Bairro 3 Coca Missava, Filho de Pastor Matusse, estudei na secundaria de Xai-xai e secundaria de Tavene.

Monitor docente de Ecologia Matinha e Biogeoquímica Marinha em 2017 na UEM Estudante de I Nível Química Marinha, na Escola Superior de Ciências Marinhas e Costeiras, Universidade Eduardo Mondlane. Quelimane. Facebook: Tony Matusse

Baixa o a resolução de exame de admissão UP química 2008 gratuitamente em http://tecegama.webnode.pt/quimica/exames-resolvidos/

Comentários