Conceito de Inovação e sua Importância para o Negócio

Conceito de Inovação e sua Importância para o Negócio

ETEC Prefeito Braz Paschoalin – Jandira (SP)

Montagem Acadêmica:

Isabelly Martins Bormann

Orientador: Dr. José Roberto Ribeiro

2017

Conceitos de Inovação e Sua Importância Para o Negócio

O Que é Inovação ?

  • A inovação é a geração de boas idéias, a idéia inovadora traz qualidade, criatividade e eficiência, podendo visar dentro das organizações o aprimoramento e o desafio.

  • A inovação tem sido o grande diferencial competitivo para as organizações que conseguem desenvolver boas idéias e até ter influenciar no aspecto econômico.

  • Independente do seu status de situação, a empresa consegue definir as suas estratégias organizacionais, visão de futuro em decorrer do tempo.

Inovação no Mercado

  • A organização, para se manter no mercado e superar a estabilidade, deve promover ferramentas para programar sistemas de gestão que reflitam a realidade da organização e saber aonde quer chegar ....

  • ...E quais as exigências do mercado, deve mostrar suas culturas e suas condições econômicas

  • As empresas de maior porte estão criando equipes para cuidar da inovação, contratando consultorias especializadas e investindo em treinamento e capacitação de suas equipes para o gerenciamento da inovação

  • Os empresários que querem ser reconhecidos como inovadores devem adotar o hábito de usar as capacidades de pessoas do ambiente da empresa, apropriando-se de todas as oportunidades de criação e melhoria de produtos e serviços.

  • As empresas que se tornam verdadeiramente inovadoras quando não se arrependem de ter tomado esse caminho.

Tipos de inovações que nos auxilia com sua importância dentro da organização

  • Inovação de produto: é a mudança do produto de como ele é percebido pelos consumidores

  • Inovação de processos: é a mudança no processo de produção ou serviço.

  • Inovação organizacional: implementação de um novo método organizacional nas práticas de negócio da empresa, organização de seu local de trabalho e/ou suas relações externas.

  •  Inovação Disruptiva: Aquela que vai além de criar novos processos, mas muda toda maneira de se encarar um ramo de atividade.

  • Inovação de marketing: implementação de um novo método de marketing com mudanças significativas na concepção, posicionamento, promoção ou fixação de preços do produto.

Panorama da Inovação

Elementos Para Análise da Inovação

  • Risco

  • Abrangência e intensidade

  • Conhecimento envolvido

  • Barreiras

  • Impactos e aderência ao negócio

  • Externalidades

Exemplos de Casos que Não se Caracterizam Como Inovação

  • Ampliar a capacidade de produção (pura e simples) para fazer mais do mesmo;

  • Expandir o mercado (pura e simplesmente) se não houver diferencial;

  • Correr atrás do prejuízo para ficar igual à concorrência;

  • Implementar técnicas de produção já amplamente disponíveis no mercado;

  • Implementar métodos de gerenciamento já amplamente disponíveis no mercado;

A Importância de Inovar

  • Considerando que as inovações são capazes de gerar vantagens competitivas a médio e longo prazo, inovar torna-se essencial para a sustentabilidade das empresas e dos países no futuro.

  • “Aqueles que inovam ficam em posição de vantagem em relação aos demais.”

  • A inovação veio para explorar as idéias dos colaboradores das organizações ou das consultorias contratados como um impulso para redução de custos da operação aumenta de eficiência e acima de tudo competitividade empresarial

  • “As empresas são o centro da inovação. É por meio delas que as tecnologias, invenções, produtos, enfim, ideias, chegam ao mercado.”

Como Inovar ?

  • Para que as empresas realizem inovações é necessário que em primeiro lugar, tome consciência da importância de inovar no cenário competitivo vigente. Não há como se tornar uma empresa inovadora sem dar a devida importância ao tema.

  • “As empresas são o centro da inovação. É por meio delas que as tecnologias, invenções, produtos, enfim, ideias, chegam ao mercado.”

  • Para que uma inovação seja caracterizada como tal, é necessário que seja causado um impacto significativo na estrutura de preços, na participação de mercado, na receita da empresa etc.

O Que a Empresa Ganha ao Inovar ?

  • A prática constante do olhar para a inovação e a consciência da importância de inovar sempre ajudam a equipe a identificar saídas mais rapidamente quando necessário, e as otimizações de processo tendem a desburocratizar empresas, reduzindo custos.

  • Sem falar no benefício mais evidente: produtos e serviços inovadores podem ser grandes vantagens competitivas em relação a outros empreendimentos do setor.

  • Empresas que têm uma cultura de inovação estão mais preparadas para imprevistos e tendem a ser mais sustentáveis.

Referências bibliográficas :

Comentários