Seminario de rogers

Seminario de rogers

A teoria da aprendizagem significante de Rogers

Gicelio Caetano de Sousa Nascimento Maria de Fátima da Lapa Santos

Professor: Tiago Nery Ribeiro Universidade Federal de Sergipe

17 de outubro de 2017

Gicelio Caetano de Sousa Nascimento Maria de Fátima da Lapa Santos, Professor: Tiago Nery RibeiroA teoria da aprendizagem significante de Rogers 17 de outubro de 2017 1 / 18

Comportamentalismo x Construtivismo X Humanismo Comportamentalismo

Aborda o homem em seu caráter animal. A importância do comportamento. Não leva em consideração com os pensamentos. Indivíduo isolado. Estímulo-Resposta. Reforço positivo. As pessoas cumpridor de papéis.

Gicelio Caetano de Sousa Nascimento Maria de Fátima da Lapa Santos, Professor: Tiago Nery RibeiroA teoria da aprendizagem significante de Rogers 17 de outubro de 2017 2 / 18

Comportamentalismo x Construtivismo X Humanismo Construtivismo

O conhecimento se constrói pela interação do individuo com o objeto.

Aprendizagem, se dá por assimilação e acomodação. O ser humano cria seus pensamentos .

Gicelio Caetano de Sousa Nascimento Maria de Fátima da Lapa Santos, Professor: Tiago Nery RibeiroA teoria da aprendizagem significante de Rogers 17 de outubro de 2017 3 / 18

Comportamentalismo x Construtivismo X Humanismo Humanismo

O homem como um ser relacional. Comportamento consciente. Ativo, interativo com o meio. Levar a pessoa a tomar as suas próprias decisões. Ensina a sentir e não apenas a pensar.

Gicelio Caetano de Sousa Nascimento Maria de Fátima da Lapa Santos, Professor: Tiago Nery RibeiroA teoria da aprendizagem significante de Rogers 17 de outubro de 2017 4 / 18

Introdução

Rogers nasceu em Chicago, em 1902.Em 1924,graduou-se em História e, em 1931, doutorou-se em Psicologia educacional. Faleceu em 1987. Foi um psicólogo americano, atuou como psicoterapeuta por mais de 30 anos e trouxe grandes contribuições para a clínica e educação. Gicelio Caetano de Sousa Nascimento Maria de Fátima da Lapa Santos, Professor: Tiago Nery RibeiroA teoria da aprendizagem significante de Rogers 17 de outubro de 2017 5 / 18

Carl Rogers

Mais influente psicólogo e psicoterapeuta. Aborda o homem como pessoa. "Terapia Centrada no Cliente". Depois modificou em "Terapia Centrada na Pessoa. Aplicou a teoria na Educação, Centrada no aluno. As pessoas tem visões própria. O professor é um facilitador.

Gicelio Caetano de Sousa Nascimento Maria de Fátima da Lapa Santos, Professor: Tiago Nery RibeiroA teoria da aprendizagem significante de Rogers 17 de outubro de 2017 6 / 18

Princípio da Aprendizagem Segundo Carl Rogers

1. Seres humanos têm uma potencialidade de aprender. Exemplo: descobrir o conhecimento e a experiência.

Gicelio Caetano de Sousa Nascimento Maria de Fátima da Lapa Santos, Professor: Tiago Nery RibeiroA teoria da aprendizagem significante de Rogers 17 de outubro de 2017 7 / 18

2. A aprendizagem significante ocorre quando a matéria de ensino é percebida pelo aluno como revelante para seus próprios objetivos.

Exemplo: o significado para o aluno.

Gicelio Caetano de Sousa Nascimento Maria de Fátima da Lapa Santos, Professor: Tiago Nery RibeiroA teoria da aprendizagem significante de Rogers 17 de outubro de 2017 8 / 18

3. A aprendizagem que envolve mudança na organização do eu – na percepção de sim mesmo – é ameaçadora e tende a suscitar resistência.

Gicelio Caetano de Sousa Nascimento Maria de Fátima da Lapa Santos, Professor: Tiago Nery RibeiroA teoria da aprendizagem significante de Rogers 17 de outubro de 2017 9 / 18

4. A aprendizagem que ameaçam o eu são mais facilmente percebidos e assimiladas quando as ameaças esternas se reduzem a um mínimo.

Exemplo: aluno fraco em leitura, que por causa dessa deficiência, já se sente ameaçado e não progride.

Gicelio Caetano de Sousa Nascimento Maria de Fátima da Lapa Santos, Professor: Tiago Nery RibeiroA teoria da aprendizagem significante de Rogers 17 de outubro de 2017 10 / 18

5. Quando é pequena a ameça ao eu, pode-se perceber a experiência de maneira diferenciada e a aprendizagem pode prosseguir.

Exemplo: quando o aluno se sente seguro e não ameaçado.

Gicelio Caetano de Sousa Nascimento Maria de Fátima da Lapa Santos, Professor: Tiago Nery RibeiroA teoria da aprendizagem significante de Rogers 17 de outubro de 2017 1 / 18

6. Grande parte da aprendizagem significante é adquirida através de atos. Exemplo: colocar o aluno direto com o problema prático.

Gicelio Caetano de Sousa Nascimento Maria de Fátima da Lapa Santos, Professor: Tiago Nery RibeiroA teoria da aprendizagem significante de Rogers 17 de outubro de 2017 12 / 18

7. A aprendizagem é facilitada quando o aluno participa responsavelmente ao processo de aprendizagem.

Exemplo: tem sua própria conclusões, ou seja, já sabe o que quer.

Gicelio Caetano de Sousa Nascimento Maria de Fátima da Lapa Santos, Professor: Tiago Nery RibeiroA teoria da aprendizagem significante de Rogers 17 de outubro de 2017 13 / 18

8. A aprendizagem auto-iniciada que envolve a pessoa do aprendiz como um todo – sentimentos e intelecto – é mais douradora e abrangente.

Exemplo: quando os alunos se deixam envolverem.

Gicelio Caetano de Sousa Nascimento Maria de Fátima da Lapa Santos, Professor: Tiago Nery RibeiroA teoria da aprendizagem significante de Rogers 17 de outubro de 2017 14 / 18

9. A independência, a criatividade e a autoconfiança são todas facilitadas, quando a auto-crítica e auto-avaliação são básicas e a avaliação feita por outras é de importância secundária.

Exemplo: a criatividade gera a liberdade.

Gicelio Caetano de Sousa Nascimento Maria de Fátima da Lapa Santos, Professor: Tiago Nery RibeiroA teoria da aprendizagem significante de Rogers 17 de outubro de 2017 15 / 18

10. A aprendizagem socialmente mais útil, é a do próprio processo de aprender, uma contínua abertura à experiência e à incorporação, dentro de si mesma do processo de mudança.

Exemplo: estar aberto à experiência, uma busca de conhecimentos.

Gicelio Caetano de Sousa Nascimento Maria de Fátima da Lapa Santos, Professor: Tiago Nery RibeiroA teoria da aprendizagem significante de Rogers 17 de outubro de 2017 16 / 18

Facilitação da Aprendizagem

"Todo educador eficiente tem o seu próprio estilo de facilitar a aprendizagem dos alunos"(Rogers,1978).

O professor deve ser um facilitador para o aprendizado. A facilitação da aprendizagem depende dos princípios da aprendizagem.

Autenticidade no facilitador de aprendizagem: é uma pessoa verdadeira, autêntica.

Prezar, aceitar, confiar: Aceita o indivíduos como uma pessoa separada que tem seus próprios valores.

Compreensão empática: O professor é capaz de compreender como o aluno reage interiormente a aprendizagem.

Gicelio Caetano de Sousa Nascimento Maria de Fátima da Lapa Santos, Professor: Tiago Nery RibeiroA teoria da aprendizagem significante de Rogers 17 de outubro de 2017 17 / 18

Referências https://pt.slideshare.net/GracieliHenicka/carl-ransom-rogers-22441868 acesso: 25/06/2017. http://myselph.blogspot.com.br/2006/04/teoria-da-aprendizagem-p-rogers.html acesso: 25/ 06 /2017. https://br.depositphotos.com/95352444/stock-illustration-cartoon-kid-with-mobile-phone.html acesso: 25/ 06 /2017. http://saladerecursosdaagricola.blogspot.com.br/ acesso: 25/ 06 /2017. https://colorir.org/monica/monica-e-cebolinha-estudando-juntos/ acesso: 25/ 06 /2017.

http://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/2013/09/falta-de-aulas-praticas-prejudica-o-aprendizado-de-fisica-em-alagoas.html. acesso: 25/06/2017.

http://www.webconsult.com.br/2014/01/10/comportamento-dos-jovens-no-mundo-digital/ acesso: 25/ 06 /2017.

Gicelio Caetano de Sousa Nascimento Maria de Fátima da Lapa Santos, Professor: Tiago Nery RibeiroA teoria da aprendizagem significante de Rogers 17 de outubro de 2017 18 / 18

Comentários