Nome: Elton Torres Zanoni

Disciplina: Ciência dos Materiais

Professor: Elídio Angioletto

  1. Como os materiais podem ser classificados levando em consideração sua cristalinidade? Explique.

Os materiais ao solidificar podem apresentar –se amorfos ou cristalinos, como nos metais e cerâmicos. O material que se apresenta de forma cristalina, possui estrutura atômica organizada (célula unitária) de forma que a estrutura se repete ao longo da rede cristalina nas três dimensões, por um longo alcance. Materiais amorfos não possui arranjo organizado. Pode-se citar como exemplo de material cristalino, o cloreto de sódio e como amorfo, o vidro (CALLISTER, 2014; VAN VLACK, 1984).

  1. O Césio tem estrutura cúbica de face centrada (CCC) e raio atômico de 2,650. Å a temperatura ambiente. Calcule o parâmetro de rede e o fator de empacotamento atômico para o Césio nestas condições.

(Resposta em escrita manual)

  1. Sabendo que o Ca cristaliza no sistema CFC calcule o parâmetro de rede para o Ca e o seu raio atômico. Dados: A = 40g/mol, ρ = 1,55 g/cm3

(Resposta em escrita manual)

  1. Discorra sobre polimorfismo ou alotropia? Quais as consequências deste fenômeno nas propriedades dos materiais? Cite 2 exemplos de materiais que exibem polimorfismo.

Alguns materiais apresentam um fenômeno conhecido como polimorfismo ou alotropia, que é quando um material de mesma composição química, apresenta-se em mais de uma estrutura cristalina, possuindo propriedades diferentes. O material mais exemplar desse fenômeno é o carbono, que em condições normais apresenta-se na forma de grafite. Outra forma que pode se apresentar é a forma de “diamante”, da qual os átomos tetravalentes encontram-se ligados uns aos outros por ligações covalentes em uma estrutura tridimensional tetraédrica. O fulereno também é um outro alótropo do carbono.

Outro material comum, que apresenta alotropia, é o dióxido de silício, mais conhecido por sílica. Pode estar na forma de quartzo e a ametista. Além do ferro que em condições normais tem estrutura CCC em acima de 912 ºC tem estrutura CFC (CALLISTER, 2014).

  1. a-Represente a direção [101] e os planos (132) e (221) na figura abaixo.

B- Identifique os planos representadas abaixo:

6) Calcule e compare a densidade planar dos planos (201) e (111) para FCC.

(Resposta em escrita manual)

7) Calcule e compare a densidade planar dos planos (101) e (112) para BCC.

(Resposta em escrita manual)

Comentários