Gestão da Interface Empresa X Sociedade AP1 - Gabarito (2012.2)

Gestão da Interface Empresa X Sociedade AP1 - Gabarito (2012.2)

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Avaliação Presencial – AP1

Período - 2012/2º

Disciplina: Gestão da Interface Empresa x Sociedade Coordenador: Francisco Paulo de Melo Neto

Questão 1: Quais os principais órgãos que devem integrar a estrutura administrativa de uma empresa que pratica a governança corporativa? E quais são suas funções? São eles o Conselho de administração (representa os acionistas), diretoria executiva (gestão do negócio), conselho fiscal (fiscaliza as contas da diretoria), auditoria externa (fiscaliza e monitora as contas) e comitês de negócios e gestão (discutem temas específicos e atuam como fóruns de discussão).

Questão 2: O que é o consumo consciente? É o oposto da compra por impulso. É o processo que leva em conta os seguintes fatores na compra do produto: natureza do produto, a empresa fabricante, as origens do produto ou serviço. O consumidor consciente sabe que sua atitude gera uma reação em cadeia, pois afeta outros consumidores, o meio ambiente e tem fortes conseqüências sociais, econômicas e políticas.

Questão 3: Explique os diversos tipos de lixo existentes em nossa sociedade? São os seguintes: orgânicos e inorgânicos (quanto à sua composição química), domiciliar, comercial, industrial, agrícola. De portos, aeroportos e de terminais rodoviários, entulhos e lixo público (quanto a sua origem) e classes 1 e 2 (quanto à periculosidade).

Questão 4: Por que as empresas são os principais agentes da onda cinza? Porque são poluidoras do meio ambiente. Despejam seus resíduos e lixo tóxico em locais impróprios. Despejam seus resíduos em aterros, afetando o solo e os lençóis freáticos. Contaminam rios, lagos, praias e lagoas.

Questão 5: Como as empresas devem atuar no processo de reciclagem? Através das seguintes etapas: coleta de produtos descartados, desmontagem do produto na revenda ou fábrica e reintrodução dos materiais no ciclo produtivo.

Comentários