Docsity
Docsity

Prepare-se para as provas
Prepare-se para as provas

Estude fácil! Tem muito documento disponível na Docsity


Ganhe pontos para baixar
Ganhe pontos para baixar

Ganhe pontos ajudando outros esrudantes ou compre um plano Premium


Guias e Dicas
Guias e Dicas

Aula-06 - Administração de Marketing, Notas de aula de Marketing

Administração de Marketing

Tipologia: Notas de aula

2016

Compartilhado em 15/12/2016

Amanda_90
Amanda_90 🇧🇷

4.6

(82)

139 documentos

Pré-visualização parcial do texto

Baixe Aula-06 - Administração de Marketing e outras Notas de aula em PDF para Marketing, somente na Docsity! ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING Aula 6 - O Ambiente de Marketing HH ae Estácio Aula 6 – O Ambiente de Marketing ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING Conteúdo programático 1 – Identificação dos principais fatores do macroambiente, que podem afetar as estratégias de uma empresa. 2 - Entender como os fatores econômico, sociocultural, natural, político-legal, demográfico e tecnológico podem determinar o espaço de oportunidades ou ameaças para uma organização. 3 - Conhecer e entender o papel do Sistema de Informações em Marketing – SIM na geração, análise e avaliação de oportunidades de mercado. Aula 6 – O Ambiente de Marketing ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING O sucesso e a permanência de uma empresa em um mercado são determinados pela sua capacidade de prosperar e resistir às pressões que ocorrem no ambiente onde ela está inserida. Pressões internas Pressões externas Aula 6 – O Ambiente de Marketing ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING O ambiente de marketing pode ser definido como um conjunto de variáveis: Variáveis controláveis - São aquelas variáveis sobre as quais a empresa tem relativo controle e influência, como: o mix de marketing, os fornecedores, os distribuidores e o mercado consumidor. Variáveis incontroláveis - São aquelas variáveis sobre as quais a empresa não tem pleno poder de influência, necessitando adaptar seus programas de marketing às mudanças dessas mesmas variáveis. Aula 6 – O Ambiente de Marketing ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING No ambiente de tarefa, os participantes imediatos estão envolvidos na produção, distribuição e promoção da oferta. Nele destacam-se: A empresa Os fornecedores Os distribuidores Os revendedores Os clientes-alvo Aula 6 – O Ambiente de Marketing ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING • Ambiente Econômico - Um exame profundo dos fatores econômicos exige a mensuração e a previsão das condições econômicas gerais do país, da região, do estado, do município. • Essas condições gerais incluem a inflação, os níveis de emprego e renda, as taxas de juros, os impostos, as restrições comerciais, as tarifas e os estágios atuais e futuros do ciclo dos negócios (prosperidade, estagnação, recessão, depressão e recuperação). Aula 6 – O Ambiente de Marketing ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING Ambiente sociocultural - a sociedade em que as pessoas se desenvolvem molda suas crenças, valores e normas e aponta também para um sem-número de outras tendências sociais e culturais. Aula 6 – O Ambiente de Marketing ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING • Ambiente político-legal - É composto por órgãos governamentais, leis e grupos de pressão que influenciam e limitam várias organizações e indivíduos em sociedade como: • Legislação do governo • Legislação comercial • Regulamentação governamental • Políticas estabelecidas
Docsity logo



Copyright © 2024 Ladybird Srl - Via Leonardo da Vinci 16, 10126, Torino, Italy - VAT 10816460017 - All rights reserved