Docsity
Docsity

Prepare-se para as provas
Prepare-se para as provas

Estude fácil! Tem muito documento disponível na Docsity


Ganhe pontos para baixar
Ganhe pontos para baixar

Ganhe pontos ajudando outros esrudantes ou compre um plano Premium


Guias e Dicas
Guias e Dicas

ilustrar 34, Notas de estudo de Artes

Ilustrar Magazine, primeira revista 100% brasileira sobre ilustração, feita por ilustradores e para ilustradores.

Tipologia: Notas de estudo

2015

Compartilhado em 23/04/2015

herbert-do-nascimento-silva-junior-
herbert-do-nascimento-silva-junior- 🇧🇷

4.9

(6)

49 documentos

Pré-visualização parcial do texto

Baixe ilustrar 34 e outras Notas de estudo em PDF para Artes, somente na Docsity! w w w .i lu st ra rm a g a zi n e. co m 3 4 / 2 0 13 Rayner Alencar, Felipe Massafera, Orlando Pedroso, Osnei Rocha, Kim Jung-Gi I L U S T R A Ç Ã O • A R T E • D E S I G N Magazine ENDEREÇO DO SITE: www.ilustrarmagazine.com 2a 2b Ricardo Antunes São Paulo / Lisboa ricardoantunesdesign@gmail.com www.ricardoantunes.com Tudo novo... Revista Ilustrar entra numa nova fase e volta cheia de novidades, dessa vez nela própria: - mudança de nome, que agora passa a se chamar ILUSTRAR MAGAZINE. - mudança de site, muito melhor e mais bem organizado, e com novo endereço: www.ilustrarmagazine.com - mudança de e-mail da revista: ilustrarmagazine@gmail.com - mudança também no site da Reference Press, onde o endereço ganhou um hífem e ficou: www.reference-press.com - mudança também no conteúdo do site, que além de muito mais bonito entre outras coisas também inaugura a sua nova galeria de arte para venda de originais, algo que desejávamos há bastante tempo. Além disto tudo, a Ilustrar vem com um novo concurso para a produção de sua próxima capa, fiquem atentos aos prêmios! E como é frequente, nesta edição temos a presença de ilustradores do mais alto nível. Na seção Portfolio, o iniciante mas cheio de talento Rayner Alencar, e no passo a passo o renomado ilustrador Felipe Massafera trás uma arte do Super Homem feita para uma capa da DC Comics. A seção Entrevista trás um grande veterano da ilustração, Osnei Rocha, e a coluna Opinião trás novamente Orlando Pedroso, falando sobre como tratar o próprio trabalho. E temos também a seção Espaço Aberto, trazendo sempre novos talentos. E para fechar, excepcionalmente nesta edição fundimos a seção Sketchbook com a seção Internacional, trazendo o grande artista sul coreano Kim Jung-Gi, em uma extensa e impressionante mostra de seus trabalhos. Espero que gostem! A •EDITORIAL: . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 2 •PORTFOLIO: Rayner A lencar . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 4 •INTERNACIONAL: K im Jung-G i . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 15 •STEP BY STEP: Fe l i pe Massa fe ra . . . . . . . . . . . . . . . . 42 • OPINIÃO: Or lando Pedroso . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 48 • ENTREVISTA: Osne i Rocha . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 49 • CONCURSO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 60 • ESPAÇO ABERTO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 62 • CURTAS.............................................................. 71 • LINKS DE IMPORTÂNCIA . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 72 DIREÇÃO, COORDENAÇÃO E ARTE-FINAL: Ricardo Antunes ricardoantunesdesign@gmail.com DIREÇÃO DE ARTE: Neno Dutra - nenodutra@netcabo.pt Ricardo Antunes - ricardoantunesdesign@gmail.com REDAÇÃO: Ricardo Antunes - ricardoantunesdesign@gmail.com REVISÃO: Ricardo Antunes - ricardoantunesdesign@gmail.com COLABORARAM NESTA EDIÇÃO: Angelo Shuman (Divulgação) - shuman@uol.com.br ILUSTRAÇÃO DE CAPA: Rayner Alencar - http://rayneralencar.blogspot.com PUBLICIDADE: ilustrarmagazine@gmail.com DIREITOS DE REPRODUÇÃO: Esta revista pode ser copiada, impressa, publicada, postada, distribuída e divulgada livremente, desde que seja na íntegra, gratuitamente, sem qualquer alteração, edição, revisão ou cortes, juntamente com os créditos aos autores e co-autores, e com indicação do site oficial para download. Os direitos de todas as imagens pertencem aos respectivos ilustradores de cada seção. Fo to : ar qu iv o R ic ar do A nt un es Editorial Nesta edição Ficha técnica Putz, a maioria dos ilustradores que eu conheço costumam começar por causa do interesse pelos quadrinhos. Mas eu nunca tive muito interesse. Minha influência e motivo de desenhar sempre foi a animação! Principalmente dos animes Koji Morimoto, Miyazaki, Masaaki Yuasa e dos concepts do Carter Goodrich, Nicolas Marlet e Ryan Lang. Como dá para se perceber, todo mundo no ramo da animação, de uma forma ou de outra. P R I N C I P A I S I N F L U Ê N C I A S C O M E Ç O P R O F I S S I O N A L Estavam precisando de alguém no estúdio e eu me ofereci, fui contratado e estou lá há cerca de 2 anos. Aprendi bastante nesse meio tempo. Tenho muito a agradecer ao Gleydson (dono do Estúdio Gurei), que foi quem me deu a oportunidade de trabalhar com o que eu mais amava e sempre me apoiou no que eu precisei. Com o desenvolvimento fiz trabalhos didáticos para editoras como a Moderna e a Positivo, editoriais para a Abril, participei de desenvolvimento de personagens para animações, e fiz freela até pra Warner (quem diria, hehe). 5a 5b P O R T F O L I O : R A Y N E R A L E N C A R P O R T F O L I O : R A Y N E R A L E N C A R Não tenho a menor dúvida sobre as influências que eu tive, que vêm sobretudo dos desenhos animados japoneses. Certamente outra grande influência que tive vieram de animações francesas, mas os japoneses vêm antes, sem dúvida. A N I M A Ç Ã O J A P O N E S A O maior desafio como character design e a maior dificuldade na criação de um personagem é, na minha opinião, fazer algo completamente “novo”. Claro que na ilustração você tem que criar coisas novas, mas a ilustração é como uma escrita. A principal função dela é passar uma mensagem. C H A R A C T E R D E S I G N 6a 6b P O R T F O L I O : R A Y N E R A L E N C A R P O R T F O L I O : R A Y N E R A L E N C A R 7a 7b P O R T F O L I O : R A Y N E R A L E N C A R P O R T F O L I O : R A Y N E R A L E N C A R 10a 10b P O R T F O L I O : R A Y N E R A L E N C A R P O R T F O L I O : R A Y N E R A L E N C A R 11a 11b P O R T F O L I O : R A Y N E R A L E N C A R P O R T F O L I O : R A Y N E R A L E N C A R 12a 12b P O R T F O L I O : R A Y N E R A L E N C A R P O R T F O L I O : R A Y N E R A L E N C A R KIM JUNG-GI C “O sketchbook para mim é como um armazenamento para rabiscos diários. Eles podem ser ideias que aparecem repetidas vezes em minha mente, ou algo que eu gostaria de ter, ou algo que simplesmente chama a minha atenção. Desenhar no sketchbook é apenas algo que um artista precisa ter como um hábito feliz, da mesma forma como os praticantes de esportes fazem exercícios diariamente. Costumo desenvolver idéias para um projeto futuro a partir dos meus cadernos, ou me inspirar nos meus próprios trabalhos enquanto vou planejando através de meus esboços. Se você for aos meus sketchbooks antigos irá ver como o meu interesse tem evoluído e como tenho me desenvolvido como um artista. Rabiscos são os protótipos de cada trabalho que eu crio. As imagens que agarram imediatamente a sua mente são geralmente as melhores. E eu desenho no meu sketchbook quase todos os dias para armazenar essas imagens.” • • • • • • Para saber mais, veja aqui Kim Jung-Gi atuando: http://goo.gl/4bygdX om um talento impressionante para o desenho e uma memória visual extraordinária, o sul coreano Kim Jung-Gi ganhou fama após seus videos aparecerem na net, fazendo demonstrações ao vivo. Kim começou sua carreira logo depois de servir o exército, produzindo alguns álbuns de histórias em quadrinhos. Logo depois começou a lecionar em escolas privadas e universidades. Desenhando sem parar, em 2007, 2011 e 2013 publicou tres enormes sketchbooks onde reagrupou nada menos que 2.200 páginas de seus trabalhos. Hoje em dia ele divide seu tempo entre trabalhos para publicidade, editoras e a manutenção da AniChanga, sua escola de desenho. 15a 15b Kim Jung-Gi Seoul - Coréia do Sul http://superani.com/kim sem e-mail I N T E R N A C I O N A L : K I M J U N G - G I © K im J un g- G i Fo to : ar qu iv o K im J un g- G i Internacional 16a 16b I N T E R N A C I O N A L : K I M J U N G - G I I N T E R N A C I O N A L : K I M J U N G - G I 17a 17b I N T E R N A C I O N A L : K I M J U N G - G I I N T E R N A C I O N A L : K I M J U N G - G I 20a 20b I N T E R N A C I O N A L : K I M J U N G - G I I N T E R N A C I O N A L : K I M J U N G - G I 21a 21b I N T E R N A C I O N A L : K I M J U N G - G I I N T E R N A C I O N A L : K I M J U N G - G I 22a 22b I N T E R N A C I O N A L : K I M J U N G - G I I N T E R N A C I O N A L : K I M J U N G - G I 25a 25b I N T E R N A C I O N A L : K I M J U N G - G I I N T E R N A C I O N A L : K I M J U N G - G I 26a 26b I N T E R N A C I O N A L : K I M J U N G - G I I N T E R N A C I O N A L : K I M J U N G - G I 27a 27b I N T E R N A C I O N A L : K I M J U N G - G I I N T E R N A C I O N A L : K I M J U N G - G I 30a 30b I N T E R N A C I O N A L : K I M J U N G - G I I N T E R N A C I O N A L : K I M J U N G - G I 31a 31b I N T E R N A C I O N A L : K I M J U N G - G I I N T E R N A C I O N A L : K I M J U N G - G I 32a 32b I N T E R N A C I O N A L : K I M J U N G - G I I N T E R N A C I O N A L : K I M J U N G - G I 35a 35b I N T E R N A C I O N A L : K I M J U N G - G I I N T E R N A C I O N A L : K I M J U N G - G I 36a 36b I N T E R N A C I O N A L : K I M J U N G - G I I N T E R N A C I O N A L : K I M J U N G - G I 37a 37b I N T E R N A C I O N A L : K I M J U N G - G I I N T E R N A C I O N A L : K I M J U N G - G I 40a 40b I N T E R N A C I O N A L : K I M J U N G - G I I N T E R N A C I O N A L : K I M J U N G - G I 41a 41b I N T E R N A C I O N A L : K I M J U N G - G I I N T E R N A C I O N A L : K I M J U N G - G I FELIPE MASSAFERA rabalhando profissionalmente desde 2006, o jovem Felipe Massafera conseguiu alcançar reconhecimento e prestígio internacional rapidamente, sendo hoje um capista bastante requisitado pela DC Comics. Com uma grande influência de Alex Ross no estilo do desenho e da pintura, Felipe foi muito elogiado por Alan Moore, depois que trabalharam juntos no álbum “Light of Thy Countenance”. Neste passo a passo Felipe mostra um pouco de sua técnica, em uma capa do Super Homem para a DC Comics. T Alguns anos atrás tive o prazer de fazer as três capas da mini-série “Superman, Last Family of Krypton” que marcou o retorno de Cary Bates escrevendo o Superman em uma história do selo Elseworlds, que coloca os personagens da editora em outras realidades. No caso desta mini-série o que aconteceria se a família do Superman tivesse chegado à Terra junto do jovem Kal-El? Para a capa da edição número 3, a idéia era retratar finalmente o Superman adulto bem destacado no centro e usar outros elementos da história para completar a composição. Depois de ter os rascunhos iniciais aprovados, coletei e produzi fotos de referência usando amigos, onde até eu mesmo posei para o personagem Lex Luthor. A capa foi toda pintada com guache em uma folha de strathmore illustration board 4 ply. Começo pelo traçado à lápis e marcação das sombras. 42a 42b Felipe Massafera São Paulo - SP felipemassafera@gmail.com http://felipemassafera.deviantart.com S T E P B Y S T E P : F E L I P E M A S S A F E R A © F el ip e M as sa fe ra Fo to : ar qu iv o Fe lip e M as sa fe ra INTRODUÇÃO 1 Step by Step 5 45a 45b S T E P B Y S T E P : F E L I P E M A S S A F E R A S T E P B Y S T E P : F E L I P E M A S S A F E R A Uma vez definidos os elementos secundários, agora vou para o elemento principal e central da cena, o Super Homem... e o processo se repete de novo... ... começando pelas sombras (neste caso, em tons de cinza) com aguadas de guache até ir encorporado as sombras mais densas. 6 7 46a 46b S T E P B Y S T E P : F E L I P E M A S S A F E R A S T E P B Y S T E P : F E L I P E M A S S A F E R A Passo a aplicar as cores, em veladuras que permitem se fundir com as sombras do fundo. Entramos na fase final, com aplicação dos detalhes, finalizando a capa, trabalhando as sombras novamente para dar mais dramaticidade, e trabalhando o cenário de fundo. 47a 47b S T E P B Y S T E P : F E L I P E M A S S A F E R A S T E P B Y S T E P : F E L I P E M A S S A F E R A Bem, o pseudônimo Roko começou como uma brincadeira e acabou pegando! Fiquei por muito tempo trabalhando apenas na linha infantil e humor quando, em 1989, resolvi voltar às origens do desenho mais realista e trabalhar com histórias em quadrinhos. Quadrinhos para jovens e adultos assim como ilustrações para revistas de games, então achei melhor diferenciar as “assinaturas”. Pois o estilo de traço era totalmente incompatível com o infantil. Assim como as propostas de trabalho também eram bem diferentes. No universo de heróis, games, temas eróticos, etc, eu não precisava ser tão politicamente correto, como quando ilustrava para crianças. Sem contar que os tipos de midias para público infantil e adulto pertencem a “tribos” diferentes e não coabitam muito bem (rsss...). Resolvi então criar o Roko (meu nome Rocha em Esperanto) para trabalhos mais realistas e continuar com o Osnei só para os infantis. Me poupava explicações e desgastes (rsss...). E não é que pegou? Em alguns trabalhos você assina como Osnei Rocha, e em outros assina como Roko. Qual a diferença nos nomes e no tipo de trabalho que cada um faz? E como reagiu o mercado? Com isso acabei criando dois mercados para dois artistas que habitavam o mesmo corpo, uma espécie de Dr. Jekyll e Mr. Hyde do lápis, (rsss...). E assim trabalho até hoje, atendendo estes dois segmentos. Nunca deixei um em detrimento do outro, pois gosto de trabalhar para ambas as linguagens. 50a 50b E N T R E V I S T A : O S N E I R O C H A E N T R E V I S T A : O S N E I R O C H A Em termos de produção não existe diferença, o que altera isso é a complexidade de cada ilustração. Tanto nos didáticos como nos editoriais comuns, literatura e histórias em quadrinhos, existem artes mais ou menos elaboradas. Isso sim dá mais ou menos tempo de produção. As propostas é que são absolutamente diferentes... Enquanto as ilustrações editoriais e histórias em quadrinhos em geral nos dão mais liberdade criativa, as didáticas são mais “engessadas” pois têm o objetivo de ensinar, e portanto devem ser precisas. Mas eu curto as ilustrações didáticas também pois adoro História e ultimamente tenho feito bastante coisa nessa área. Pesquisas, referências de objetos e costumes de época... É muito gratificante. Nos últimos tempos você tem trabalhado muito com livros didáticos. Para você, em termos de produção, qual a diferença entre os didáticos e os outros estilos que você costuma trabalhar? 51a 51b E N T R E V I S T A : O S N E I R O C H A E N T R E V I S T A : O S N E I R O C H A Hector Gómez é meu brother desde tempos jurássicos e “parceiramos” também há bastante tempo. Embora com estilos diferentes (tanto o desenho quanto técnicas de pintura), quando trabalhamos juntos a sintonia é fina e total. Ainda brincamos com isso: às vezes ele faz o traço e eu pinto e às vezes o contrário... acaba saindo um terceiro ilustrador. E os resultados são excelentes. Nossos clientes não têm queixas! Também tivemos outras sociedades, como o bem sucedido Curso de Desenho Avançado Hector & Roko. Foi um período fantástico, quando interagíamos com a garotada ávida por aprender histórias em quadrinhos e ilustração. Alguns desses nossos alunos estão hoje no mercado dando show! Durante muito tempo você teve uma parceria com outro grande nome do mercado, Hector Gomes Alísio. Como foi essa parceria? Infelizmente, com as diversas mudanças de comportamento no mercado de arte, hoje não existe mais a mesma procura para este gênero de curso, onde o neguinho tem que rabiscar, rabiscar e rabiscar, sem os “tratamentos” digitais, rsrs... Ah, mas o Hector e eu continuamos fazendo ilustrações em parceria... O que houve com o curso e com a parceria entre os dois? 52a 52b E N T R E V I S T A : O S N E I R O C H A E N T R E V I S T A : O S N E I R O C H A 55a 55b E N T R E V I S T A : O S N E I R O C H A E N T R E V I S T A : O S N E I R O C H A 56a 56b E N T R E V I S T A : O S N E I R O C H A E N T R E V I S T A : O S N E I R O C H A 57a 57b E N T R E V I S T A : O S N E I R O C H A E N T R E V I S T A : O S N E I R O C H A FAÇA A CAPA DA PRÓXIMA ILUSTRAR! Crie a capa da próxima edição da Ilustrar Magazine! O primeiro lugar ganhará um celular Nokia Lumia 820, uma prancheta portátil MOCHO tamanho A3 e um livro “Sex & Crime” do Benicio! E o segundo lugar ganhará uma prancheta MOCHO tamanho A4! Para mais informações, consulte o regulamento ao lado. Luiz Rosso Ricardo Antunes Orlando Pedroso Eduardo Schaal O CONCURSO • O concurso aberto pela Ilustrar Magazine visa o estímulo da ilustração, e acima de tudo reconhecer de forma justa e correta os direitos autorais e patrimoniais de cada artista, além do seu valor artístico. • Poderão participar todos os ilustradores, profissionais, iniciantes, estudantes ou amadores, de qualquer idade, utilizando qualquer técnica, tradicional ou digital, e residentes no Brasil, sem limite da quantidade de trabalhos por participante. Participantes do exterior estão excluídos. • Só serão aceitos trabalhos feitos exclusivamente e intencionalmente para o concurso, e seguindo estritamente o tema. Trabalhos já existentes, ou adaptados para o concurso, ou que não se enquadrem no tema, serão automaticamente desclassificados. • Serão classificados os trabalhos que melhor expressarem o tema proposto e que sejam tecnicamente bem resolvidos. O TEMA Os participantes do concurso deverão fazer uma ilustração inspirados na letra e na música “Space Oddity”, de David Bowie. Aqui o video: http://goo.gl/x2MQrF CLASSIFICAÇÃO E PREMIAÇÃO • De todas as obras enviadas, serão selecionados os 20 melhores trabalhos para serem avaliados pela comissão julgadora, composta por ilustradores profissionais de renome no mercado, onde serão escolhidos dois vencedores (1º e 2º colocados). A comissão julgadora não pode participar como concorrente. • Os 20 finalistas terão seus trabalhos divulgados na edição da Ilustrar Magazine nº 35, de dezembro de 2013. • O prêmio para o primeiro lugar será um celular Nokia Lumia 820 + uma prancheta portátil Mocho tamanho A3 + um livro “Sex & Crime” do Benicio. O segundo lugar ganhará uma prancheta portátil Mocho tamanho A4. • A entrega dos prêmios será feita pelo correio, entre dezembro de 2013 e janeiro de 2014. DIREITOS • Todos os participantes, incluindo os 20 selecionados e os dois primeiros lugares, têm direito integral sobre as obras, mantendo os direitos morais, autorais e patrimoniais sobre elas, e passada a fase do concurso e da divulgação (e somente depois desta fase) poderão reutilizar as obras posteriormente em qualquer outro meio, incluindo comercialização junto a outros veículos. • Os direitos da Ilustrar Magazine se limitam a apenas o de reprodução das obras classificadas nos primeiros 20 lugares, que serão divulgadas na edição da Ilustrar Magazine nº 35, de dezembro de 2013, e também o direito de publicação da ilustração premiada com o primeiro lugar na capa da edição da Ilustrar Magazine nº 35, de dezembro de 2013. Também é reservada à Revista Ilustrar o direito de utilização da referida capa com a ilustração premiada como material de divulgação da revista, por tempo indeterminado. A ilustração premiada isoladamente não será utilizada de nenhuma outra forma. • A Revista Ilustrar acredita que é possível haver concursos justos reconhecendo os direitos morais, autorais e patrimoniais dos ilustradores, mantendo o respeito pelos seus trabalhos e pelos artistas. PRAZO DE ENTREGA DO MATERIAL • Todos os trabalhos deverão ser enviados até o dia 10 de novembro. Após esta data todos os trabalhos recebidos estarão automaticamente desclassificados. • Todos os trabalhos, independentemente da técnica utilizada, deverão ser enviados somente por e-mail em formato A4 JPG na vertical com no máximo 500Kb para o e-mail: ilustrarmagazine@gmail.com com o título CONCURSO CAPA ILUSTRAR. • Será solicitado depois, aos autores dos trabalhos finalistas, que sejam enviadas novamente as artes selecionadas em alta resolução. • Todos os participantes concordam automaticamente com os ítens acima. REGULAMENTO JURI 60a 60b Concurso As pranchetas de desenho MOCHO são práticas e podem ser levadas a qualquer lado, para desenhar onde quiser. As pranchetas são apresentadas em dois formatos: Prancheta de Desenho Slim Portátil A3 e A4, produzidas artesanalmente e vendidas em quantidade limitada. Indicadas para profissionais, estudantes de artes, estúdios, escolas de artes, arquitetos, tatuadores, etc. Produto de direitos exclusivos Mocho. Design by: Ronaldo Àton DESCRIÇÃO TÉCNICA DO MODELO A3 • Dimensões (fechado): 46x54x2cm. • Inclinação: duas inclinações de 15° e 30°. • Material: MDF/Pinus de origem reflorestada, produto com acabamento em verniz marítimo polido, dobradiças e parafusos de aço, pastilhas antiderrapante de borracha natural. • Peso: 2,400kg • Venda exclusivamente pelo site oficial MOCHO: www.mochoartes.com 62a 62b E S P A Ç O A B E R T O : B R Ã O Brão São Paulo - SP iambrao@gmail.com http://iambrao.prosite.com © B rã o Espaço Aberto 65a 65b E S P A Ç O A B E R T O : F A B I O D U D A S © F ab io D ud as E S P A Ç O A B E R T O : F A B I O D U D A S 66a 66b E S P A Ç O A B E R T O : R E N A N P E N A N T E Renan Penante São Paulo - SP renampenante@yahoo.com.br www.behance.net/penante © R en an P en an te Espaço Aberto 67a 67b E S P A Ç O A B E R T O : R E N A N P E N A N T E © R en an P en an te E S P A Ç O A B E R T O : R E N A N P E N A N T E 70a E S P A Ç O A B E R T O - J H O N A T A A L V E S © J ho na ta A lv es A Ilustrar Magazine abriu espaço para os leitores, fãs e amigos que queiram ter seus trabalhos divulgados na mais importante revista de ilustração do Brasil, por meio da seção Espaço Aberto. Para participar é simples: mande um e-mail com o título “ESPAÇO ABERTO” para ilustrarmagazine@gmail.com com o nome, cidade onde mora, e-mail e site que pretenda ver publicados, uma autorização simples de publicação dos trabalhos na revista, e no mínimo 7 ilustrações a 200 dpi (nem todas poderão ser usadas). A Ilustrar vai disponibilizar para cada artista selecionado 4 páginas inteiras. Por isso escolham seus melhores trabalhos; esta pode ser a oportunidade de ter seus trabalhos publicados ao lado dos maiores profissionais do mercado. ESPAÇO ABERTO, a sua entrada na Ilustrar Magazine. Como participar Espaço Aberto 71a 71b C U R T A S O M E N O R L I V R O D O M U N D O D E S E N H A N D O C O M F I O S PA P E L C O RTA D O E S C U L T U R A S R E A L I S TA S A gráfica japonesa Toppan Printing entrou para o Guinness Book ao conseguir imprimir o menor livro do mundo. O livro mede 0,74mm X 0,75mm e contém 22 páginas... é tão pequeno que passa pelo buraco de uma agulha. O livro é todo recheado com ilustrações de flores das quatro estações do ano, e foram produzidos apenas 250 livros. E ao ser comprado recebe junto uma lente de aumento: http://goo.gl/o0EAqB E o que dizer de Kumi Yamashita? A artista japonesa tem um trabalho bastante variado, onde um deles é compor retratos utilizando apenas linhas de costura e agulhas: http://www.kumiyamashita.com Esqueçam tudo o que já se viu em termos de trabalhos com papel cortado. A artista holandesa Kuin Heuff tem uma paciência invejável ao produzir obras com um trabalho de recorte intrincado e meticuloso sobre papel previamente pintado com acrílica. E sem falhas: http://www.kuinheuff.nl Choi Xoo Ang é um novo artista plástico da cidade de Seoul, na Coréia do Sul, onde trabalha com esculturas realistas, mas com um toque as vezes perturbador, mas sempre emocional. Imperdível: http://goo.gl/84B3Jv Curtas • GUIA DO ILUSTRADOR - Guia de Orientação Profissional • ILUSTRAGRUPO - Fórum de Ilustradores do Brasil • SIB - Sociedade dos Ilustradores do Brasil • ACB / HQMIX - Associação dos Cartunistas do Brasil / Troféu HQMIX • UNIC - União Nacional dos Ilustradores Científicos • ABIPRO - Associação Brasileira dos Ilustradores Profissionais • AEILIJ - Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil • ADG / Brasil - Associação dos Designers Gráficos / Brasil • ABRAWEB - Associação Brasileira de Web Designers • CCSP - Clube de Criação de São Paulo • TUPIXEL - Maior banco de dados de ilustradores do Brasil www.guiadoilustrador.com.br http://br.groups.yahoo.com/group/ilustragrupo www.sib.org.br www.hqmix.com.br http://ilustracaocientifica.multiply.com http://abipro.org www.aeilij.org.br www.adg.org.br www.abraweb.com.br Aqui encontrará o contato da maior parte das agências de publicidade de São Paulo, além de muita notícia sobre publicidade: www.ccsp.com.br www.tupixel.com.br Dia 1 de Dezembro tem mais... dia 1 é dia de Ilustrar 72a 72b Links de Importância
Docsity logo



Copyright © 2024 Ladybird Srl - Via Leonardo da Vinci 16, 10126, Torino, Italy - VAT 10816460017 - All rights reserved