Mamografia

Mamografia

Mamografia

O que é Mamografia?

  • A mamografia é um exame radiológico para avaliação das mamas, feita com um aparelho de raio-X chamado mamógrafo.

Tipos de Mamografia

Existem dois tipos de aparelhos de mamografia: o convencional e o digital. Ambos utilizam o raio-X para a produção da imagem da mama.

Mamografia convencional: utiliza com um filme que após a exposição da mama ao raio-X deve ser processado.

Mamografia convencional: utiliza com um filme que após a exposição da mama ao raio-X deve ser processado.

Mamografia digital: utiliza um detector que transforma o raio-X em sinal elétrico e transmite para um computador.

Mamografia digital: utiliza um detector que transforma o raio-X em sinal elétrico e transmite para um computador.

Até o momento não vemos diferenças significativas entre a mamografia digital e analógica, No entanto, a mamografia digital parece ser mais precisa do que a mamografia convencional em mulheres mais jovens e com mamas densas.

Indicações da mamografia

A principal indicação da mamografia é para o rastreamento do câncer de mama. Nesse caso, a mamografia deve começar a ser feita a partir dos 40 anos, anualmente, para mulheres da população geral.

Porém a mamografia não é recomendada antes dos 25 anos por que a mama é susceptível á radiação , caso ao contrario é indicado uma ultrassonografia.

(RM) combina campos magnéticos, ondas de rádio e sistemas de computador para obter imagens tridimensionais. Portanto, é um exame sem radiação ao contrario da mamografia

A RM não substitui a mamografia. São exames muito diferentes. A ressonância Magnética de mama (RM) não pode dizer se a lesão é maligna ou não. Somente a biópsia pode definir isso.

Há contra- indicações para o exame?  A mamografia não tem contra - indicações . Podem ser feitas por mulheres com prótese de silicone, que já fizeram outros tipos de plástica ou passaram por sessões de radioterapia por causa de nódulos anteriores.

Duração do exames

Cada incidência mamográfica dura apenas alguns segundos. Geralmente, os exames são agendados a cada 15 minutos de forma que haja tempo suficiente.

Grávida pode fazer mamografia?

Sim, caso haja indicação clínica. O câncer de mama também poderá aparecer durante a gravidez. Neste caso, é utilizado um protetor de chumbo no abdômen para proteger o feto.

 Só mulheres têm câncer de mama?  Não. Os homens também podem ter câncer de mama. Para eles, a indicação de necessidade do exame de mamografia é a existência de nódulos que podem ser sentidos.

Quando deve ser feito o autoexame? Uma vez por mês, uma semana após o início da menstruação. Caso a mulher não menstrue mais, ele pode ser feito em qualquer dia do mês.

“Nem tudo que se enfrenta pode ser modificado , mas nada pode ser modificado até que seja enfrentado.’’

Comentários