Docsity
Docsity

Prepare-se para as provas
Prepare-se para as provas

Estude fácil! Tem muito documento disponível na Docsity


Ganhe pontos para baixar
Ganhe pontos para baixar

Ganhe pontos ajudando outros esrudantes ou compre um plano Premium


Guias e Dicas
Guias e Dicas

Michelangelo e suas contribuições a arte de esculpir, Esquemas de Música

Não é um artigo acadêmico com toda a formatação necessária...

Tipologia: Esquemas

2014

Compartilhado em 07/12/2014

neto-ferreira-8
neto-ferreira-8 🇧🇷

1 documento

1 / 9

Documentos relacionados


Pré-visualização parcial do texto

Baixe Michelangelo e suas contribuições a arte de esculpir e outras Esquemas em PDF para Música, somente na Docsity! UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO PARÁ ICA – ISTITUTO DE CIÊNCIAS E ARTES FACULDADE DE MÚSICA LUCIVALDO FERREIRA RODRIGUES NETO MICHELANGELO E SUAS CONTRIBUIÇÕES A ARTE DE ESCULPIR BELÉM-PARÁ 2014 LUCIVALDO FERREIRA RODRIGUES NETO MICHELANGELO E SUAS CONTRIBUIÇÕES A ARTE DE ESCULPIR Trabalho desenvolvido durante a disciplina de HISTÓRIA DA ARTE 1, como parte da avaliação referente ao semestre em questão. Professora: Cristiane Flores BELÉM-PARÁ 2014 23 anos de idade. Michelangelo finalizou-a com um ano de trabalho, a obra carrega consigo a tristeza da cena em que Maria toma Jesus no colo depois de morto. Pietá foi a única escultura assinada por Michelangelo. Moisés é uma escultura com 2,35 metros de altura foi feita em mármore e ficou pronta em 1515. Ela seria uma das esculturas do tumulo do papa Julio II, mas depois de muitas mudanças acabou ficando em um pequeno espaço localizado na igreja de San Pietro in Vincoli em Roma. Existem várias interpretações sobre a obra, alguns dizem que está retratando a descida de Moisés do Monte Sinai com os mandamentos entregues por Deus e se depara com o povo adorando o bezerro de ouro, mas segundo Freud Michelangelo quis demonstrar que Moisés pode controlar sua ira e não quebrou as tábuas com os mandamentos. Pietá, Michelangelo, 1499. http://galeriadefotos.universia.com.br/uploads/2013_05_07_20_ 44_570.jpg Moisés, Michelengelo, 1515. http://upload.wikimedia.org/wikipedia/comm ons/6/6a/Image-Roma- sanpietroinvincoli02_detalle.jpg DAVI Uma das esculturas de Michelangelo que é mais conhecida é a representação de Davi. Personagem bíblico que segundo relatos da bíblia, quando foi levar comida aos irmãos avistou o gigante Golias que tinha 3 metros de altura, zombando os israelitas, fez isso durante 40 dias. E por fim propôs um desafio, que o rei Saul escolhesse alguém do seu exército para enfrentá-lo, mas como os soldados estavam com medo de Golias não tiveram candidatos a luta, até que Davi quis o enfrentar. Davi era apenas um pastor de ovelhas, e não um guerreiro, sendo assim foi aconselhado a não lutar. Mas confiante de que venceria a luta, lutou contra o gigante e o venceu. A estátua não foi feita toda por Michelangelo, antes passou por mãos de outros escultores. Ela foi encomendada ao escultor Agostino di Duccio, antes mesmo de Michelangelo nascer, mas Agostino desistiu do projeto quando estava a meio caminho de talhar a forma das pernas, pés, tronco e alguns drapeados. Em seguida Antonio Rosselino trabalhou rapidamente em Davi, após isso o trabalho ficou parado por mais de 25 anos até que por fim Michelangelo convenceu as pessoas de que ele era o homem ideal para terminar o trabalho, aconteceu que o trabalho de terminar a estátua ficou nas mãos dele. Michelangelo tinha 29 anos quando começou a esculpi-la demorou 2 anos para terminar. Terminada em 1504, a escultura impressiona pelo seu enorme tamanho, ela mede mais de 4 metros. Foi colocada em praça pública fora do Palazzo della Signoria, sede do governo de Florença na Itália em 1504, numa tentativa de mostrar que Florença era agora uma cidade-estado independente, pois o governo da família Medíci tem seu fim e é instaurada a democracia em Florença, a escultura de Davi seria comparada a um governo liberal que tem a proteção divina. Atualmente se encontra em Florença, mas não em praça pública foi transferida para Galleria dell'Accademia, onde a escultura de 4 metros tomou o lugar da escultura em bronze La Giuditta de Donatello. Essa mudança de local levou 4 dias e 40 homens trabalharam na transferência da escultura. Michelangelo “inovou” a maneira de retratar a batalha entre Davi e Golias, ele não esculpiu Davi depois da batalha como fizeram Donatello e Verrochio, mas sim minutos antes da luta entre os dois. Se observarmos a escultura veremos uma certa tensão em Davi que olha ao longe o inimigo, apreensivo depois de ter tomado a decisão de lutar contra o gigante Golias. Não tem nenhuma técnica diferente da utilizada anteriormente na hora de esculpir o grandioso Davi, apenas há uma diferente maneira de representar o personagem. Fica evidente a genialidade de Michelangelo e sua originalidade, por conseguir esculpir Davi, o pastor de ovelhas, de um bloco de mármore tão grande que chegou até a ser apelidado de II Gigante. A escultura de Davi é bastante realista, tem uma beleza inquestionável. O corpo nu do pastor de ovelhas anatomicamente perfeito é sem dúvida uma das melhores representações feitas no renascimento, mas quando depois de terminada foi colocada em praça pública muitas vezes foi apedrejada por oposição a exibição de um corpo nu. O que pra muitos era algo condenável, para Michelangelo era Deus mostrando sua perfeição através da beleza do corpo de Davi. Alguns estudiosos afirmam que a escultura de Michelangelo Davi tem algumas imperfeições, a mão é muito grande e a cabeça também é grande. Mas para a mão e a cabeça se tem explicações, a escultura foi feita para que nós a observássemos de baixo sendo assim a mão e a cabeça estariam nas proporções ideais para esse ângulo de visão. Em maio desse ano a escultura de Davi foi notícia em muitos jornais, principalmente os que trabalham com arte. A notícia dizia que a escultura de Davi tinha algumas microfraturas, muitas até perceptíveis que estavam prejudicando a estabilidade da estátua. Um grupo de pesquisadores do Instituto de Geociências e Georrecursos do Conselho Nacional de Pesquisa da Itália (CNR) e da Universidade de Estudos de Florença, realizaram alguns experimentos em miniaturas da estátua, a fim de tentar explicar o que realmente ocasionou as microfraturas na escultura de Michelangelo. Conclui-se que o que realmente ocasionou as microfraturas foram as constantes inclinações sofridas pela obra. Acreditasse que as inclinações sofridas pela estátua ocorreram quando ela ainda estava na praça em frente ao Palazzo della Signoria em Florença. Segundos estudiosos essas inclinações não passaram dos 5º, mesmo assim estas inclinações fora determinante para que ocorressem as microfraturas. Foram tomadas algumas precauções para proteger essa obra renascentista, a Academia de Artes de Florença (lugar onde a obra de Davi se encontra) reduziu o número de pessoas que podem ficar na sala onde a obra está, para controlar as vibrações na sala.
Docsity logo



Copyright © 2024 Ladybird Srl - Via Leonardo da Vinci 16, 10126, Torino, Italy - VAT 10816460017 - All rights reserved