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PI - Projeto e Desenvolvimento de Produtos, Manuais, Projetos, Pesquisas de Química

Etapas no desenvolvimento de produtos

Tipologia: Manuais, Projetos, Pesquisas

2014

Compartilhado em 18/09/2014

dfrossi
dfrossi 🇧🇷

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Baixe PI - Projeto e Desenvolvimento de Produtos e outras Manuais, Projetos, Pesquisas em PDF para Química, somente na Docsity! PRODUÇÃO INDUSTRIAL Aspectos Organizacionais Aula #2 - Projeto & Desenvolvimento de Produtos 2 PROJETO E DESENVOLVIMENT O DE PRODUTO & MARCA 5 Características distintivas entre Bens e Serviços BENS PUROS SERVIÇOS PUROS Tangível Intangível Pode ser estocado Não pode ser estocado A produção precede o consumo A produção e o consumo são simultâneos Baixo nível de contato com o Consumidor Alto nível de contato com o Consumidor Pode ser transportado Não pode ser transportado A Qualidade é evidente É difícil julgar a Qualidade 6 CICLO DE VIDA DO PRODUTO (do Desenvolvimento ao Declínio) Introdução Crescimento Maturidade Declínio V e n d a s e L u c ro Tempo D e s e n v o lv im e n to Vendas Lucro 7 FASES DO CICLO DE VIDA DE UM PRODUTO 1 – DESENVOLVIMENTO Marketing  responsável pela realização da pesquisa sobre as necessidades do consumidor, que fornecerá informações para a definição de novos produtos ou novas formas de produtos; acompanha também os investimentos e recursos necessários para o lançamento destes no mercado. Produção  realização de estudo e definição de materiais, processos e tecnologias necessárias para produzir o bem ou serviço. *** Nesta fase, que é preliminar, o produto ainda não gera nenhum lucro para a organização *** 10 FASES DO CICLO DE VIDA DE UM PRODUTO 4 – MATURIDADE Marketing  com as vendas estabilizadas pela aceitação do produto junto ao mercado, marketing deve criar estratégias para a manutenção do produto no mercado bem como a valorização da marca. Produção  os processos de produção são definitivos, obtendo-se o máximo de produtividade. *** É a fase de maior lucro da organização. A produção opera no máximo de capacidade e Marketing mantém a marca e o produto no mercado pelo maior tempo possível *** 11 FASES DO CICLO DE VIDA DE UM PRODUTO 5 – DECLÍNIO Marketing  acompanha a ocorrência do declínio e verifica a potencialidade da marca, considerando também a diminuição de lucros. Produção  remodela o sistema produtivo para adequá-lo à demanda, minimizando o impacto causado pela queda de vendas. *** Um dos maiores problemas é a decisão de retirar o produto do mercado ou descontinuá-lo. Deve-se fazer uma avaliação global do impacto da retirada do produto sobre a marca ou da organização. De modo geral, as empresas devem estar atentas à esta fase, uma vez que os limites de duração do produto não são nitidamente e facilmente identificáveis *** 12 TIPOLOGIA PARA BENS Matriz de Avaliação de Bens Fluxo é Intermitente B ai xa Alto Baixo Volume Fluxo regular mais importante Fluxo é contínuo Arranjo físico posicional Arranjo físico por processo Arranjo físico celular Arranjo físico por produto 15 A marca identifica uma empresa ou um produto (bem ou serviço). Quando uma empresa registra uma marca, deve considerar sempre que esta representa sua identidade junto ao público consumidor e ainda carrega a responsabilidade de garantir sua oferta. Uma marca não tem um prazo de validade (ou vencimento) muito embora seu design possa ser modificado conforme as necessidades da empresa de manter-se modernizada. Consciência da marca •Reconhecimento da marca •Familiaridade •Predomínio do nome da marca •Preferência •Lembrança Vantagens do uso de uma marca •Oferece proteção legal aos aspectos exclusivos do produto •Oportunidade de atrair um grupo de clientes fiel e lucrativo •Marcas fortes podem alavancar novos produtos e marcas •Ajuda a empresa a segmentar mercados MARCA 16 MARCA PAÍS VALOR DE MERCADO (Bilhões US$) Coca-Cola EUA 67.0 Microsoft EUA 59.9 IBM EUA 55.2 General Electric EUA 48.9 Intel EUA 32.3 Nokia Finlândia 30.1 Toyota Japão 27.9 Disney EUA 27.8 McDonald’s EUA 27.5 Mercedez-Benz Alemanha 21.7 As 10 marcas mais valiosas do mundo 17 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Estratégia : 1. Arte de coordenar a ação das forças militares, políticas, econômicas e morais para ganhar uma guerra; 2. Aplicação de recursos para o alcance de determinados objetivos. Planejamento Estratégico: Análise do ambiente organizacional, assegurando o equilíbrio dos recursos e das competências da organização com relação às melhores oportunidades apresentadas pelo mercado. Ambiente interno: A organização coloca em prática os pontes fortes e minimiza os efeitos representados pelo pontos fracos; Ambiente externo: Compreendem sindicatos, bancos, governo, fornecedores e clientes. 20 ESTRATÉGIAS GENÉRICAS Observação pelo Cliente Posição de baixo custo N a In d ú st ri a u m s eg m en to p ar ti cu la r A L V O E S T R A T É G IC O DIFERENCIAÇÃO LIDERANÇA NO CUSTO TOTAL ENFOQUE 21 ESTRATÉGIAS GENÉRICAS • Diferenciação: criação de algo que seja considerado único. • Liderança de custo: atenção na administração do controle de custos. • Enfoque: empresa determina um alvo em particular. 22 A INDÚSTRIA rivalidade entre os competidores atuais Barreiras para a entrada no mercado Ameaça de produtos ou serviços de substituição Poder de barganha dos fornecedores Poder de barganha dos consumidores As cinco forças ambientais que governam a competição Industrial por Porter COMPETIÇÃO INDUSTRIAL 25 CONCEPÇÃO - BENS & SERVIÇOS 1. Categorias de bens e serviços 2. Produtos baseados na inovação 3. Estilo de bens e serviços 4. Necessidade dos clientes: conceito 5. Técnicas e ferramentas para a Geração de idéias 6. A aprovação do conceito - Triagem 26 CATEGORIAS DE NOVOS PRODUTOS 1. Produtos inteiramente novos 2. Novas linhas de produtos 3. Acréscimos de linhas de produtos existentes 4. Aperfeiçoamento e revisão de produtos existentes 5. Reposicionamentos 6. Reduções de custos 27 PRODUTOS BASEADOS DA INOVAÇÃO a d e c b Conceito Novo Inovações Radicais Incrementais e derivados Próxima Geração Adição de produto à família Projetos Incrementais e Derivados Alianças ou projetos de parcerias Próxima geração ou Plataforma Pesquisa e desenvolvimento avançado Conceito Novo Próxima Geração Melhoria em um Departamento Ajustes e Mudanças Incrementais Amplitude da mudança do Projeto A m p lit u d e d a m u d an ça d o P ro ce ss o 30 TÉCNICAS PARA GERAÇÃO DE IDÉIAS INTERNAS • Análise da função do produto • Permutação das características do produto • Análise ortográfica • Busca de analogias 31 TÉCNICAS PARA GERAÇÃO DE IDÉIAS EXTERNAS • Pesquisa de mercado • Reclamação dos clientes 32 APROVAÇÃO DO CONCEITO-TRIAGEM Critérios de avaliação Produção Viabilidade Possuímos as capacitações para produzir? Aceitabilidade Quanto teremos que organizar nossas atividade para produzir? Vulnerabilidade Qual é o risco de não conseguirmos produzir de forma adequada? 35 DESENVOLVIMENTO DE BENS & SERVIÇOS PROJETO DO PRODUTO “Um projeto é um empreendimento temporário, com o objetivo de criar um produto ou serviço único, e que tem sua elaboração progressiva” 36 • Departamento Específico MARKETING PRODUÇÃO DESENVOLVI MENTO DE PRODUTO R H C.Q. PRESIDENTE COB (Chairman of the Board) ESTRUTURA ORGANIZACIONAL PARA PROJETOS 37 ÁREAS DO PROJETO DO PRODUTO Administração Geral Área de Aplicação Área de Conhecimento Gerencia de PROJETO do PRODUTO Competências Área técnica do produto Área gestão do projeto PMI,2006 40 CUSTOS • Custos X Riscos – O custo de um projeto depende dos riscos assumidos durante o desenvolvimento  do começo ao final • Custos X Função Principal – Qual a parcela de custos do produto são destinadas a função principal do produto 41 QUALIDADE • Estabelecendo a Qualidade – A qualidade pode ser definida em função das características físicas do produto  neste caso bens e, – A qualidade pode também ser definida como a percepção realizada pelo cliente  neste caso serviços 42 QUALIDADE - GARVIN • Dimensões da Qualidade Desempenho Características Confiabilidade Conformidade Durabilidade Manutenção Estética Qualidade Percebida Nível de qualidade fornecido ao consumidor em função da importância das dimensões 45 QUALIDADE EM SERVIÇOS Flexibilidade Consistência Atendimento/Atmosfera Acesso Custo Tangíveis Credibilidade/Segurança Competência Velocidade de Atendimento • Critérios de Avaliação da qualidade em serviços 46 TÉCNICAS EM SERVIÇOS TRABALHO DO FUNCIONÁRIO DE ALTO CONTATO – Habilidades (e atitudes) interpessoais – Desenvoltura na comunicação – Habilidade de vendas – Boa apresentação – Treinamento constante – Empowerment, simulação de situações, troca de lugar, motivação dos funcionários 47 EMBALAGENS - BENS E SERVIÇOS “O conjunto de atividades de design e fabricação de um recipiente ou um envoltório para um produto” 50 PROJETO - PRODUTOS SUSTENTÁVEIS • Projetar a durabilidade e a segurança • Facilitar a utilização e a adaptabilidade • A manutenção, a reparação, • A reutilização, a remodelação • Intensificar sua utilização 51 ELABORAÇÃO DE PROTÓTIPOS • Prototipagem • O protótipo é um modelo em tamanho real • O primeiro da série • Servirá para confrontar as especificações técnicas do projeto com seu uso MERCADO PARA BENS & SERVIÇOS 52 MODELO X PROTÓTIPO • Escala reduzida ou ampliada; • Materiais variados; • Estudo formal dos objetos. • Escala natural; • Mesmo material do produto final; • Dotados de todos os mecanismos. 55 CERTIFICAÇÃO DE PRODUTOS • Normalmente realizadas por um organismo isento • Garantem ao consumidor o atendimento às normas de segurança, de confiabilidade, de proteção à saúde e ao meio ambiente • Características e benefícios são reais 56 CERTIFICAÇÃO DE PRODUTOS • Interna – A organização define sua necessidade – Podem certificar fases ou etapas do desenvolvimento • Externa – Corresponde às exigências dos órgãos regulamentadores 57 MERCADO PARA BENS E SERVIÇOS • Mercado de consumo • Mercado industrial • Mercado de revenda • Mercado governamental 60 PROCESSO DE VENDAS • Desenhar o processo de vendas • Adquirir recursos • Preparar documentação comercial • Desenvolver o sistema de apoio à vendas • Contratar e alocar pessoal • Treinar força de venda e pessoal de apoio • Implantar o processo de vendas Processo de vendas o Processo cconmio. Assistência. : E Procalso técnica Financeira Atendimento ao eljênte Processo de distribuição . DISTRIBUIÇÃO Desenhar processo de distribuição Fechar acordos com distribuidores Adquirir recursos Implantarfintegrar o processo 61 62 DISTRIBUIÇÃO • Desenhar o processo de distribuição • Definir a logística do processo • Fechar acordos com distribuidores • Desenvolver sistemas de apoio • Adquirir recursos • Treinar pessoal de apoio-distribuição • Implantar e integrar o processo de distribuição == ai PROCESSO DE "<= 2” ATENDIMENTO AO CLIENTE Desenhar processo de atendimento Desenvolver documentação Processo de Atendimento ao cliente Contratar/alocar pessoal/empresa Implantar o processo de atendimento 65 66 ATENDIMENTO AO CLIENTE • Desenhar o processo de atendimento • Comprar recursos • Desenvolver a documentação • Desenvolver sistema de apoio • Contratar e alocar pessoal e empresa • Treinar pessoal para o atendimento • Implantar o processo de atendimento o a VIABILIDADE TE me ECONÔMICO-FINANCEIRA Avaliação econômico-financeira de cada fase Monitorar Viabilidade econômico- Financeira Documentar as decisões tomadas e registrar as lições aprendidas 67 70 PROMOÇÃO - MARKETING • Desenvolver o plano de lançamento; • Preparar a campanha publicitária; • Desenvolver a propaganda; • Promover as vendas; • Contratar os fornecedores de serviço; • Monitorar os eventos de lançamento. 71 MANUTENÇÃO DE BENS E SERVIÇOS “Planejar e desencadear estratégias para que o ciclo de vida do produto possa se estabilizar” 72 VARIÁVEIS NO PROCESSO DE MANUTENÇÃO • Modismos • Econômica • Política • Social • Demográfica 75 CICLO DE VIDA- ESTRATÉGIAS • Estágio de introdução Penetração rápida Desnatamento lento Desnatamento rápido Penetração lenta P re ç o d o p ro d u to Investimento em promoção Alto Baixo A lt o B ai xo Conhecimento do produto Não Sim 76 CICLO DE VIDA- ESTRATÉGIAS • Estágio de crescimento –Acelerado crescimento nas vendas –Produz-se “to stock” para atender a demanda (para estoques) –Melhorar a qualidade do produto –Acrescentar novas funções –Entrar em novos mercados 77 CICLO DE VIDA- ESTRATÉGIAS • Estágio de maturidade –Estratégias para reter o consumidor 1.Modificando o produto 2.Aumentando o mercado 3.Modificando o mix de marketing Preço  Ponto de vendas  Prazo  Promoção 80 Marcas mais valiosas (slide 68) IBM Disney Coca-Cola Intel Microsoft GE Google 81 ADMINISTRAÇÃO DA MARCA • Muito dos cuidados com o lançamento do produto também valem para a marca 1. O planejamento 2. A Criação 3. A promoção 4. A manutenção CONCIÊNCIA DA MARCA • Reconhecimento da marca • Familiaridade • Predomínio do nome da marca • Preferência • Lembrança 82 PERSONALIDADE DA MARCA * Sinceridade * Emoção * Competência * Sofisticação * Robustez 85 86 VANTAGENS DO USO DA MARCA • Oferece proteção legal aos aspectos exclusivos do produto • Oportunidade de atrair um grupo de clientes fiel e lucrativo • Marcas fortes podem alavancar novos produtos e marcas • Ajuda a empresa a segmentar mercados
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