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Guias e Dicas
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ficha biblioteca Arlindo MendonçaFlávio BrumJoão Vitor MarquesTraba, Teses (TCC) de Design

Projeto de Sialização e revitalização

Tipologia: Teses (TCC)

2014

Compartilhado em 01/09/2014

flavio-brum-9
flavio-brum-9 🇧🇷

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Baixe ficha biblioteca Arlindo MendonçaFlávio BrumJoão Vitor MarquesTraba e outras Teses (TCC) em PDF para Design, somente na Docsity! Eq ui pe : A rli nd o M en do nç a Fl áv io B ru m Jo ão V ito r M ar qu es Projeto de sinalização e revitalização da Praça da República Projeto de sinalização e revitalização da Praça da República Autores: Arlindo Mendonça Flávio Brum João Vitor Marques Arlindo Mendonça Flávio Brum João Vitor Marques Projeto de Sinalização e Revitalização da Praça da República Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, como requisito parcial para a conclusão do Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico. Aprovado em ?? de ?????? de 2014 Banca avalidora: Leandro do Nascimento Vieira (Orientador) Mestrando em Sistemas de Gestão - QT Marketing e Produto / UFF Professor do CST em Design Gráfico / IF Fluminense Marcos Antonio Esquef Maciel (Co-orientador) D.Sc em Educação / UFF Professor do CST em Design Gráfico / IF Fluminense Allan Rene Lopes Neves Tecnólogo em Design Gráfico / IF Fluminense Pós-graduado em Gestão de Design e Marketing / IF Fluminense Professor do CST em Design Gráfico / IF Fluminense Leonardo Vasconcellos Silva Bel. Des. Industrial e Com. Visual - PUC / RJ Professor do CST em Design Gráfico / IF Fluminense introdução projetamos placas com mensagens de identificação, informação e placas educativas. Elas deverão assim ser apresentadas de forma clara e objetiva, inserindo diversos elementos relevantes, como cores, pictogramas, posicionamento, tipografia e teorias como a Gestalt e semiótica que irão torná-las altamente compreensíveis. Por se tratar de um espaço público deve-se levar em consideração fatores como diferentes nacionalidades e culturas. A base teórica inclui autores como Adrian Frutiger e Charles Pierce, pesquisas em web sites e artigos científicos, com a finalidade de tornar mais aprofunda a abordagem de todo o processo de criação das peças. Visitas de campo permitiram a identificação exata dos locais onde melhor poderão ser inseridas as placas de sinalização e os problemas atuais de circulação e movimentação dos cidadãos in loco. Lá também foram feitas as medições e fotografias. A escolha desta temática é justificada pela inexistência de sinalização em um importante espaço público da cidade de Campos dos Goytacazes: a Praça da República. Como pressuposto para identificação da problemática, considerou-se a expectativa de crescimento e desenvolvimento tanto populacional como de infraestrutura na nossa região. Este projeto visa facilitar o deslocamento dos moradores, visitantes e turistas, e transmitir informações sobre o patrimônio público e histórico da cidade, tornando a praça parte integrante da formação da cidadania. Crendo que a sinalização deve ser utilizada como ferramenta de assistência aos deslocamentos urbanos e a boa circulação nos ambientes, 00 Localização geográfica 00 Características do ambiente 00 Levantamento de dados 00 Placas Existentes Pr oj et aç ão Pl an ta s e pl an os Pr op os ta s 01 01 01 01 00 Estudo de plantas e planos 00 Plano dos locais referentes 00 plano das placas existentes 00 Plano dos trânsitos 00 Plano das placas supostas 00 plano das placas projetadas 00 Lista de referentes 00 Estudo de pictogramas 00 Estudo de placas 00 Estudo de tipografia 00 Ergonomia informacional 00 Estudo de cores 00 Materais 00 Grid/wireframe 00 Vistas explodidas 00 Placas finalizadas 00 Considerações finais 00 referências índice A pr aç a 18 19 Planta Cadstral de Campos - 1944: Colégio Mariana Barreto ao centro Casa Maternal Hortência Sodré (1935) Antigo Colégio Mariana Barreto 20 21 As visitas ocorreram em dias alternados. Durante a semana observamos que a maioria do público frequentador é de casais, skatistas, estudantes, sem teto e viciados, durante o final de semana o número de pais com seus filhos aumenta, assim como os idosos. Durante a elaboração deste projeto foram feitas várias visitas, inclusive no horário noturno, para levantamento de dados do local. Neste momento foi observado a perceptível diminuição do fluxo de visitantes do espaço, acreditamos que deve-se à falta de segurança, pouca iluminação e muitos moradores de rua que por lá ficam. O ambiente possui um espaço bem interessante e simples para ser sinalizado, possui áreas bem separadas de esporte, recreação infantil, convivência, o Centro de Estudos Supletivos (CES), sendo toda gradeada e com três entradas distintas. A praça é arborizada, subdivida com canteiros de plantas, gramados e cercas vivas. “...toda a informação é consequência de uma ação, e - através dos vários estágios do processamento informacional humano - a ação pode se tornar consequência da informação” Kincaid, 1979 características do ambiente Vista panorâmica atual da entrada de frente para o busto de Lacerda Sobrinho Busto de Lacerda Sobrinho 22 23 Praça da República Mercado Municipal de Campos Canal Campos-Macaé Rodoviária Gov. Roberto Silveira Chegou a funcionar na Praça da República em um dos dois quiosques que lá existem, o projeto da prefeitura, “Campos para Todos”, destinado a tornar os ambientes públicos mais acessíveis aos portadores de necessidades especiais. Mas o imóvel está atualmente abandonado. Em frente ao referido projeto, encontra-se um ponto de coleta de lixo reciclável e o segundo quiosque é utilizado como guarita para o único guarda que faz a segurança. Na saída da rua Saldanha Marinho estão o restaurante, a loja de artesanatos e duas lanchonetes. Apesar de estar num ponto de grande movimentação de pessoas, por estar bem próximo à Rodoviária Roberto Silveira, a praça não possui sinalização do seu ambiente interno, exceto as placas de trânsito em seu entorno. À esquerda o antigo “Campos paraa Todos” e à direita, o quisoque que serve de guarita e ponto de coleta seletiva Área destinada ao comércio com lanchonetes, loja de artesanatos e restaurante 28 29 A Praça da República, não possui sinalização, somente as placas de trânsito afixadas em suas calçadas que determinam áreas de estacionamento e embarque, desembarque de pessoas, e proibido parar/ estacionar. placas existentes Calçada para a Rua Saldanha Marinho: 2 Placas de proibido estacionar círculo afixadas em barra de aço Placa de acesso para táxis retangular afixada em barra de aço Placa de estacionamento permitido círculo afixada em barra de aço Calçada para a Rua Siqueira Campos: 2 placas de embarque e desembarque de pessoas retangular afixada em barra de aço Vista de uma das laterais da Praça da República Placa indicando acesso de táxis na rua Saldanha Marinho O projeto gráfico para sinalização visual, portanto, deve levar em consideração o que está no campo visual do usuário do ambiente para que as placas sejam nítidas quanto à comunicação visual das informações, mediante a orientabilidade levada em conta como base do levantamento Vieira (2009, p. 04) PLANTAS E PLANOS 32 33 Roughs da primeira visita ao local A partir da captação de dados obtidos na Praça da República, foram elaboradas plantas com o intuito de nortear os planos de trânsito de pessoas. Segundo Chamma e Pastorelo (2007, p. 160) quando avaliamos o posicionamento das placas de sinalização é imprescindível o acompanhamento técnico in loco para evitar o compromentimento da legibilidade das informações. Essa tarefa permitirá as correções ou adaptações de posicionamento que se fizeram necessárias. Quando lidamos com espaços urbanos e suas edificações o tema patrimônio cultural assume identidade própria, valendo-se de princípios que, ao contrário do que se possa imaginar, não passaram a vigorar no período em que vivemos, mas que surgiram muitos séculos antes. Leonardo de Vasconcellos Silva PrOPOSTAS 40 41 Entre o passado e o futuro dos tipos, nosso entendimento atual dos tipos está arraigado no que somos e no modo como nos comunicamos. O tipo é uma entidade viva integrada às tendências e ao espírito da sociedade. A representação gráfica de tipos, principalmente no mundo ocidental, é feita por meio do alfabeto fenício, que passou à Grécia e à Roma, e pela sua simplicidade se constituiu no principal veículo de transmissão do conhecimento humano. Em síntese, a evolução da escrita pode ser resumida em: Pictografia - Desenhos de figuras rudimentares. Escrita figurada usada pelo homem primitivo. Se eles queriam exprimir a palavra bisão, desenhavam um ou vários bisões. Ideografia – comunicação através dos símbolos. Signos convencionais correspondentes a determinadas expressões e que sugerem ideias. A lua e a estrela simbolizavam o mês; um olho, a vigilância. Estudo de tipografia Fonetismo – As figuras lidas evocavam seu primitivo sentido acrescido da expressão sonora. Os desenhos equivaliam ao som. Silábica – O fonetismo sugeriu a decomposição da palavra em sílabas, ou seja, conjunto de sons. O mais antigo sistema silábico originou-se na Mesopotâmia: a escrita cuneiforme. Alfabeto – Conjunto de letras de uma língua em ordem convencional. A história do alfabeto é fascinante, mas tipografia não é apenas o desenho das letras, e sim o desenho que se faz com as letras, a maneira como as letras são usadas numa diagramação. Tipografia é uma linguagem que tem como fonte de expressão o desenho das letras e o seu uso. Daí hoje serem enquadradas neste campo as expressões caligráficas e até o graffiti. Ou seja, o lettering de uma maneira geral. O design de um arranjo de letras define claramente a identidade da sua mensagem, da instituição que representa, do evento que propaga, do seu público-alvo e o estilo do designer, claro. Tipografia é a gramática básica do design gráfico, seu censo comum, disse Ellen Lupton em Mixing Messages. A qualidade da ideia se refere à particularização de um projeto tipográfico. Fazendo uma analogia com o ser humano, pode-se dizer que as características gerais são sempre as mesmas, mas há diversidades culturais, de personalidade, de caráter, estilo...A diferença só pode ser percebida se olharmos para os detalhes. Emoções sombrias pedem uma tipografia negra e pesada, com cantos afiados; sentimentos agradáveis são mais bem representados por caracteres leves e informais. Por este motivo a família tipográfica escolhida foi a Geogrotesque, uma fonte que tem cantos arredondados que dão às letras seu tom simpático, mas sem perder austeridade. Com isso damos ao sistema popularidade, deixando-o também amigável para seu público mais jovem em busca de lazer. Para obter expressões individuais, assim como a máxima legibilidade, precisamos usar todos os recursos disponíveis. Uma grande família de tipos dispõe de uma ampla gama de opções, níveis de hierarquia poderão ser mais sutis; às vezes isso é necessário, dependendo do conteúdo. Tipografias que são flexíveis, são mais frequentes nas sans serifs, mas os modernos designers de tipos têm desenvolvido famílias tipográficas com e sem serifas, abrangendo uma extensa variedade de pesos. (SALTZ, INA, 2009: 32) Os tipos são uma parte fundamental de nossas vidas e tal fato é essencial para a compreensão de como se comunicar com mais eficiência Erik Spierkermann Alfabeto fenício Escrita latina Alfabeto romano 42 43 A Geogrotesque é um tipo semi-modular com acabamento arredondado sutil. Todos os caractéres são baseados no mesmo princípio formal, com seus ajustes ópticos correspondentes, a fim de adaptar o sistema para um alfabeto para os textos corridos. Embora a família tenha uma construção “tecnológica” ou geométrica, o acabamento arredondado proporciona uma aparência quente, fazendo com que as fontes sejam mais agradáveis e amigáveis. A Geogrotesque foi concebida para ser utilizada como uma fonte de exibição em publicações ou textos de comprimento intermediário, mas seus pesos finos e ultraleves foram feitos para serem utilizados em grandes tamanhos. A família tipográfica consiste em 14 estilos, 7 pesos (fina, ultraleve, leve, regular, médio, SemiBold e negrito) mais seus itálicos, e está disponível em formato Open Type. Ela é forte e com versatilidade surpreendente, também é seguro dizer que podemos usá- la em composições complexas, onde precisamos de contrates. A forma das letras pode amplificar o peso emocional do texto. O traçado delicado de uma itálica fluída pode conduzir melhor um poema sobre a natureza. A estrondosa aclamação de uma pesada slab serif pode esquentar um pronunciamento político. O intelectualismo racional de uma tipografia old style pode agregar credibilidade a um debate equilibrado. A escolha apropriada da tipografia é, portanto, essencial ao caráter da mensagem e pode atribuir – ou, se for uma escolha infeliz, pode depreciar – a credibilidade do texto. Outros fatores também favorecem o conteúdo emocional. Formas arredondadas e pesos mais leves podem transmitir um toque mais feminino, o oposto é geralmente verdadeiro para os produtos de apelo masculino: estes teriam tipicamente mais peso, mais retangulares e com aspecto mais “musculoso”. A cor dos tipos também afeta o conteúdo emocional. Achamos que os tons mais quentes e mais suaves sejam mais femininos; que cores primárias atraiam as crianças; que cores como o vinho-escuro, verde-pinheiro e azul-marinho sejam mais masculinas. Sim, tudo isso são estereótipos, mas estereótipos existem por uma razão e podem ser empregados com sucesso para apelar emocionalmente a uma plateia específica. (SALTZ, INA, 2009: 14) Um pictograma é definido como um modo simplificado de um objeto, de natureza icônica, semelhante a um modelo real devendo em seu significado ser compreensível ao maior número possível de pessoas. A legibilidade serve como requisito mínimo para uma transmissão efetiva de informações e para que as mesmas possam ser entendidas rapidamente. No entendimento de Formiga, “[...] Para alcançá- lo devemos ter a preocupação de assegurar sua legibilidade, fomentar o reconhecimento público e permitir flexibilidade com respeito às condições do entorno e problemas de desenho específicos. [...]” (FORMIGA, 2011, p. 31), referindo-se ao conceito de forma para atingir os objetivos. estudo dos pictogramas O uso de pictogramas na sinalização deve-se à sua maneira extremamente rápida e funcional de comunicar. Diferentemente de um texto que depende de leitura, um pictograma não passa por essa etapa, bastando visualização e interpretação. Uma inspiração clara nesse ponto foi Otto Neurath, filósofo da ciência, sociólogo e economista político. Foi um dos fundadores do positivismo lógico e uma das principais figuras do Círculo de Viena, que em 1921 queria facilitar o entendimento de várias tendências sociais e econômicas através de uma combinação criativa de gráficos estatísticos e design gráfico. Usando gráficos que eram intuitivos e interessantes, a tentativa foi feita para tornar esses conceitos sócio-econômicos fáceis de entender para um cidadão médio. Este estilo de apresentação na época foi chamado de Método Vienense, mas agora ele é conhecido como gráficos Isotype (International System of Typographic Picture Education). Ele e sua equipe criaram um sistema de pictogramas projetados para comunicar informação de forma simples, valorizando a linguagem não-verbal. “O símbolo é a linguagem comum entre o artista e o observador... e pode ser representado por uma forma abstrata, uma figura geométrica, uma fotografia, uma ilustração, uma letra do alfabeto, um número.” Paul Rand, Reflexões sobre Design (Thoughts on Design), 1971 Exemplos de pictogramas Isotype Otto Neurath foi uma das principais figuras do Círulo de Viena 48 49 Por se tratar de um espaço público de lazer e recreação, escolhemos adotar uma linguagem mais amigável, porém sem cair na infantilidade. Os pictogramas são dinâmicos misturando linhas retas e circulares, sério e lúdico, para buscar uma estética atrativa e que combine com a tipografia escolhida. Toda a construção foi pensada para se enquadrar num circulo, sangrando uma das extremidades do pictograma, tendo as cores variando de acordo o setor ou área e o pictograma referente sempre aplicado na cor branca. Veja abaixo: 50 51 Os primeiros estudos sobre cor que se tem registro datam do século V antes de Cristo feitos por demócrito e Empédocles. No século XV, Leon Batista Alberti escreveu O Tratado da Pintura e da paisagem e Leonardo da Vinci, seu tratado sobre sombra e luz. A Bauhaus, escola alemã de design criada no final do século XIX, dedicou todo um departamento ao estudo e à prática da cor tendo mestres como Josef Albers, Johannes Itten, Vassily Kandinsky e Paul Klee. A linguagem da cor hoje permeia todos os meios visuais de comunicação e expressão. Para Farina, Perez e Bastos (2011) deve-se levar em consideração fatores como o da idade, pois a visão ao longo do tempo vai ficando prejudicada naturalmente, o indivíduo envelhece e a dificuldade de enxergar é notável. Levamos em consideração também a questão do dautonismo que será abordado mais a frente. estudo de cores Com o estudo da cor procuramos melhorar a eficácia da comunicação e pregnância das peças. Cor e sentimento relacionam-se na última parte da doutrina de Goethe: “Aplicação alegórica, simbólica e mística das cores”, indicando o caminho do uso das cores na arte. Em suas palavras: “[...] cada cor produz um efeito específico sobre o homem ao revelar sua essência tanto para o olho quanto para o espírito. Conclui-se daí que as cores podem ser utilizadas para certos fins sensíveis, morais e estéticos.” Johann Wolfgang von Goethe foi uma grande figura líder do Movimento Pré-Romântico. Em 1775 concebeu a ideia básica de sua maior obra literária, Fausto e redige sua primeira versão. Goethe iniciou seus questionamentos sobre as cores (por volta de 1700), restringindo-se à física, à concepção newtoniana. Mas sua investigação revelou um horizonte muito mais amplo do do fenômeno cromático, ligando-o a diversas áreas do conhecimento. Para ele cor e sentimento relacionam-se: “Aplicação alegórica, simbólica e mística das cores”, indicando o caminho do uso das cores na arte. Em suas palavras: “[...]cada cor produz um efeito específico sobre o homem ao revelar sua essência tanto para o olho quanto para o espírito. Conclui-se daí que as cores podem ser utilizadas para certos fins sensíveis, morais e estéticos.” Estes estudos serviram de base para a escolha da paleta de cores aplicada ao projeto. Como a praça é frequentada por pessoas de classes, gêneros e faixas etárias diversas, escolhemos estabelecer uma tabela de cores bem atrativas visualmente, com cada cor representando um setor ou área dentro do espaço da praça. As cores também apresentam bom grau de contraste entre si. 52 53 Diagrama dos Poderes da Alma de Goethe “No design, as cores desempenham um papel fundamental. Elas influenciam a forma como percebemos uma mensagem e como nos recordamos dela mais tarde. Elas são um mecanismo visual muito forte” Modesto Farina 58 59 imagem do grid final Conforme pesquisado o conteúdo a seguir, gerado por BARCELOS, Alicio Barboza Gomes, MARQUES, Hérica da Silva e SOUZA, Isabela Silva (2013, p. 32) apresenta de maneira prática a descrição necessária de materiais e sua aplicabilidade. A definição do tipo de placa a ser implantada deve se basear na avaliação das características do local como: Baseados nos estudos feitos até este ponto, foram escolhidos os materiais que se seguem, levando em conta também a facilidade de serem encontrados em nossa região, suas vantagens e desvantagens e barateamento da produção das peças. Materiais imagem genérica de material • Altura da placa no campo de visão do usuário; • A distância que pode- se identificar os elementos da informação contidos na placas; • A altura, largura, curva, etc. de corredores do ambiente a ser sinalização. A placa deve ser informativa, não obstáculo; • A escolha da cor da placa, mesmo com seu propósito, não deve ser conflitante com as cores do ambiente; • As placas deve seguir um padrão de cores e formas quando aplicadas em um local específico; • Especificações do tamanho das placas adequadas ao tamanho do ambiente onde serão aplicadas; • Escolha dos materiais de fabricação das placas de acordo com o tipo de exposição (locais internos ou externos) para estabelecimentos da duração da mesma. 60 61 “Deve-se fazer uma divisão do processo de desenvolvimento do produto em etapas, para fins de controle de qualidade. Essas etapas são usadas como pontos de conferência, para verificar se o desenvolvimento do novo produto realizar-se conforme as especificações do projeto” Mike Baxter 62 63 Metalon Denomina-se como metalon os tubos de aço que são fabricados em baixas espessuras, e também algumas vezes os que são revestidos com uma proteção contra a oxidação. O metalon é muito utilizado para a construção de estruturas que são leves. Coisas como outdoors, portões, e coisas do gênero. São muitas as utilidades que podem ser encontradas para os tubos metalon. É interessante aprender sobre esses assuntos, pois muitas vezes nos deparamos com esses tipos de materiais, mas sem ter ideia do que se tratam. Outro tipo de tubo de aço que é muito utilizado nos mais diferentes mercados, são os tubos redondos. Os tubos redondos são também tubos de aço carbono, que possuem maior resistência do que os tubos de aço simples. Suas funções também são as mais variadas, podendo ser utilizados das mais diferentes maneiras. Porém ser utilizados na fabricação de móveis, estruturas metálicas, usinagem, brinquedos. Os tubos de aço carbono de uma forma geral podem ser utilizados de diversas formas diferentes. São muito utilizados na indústria da construção civil, estando presentes em prédios e casas. Existem até mesmo obras de arte que são feitas a partir de tubos de aço carbono. Para quem procura por opções na hora de construir, ou comprar um móvel com uma aparência moderna e elegante, procurar por objetos que foram feitos a partir de tubos de aço carbono é uma ótima opção. Aço Inoxidável A expressão aço inoxidável, como é usualmente conhecido, nos dá uma idéia de um material que não se destrói mesmo quando submetido aos mais violentos abusos. Na verdade este tipo de aço não é eterno e sim apresenta geralmente uma maior resistência à corrosão, quando submetido a um determinado meio ou agente agressivo. Apresenta também uma maior resistência à oxidação a altas temperaturas em relação a outras classes de aços, quando, neste caso em particular, recebe a denominação de aço refratário. A resistência à oxidação e corrosão do aço inoxidável se deve principalmente a presença do cromo, que a partir de um determinado valor e em contato com o oxigênio, permite a formação de uma película finíssima de óxido de cromo sobre a superfície do aço, que é impermeável e insolúvel nos meios corrosivos usuais. Assim podemos definir como aço inoxidável o grupo de ligas ferrosas resistentes a oxidação e corrosão, que contenham no mínimo 12% de cromo. Ligas ferrosas, baixo carbono com no mínimo 12% de Cr 68 69 Spot Spots são luminárias que podem ser embutidos ou sobrepostos em uma superfície. Estas luminárias permitem direcionar o foco de luz, ressaltando objetos . ACM O ACM, do inglês Aluminium Composite Material, é um tipo de revestimento em alumínio de alta resistência constituído por um núcleo de polietileno alocado sob duas lâminas de alumínio sob tensão. Essas lâminas de alumínio variam em espessura de acordo com o projeto, bem como métodos de acabamento e pintura. As chapas em ACM oferecem capacidade de conformação, resistência mecânica e planicidade semelhante às grossas chapas de metal, contudo, as chapas de ACM tem o benefício da leveza, apresentando apenas uma fração do peso de uma chapa metálica. O painel composto de alumínio é plano e ideal para utilização em grandes dimensões para a criação deartes e layouts exclusivos, com formas e medidas únicas. A estrutura em camadas confere resistência e leveza às bandejas de ACM, o que facilita o manuseio do material em projetos de construção civil ecomunicação visual. Outra importante característica desse material é a condição maleável que oferece, sendo possível moldá-lo em inúmeras formas diferentes. Essa condição personalizável do material o qualifica como uma dasmelhores soluções para criação de revestimento para fachadas comerciais e residenciais, pilares, marquises, testeiras e ainda, soluções em comunicação visual como colunas, pórticos, placas, totens, placas de sinalização e projetos especiais. Instalação facilitada, reação controlada à exposição a altas temperaturas e amortecimento acústico são mais algumas das características desse revestimento inovador. A manutenção e limpeza do material instalado são bastante simples, bastando generosas doses de água e detergente suave. Degradações e outras avarias como pichações podem ser removidas com a ajuda de um solvente específico, sob consulta especializada. 70 71 ???????????????????? placas educativas 72 73 Para manter viva a história e herança da Praça da República, foi pensado um memorial memorial totem B 78 79 PARA AS ÁREAS NO INTERIOR DA PRAÇA 80 81 totem C PARA O MEMORIAL 82 83 placas A PARA CONSCIENTIZAÇÃO 88 89 90 91 92 93
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