Guia de Redação - ENEM

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ENEM Prof. Alan Dantas

Alguns temas emergentes

OManifestação jovem OEleições e o exercício da cidadania OA conscientização ambiental OIndivíduo x Coletivo ONovos valores da sociedade da informação OBioética OUniversidades: ensino e mundo do trabalho OIdentidades regionais OTurismo e questões sociais OEsporte e inclusão OAcessibilidade

Texto 01 Pesquisa revela baixa qualidade do ensino superior

Entre os estudantes do ensino superior, 38% não dominam habilidades básicas de leitura e escrita, segundo o Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf), divulgado pelo Instituto Paulo Montenegro (IPM) e pela ONG Ação Educativa. O indicador reflete o expressivo crescimento de universidades de baixa qualidade.

Criado em 2001, o Inaf é realizado por meio de entrevista e teste cognitivo aplicado em uma amostra nacional de 2 mil pessoas entre 15 e 64 anos. Elas respondem a 38 perguntas relacionadas ao cotidiano, como, por exemplo, sobre o itinerário de um ônibus ou o cálculo do desconto de um produto.

O indicador classifica os avaliados em quatro níveis diferentes de alfabetização: plena, básica, rudimentar e analfabetismo. Aqueles que não atingem o nível pleno são considerados analfabetos funcionais, ou seja, são capazes de ler e escrever, mas não conseguem interpretar e associar informações.

Segundo a diretora executiva do IPM, Ana Lúcia Lima, os dados da pesquisa reforçam a necessidade de investimentos na qualidade do ensino, pois o aumento da escolarização não foi suficiente para assegurar aos alunos o domínio de habilidades básicas de leitura e escrita.

"A primeira preocupação foi com a quantidade, com a inclusão de mais alunos nas escolas", diz Ana Lúcia. "Porém, o relatório mostra que já passou da hora de se investir em qualidade."

Segundo dados do IBGE e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), cerca de 30 milhões de estudantes ingressaram nos ensinos médio e superior entre 2000 e 2009. Para a diretora do IPM, o aumento foi bom, pois possibilitou a difusão da educação em vários estratos da sociedade. No entanto, a qualidade do ensino caiu por conta do crescimento acelerado.

"Algumas universidades só pegam a nata e as outras se adaptaram ao público menos qualificado por uma questão de sobrevivência", comenta. "Se houvesse demanda por conteúdos mais sofisticados, elas se adaptariam da mesma forma."

Para a coordenadora-geral da Ação Educativa, Vera Masagão, o indicativo reflete a "popularização" do ensino superior sem qualidade. "No mundo ideal, qualquer pessoa com uma boa 8ª série deveria ser capaz de ler e entender um texto ou fazer problemas com porcentagem, mas no Brasil ainda estamos longe disso."

Segundo Vera, o número de analfabetos só vai diminuir quando houver programas que estimulem a educação como trampolim para uma maior geração de renda e crescimento profissional. "Existem muitos empregos em que o adulto passa a maior parte da vida sem ler nem escrever, e isso prejudica a procura pela alfabetização", afirma.

Texto 02

UFPB decide continuar greve

Os professores da Universidade Federal da Paraíba rejeitaram a proposta de reajuste salarial apresentada pelo governo federal. A votação por amostragem aconteceu durante assembleia, nesta quinta-feira (19), no auditório da Reitoria da UFPB no campus de João Pessoa. A assessoria de imprensa da Associação dos Docentes da Universidade Federal da Paraíba (Adufpb), disse que os professores seguiram a orientação do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes). A greve dos professores federais é nacional e os estudantes já estão há mais de dois meses sem aulas.

Os professores rejeitaram a proposta do governo federal que oferece um reajuste que, considerando o salário do docentes em fevereiro deste ano, chegaria a até 45% em três anos, a partir de 2013. O resultado da assembleia será encaminhado para o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior. Os sindicatos locais deverão enviar o resultado das assembleias ao Andes até as 19h de sexta-feira (20). A assessoria de imprensa do Ministério do Planejamento confirmou que o secretário de Relações do Trabalho, Sérgio Mendonça, tem uma reunião agendada com o sindicato às 14h da próxima segunda-feira (23).

Reivindicações A principal reivindicação dos professores é a reestruturação do plano de carreira. Segundo eles, é muito difícil chegar ao ao topo no modelo atual, que é considerado injusto por eles. Eles também pedem que as gratificações sejam incorporadas ao salário. Em maio, o Governo Federal aceitou acrescentar uma única gratificação, mas não houve acordo.

Texto 03

Um em cada três cursos superiores do Brasil é de baixa qualidade

Quase 34% dos cursos superior avaliados em 2009 pelo Ministério da Educação (MEC) obtiveram resultado insatisfatório. Ao todo, 1.696 graduações tiveram nota 1 ou 2 no Conceito Preliminar de Curso (CPC), em uma escala de 1 a 5. O indicador avalia a qualidade do ensino oferecido a partir da nota obtida pelos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), a titulação e o regime de trabalho do corpo docente e a infraestrutura oferecida. Os resultados 1 e 2 são considerados insatisfatórios; 3, razoável; e 4 e 5, bons.

Em 2009 foram avaliadas 6.804 graduações em administração, arquivologia, biblioteconomia, ciências contábeis, economia, comunicação social, design, direito, estatística, música, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo, teatro e turismo, e os cursos superiores de tecnologia em design de moda, gastronomia, gestão de recursos humanos, gestão de turismo, gestão financeira, marketing e processos gerenciais.

A maioria dos cursos (51,47%) foi considerada razoável – obteve nota 3. Apenas 15% atingiram CPC 4 e 5. Dentro do processo de regulação, todos os cursos com nota inferior a 3 serão visitados por comissões de supervisão do MEC. A partir do diagnóstico, pode ser firmando um protocolo de compromissos com medidas para sanar as deficiências como redução das vagas e proibição de novos ingressos.

Pouco mais de 1,8 mil cursos ficaram sem conceito. Isso ocorre quando a amostra de alunos participantes das avaliações que compõem o CPC é considerada insuficiente.

Texto 04 Texto 04

A proposta

OMotivando-se a partir dos textos-base e de sua experiência cidadã, escreva um texto dissertativo-argumentativo sobre a QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL, apresentando propostas que melhorem a qualidade do ensino ofertado.

OEscreva entre 20 e 30 linhas.

ODê um título ao seu texto.

OFoco no tema e sua especificidadeNão se

Planejamento deixe tomar pela efervescência da notícia.

OBusque um comportamento argumentativo equilibrado, evitando palavras ou expressão de descrédito.

OA proposta não evidencia educação pública ou particular, logo, observe a UNIVERSIDADE enquanto instituição, abrangendo as duas esferas de atuação.

OQual foco argumentativo terá seu texto: a universidade, o aluno, o professor, o governo?

Introdução

OEvidenciar o objetivo da educação superior.

ODescrever a realidade da educação superior na contemporaneidade.

OConceituar autonomia universitária.

ODiferença do que se considera SUPERIOR na educação, contrastando com o nível básico.

OElaborar uma retrospectiva acerca do ensino superior no Brasil, considerando a valoração dada aos “formados”.

OA educação superior enquanto condição para um emprego digno e melhor qualidade de vida.

ORelação PROFESSOR – QUALIDADE DE ENSINO.

OEnsino e aprendizagem – foco na técnica e mundo do trabalho.

Argumentação

OEvidenciar as causas da má qualidade do ensino. (As consequências nós já temos...)

OMovimentos grevistas. OParticipação e compromisso do aluno. OEnvolvimento com ensino, pesquisa e extensão. OResultados da pesquisa acerca da qualidade. OCriação de oportunidades pós-diploma. OIncentivo às licenciaturas. OUniversidade física. OSuperlotação nas universidades públicas e privadas.

OFormas de ingresso – igualdade na oferta e eficácia dos modelos apontados.

OIncentivos do governo federal – bolsas. OEmpregabilidade.

Conclusão

ORatificar o conceito de qualidade aplicado à educação superior no Brasil.

O(Se destacou a greve na argumentação...) Fazer um balanço da eficácia da greve.

OApresentar as medidas quanto a sua necessidade e urgência.

OBrincar com o termo “superior”, enquanto algo que nos eleva, mas que não pode nos tornar desiguais (respeito aos direitos humanos).

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