Docsity
Docsity

Prepare-se para as provas
Prepare-se para as provas

Estude fácil! Tem muito documento disponível na Docsity


Ganhe pontos para baixar
Ganhe pontos para baixar

Ganhe pontos ajudando outros esrudantes ou compre um plano Premium


Guias e Dicas
Guias e Dicas

Uso do Material Dourado - questões teóricas , Notas de aula de Pedagogia

Slides de aula em Pedagogia sobre questões teóricas sobre a introdução ao uso do material dourado. Por Edinei Messias

Tipologia: Notas de aula

2014

Compartilhado em 19/07/2014

edinei-messias-12
edinei-messias-12 🇧🇷

4.6

(77)

315 documentos

1 / 18

Pré-visualização parcial do texto

Baixe Uso do Material Dourado - questões teóricas e outras Notas de aula em PDF para Pedagogia, somente na Docsity! As contribuições de Jean Piaget e Maria Montessori WORKSHOP: USO DOMATERIAL DOURADO Edinei Messias Mestrado em Educação Edinei Messias - Ass. Acadêmico Como as crianças aprendem? Todas ao mesmo tempo? Todas da mesma maneira? Por que aprenderam algumas coisas melhor que outras? Como ensinar para obter um melhor aprendizado? PARA INÍCIO DE CONVERSA: Edinei Messias - Ass. Acadêmico Como se constrói o conhecimento, segundo Piaget? ESQUEMA: a nossa cabeça é como um arquivo de dados (cada nova informação recebida do meio, são organizadas como fichas nesse arquivo – formando as estruturas mentais) ASSIMILAÇÃO: É a incorporação de elementos do meio externo (objeto, acontecimento, ...) a um esquema ou estrutura do sujeito. Na assimilação o indivíduo usa as estruturas que já possui. ACOMODAÇÃO: o sujeito cria um novo esquema ou modifica seus esquemas mentais a partir do que recebeu do meio externo ADAPTAÇÃO: O balanço entre assimilação e acomodação é chamado de adaptação. EQUILIBRAÇÃO: É o processo da passagem de uma situação de menor equilíbrio para uma de maior equilíbrio. Uma fonte de desequilíbrio ocorre quando se espera que uma situação ocorra de determinada maneira, e esta não acontece. Edinei Messias - Ass. Acadêmico Os Estágios Cognitivos Segundo Piaget – o desenvolvimento da criança SENSÓRIO MOTOR ( 0 – 2 anos) o bebê começa a construir esquemas de ação para assimilar mentalmente o meio (LOPES, 1996). Segundo LOPES, as noções de espaço e tempo são construídas pela ação, configurando assim, uma inteligência essencialmente prática. a criança busca adquirir controle motor e aprender sobre os objetos que a rodeiam O bebê pega o que está em sua mão; "mama" o que é posto em sua boca; "vê" o que está diante de si. Aprimorando esses esquemas, é capaz de ver um objeto, pegá-lo e levá-lo a boca. Edinei Messias - Ass. Acadêmico O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA PRÉ-OPERATÓRIO ( 2 – 7 ANOS); • É egocêntrica, centrada em si mesma, e não consegue se colocar, abstratamente, no lugar do outro. • Não aceita a idéia do acaso e tudo deve ter uma explicação (é fase dos "por quês"). • Deixa se levar pela aparência sem relacionar fatos. • Possui percepção global sem discriminar detalhes. • EXEMPLO: Mostram-se para a criança, duas bolinhas de massa iguais e dá-se a uma delas a forma de salsicha. A criança nega que a quantidade de massa continue igual, pois as formas são diferentes. Não relaciona as situações. Edinei Messias - Ass. Acadêmico Como pensam teóricos atuais? Para ela a educação deve ser efetivada em etapas gradativas, respeitando a fase de desenvolvimento da criança,. Na sua visão a criança traz consigo forças inatas interiores, pré-disponibilizada para aprender mesmo sem a ajuda do alheio, partiu de um princípio básico: A CRIANÇA É CAPAZ DE APRENDER NATURALMENTE. Maria Montessori defendia que o caminho do intelecto passa pelas mãos, porque é por meio do movimento e do toque que os pequenos exploram e decodificam o muno ao seu redor. Edinei Messias - Ass. Acadêmico O método Montessori Baseia-se na observação de que meninos e meninas aprendem melhor pela experiência direta de procura e descoberta. parte do concreto rumo ao abstrato Escalas cuisenaire Blocos lógicos Ábaco Que é nosso objeto de estudo Edinei Messias - Ass. Acadêmico USO DO MATERIAL DOURADO Inicialmente, o Material Dourado era conhecido como "Material das Contas Douradas" Embora especialmente elaborado para o trabalho com aritmética, a idealização deste material seguiu os mesmos princípios montessorianos para a criação de qualquer um dos seus materiais, a EDUCAÇÃO SENSORIAL: • desenvolver na criança a independência, confiança em si mesma, a concentração, a coordenação e a ordem; • gerar e desenvolver experiências concretas estruturadas para conduzir, gradualmente, a abstrações cada vez maiores; • fazer a criança, por ela mesma, perceber os possíveis erros que comete ao realizar uma determinada ação com o material; • trabalhar com os sentidos da criança. Edinei Messias - Ass. Acadêmico DECOMPONDO O MATERIAL DOURADO •O cubo é formado por 10 placas, a placa é formada por 10 barras e a barra é formada por 10 cubinhos. Edinei Messias - Ass. Acadêmico FINALIDADES DO MATERIAL DOURADO I. O MATERIAL DOURADO MONTESSORI destina-se a atividades que auxiliam o ensino e a aprendizagem do sistema de numeração decimal-posicional e dos métodos para efetuar as operações fundamentais (ou seja, os algoritmos). I. - O Material Dourado possibilita ter uma “imagem” concreta das relações numéricas. I. - Obtém-se, além da compreensão dos algoritmos, um notável desenvolvimento do raciocínio e um aprendizado bem mais agradável. Edinei Messias - Ass. Acadêmico EXPLORANDO O MATERIAL DOURADO O PRIMEIRO CONTATO DO ALUNO COM O MATERIAL DOURADO deve ocorrer de forma lúdica para que ele possa explorá-lo livremente. a criança percebe a forma, a constituição e os tipos de peça do material. pedir às crianças que elas mesmas atribuam nomes aos diferentes tipos de peças do material criem uma forma própria de registrar o que vão fazendo. Seria conveniente que o professor trabalhasse durante algum tempo com a linguagem das crianças para depois adotar os nomes convencionais: cubinho, barra, placa e bloco. Edinei Messias - Ass. Acadêmico
Docsity logo



Copyright © 2024 Ladybird Srl - Via Leonardo da Vinci 16, 10126, Torino, Italy - VAT 10816460017 - All rights reserved