Dicionario Geologico

Dicionario Geologico

(Parte 1 de 7)

Dicionário Geológico

Índice

A 02 B 27 C 49 D 49 E 63 F 73 G 80 H 84 I 86 J 8 L 89 M 92 N 97 O 98 P 9 Q 104 R 105 S 110 T 116 U 122 V 123 X 125 Z 126 a (Eixo)- eixo geométrico ou simetrológico: é o eixo contido no plano AB e perpendicular a B. cinemático : é direção segundo a qual se dá o transporte das partículas no plano AB cinemático. O eixo A geométrico e o eixo A cinemático só são coincidentes quando o eixo A cinemático é perpendicular ao plano de referência que vai ser dobrado; se tal não se der, o ângulo entre o eixo cinemático e o eixo geométrico pode ser qualquer.

a (lava) a; cheires / a / a; Zacken lava Palavra havaiana que designa lava muito áspera e escoriácea (lava em blocos; lava cortante).

Aaleniano Aalénien/Aalenian/Aalénien Primeiro andar do Jurássico médio, cujo estratotipo é constituido por camadas ferruginosas e margas negras de Aalen, no Wurtemberg, Alemanha. O nome foi proposto por Mayer-Eymar, em 1864.

Ab Abreviatura de Albita.

ab (plano) plano geométrico: é o plano que contém a estrutura planar mais proeminente de determinado "fabric" ou trama (plano de clivagem, plano de foliação, e plano de estratificação). cinemático: é o plano segundo o qual se dá o movimento que vai gerar a estrutura em estudo. No dobramento similar é o plano de clivagem, que corta a estratificação sob qualquer ângulo (plano de estratificação cinematicamente passivo); no dobramento concêntrico é o plano de estratificação (plano de estratificação cinematicamente ativo).

Abadia (Camadas de) Couches dAbadia/Abadia beds/Abadias chichten Unidade estratigráfica, descrita por Choffat, correspondente a parte do Lusitâniano superior (J3). Ocupa grande extensão, nomeadamente na região que se estende por Sobral de Monte Agraço, Batalha, Arruda dos vinhos, Vila Franca de Xira, etc. Este conjunto estratigráfico, com cerca de 800 metros de espessura é constituido por argilas e margas cinzentas ou azuladas, com intercalações areníticas e conglomeráticas e lentículas de calcários recifais. A fauna, nas lentículas calcárias (fácies corálica), semelhantes à do Corálico Amaral e, nas margas e arenitos (fácies amonitica),a constituída essencialmente por amonitas.

abalo sísmico Séisme/seism;earthquake/Erdbeben Erdstoss - Veja terremoto abandada (rocha) rubanée/banded/banderung -Diz-se da rocha cuja estrutura é em bandas ou faixas.

Abandonado (meandro) abandonné/cut-off/abgeschnittener -um rio envelhecido apresenta, às vezes no seu curso médio e inferior, curvas sinuosas, denominadas meandros. Quando um meandro se estrangula, o rio abandona esse troço para seguir percurso mais curto constituindo um meandro abandonado.

Abarrancado ravinÚ/gully/zerrachelung -Diz-se do terreno sulcado por barrancos ou ravinas, originadas por erosão das águas pluviais.

Abarrancar raviner -Ação que conduz à formação de barrancos. O mesmo que abarrocar.

Abarrocado ravinÚ/gully/zerrachelung -Diz-se do terreno cheio de barrocas.

Abarrocar raviner -O mesmo que abarrancar.

Abatimento effondrement/collapse;foudering/Einsturz -Abaixamento de determinado terreno em relação aos terrenos que o enquadram.

Abaulamento bombement/swell; welt/wulst;schwelle -Deformação que provoca o encurvamento de camadas, com dobras de grande amplitude e inclinações divergentes para o exterior. A estrutura resultante é, assim, freqüentemente, de tipo domo.

Abeviliano Abbevilien / Abbevillien -Termo proposto, pelo Abade Breuil, em 1932, para substituir a antiga divisão do Paleolitico designada Precheliano. A estação típica é a de Porte du Bois, em Abbeville, FranÙa.

Abigarrada (rocha) bigarrée (roche-)/variegated (-rock)/bunt (-Gestein) -Termo incorreto, cujo uso deve evitar-se. O mesmo que variegada (rocha).

abissal – Pertencente ao domínio biogeográfico das profundidades oceânicas, muito além dos limites da plataforma continental, em geral com mais de 4.0 m. Encontra-se recoberto por argilas e vasas pelágicas sendo comumente referido como ambiente de fundo.

ablação - Fenômeno de degelo da parte superficial das geleiras, devido à radiação solar e secundariamente ao ar quente e chuva.

Abóboda voûte/upfold;arch/Sattel;Gemõlbe;Beule -Dobra anticlinal. O mesmo que cúpula.

Aborregadas (rochas) moutonnées(roches-)/glaciated knobs;/Rundhocker -Rochas desgastadas e polidas pelo deslizar dos glaciares; lembram, pelos contornos suaves e arredondados, dorsos de carneiros, daí o nome de rochas aborregadas ou acarneiradas.

Abra anse;crique/bight;cove/kleine bucht;nische -Pequena enseada ou angra.

abrasão - Processo pela as superfícies terrestres são erodidas pelos materiais em trânsito nas ondas e correntes marinhas (abrasão marinha), geleiras (abrasão glacial) e ventos (abrasão eólica).

Abrasivo abrasif/abrasive/schleifmittel -Chamam-se abrasivos os minerais ou rochas (ou certos produtos artificiais) usados para desgastar e polir outras substâncias. Caracterizam-se pela dureza elevada. São abrasivos naturais o quartzo, o esmeril, as granadas, a pedra- pomes, o diatomito, o diamante, etc. Fabricam-se, também, abrasivos artificiais,como o carburundo. Fala-se, habitualmente, da ação abrasiva do mar, das águas correntes, do vento, dos glaciares, etc.

Abrigadas (Complexo de) Couches d'Abrigada/Abrigada beds/Abrigadaschichten -Conjunto de formações que na região de Alenquer constituem o prolongamento para norte da faixa paleogênica do bordo ocidental da bacia do Tejo. Esta faixa que se prolonga de Lisboa a Tomar recebe designações consoante as localidades (complexo de Benfica, de Cheganças, de Abrigada, de Cabos, etc.). É constituído por camadas de arenitos argilosos ou margosos, às vezes conglomeráticos, argilas, margas e calcários compactos. Os calcários lacustres da Quinta da Marquesa, no Carregado, pertencem ao dito complexo.

Abrigo natural Abri-sous-roche/shelter cave/Halbhohle -Designam-se assim as cavernas, grutas, furnas, palas, etc. naturais, que serviram, em muitos casos, de refúgio ao homem pré-histórico.

Abrolho Récif à fleur d'eau/Sea-level reef -Recife de coral, com a forma de grande cogumelo, que se encontra quase à flor da água e que constitui grave perigo para a navegação. Deriva daqui o nome das Ilhas dos Abrolhos, em frente do Brasil.

Abrupto Abrupt; Escarpé/Abrupt/Steil -Que cai a prumo, escarpado. O mesmo que alcantilado.

Absaroquito Absarokite/Absarokite/Absarokit -Rocha cujo nome provém do nome de uma tribo (Absaroka Indians) da reserva de grow em Montana, U.S.A. e, também, de Absaroka Range no Yellowstone National Park, onde estas rochas afloram. Encontram-se na literatura definições diferentes: - Rocha basáltica, porfírica, mostrando fenocristais de olivina e augita mas não de feldspato, englobados por matriz de labrador (com envoltórios de ortoclásio), olivina, augita e alguma leucita. - Basanito leucitífero, mesocrático, latítico, fenocristalino (augita e olivina), com matriz constituída por sanidina, labrador, augita, olivina, magnetite, biotita, leucita, apatita e vidro. - Traquibasalto, mesotipo, composto, essencialmente, por sanidina, plagioclásio, augita, olivina e, acessoriamente, magnetita, apatita, biotita e vidro. Rocha de quimismo shonkinítico (I.5.(2)3.3), caráter atlântico- mediterrânico.

Absoluta (Idade) Absolue (âge-) / Absolute age / Absolute zeitrechnung - Vide radiogeologia e isotópica (Geologia -)

Absoluta (Permeabilidade) Absolue (perméabilité-)/Absolute (permeability-)/Absolut (dunchlassigkeit-) Vd. permeabilidade.

Absorvedouro Gouffre absorbant; entonnoir/Swallow hole/Schluckloch; schwinde -Buraco produzido por erosão subterrânea e desabamentos, por onde desaparecem, freqüentemente, as águas de superfície. Está, muitas vezes, relacionado com a erosão cárstica.

Absorvência -Ação de captura de águas superficiais por um absorvedouro.

AC (fratura) -Em petrologia estrutural diz-se de uma fratura de tensão paralela ao plano (de fabric) AC e, portanto, perpendicular à B. Quando as fratura AC são bem desenvolvidas, B usualmente lineação muito marcada, coincidente com os eixos das dobras; as faturas AC tomam também o nome de fratura transversais.

AC (plano) Geométrico ou simetrológico: é o plano que contém os eixos geométricos A e C; nas estruturas monoclínicas é o único plano de simetria existente. Cinemático: é o plano que contém os eixos cinemáticos A e C; também denominado plano de deformação.

Acadiano Acadien/Acadian/Acadien -Andar médio do sistema Câmbrico. É representado pelos xistos de Acádia (na Nova Escócia, Canadá), com Trilobitas do gênero Paradoxides.

Acádica (Fase orogênica) Acadienne (phase-)/Acadian orogeny -Fase orogênica cujo paroxismo teve lugar no final do Devônico. Teve ação importante na região dos Apalaches, na zona oriental do Canadá. A designação provém de Acádia, nome antigo desta região. O mesmo que Acadiana

Acamação Litage/Bedding/Schichtung -Disposição dos minerais das rochas em leitos finos, alternados. O mesmo que acamamento.

absorção - Processo pelo qual uma substância se embebe de outra substância; assimilação de moléculas de uma substância por outra substância para formar uma solução ou novo composto.

Acantita Acantite/Acanthite/Acantit -Forma de baixa temperatura da argentita ( Ag2S). Mineral cinzento escuro, denso, pouco duro; cristaliza no sistema monoclínico em formas pseudorômbicas. A maior parte dos sulfuretos de prata são acantita pseudomórfica de argentita.

Acarneiradas (rochas) Moutonnées (roches-)/Glaciated knobs;mammillated/Rundhocker; felsbuckel

Acarreio Apporp/Supply /Zufuhr -Ação ou efeito de carrear; Introdução de substâncias novas nas rochas, durante os processos de litogênese.

Acastelado -Diz-se dos relevos ou das rochas cujas formas lembram castelos.

Acastoar -O mesmo que encastoar.

Acautobiólito Acaustobiolite/Acaustobiolith/Akaustobiolith -Rocha biogênica ou biólito não combustível. Ex: os calcários zoogênicos, os diatomitos, etc.

Acavalamento Chevauchement/Upthrow/faultupthrust fault Aufschiebung -O mesmo que cavalgamento.

acamamento – Propriedade presente na maioria das rochas sedimentares, caracterizada por planos mais ou menos definidos de separação interna, determinados em geral por diferenças de mineralogia, forma ou tamanho das partículas componentes. Sinônimo: estratificação.

acessórios - Minerais de importância subsidiária em uma rocha, não necessários à sua definição. Os minerais constituintes de uma rocha dividemse em essenciais e acessórios. Os acessórios dividem-se em acessórios menores, como apatita, zircão, hematita, magnética, etc. e acessórios acidentais, tais como topázio, turmalina, titanita, etc. Os primeiros, em geral, são microscópicos e ocorrem em pequena quantidade. Os segundos, em certos casos, atingem tal importância que podem mudar o caráter da rocha.

ACF (diagrama) ACF (diagramme-) / ACF (- diagram) Diagrama triangular devido a Eskola (1939) concebido para representar associações mineralógicas de rochas de composições químicas diferentes e de diversos graus de metamorfismo. Evidentemente que por este método só três dentre os muitos componentes da rocha podem ser representados, por escolha criteriosa, podem marcar-se por este método numerosas rochas de composição não muito invulgar e com excesso de sílica.Os vértices do triângulo são: A=alumina (ou mais exatamente, a quantidade de Al2O3 + Fe2O3, já que Fe3+ e Al3+ são insubstituíveis) que não está combinada com Na ou K; C=CaO e F=(Fe, Mg, Mn)O.

Achada -Termo regional açoriano que designa região plana geralmente coincidente com a superfície de erosão de mantos lávicos horizontais ou quase horizontais. O mesmo que chã. Usa-se, também nas ilhas de Cabo Verde.

Achatamento (polar) Aplatissement (- polaire)/Flattenning/Abplattung -A superfície matemática da Terra assemelha-se a um elipsóide de revolução achatado, com o eixo coincidente com a linha dos pólos. O achatamento dos pólos é dado pela relação E = a - b/a, em que "a" é o raio da Terra e"b" o raio polar. Este valor é de cerca de 1/293.

Acheuliano Acheuléen/Acheulean -Uma das divisões do Paleolítico. Sucede ao Cheliano (Abeviliano) e é anterior ao Musteriano. De Saint-Acheul, na França.

Aciculado Aciculaire / Acicular / Nadelig; Nadelformig -O mesmo que acicular ou aciforme.

Acicular Aciculaire / Acicular / Nadelig; Nadelformig -Em forma de agulha. Diz-se do hábito de certos cristais. O mesmo que aciculado ou aciforme.

ácida (rocha) - Rocha ígnea rica em sílica. O limite inferior do teor de sílica nas rochas ácidas, varia segundo os diferentes autores.

Acidentado Accidenté/Mountainous -Diz-se do terreno ou região com relevo forte.

Acidental (mineral) Accidental (mineral -)/Accidental (- mineral) -Mineral que aparece nas rochas raramente. Um mineral acidental em determinado tipo petrográfico pode ser essencial noutro. Exp.: granadas nos granitos e nos eclogitos.

Acidente (tectônico) Accident (- tectonique)/Accident (tectonic -)/Verformung -Falha, fratura ou deformação mais ou menos extensa e importante nas rochas, de que resultou a deslocação ou o dobramento destas. Classificam-se como tais os abatimentos, desligamentos, cavalgamentos, carreamentos, etc.

Acidito (Vd. rocha ácida)

Ácido (solo) Acide(sol-) / Acid(-soil) / Sauer(Boden) -Solo deficiente de bases trocáveis, sobretudo de cálcio. Dá reação ácida e possui pH menor do que 6.

Aclínico / Aclinic / -Sem inclinação

Aclive -Ladeira,subida íngreme. (do lat. acclivis)

Acme Acme / Acme / Akme -Fase culminante ou auge do desenvolvimento de uma espécie , ou,outra unidade taxonômica, durante a evolução. (do gr. akme).

Acmita Acmite / Acmite / Acmit -Embora considerada aegirina (essencialmente NaFe3(SiO3)2) é uma variedade desta com características que permitem distingui-las : geminação muito freqüente na acmita ,rara na aegirina. Os cristais prismáticos de acmita , longos, são estriados verticalmente ou canelados, com terminações aguçadas muito características. Os cristais prismáticos de aegirina, pelo contrário , não são pontiagudos; aparece, freqüentemente, em grupos ou tufos de cristais aciculares e fibrosos.

Acmólito Akmolite / Akmolith / Akmolith -Corpo intrusivo injetado ao longo de um desligamento, prolongando-se em geral por numerosas apófises que penetram nos terrenos dobrados suprajacentes.

Acondrito Achondrite / Achondrite / Achondrite -Meteorito lítico sem estrutura condrítica, isto é,sem condros ou côndrulos.

Açorita Azorite / Azorite / Azorit Vd. azorita

Acraiano Accraien / Accraian / Accraien -Nome criado por A. E. Kitson, em 1928, para designar as formações do Devónico (Devónico médio)de Acra, no Gana. (de Acra, cidade capital do Gana).

Acréscimo Accrétion / Accretion / Vorschieben;Vorrucken -Processo de crescimento de corpos inorgânicos por adição de novas partículas.

Acréscimo (Calcários de) AccrÚtion(calcaires d) / Accretionary(-limestone) / Vorschieben(-kalksteine) -Calcário formado por acumulação lenta de restos de organismos.Muitos destes depósitos pertencem ao tipo recifal (bioerma, biostroma).

Acreção (costeira) Progression;progradation / Accretion;prograding / Vorschieben;vorrucken -Crescimento gradual da orla costeiro por deposição de material transportado pelas correntes e vagas.

Acreção (Hipótese de) Hipótese da origem da Terra baseada na idéia do crescimento a partir de pequeno núcleo, pela adição gradual de corpos sólidos , como meteoritos, asteróides ou planetesimais, primitivamente com órbitas independentes em torno do Sol.

(Parte 1 de 7)

Comentários