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Guias e Dicas
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Enem 2013 - geografia 1, Notas de estudo de Cultura

Preparatório para o enem

Tipologia: Notas de estudo

2013

Compartilhado em 15/09/2013

aldecir-peixoto
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Baixe Enem 2013 - geografia 1 e outras Notas de estudo em PDF para Cultura, somente na Docsity! CHG  Geografia  _________________________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________ SEE-AC  Coordenação de Ensino Médio CHG  Geografia  45 *MÓDULO 1* Geopolítica – Ordem mundial E o mundo nunca mais foi o mesmo 6 de junho de 1944. Nessa data, conhecida como Dia D, tropas aliadas invadiram a Normandia, na França ocupada pelos nazistas alemães. Tradicionalmente, é celebrado como o início da vitória aliada contra a Alemanha hitlerista. Mas isso de acordo com a visão predominante nos países ocidentais. Hoje, acredita-se que o regime de Hitler já estava condenado desde o ano anterior, quando as tropas alemãs foram derrotadas pelo Exército soviético na Batalha de StaIingrado. Depois desse revés, os alemães foram sendo cada vez mais acuados pela contraofensiva dos soviéticos, que avançaram em direção a Berlim. Depois do Dia D, a futura divisão da Europa foi combinada durante a Conferência de Yalta, de 4 a 11 de fevereiro de 1945, com a participação do líder soviético, Josef Stalin, do primeiro-ministro britânico, Winston Churchill, e do presidente norte-americano, Franklin Delano Roosevelt. Quando os nazistas foram finalmente derrotados, em 30 de abril de 1945, a Alemanha e a Europa foram divididas em duas áreas de influência. A partir da Alemanha Oriental, seguindo pela Tchecoslováquia, Hungria e Romênia, os países do Leste Europeu se alinharam com a União Soviética, adotando governos comunistas e economia planificada. A Iugoslávia também se tornou comunista, mas manteve certa independência em relação à União Soviética. Os demais países europeus, com exceção das ditaduras fascistas de Portugal e Espanha (que adotaram uma posição neutra), tornaram-se democracias liberais capitalistas. O Japão, que se rendeu aos Estados Unidos em 2 de setembro de 1945, após os ataques nucleares de Hiroshima (6 de agosto) e Nagasaki (9 de agosto), tornou-se também um aliado dos países capitalistas ocidentais. A nova divisão foi oficializada com a criação, em 4 de abril de 1949, da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), e, em 14 de maio de 1955, do Pacto de Varsóvia — a primeira reunindo os países capitalistas e o segundo, os comunistas. O fim da Segunda Guerra marcou o início do período da Guerra Fria, que duraria até a dissolução da União Soviética, em 1991. Em maio de 1949, a União Soviética demonstrou ter armas nucleares. Por medo da destruição mútua, os Estados Unidos e a União Soviética, as duas superpotências que emergiram da Segunda Guerra, evitaram um confronto aberto. Mas adotaram posições antagônicas em conflitos travados em países periféricos, como nas guerras da Coreia (1950-1953), Vietnã (1955- 1975) e Afeganistão (1979-1989). Os resultados da Segunda Guerra são vistos até hoje. A Alemanha é o país mais rico da Europa e o Japão, o mais rico da Ásia, mas ambos são política e militarmente fracos. Países do antigo bloco comunista, como a Polônia e a Romênia, enviam migrantes para países ocidentais. A Iugoslávia, ao fim do regime comunista, fragmentou-se após guerra civil. A atual Rússia capitalista mantém pretensões imperiais sobre os antigos territórios soviéticos. Milícias afegãs armadas pelos Estados Unidos contra os russos formaram a AI Qaeda. Na América Latina, ressentimento com o apoio norte- -americano a regimes anticomunistas ainda é foco de tensão política. O continente redesenhado O mapa político da Europa em três momentos 1938 1955 2009 INFOGRÁFICOS EDITORA MOL CHG  Geografia  _________________________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________ SEE-AC  Coordenação de Ensino Médio CHG  Geografia  46  A Segunda Guerra Mundial redefiniu fronteiras, tem forte presença na cultura popular e marca o debate ideológico ainda hoje.  Após a Segunda Guerra, a Europa foi repartida entre a União Soviética e os Estados Unidos, França e Inglaterra. Os países capitalistas se organizaram militarmente na OTAN, enquanto os comunistas criaram o Pacto de Varsóvia.  A OTAN continua ativa, mas o Pacto de Varsóvia dissolveu-se com o fim da União Soviética. Outros órgãos criados com o objetivo de reconstruir o mundo no pós-guerra e manter a paz permanecem: a ONU e organismos financeiros como o FMI e o Banco Mundial.  O FMI concede empréstimos a países arrasados pela guerra ou pobres, mas, em troca, exige a adoção de políticas consideradas por alguns como conservadoras.  O fim do regime soviético, em 1991, significou redemocratização e liberdade de expressão, mas também instabilidade para alguns países do bloco. A Iugoslávia esfacelou-se após guerra civil. A Polônia tornou-se adversária da Rússia, o mesmo ocorrendo com a Ucrânia e a Geórgia. A própria Rússia passou por um período conturbado, que culminou com a eleição do presidente Vladimir Putin, ex-diretor da KGB, em 1999. Seu governo autoritário (2000-2008) foi marcado por forte repressão aos rebeldes da República da Chechênia.  A economia de mercado ganhou força, mesmo em países do antigo bloco comunista. Ao sair de cena o regime marxista puro, os conflitos passaram a ser menos político-ideológicos e mais ligados a religião ou nacionalismo.  O mundo conta atualmente com uma única superpotência: os Estados Unidos, que em 2003 atacaram o Iraque, ignorando unilateralmente uma decisão da ONU que rejeitava a ação militar.  Acredita-se que o desenvolvimento da China, e também do Brasil, da Rússia e da Índia (que formam um grupo de países emergentes conhecidos como BRICs), possa criar no futuro um mundo multipolar, em que os Estados Unidos não serão mais a única superpotência.  *ATENÇÃO, ESTUDANTE!*  Para complementar o estudo deste Módulo, utilize seu LIVRO DIDÁTICO. *********** ATIVIDADES *********** Texto para as questões de 1 a 4. A guerra pop A Segunda Guerra Mundial não sai da cabeça das pessoas, 65 anos depois do seu fim Em abril de 2010, a produtora alemã Constantin Films pediu ao site YouTube que tirasse do ar todas as paródias de seu filme A Queda, por considerar que seus direitos autorais estavam sendo violados. O filme narra os últimos dias de Adolf Hitler, em 1945, com base nos relatos de Traudl Junge, ex- -secretária do líder nazista, e nas investigações do jornalista alemão Joachim Fest. A cena das paródias, invariavelmente, mostrava Hitler tendo um ataque de fúria ao ser informado de que o Exército Vermelho estava às portas de Berlim. A brincadeira consistiu em colocar legendas engraçadas para “traduzir” a fala de Hitler em alemão, fazendo o ditador surtar com assunto qualquer, como por causa de uma banda musical ruim ou um professor chato. A piada foi repetida em diversas línguas, inclusive em português. Os vídeos foram removidos, mas outros acabaram sendo postados depois no YouTube. A Liga Antidifamação, ONG norte-americana dedicada a combater o antissemitismo, queixou-se de que esse tipo de vídeo contribui para banalizar a figura de Hitler, tornando-a cômica e inofensiva. Mas brincadeira como essa não é fácil de controlar. Afinal, a Segunda Guerra Mundial é pop e continua rendendo boas histórias e discussões. Existe até mesmo a “Lei de Godwin”, formulada pelo advogado norte-americano Michael Godwin em 1990. Segundo ele, se uma discussão se prolonga por muito tempo, a probabilidade de surgir alguma comparação com os nazistas ou com Hitler se aproxima de 100%. Filmes sobre a Segunda Guerra já foram mais comuns nos anos 50 e 60, mas continuam a ser produzidos em bom número. Além de A Queda (2004), tivemos nos últimos anos O Pianista (2002), Cartas de Iwo Jima (2006) e Bastardos Inglórios (2009), para citar RIA NOVOSTI / AFP  Brad Pitt em cena de Bastardos Inglórios, dirigido por Quentin Tarantino: a Segunda Guerra Mundial continua rendendo boas histórias a Hollywood CHG  Geografia  _________________________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________ SEE-AC  Coordenação de Ensino Médio CHG  Geografia  49 (A) demonstrar as diferenças culturais existentes entre norte-americanos e vietnamitas. (B) defender a necessidade de intervenções armadas em países comunistas. (C) denunciar os abusos cometidos pela intervenção militar norte-americana. (D) divulgar valores que questionavam as ações do governo vietnamita. (E) revelar a superioridade militar dos Estados Unidos da América. .9. (ENEM-MEC) A América se tornara a maior força política e financeira do mundo capitalista. Havia se transformado de país devedor em país que emprestava dinheiro. Era agora uma nação credora. HUBERMAN, L. História da riqueza do homem. Rio de Janeiro: Zahar, 1962. Em 1948, os EUA lançavam o Plano Marshall, que consistiu no empréstimo de 17 bilhões de dólares para que os países europeus reconstruíssem suas economias. Um dos resultados desse plano, para os EUA, foi (A) o aumento dos investimentos europeus em indústrias sediadas nos EUA. (B) a redução da demanda dos países europeus por produtos e insumos agrícolas. (C) o crescimento da compra de máquinas e veículos estadunidenses pelos europeus. (D) o declínio dos empréstimos estadunidenses aos países da América Latina e da Ásia. (E) a criação de organismos que visavam regulamentar todas as operações de crédito. .10. (ENEM-MEC) A lei não nasce da natureza, junto das fontes frequentadas pelos primeiros pastores; a lei nasce das batalhas reais, das vitórias, dos massacres, das conquistas que têm sua data e seus heróis de horror: a lei nasce das cidades incendiadas, das terras devastadas; ela nasce com os famosos inocentes que agonizam no dia que está amanhecendo. FOUCAULT, M. Aula de 14 de janeiro de 1976. In: Em defesa da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 1999. O filósofo Michel Foucault (séc. XX) inova ao pensar a política e a lei em relação ao poder e à organização social. Com base na reflexão de Foucault, a finalidade das leis na organização das sociedades modernas é (A) combater ações violentas na guerra entre as nações. (B) coagir e servir para refrear a agressividade humana. (C) criar limites entre a guerra e a paz praticadas entre os indivíduos de uma mesma nação. (D) estabelecer princípios éticos que regulamentam as ações bélicas entre países inimigos. (E) organizar as relações de poder na sociedade e entre os Estados. .11. (ENEM-MEC) Do ponto de vista geopolítico, a Guerra Fria dividiu a Europa em dois blocos. Essa divisão propiciou a formação de alianças antagônicas de caráter militar, como a OTAN, que aglutinava os países do bloco ocidental, e o Pacto de Varsóvia, que concentrava os do bloco oriental. É importante destacar que, na formação da OTAN, estão presentes, além dos países do oeste europeu, os EUA e o Canadá. Essa divisão histórica atingiu igualmente os âmbitos político e econômico que se refletia pela opção entre os modelos capitalista e socialista. Essa divisão europeia ficou conhecida como (A) Cortina de Ferro. (B) Muro de Berlim. (C) União Europeia. (D) Convenção de Ramsar. (E) Conferência de Estocolmo. .12. (ENEM-MEC) Em conflitos regionais e na guerra entre nações, tem sido observada a ocorrência de sequestros, execuções sumárias, torturas e outras violações de direitos. Em 10 de dezembro de 1948, a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou a Declaração Universal dos Direitos do Homem, que, em seu artigo 5.º, afirma: Ninguém será submetido a tortura nem a penas ou tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes. Assim, entre nações que assinaram essa Declaração, é coerente esperar que (A) a Constituição de cada país deva se sobrepor aos Direitos Universais do Homem, apenas enquanto houver conflito. (B) a soberania dos Estados esteja em conformidade com os Direitos Universais do Homem, até mesmo em situações de conflito. (C) a violação dos direitos humanos por uma nação autorize a mesma violação pela nação adversária. (D) sejam estabelecidos limites de tolerância, para além dos quais a violação aos direitos humanos seria permitida. (E) a autodefesa nacional legitime a supressão dos Direitos Universais do Homem. .13. (ENEM-MEC) O fim da Guerra Fria e da bipolaridade, entre as décadas de 1980 e 1990, gerou expectativas de que seria instaurada uma ordem internacional marcada pela redução de conflitos e pela multipolaridade. O panorama estratégico do mundo pós-Guerra Fria apresenta CHG  Geografia  _________________________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________ SEE-AC  Coordenação de Ensino Médio CHG  Geografia  50 (A) o aumento de conflitos internos associados ao nacionalismo, às disputas étnicas, ao extremismo religioso e ao fortalecimento de ameaças como o terrorismo, o tráfico de drogas e o crime organizado. (B) o fim da corrida armamentista e a redução dos gastos militares das grandes potências, o que se traduziu em maior estabilidade nos continentes europeu e asiático, que tinham sido palco da Guerra Fria. (C) o desengajamento das grandes potências, pois as intervenções militares em regiões assoladas por conflitos passaram a ser realizadas pela Organização das Nações Unidas (ONU), com maior envolvimento de países emergentes. (D) a plena vigência do Tratado de Não Proliferação, que afastou a possibilidade de um conflito nuclear como ameaça global, devido à crescente consciência política internacional acerca desse perigo. (E) a condição dos EUA como única superpotência, mas que se submetem às decisões da ONU no que concerne às ações militares. .14. (INEP-MEC) Observe a foto e o infográfico a seguir: estadao.com, 3/3/2010. A foto mostra uma reunião do Conselho de Segurança da ONU e o infográfico exibe a posição dos países-membros em relação a uma proposta de sanções contra o Irã, por causa de seu programa nuclear. Assinale a afirmação incorreta. (A) O Conselho de Segurança é formado por 15 membros. (B) Dez países participam de forma rotativa. (C) Somente cinco países têm o poder de veto. (D) Há um consenso sobre a questão entre os dez membros rotativos. (E) É preciso que nove dos 15 países do Conselho digam “sim” para a decisão valer. .15. (UNESP, adaptada) Leia com atenção os itens a seguir: I. Em 1945, criou-se um sistema multilateral de discussões e negociações com 50 países, depois ampliado com o ingresso de nações que obtiveram independência na África e na Ásia. II. As duas superpotências que emergiram após a Segunda Guerra. III. Comandando Estados abrigados em suas áreas de influência, as superpotências disputam a hegemonia mundial. Os itens referem-se, respectivamente, a: (A) I. Organização das Nações Unidas (ONU); II. Inglaterra e França; III. Doutrina Monroe. (B) I. Organização das Nações Unidas (ONU); II. Estados Unidos e União Soviética; III. Guerra Fria. (C) I. Organização dos Estados Americanos (OEA); II. Reino Unido e Japão; III. Plano Marshall. (D) I. União Europeia; II. Canadá e EUA; III. Doutrina Truman. (E) I. Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN); II. Alemanha e França; III. Conferência de Potsdam. ________________________________________________ *Anotações* CHG  Geografia  _________________________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________ SEE-AC  Coordenação de Ensino Médio CHG  Geografia  51 *MÓDULO 2* Geopolítica – Globalização Mundo pequeno Chamamos de globalização ao processo pelo qual economias e sociedades locais passam a participar e se tornar dependentes da economia e cultura internacionais. Isso se dá por meio de fluxos de tecnologia, informações, pessoas e capital. Por exemplo, hoje é possível comprar no Brasil, em uma loja que emprega imigrantes bolivianos, um aparelho de MP3 feito na China com tecnologia norte-americana, numa empresa de propriedade coreana. O primeiro passo para a globalização foi o comércio internacional mercantilista, entre os séculos XVI e XVIII. O capital acumulado com a venda de bens manufaturados a potências coloniais desindustrializadas (Espanha e Portugal) permitiu uma Revolução Industrial na Inglaterra. A globalização atual tem como causa avanços tecnológicos que possibilitam fluxos muito mais rápidos de produtos, pessoas e informações — como a internet, os telefones celulares e o transporte marítimo e aéreo intercontinental. Mas também tem causas políticas, como a adesão ao capitalismo pelos antigos países do bloco soviético e pela China, bem como a pressão contra barreiras alfandegárias e o nacionalismo econômico, liderada por países exportadores e órgãos internacionais como o FMI e o Banco Mundial. A globalização trouxe resultados desiguais em diferentes regiões do mundo. Enquanto alguns países conseguem se beneficiar das facilidades do comércio e do fluxo de capitais, tornando-se exportadores de tecnologia ou produtos baratos, outros acabam à margem, incapazes de competir internacionalmente. O Brasil tem conseguido exportar principalmente produtos agrícolas e insumos industriais, como o aço, mas esses produtos são commodities, isto é, são materiais de baixo valor agregado, com preços determinados pelo mercado internacional — diferentemente de carros, aviões ou produtos eletrônicos, que têm seu preço determinado não só pelo valor da concorrência, mas também pela qualidade ou pela inovação embutida. Como consequência da globalização, países que anteriormente tinham um setor industrial voltado para o mercado doméstico podem se ver desindustrializados, incapazes de concorrer com produtos estrangeiros mais baratos e de melhor qualidade. Isso, em parte, ocorreu na Argentina, e um dos “vilões” foi justamente o Brasil, que consegue exportar produtos industriais mais baratos para o vizinho, como carros e geladeiras. O próprio Brasil hoje importa muitos produtos que, antes da abertura econômica dos anos 90, eram produzidos localmente, como computadores. Mas isso tem como contrapartida positiva o fato de o preço, em geral, cair para os consumidores e a tecnologia ser mais atualizada, facilitando a rápida popularização das inovações. Outro fator importante na globalização é a migração de trabalhadores. Em países desenvolvidos, a mão de obra tornou-se muito cara. Por isso, várias empresas instalam suas fábricas em países mais pobres, tirando proveito do menor custo de produção e de legislações trabalhistas e ambientais mais frouxas. Isso é particularmente notável na China, que desenvolve pouca tecnologia própria, mas é o país onde é feita grande parte dos componentes eletrônicos atuais. Diante da concorrência internacional, países com melhor grau de escolaridade acabam ocupando a posição de produtores de inovação, que é facilmente comercializável e rende maiores benefícios que uma indústria poluente, não criativa e dependente de mão de obra mais barata. Sair da posição de exportador de commodities, isto é, produtos sem valor agregado, e tornar-se uma potência criativa é um dos maiores desafios do Brasil nos próximos anos. WU NIU / AFP  A China desenvolve pouca tecnologia própria, mas produz boa parte dos componentes eletrônicos atuais  Globalização é a tendência de maior integração e interdependência econômica entre os países. Ela tem raízes muito antigas, mas tornou-se particularmente acentuada a partir da segunda metade do século XX.  Globalização também significa maior fluxo de pessoas e informações. CHG  Geografia  _________________________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________ SEE-AC  Coordenação de Ensino Médio CHG  Geografia  54 .6. (ENEM-MEC) Estamos testemunhando o reverso da tendência histórica da assalariação do trabalho e socialização da produção, que foi característica predominante na era industrial. A nova organização social e econômica baseada nas tecnologias da informação visa à administração descentralizadora, ao trabalho individualizante e aos mercados personalizados. As novas tecnologias da informação possibilitam, ao mesmo tempo, a descentralização das tarefas e sua coordenação em uma rede interativa de comunicação em tempo real, seja entre continentes, seja entre os andares de um mesmo edifício. CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2006 (adaptado). No contexto descrito, as sociedades vivenciam mudanças constantes nas ferramentas de comunicação que afetam os processos produtivos nas empresas. Na esfera do trabalho, tais mudanças têm provocado (A) o aprofundamento dos vínculos dos operários com as linhas de montagem sob influência dos modelos orientais de gestão. (B) o aumento das formas de teletrabalho como solução de larga escala para o problema do desemprego crônico. (C) o avanço do trabalho flexível e da terceirização como respostas às demandas por inovação e com vistas à mobilidade dos investimentos. (D) a autonomização crescente das máquinas e computadores em substituição ao trabalho dos especialistas técnicos e gestores. (E) o fortalecimento do diálogo entre operários, gerentes, executivos e clientes com a garantia de harmonização das relações de trabalho. .7. (ENEM-MEC) A introdução de novas tecnologias desencadeou uma série de efeitos sociais que afetaram os trabalhadores e sua organização. O uso de novas tecnologias trouxe a diminuição do trabalho necessário que se traduz na economia líquida do tempo de trabalho, uma vez que, com a presença da automação microeletrônica, começou a ocorrer a diminuição dos coletivos operários e uma mudança na organização dos processos de trabalho. Revista Eletrônica de Geografia Y Ciências Sociales. Universidad de Barcelona. N.º 170(9), 1/8/2004. A utilização de novas tecnologias tem causado inúmeras alterações no mundo do trabalho. Essas mudanças são observadas em um modelo de produção caracterizado (A) pelo uso intensivo do trabalho manual para desenvolver produtos autênticos e personalizados. (B) pelo ingresso tardio das mulheres no mercado de trabalho no setor industrial. (C) pela participação ativa das empresas e dos próprios trabalhadores no processo de qualificação laboral. (D) pelo aumento na oferta de vagas para trabalhadores especializados em funções repetitivas. (E) pela manutenção de estoques de larga escala em função da alta produtividade. .8. (ENEM-MEC) Nova Escola, n.º 226, out. 2009. A tirinha mostra que o ser humano, na busca de atender suas necessidades e de se apropriar dos espaços, (A) adotou a acomodação evolucionária como forma de sobrevivência ao se dar conta de suas deficiências impostas pelo meio ambiente. (B) utilizou o conhecimento e a técnica para criar equipamentos que lhe permitiram compensar as suas limitações físicas. (C) levou vantagens em relação aos seres de menor estatura, por possuir um físico bastante desenvolvido, que lhe permitia muita agilidade. (D) dispensou o uso da tecnologia por ter um organismo adaptável aos diferentes tipos de meio ambiente. (E) sofreu desvantagens em relação a outras espécies, por utilizar os recursos naturais como forma de se apropriar dos diferentes espaços. .9. (ENEM-MEC) Os últimos séculos marcam, para a atividade agrícola, com a humanização e a mecanização do espaço geográfico, uma considerável mudança em termos de produtividade: chegou-se, recentemente, à constituição de um meio técnico-científico-informacional, característico não apenas da vida urbana, mas também do mundo rural, tanto nos países avançados como nas regiões mais desenvolvidas dos países pobres. SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2004 (adaptado). A modernização da agricultura está associada ao desenvolvimento científico e tecnológico do processo produtivo em diferentes países. Ao considerar as novas relações tecnológicas no campo, verifica-se que a CHG  Geografia  _________________________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________ SEE-AC  Coordenação de Ensino Médio CHG  Geografia  55 (A) introdução de tecnologia equilibrou o desenvolvimento econômico entre o campo e a cidade, refletindo diretamente na humanização do espaço geográfico nos países mais pobres. (B) tecnificação do espaço geográfico marca o modelo produtivo dos países ricos, uma vez que pretendem transferir gradativamente as unidades industriais para o espaço rural. (C) construção de uma infraestrutura científica e tecnológica promoveu um conjunto de relações que geraram novas interações socioespaciais entre o campo e a cidade. (D) aquisição de máquinas e implementos industriais, incorporados ao campo, proporcionou o aumento da produtividade, libertando o campo da subordinação à cidade. (E) incorporação de novos elementos produtivos oriundos da atividade rural resultou em uma relação com a cadeia produtiva industrial, subordinando a cidade ao campo. .10. (ENEM-MEC) Sozinho vai descobrindo o caminho O rádio fez assim com seu avô Rodovia, hidrovia, ferrovia E agora chegando a infovia Para alegria de todo o interior GIL, G. Banda larga cordel. Disponível em: www.uol.vagalume.com.br. Acesso em: 16/4/2010 (fragmento). O trecho da canção faz referência a uma das dinâmicas centrais da globalização, diretamente associada ao processo de (A) evolução da tecnologia da informação. (B) expansão das empresas transnacionais. (C) ampliação dos protecionismos alfandegários. (D) expansão das áreas urbanas do interior. (E) evolução dos fluxos populacionais. .11. (ENEM-MEC) Folha de S. Paulo, 22/11/2003. Da minha aldeia vejo quanto da terra se pode ver [ no Universo... Por isso minha aldeia é grande como outra qualquer Porque sou do tamanho do que vejo E não do tamanho da minha altura... (Alberto Caeiro) A tira “Hagar” e o poema de Alberto Caeiro (um dos heterônimos de Fernando Pessoa) expressam, com linguagens diferentes, uma mesma ideia: a de que a compreensão que temos do mundo é condicionada, essencialmente, (A) pelo alcance de cada cultura. (B) pela capacidade visual do observador. (C) pelo senso de humor de cada um. (D) pela idade do observador. (E) pela altura do ponto de observação. .12. (INEP-MEC) A China tem sido o país-símbolo da globalização e vem ocupando enorme espaço na mídia internacional nas últimas décadas. Sobre a realidade desse país de grandes dimensões e história milenar, e sobre a forma como vem criando e reforçando seus vínculos com a rede global, é incorreto afirmar que (A) a abertura econômica não foi acompanhada da democratização política. O episódio do rompimento com a empresa americana Google é um dos melhores exemplos recentes desse fato. (B) a China inventou o “socialismo de mercado”, um regime que desenvolve uma economia capitalista de mercado bastante agressiva, sem abrir mão do controle político e social, de inspiração socialista, instalado no país no decorrer da segunda metade do século XX. (C) a China aproveitou-se do baixíssimo custo de mão de obra para se tornar uma “fábrica global”. A princípio, ocupou espaço no mercado internacional com produtos de baixa tecnologia. Mas, recentemente, vem conseguindo se destacar com produtos bem mais sofisticados tecnologicamente. (D) é grande a dependência chinesa por matérias-primas indispensáveis à sua indústria. Na tentativa de uma solução para esse problema, o país procura agora diversificar seu comércio exterior, buscando parceiros em todo o mundo. (E) a estratégia extremamente inovadora de cuidar melhor do meio ambiente, ao contrário do que ocorre com a grande maioria dos países ricos, vem melhorando muito a imagem da China como país exportador. ________________________________________________ *Anotações* CHG  Geografia  _________________________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________ SEE-AC  Coordenação de Ensino Médio CHG  Geografia  56 .13. (UERJ, adaptada) A estrutura desse sistema internacional de circulação alcançou tal grau de complexidade que ultrapassa a compreensão da maioria das pessoas. As fronteiras entre funções diferentes, como as de bancos, corretoras, serviços financeiros, financiamento habitacional, crédito ao consumidor etc., tornaram-se cada vez mais porosas, ao mesmo tempo em que novas transações futuras de mercadorias, de ações, de moedas ou de dívidas surgiram em toda parte, introduzindo o tempo futuro no tempo presente de maneiras estarrecedoras. DAVID HARVEY. Condição pós-moderna. São Paulo: Edições Loyola, 1992 (adaptado). O texto acima faz referência a características de um dos mais importantes aspectos do atual estágio em que se encontra o capitalismo. Dois fatores que contribuem para o fenômeno destacado pelo autor do fragmento estão apontados em uma das alternativas. Indique-a: (A) aumento da especulação financeira – maior eficiência das redes de transportes. (B) controle do Banco Mundial sobre o sistema financeiro – formação da União Monetária Mundial. (C) desregulamentação dos mercados financeiros – disseminação das tecnologias da informação. (D) padronização dos horários de funcionamento dos centros financeiros – surgimento dos bancos globais. (E) protecionismo comercial – formação de blocos regionais. .14. (UNESP) Quanto mais a globalização econômica avança, mais o mundo é marcado pela fragmentação do espaço geográfico por meio de megablocos regionais, como mostra a figura. Em contrapartida, quanto mais abrangente for a integração do bloco, maior a perda de soberania dos Estados participantes. MEGABLOCOS REGIONAIS Os blocos I, II, III e IV, representados na figura, são, respectivamente: (A) Nafta, Comunidade Econômica Europeia, Alca e Mercosul. (B) União Europeia, Apec, Aladi e Alca. (C) CEI, União Europeia, Mercosul e Nafta. (D) Pacto Andino, Comunidade Econômica Europeia, CEI e Nafta. (E) Nafta, Mercosul, União Europeia e CEI. .15. (INEP-MEC) Vivemos num mundo confuso e confusamente percebido. Se desejamos escapar à crença de que esse mundo assim apresentado é verdadeiro, devemos considerar a existência de pelo menos três mundos num só. O primeiro seria o mundo tal como nos fazem vê-lo: a globalização como fábula; o segundo seria o mundo tal como ele é: a globalização como perversidade; e o terceiro, o mundo como ele pode ser: uma outra globalização. SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2004 (adaptado). A imagem da “globalização como fábula” encontra seu principal fundamento no aspecto (A) político, com o triunfo de regimes democráticos em continentes inteiros. (B) socioeconômico, com a redução das desigualdades. (C) sanitário, com êxito na prevenção das pandemias. (D) financeiro, com a intensa circulação de capitais em nível planetário. (E) cultural, com a crescente unificação das crenças religiosas. ________________________________________________ *Anotações* CHG  Geografia  _________________________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________ SEE-AC  Coordenação de Ensino Médio CHG  Geografia  59 regiões remotas da Colômbia, controlados por grupos armados. Nos anos 1960, o governo civil colombiano tentou retomar o controle dessas regiões. A partir daí, esses grupos se reorganizaram, fundando os movimentos FARC, ELN e, em 1970, o M-19. Além de promoverem sequestros, assassinatos e extorsões, as FARC são acusadas de se sustentar com o narcotráfico, de usar crianças como soldados e de atacar populações indígenas. O governo Uribe perseguiu implacavelmente a guerrilha, inclusive por meio de ações controversas. Em março de 2008, despachou a força aérea para tomar uma base das FARC no Equador, matando o líder Raul Reyes. A incursão provocou uma crise diplomática: Hugo Chávez enviou tropas à fronteira com a Colômbia, e os dois países estiveram à beira de uma guerra. Em 2009, Uribe, que havia conseguido aprovar uma emenda constitucional para se reeleger presidente em 2006 — a exemplo do que Chávez fizera na Venezuela —, tentou realizar um plebiscito para poder ser reeleito novamente. A proposta foi barrada no Congresso, mas Uribe conseguiu eleger um aliado: seu ex-ministro da Defesa, Juan Manuel Santos, que ficou famoso por liderar a operação militar de 2008. Em julho de 2010, a crise entre a Colômbia e a Venezuela se agravou. Chávez anunciou o rompimento das relações diplomáticas entre os dois países, depois de o governo de Bogotá acusar a Venezuela de abrigar guerrilheiros colombianos em seu território. Veja, 8/9/2010 (adaptado). .1. (AED-SP) Como surgiram as FARC? ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ .2. (AED-SP) As ações do governo de Álvaro Uribe contra as FARC causaram controvérsias. Cite uma delas. ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ .3. (AED-SP) Álvaro Uribe é um adversário do venezuelano Hugo Chávez, acusado de táticas pouco éticas para manter-se no poder. No entanto, um fato político citado no texto os torna similares. Qual? ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ .4. (AED-SP) O conflito entre as FARC e o Estado colombiano pode ser visto como (A) reivindicação de uma nação sem Estado. (B) movimento separatista. (C) tensão político-religiosa. (D) conflito político interno. (E) guerra entre dois Estados nacionais. .5. (ENEM-MEC) No mundo árabe, países governados há décadas por regimes políticos centralizadores contabilizam metade da população com menos de 30 anos; desses, 56% têm acesso à internet. Sentindo-se sem perspectivas de futuro e diante da estagnação da economia, esses jovens incubam vírus sedentos por modernidade e democracia. Em meados de dezembro, um tunisiano de 26 anos, vendedor de frutas, põe fogo no próprio corpo em protesto por trabalho, justiça e liberdade. Uma série de manifestações eclode na Tunísia e, como uma epidemia, o vírus libertário começa a se espalhar pelos países vizinhos, derrubando em seguida o presidente do Egito, Hosni Mubarak. Sites e redes sociais — como o Facebook e o Twitter — ajudaram a mobilizar manifestantes do norte da África a ilhas do Golfo Pérsico. SEQUEIRA, C. D.; VILLAMÉA, L. A epidemia da liberdade. IstoÉ Internacional, 2/3/2011 (adaptado). Considerando os movimentos políticos mencionados no texto, o acesso à internet permitiu aos jovens árabes (A) reforçar a atuação dos regimes políticos existentes. (B) tomar conhecimento dos fatos sem se envolver. (C) manter o distanciamento necessário à sua segurança. (D) disseminar vírus capazes de destruir programas dos computadores. (E) difundir ideias revolucionárias que mobilizaram a população. .6. (ENEM-MEC) A poluição e outras ofensas ambientais ainda não tinham esse nome, mas já eram largamente notadas no século XIX, nas grandes cidades inglesas e continentais. E a própria chegada ao campo das estradas de ferro suscitou protestos. A reação antimaquinista, protagonizada pelos diversos luddismos, antecipa a batalha atual dos ambientalistas. Esse era, então, o combate social contra os miasmas urbanos. SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: EdUSP, 2002 (adaptado). O crescente desenvolvimento técnico-produtivo impõe modificações na paisagem e nos objetos culturais vivenciados pelas sociedades. De acordo com o texto, pode-se dizer que tais movimentos sociais emergiram e se expressaram por meio CHG  Geografia  _________________________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________ SEE-AC  Coordenação de Ensino Médio CHG  Geografia  60 (A) das ideologias conservacionistas, com milhares de adeptos no meio urbano. (B) das políticas governamentais de preservação dos objetos naturais e culturais. (C) das teorias sobre a necessidade de harmonização entre técnica e natureza. (D) dos boicotes aos produtos das empresas exploradoras e poluentes. (E) da contestação à degradação do trabalho, das tradições e da natureza. .7. (ENEM-MEC) Na América do Sul, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) lutam, há décadas, para impor um regime de inspiração marxista no país. Hoje, são acusadas de envolvimento com o narcotráfico, o qual supostamente financia suas ações, que incluem ataques diversos, assassinatos e sequestros. Na Ásia, a Al Qaeda, criada por Osama bin Laden, defende o fundamentalismo islâmico e vê nos Estados Unidos da América (EUA) e em Israel inimigos poderosos, os quais deve combater sem trégua. A mais conhecida de suas ações terroristas ocorreu em 2001, quando foram atingidos o Pentágono e as torres do World Trade Center. A partir das informações acima, conclui-se que (A) as ações guerrilheiras e terroristas no mundo contemporâneo usam métodos idênticos para alcançar os mesmos propósitos. (B) o apoio internacional recebido pelas FARC decorre do desconhecimento, pela maioria das nações, das práticas violentas dessa organização. (C) os EUA, mesmo sendo a maior potência do planeta, foram surpreendidos com ataques terroristas que atingiram alvos de grande importância simbólica. (D) as organizações mencionadas identificam-se quanto aos princípios religiosos que defendem. (E) tanto as FARC quanto a Al Qaeda restringem sua atuação à área geográfica em que se localizam, respectivamente, América do Sul e Ásia. .8. (ENEM-MEC) Em 1947, a Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou um plano de partilha da Palestina que previa a criação de dois Estados: um judeu e outro palestino. A recusa árabe em aceitar a decisão conduziu ao primeiro conflito entre Israel e países árabes. A segunda guerra (Suez, 1956) decorreu da decisão egípcia de nacionalizar o canal, ato que atingia interesses anglo-franceses e israelenses. Vitorioso, Israel passou a controlar a Península do Sinai. O terceiro conflito árabe-israelense (1967) ficou conhecido como Guerra dos Seis Dias, tal a rapidez da vitória de Israel. Em 6 de outubro de 1973, quando os judeus comemoravam o Yom Kippur (Dia do Perdão), forças egípcias e sírias atacaram de surpresa Israel, que revidou de forma arrasadora. A intervenção americano- -soviética impôs o cessar-fogo, concluído em 22 de outubro. A partir do texto acima, assinale a opção correta. (A) A primeira guerra árabe-israelense foi determinada pela ação bélica de tradicionais potências europeias no Oriente Médio. (B) Na segunda metade dos anos 1960, quando explodiu a terceira guerra árabe-israelense, Israel obteve rápida vitória. (C) A guerra do Yom Kippur ocorreu no momento em que, a partir de decisão da ONU, foi oficialmente instalado o Estado de Israel. (D) A ação dos governos de Washington e de Moscou foi decisiva para o cessar-fogo que pôs fim ao primeiro conflito árabe-israelense. (E) Apesar das sucessivas vitórias militares, Israel mantém suas dimensões territoriais tal como estabelecido pela resolução de 1947 aprovada pela ONU. .9. (ENEM-MEC) No dia 7 de outubro de 2001, Estados Unidos e Grã- -Bretanha declararam guerra ao regime Talibã, no Afeganistão. Leia trechos das declarações do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, e de Osama bin Laden, líder muçulmano, nessa ocasião: George W. Bush: Um comandante-chefe envia os filhos e filhas dos Estados Unidos à batalha em território estrangeiro somente depois de tomar o maior cuidado e depois de rezar muito. Pedimos-lhes que estejam preparados para o sacrifício das próprias vidas. A partir de 11 de setembro, uma geração inteira de jovens americanos teve uma nova percepção do valor da liberdade, do seu preço, do seu dever e do seu sacrifício. Que Deus continue a abençoar os Estados Unidos. Osama bin Laden: Deus abençoou um grupo de vanguarda de muçulmanos, a linha de frente do Islã, para destruir os Estados Unidos. Um milhão de crianças foram mortas no Iraque, e para eles isso não é uma questão clara. Mas quando pouco mais de dez foram mortos em Nairóbi e Dar-es-Salaam, o Afeganistão e o Iraque foram bombardeados e a hipocrisia ficou atrás da cabeça dos infiéis internacionais. Digo a eles que esses acontecimentos dividiram o mundo em dois campos, o campo dos fiéis e o campo dos infiéis. Que Deus nos proteja deles. O Estado de S. Paulo, 8/10/2001 (com adaptações). CHG  Geografia  _________________________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________ SEE-AC  Coordenação de Ensino Médio CHG  Geografia  61 Pode-se afirmar que (A) a justificativa das ações militares encontra sentido apenas nos argumentos de George W. Bush. (B) a justificativa das ações militares encontra sentido apenas nos argumentos de Osama bin Laden. (C) ambos apoiam-se num discurso de fundo religioso para justificar o sacrifício e reivindicar a justiça. (D) ambos tentam associar a noção de justiça a valores de ordem política, dissociando-a de princípios religiosos. (E) ambos tentam separar a noção de justiça das justificativas de ordem religiosa, fundamentando-a numa estratégia militar. .10. (ENEM-MEC) O texto abaixo é um trecho do discurso do primeiro- -ministro britânico, Tony Blair, pronunciado quando da declaração de guerra ao regime Talibã: Essa atrocidade [o atentado de 11 de setembro, em Nova York] foi um ataque contra todos nós, contra pessoas de todas e nenhuma religião. Sabemos que a Al Qaeda ameaça a Europa, incluindo a Grã-Bretanha, e qualquer nação que não compartilhe de seu fanatismo. Foi um ataque à vida e aos meios de vida. As empresas aéreas, o turismo e outras indústrias foram afetados e a confiança econômica sofreu, afetando empregos e negócios britânicos. Nossa prosperidade e padrão de vida requerem uma resposta aos ataques terroristas. O Estado de S. Paulo, 8/10/2001 (com adaptações). Nessa declaração, destacaram-se principalmente os interesses de ordem (A) moral. (D) religiosa. (B) militar. (E) econômica. (C) jurídica. .11. (ENEM-MEC) 1. [...] O recurso ao terror por parte de quem já detém o poder dentro do Estado não pode ser arrolado entre as formas de terrorismo político, porque este se qualifica, ao contrário, como o instrumento ao qual recorrem determinados grupos para derrubar um governo acusado de manter-se por meio do terror. 2. Em outros casos, os terroristas combatem contra um Estado de que não fazem parte e não contra um governo (o que faz com que sua ação seja conotada como uma forma de guerra), mesmo quando por sua vez não representam um outro Estado. Sua ação aparece então como irregular, no sentido de que não podem organizar um exército e não conhecem limites territoriais, já que não provêm de um Estado. BOBBIO, N.; MATTEUCCI, N.; PASQUINO, G. (orgs.). Dicionário de Política. Brasília: EdUNB,1986. De acordo com as duas afirmações, é possível comparar e distinguir os seguintes eventos históricos: I. Os movimentos guerrilheiros e de libertação nacional realizados em alguns países da África e do Sudeste Asiático entre as décadas de 1950 e 70 são exemplos do primeiro caso. II. Os ataques ocorridos na década de 1990, como às embaixadas de Israel, em Buenos Aires, dos EUA, no Quênia e Tanzânia, e ao World Trade Center em 2001, são exemplos do segundo caso. III. Os movimentos de libertação nacional dos anos 50 a 70 na África e Sudeste Asiático, e o terrorismo dos anos 90 e 2001 foram ações contra um inimigo invasor e opressor, e são exemplos do primeiro caso. É correto o que se afirma apenas em (A) I. (B) II. (C) I e II. (D) I e III. (E) II e III. .12. (FUVEST-SP) O mundo tem vivido inúmeros conflitos regionais de repercussão global que, por um lado, envolvem intervenções de tropas de diferentes países e, por outro lado, resultam em discussões na Organização das Nações Unidas (ONU). Considere as seguintes afirmações: I. Povos primitivos precisam ser tutelados pela diplomacia internacional ou reprimidos por forças de nações desenvolvidas, para que conflitos locais ou regionais não perturbem o equilíbrio mundial. II. Razões estratégicas, de localização geográfica, de orientação política ou de concentração de recursos naturais, fazem com que certas regiões ou países sejam alvo de interesses, preocupações e intervenções internacionais. III. Diferenças étnicas, culturais, políticas ou religiosas, com raízes históricas, têm resultado em preconceito, desrespeito e segregação, gerando tensões que repercutem em conflitos existentes entre diferentes nações. O envolvimento global em conflitos regionais é, corretamente, explicado em (A) I, apenas. (B) II, apenas. (C) I e III, apenas. (D) II e III, apenas. (E) I, II e III. CHG  Geografia  _________________________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________ SEE-AC  Coordenação de Ensino Médio CHG  Geografia  64 bem baixa, como a Suécia. Ainda assim, a desigualdade norte-americana é bem menor que a brasileira.  A OCDE é uma espécie de clube de países ricos. O organismo defende políticas de livre mercado e responsabilidade fiscal e monetária.  O G-7 reúne os sete países mais ricos do mundo (Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Canadá). O G-8 inclui ainda a Rússia.  A União Europeia começou como uma área de livre- -comércio, mas se expandiu e passou a abranger a livre circulação de pessoas, uma moeda comum e a busca por uma Constituição única.  O NAFTA é uma área de livre-comércio entre o Canadá, os Estados Unidos e o México.  Os países desenvolvidos enfrentam problemas como queda de natalidade, envelhecimento da população e aumento da imigração.  O sentimento xenofóbico e os conflitos religiosos tornam tensas as relações entre cidadãos locais e imigrantes em alguns países desenvolvidos.  Entre os países em desenvolvimento, os emergentes são aqueles que estão crescendo em ritmo mais acelerado.  Os países do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) são considerados particularmente promissores.  Outros emergentes são o Chile, o México, a África do Sul, a Turquia e os Tigres Asiáticos (Taiwan, Hong Kong, Cingapura e Coreia do Sul).  A nova divisão do trabalho leva a atividade industrial para países emergentes, em busca de mão de obra mais barata. Esse movimento cria tensões com os trabalhadores de nações desenvolvidas.  As remessas de lucros das multinacionais e o fato de decisões administrativas e do desenvolvimento tecnológico ainda se concentrarem nas nações desenvolvidas são uma contrapartida vista como negativa para a industrialização nos países emergentes.  Condições de trabalho desumanas são comuns na China e incluem a ausência de direitos trabalhistas, longas jornadas de trabalho e exploração de trabalho infantil.  Tarifas de importação e subsídios opõem países desenvolvidos e emergentes.  Essas políticas são defendidas por trabalhadores nos países desenvolvidos e por movimentos antiglobalização, como forma de manter o modo de vida desses trabalhadores.  O meio ambiente do planeta não suportaria se todos os países adotassem os padrões de consumo das nações desenvolvidas, em especial dos Estados Unidos. Daí surgiu a ideia de “desenvolvimento sustentável”: os países devem buscar formas de desenvolvimento menos agressivas ao meio ambiente. A pressão de movimentos ambientalistas, contudo, é às vezes vista como uma tentativa de impor barreiras ao crescimento para evitar a concorrência dos emergentes.  A independência política conquistada pelos países emergentes graças ao desenvolvimento econômico e militar criou um novo equilíbrio de poder, mas provoca tensões com países desenvolvidos, em particular envolvendo questões de direitos humanos, trabalhistas e ambientais.  *ATENÇÃO, ESTUDANTE!*  Para complementar o estudo deste Módulo, utilize seu LIVRO DIDÁTICO. *********** ATIVIDADES *********** Texto para as questões de 1 a 3. Primeiro e Terceiro Mundos Os termos surgiram para comparar as classes sociais da época da Revolução Francesa DIVULGAÇÃO / EDITORA ABRIL  Torre Eiffel, em Paris, na França: um dos países do Primeiro Mundo, segundo a classificação feita pelo economista Alfred Sauvy Desde sua origem, as expressões “Primeiro Mundo” e “Terceiro Mundo” vieram carregadas de forte conotação política. Foram criadas pelo economista e demógrafo francês Alfred Sauvy, em 1952, num artigo publicado na revista L’Observateur. Sauvy comparava o mundo da época com as classes sociais que existiam antes da Revolução Francesa (1789-1799): havia o “Primeiro Estado”, que correspondia aos nobres, o “Segundo Estado”, representado pelo clero católico, e o “Terceiro Estado”, formado pelos plebeus, que podiam ser artesãos, camponeses, operários ou burgueses, que sustentavam a vida luxuosa dos outros dois Estados. Nas palavras de Sauvy, como os plebeus da França, o Terceiro Mundo, explorado pelos demais, “não é nada, mas aspira a ser algo”. CHG  Geografia  _________________________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________ SEE-AC  Coordenação de Ensino Médio CHG  Geografia  65 Sauvy classificou no Primeiro Mundo os países capitalistas da OTAN, no Segundo Mundo o bloco comunista reunido sob o Pacto de Varsóvia e no Terceiro Mundo os demais países, todos pobres e situados na África, Ásia, Oceania e América Latina. Quando o bloco comunista começou a ruir, a classificação criada por Sauvy já era considerada limitadora e ultrapassada. Os termos ainda são populares, mas hoje há outras classificações que refletem melhor a realidade atual. Como não há mais “Segundo Mundo” e países do “Terceiro Mundo” podem ter alianças políticas diversas, é mais adequado falar em países “em desenvolvimento” versus “desenvolvidos”. Inclui-se às vezes uma terceira categoria, os “emergentes”, os países em desenvolvimento com potencial para fazer parte do primeiro grupo nas próximas décadas. Entre os emergentes, também se fala em “países recentemente industrializados”, economias que deixaram de ser agrárias para se tornar industriais na segunda metade do século XX, como Brasil, Turquia, África do Sul, Índia, Malásia, Filipinas e China. Outro termo comum é “mundo ocidental” para se referir aos países desenvolvidos, já que, caracteristicamente, eles são herdeiros da cultura europeia, incluindo aí Austrália e Nova Zelândia. Japão e Coreia do Sul, embora situados no Oriente, são classificados como “ocidentais” por sua aliança política e pela ampla adoção do capitalismo e instituições políticas ocidentais. A América Latina ocupa um espaço controverso, já que suas instituições políticas, religiosas e grande parte da cultura são de origem europeia, mas aí se encontram mescladas e, às vezes, em conflito com tradições ameríndias e africanas, o que resultou na criação de uma identidade própria. Superinteressante, abr. 2010. .1. (AED-SP) Quem foram os inspiradores do termo “Terceiro Mundo”? ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ .2. (AED-SP) A definição de “Primeiro Mundo” tinha natureza política ou econômica? ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ .3. (AED-SP) Por que o termo “Terceiro Mundo” é considerado obsoleto? ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ .4. (ENEM-MEC) As migrações transnacionais, intensificadas e generalizadas nas últimas décadas do século XX, expressam aspectos particularmente importantes da problemática racial, visto como dilema também mundial. Deslocam-se indivíduos, famílias e coletividades para lugares próximos e distantes, envolvendo mudanças mais ou menos drásticas nas condições de vida e trabalho, em padrões e valores socioculturais. Deslocam- -se para sociedades semelhantes ou radicalmente distintas, algumas vezes compreendendo culturas ou mesmo civilizações totalmente diversas. IANNI, O. A era do globalismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996. A mobilidade populacional da segunda metade do século XX teve um papel importante na formação social e econômica de diversos estados nacionais. Uma razão para os movimentos migratórios nas últimas décadas e uma política migratória atual dos países desenvolvidos são (A) a busca de oportunidades de trabalho e o aumento de barreiras contra a imigração. (B) a necessidade de qualificação profissional e a abertura das fronteiras para os imigrantes. (C) o desenvolvimento de projetos de pesquisa e o acautelamento dos bens dos imigrantes. (D) a expansão da fronteira agrícola e a expulsão dos imigrantes qualificados. (E) a fuga decorrente de conflitos políticos e o fortalecimento de políticas sociais. .5. (ENEM-MEC) A Inglaterra pedia lucros e recebia lucros. Tudo se transformava em lucro. As cidades tinham sua sujeira lucrativa, suas favelas lucrativas, sua fumaça lucrativa, sua desordem lucrativa, sua ignorância lucrativa, seu desespero lucrativo. As novas fábricas e os novos altos- -fornos eram como as Pirâmides, mostrando mais a escravização do homem que seu poder. DEANE, P. A Revolução Industrial. Rio de Janeiro: Zahar, 1979 (adaptado). Qual relação é estabelecida no texto entre os avanços tecnológicos ocorridos no contexto da Revolução Industrial Inglesa e as características das cidades industriais no início do século XIX? (A) A facilidade em se estabelecer relações lucrativas transformava as cidades em espaços privilegiados para a livre iniciativa, característica da nova sociedade capitalista. (B) O desenvolvimento de métodos de planejamento urbano aumentava a eficiência do trabalho industrial. (C) A construção de núcleos urbanos integrados por meios de transporte facilitava o deslocamento dos trabalhadores das periferias até as fábricas. CHG  Geografia  _________________________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________ SEE-AC  Coordenação de Ensino Médio CHG  Geografia  66 (D) A grandiosidade dos prédios onde se localizavam as fábricas revelava os avanços da engenharia e da arquitetura do período, transformando as cidades em locais de experimentação estética e artística. (E) O alto nível de exploração dos trabalhadores industriais ocasionava o surgimento de aglomerados urbanos marcados por péssimas condições de moradia, saúde e higiene. .6. (ENEM-MEC) A figura apresenta diferentes limites para a Europa, o que significa que existem divergências com relação ao que se considera como território europeu. BOURGEAT, S.; BRÁS, C. (coord.). Histoire et Géographie. Travaux dirigés. Paris: Hatier, 2008 (adaptado). De acordo com a figura, (A) a visão geopolítica recente é a mais restritiva, com um número diminuto de países integrando a União Europeia. (B) a delimitação da Europa na visão clássica, separando-a da Ásia, tem como referência critérios naturais, ou seja, os Montes Urais. (C) a visão geopolítica dos tempos da Guerra Fria sobre os limites territoriais da Europa supõe o limite entre civilizações desenvolvidas e subdesenvolvidas. (D) a visão geopolítica recente incorpora elementos da religião dos países indicados. (E) a representação mais ampla a respeito das fronteiras da Europa, que engloba a Rússia chegando ao Oceano Pacífico, descaracteriza a uniformidade cultural, econômica e ambiental encontrada na visão clássica. ________________________________________________ *Anotações* .7. (ENEM-MEC) O ataque japonês a Pearl Harbor e a consequente guerra entre americanos e japoneses no Pacífico foi resultado de um processo de desgaste das relações entre ambos. Depois de 1934, os japoneses passaram a falar mais desinibidamente da “Esfera de coprosperidade da Grande Ásia Oriental”, considerada como a “Doutrina Monroe Japonesa”. A expansão japonesa havia começado em 1895, quando venceu a China, impôs-lhe o Tratado de Shimonoseki passando a exercer tutela sobre a Coreia. Definida sua área de projeção, o Japão passou a ter atritos constantes com a China e a Rússia. A área de atrito passou a incluir os Estados Unidos quando os japoneses ocuparam a Manchúria, em 1931, e a seguir, a China, em 1937. REIS FILHO, D. A. (org.). O século XX, o tempo das crises. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008. Sobre a expansão japonesa, infere-se que (A) o Japão tinha uma política expansionista, na Ásia, de natureza bélica, diferente da Doutrina Monroe. (B) o Japão buscou promover a prosperidade da Coreia, tutelando-a à semelhança do que os EUA faziam. (C) o povo japonês propôs cooperação aos Estados Unidos ao copiarem a Doutrina Monroe e proporem o desenvolvimento da Ásia. (D) a China aliou-se à Rússia contra o Japão, sendo que a Doutrina Monroe previa a parceria entre os dois. (E) a Manchúria era território norte-americano e foi ocupado pelo Japão, originando a guerra entre os dois países. .8. (ENEM-MEC) Os chineses não atrelam nenhuma condição para efetuar investimentos nos países africanos. Outro ponto interessante é a venda e compra de grandes somas de áreas, posteriormente cercadas. Por se tratar de países instáveis e com governos ainda não consolidados, teme- -se que algumas nações da África tornem-se literalmente protetorados. BRANCOLI, F. China e os novos investimentos na África: neocolonialismo ou mudanças na arquitetura global? Disponível em: http://opiniaoenoticia.com.br. Acesso em: 29/4/2010 (adaptado). A presença econômica da China em vastas áreas do globo é uma realidade do século XXI. A partir do texto, como é possível caracterizar a relação econômica da China com o continente africano?
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