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Guias e Dicas
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Enem 2013 - biologia 2, Notas de estudo de Cultura

Preparatório para o enem

Tipologia: Notas de estudo

2013

Compartilhado em 15/09/2013

aldecir-peixoto
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Baixe Enem 2013 - biologia 2 e outras Notas de estudo em PDF para Cultura, somente na Docsity! CNB  Biologia  _________________________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________ SEE-AC  Coordenação de Ensino Médio CNB  Biologia  137 *MÓDULO 1* Botânica – Evolução das plantas Planta que não é planta A divisão mais profunda entre os seres vivos é entre aqueles que produzem matéria orgânica a partir da inorgânica, os autótrofos, e os que consomem a matéria orgânica atacando outros seres vivos, os heterótrofos. Animais, protozoários e fungos sempre precisam consumir outro ser vivo, ou seus restos. Plantas, algas e cianobactérias produzem o próprio alimento por meio da reação de fotossíntese, em que a luz do Sol fornece energia para transformar gás carbônico e água em compostos orgânicos, liberando oxigênio. Algumas bactérias são autótrofas, mas não realizam fotossíntese. Algas são eucariontes uni ou multicelulares capazes de fazer fotossíntese e não apresentam tecidos verdadeiros, como xilema e floema, para transporte de seiva. Por serem mais simples que as plantas propriamente ditas (reino Plantae), são classificadas no reino Protista. As euglenas usam seu flagelo para se mover, não possuem parede celular e são capazes de consumir outros seres vivos, se a luz não é suficiente. São uma espécie de intermediário entre os protozoários e as algas. Os dinoflagelados (ou pirrófitas) são algas que possuem também flagelos, mas têm parede celular que forma carapaças complexas e são exclusivamente autótrofos. Eles possuem outros pigmentos além da clorofila, sendo geralmente vermelhos ou marrons, o que faz com que explosões populacionais de dinoflagelados causem as “marés vermelhas”. As diatomáceas – chamadas algas douradas – também têm pigmentos adicionais à clorofila e carapaças formadas por sílica. Esses três tipos de alga unicelular podem se reproduzir sexuadamente, por conjugação, e assexuadamente, por divisão simples. Algumas espécies são de água doce, mas a maioria é de água salgada. E é no mar, onde formam o fitoplâncton, que desempenham papel fundamental de oxigenação da atmosfera, além de serem a base da cadeia alimentar marinha. Elas nutrem os animais minúsculos do zooplâncton, que, por sua vez, alimentam animais maiores. Elas produzem a maior parte do oxigênio na atmosfera terrestre. Algas multicelulares formam estruturas que lembram folhas, mas não têm vascularização, isto é, não possuem canais para transportar nutrientes, sais, água e produtos do metabolismo celular. As rodofíceas, ou algas vermelhas, possuem um pigmento chamado ficoeritrina, que dá a elas um tom sanguíneo. As algas pardas, ou feofíceas, possuem o pigmento fucoxantina, que lhes dá sua cor característica, e um composto gelatinoso, além da celulose em sua parede celular, a algina. As algas verdes, ou clorofíceas, são consideradas ancestrais dos vegetais terrestres, por possuir dois tipos de clorofila, ser compostas de parede celular de celulose e armazenar açúcar na forma de amido. Essas características aparecem também nas plantas terrestres. Todas as algas multicelulares podem se reproduzir de forma assexuada e muitas também fazem reprodução sexuada. Certas algas e fungos multicelulares formam um ser composto chamado líquen, que consiste em um fungo e uma alga verde ou cianobactéria. A alga fornece o alimento por fotossíntese, enquanto o fungo provê umidade e sais minerais. CREATIVE COMMONS  Os seres autótrofos, capazes de produzir os próprios compostos orgânicos, são a base de qualquer ecossistema. Além das algas, são autótrofas as cianobactérias, que também fazem fotossíntese, e algumas bactérias que vivem por quimiossíntese.  Algas não são plantas verdadeiras e estão classificadas no reino Protista. São seres muito simples, que não apresentam tecidos verdadeiros.  Algas oceânicas e cianobactérias constituem o fitoplâncton e são as maiores responsáveis pelo oxigênio na atmosfera.  Briófitas e pteridófitas são as primeiras plantas terrestres, chamadas criptógamas.  As plantas criptógamas se reproduzem por alternância de gerações. Um indivíduo haploide (n) cria gametas que se conjugam sexuadamente, gerando um indivíduo diploide (2n), que produz esporos que se reproduzem assexuadamente. CNB  Biologia  _________________________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________ SEE-AC  Coordenação de Ensino Médio CNB  Biologia  138  As plantas fanerógamas, divididas em gimnospermas e angiospermas, surgiram posteriormente, como parte da colonização do ambiente terrestre por vegetais. Nessas plantas, o que seria o indivíduo haploide forma apenas tecidos reprodutivos. O pólen, esporo masculino, forma um tubo, no qual se formam os gametas masculinos, para alcançar a oosfera, o gameta feminino.  As gimnospermas, como os pinheiros e cedros, não formam frutos. Formam estróbilos (cones ou pinhas), nos quais existem óvulos, que, depois de fecundados, se desenvolvem em sementes.  As angiospermas formam flores a partir de folhas modificadas e frutos que envolvem as sementes. Sua semente contém endosperma, feito com uma segunda fecundação, que forma células triploides (3n). Também possui cotilédones, folhas especiais ligadas ao embrião que podem dividir ou substituir a função do endosperma de armazenar nutrientes.  As angiospermas são de dois tipos: monocotiledôneas, como gramas, trigo, arroz e coqueiros, e dicotiledôneas, árvores frutíferas, como as macieiras, mangueiras e jabuticabeiras, e outros vegetais, a exemplo de soja, feijão e tomateiros.  A fotossíntese é uma reação química bastante complexa, realizada em estruturas chamadas cloroplastos. A água e o gás carbônico, substâncias inorgânicas, dão origem a açúcares, substâncias orgânicas. O produto final é a glicose, e o processo libera oxigênio. Graças ao seres que fazem fotossíntese, a atmosfera contém uma quantidade imensa de oxigênio, que permite a vida no planeta.  Os cloroplastos, assim como mitocôndrias, têm material genético e são capazes de se reproduzir sozinhos dentro da célula.  As cianobactérias, por serem procarióticas, não possuem cloroplastos. A clorofila fica em sua própria membrana celular. Acredita-se que uma delas, fagocitada e incorporada a um eucarionte, tenha dado origem aos primeiros vegetais.  O pigmento clorofila não absorve a luz verde, que é refletida, e por isso enxergamos as plantas dessa cor. A energia captada pela clorofila vem das luzes azul e vermelha, absorvidas pelo pigmento. Além do verde, as plantas refletem o ultravioleta, e por isso vários insetos são capazes de enxergar nessa cor.  A fotossíntese só acontece em presença de luz. E a respiração ocorre nas plantas da mesma forma que nos animais, dia e noite, absorvendo oxigênio e liberando gás carbônico.  A fim de usar a água para a fotossíntese, as plantas precisam bombeá-la para cima. Isso é feito por meio de transporte ativo e osmose e transpiração, que eliminam água pelas folhas.  Os vasos de transporte de substâncias nas plantas se dividem em xilema e floema. O xilema é feito de células mortas e conduz água e sais minerais, a seiva bruta. O floema é feito de células vivas porosas e conduz a seiva elaborada.  Chamam-se meristemas os tecidos vivos que dão origem a outros tecidos da planta.  As plantas não crescem ao longo do caule, mas com o depósito de novas células na ponta. Nas dicotiledôneas e gimnospermas, o espessamento do tronco ocorre de dentro para fora. As monocotiledôneas, no entanto, apenas crescem para cima. ********** ATIVIDADES 1 ********** Texto para as questões de 1 a 3. Parceiras dos humanos As algas fazem parte de sua vida mais do que você imagina Algas são seres tão simples que nem mesmo estão classificadas no reino das plantas. Pertencem ao mesmo reino dos protozoários, o Protista – exceto as “algas azuis”, as cianobactérias, que são procariontes. Ainda assim, seria impossível imaginar a vida no planeta sem elas. Mesmo que as plantas terrestres produzam mais oxigênio que as algas, esses vegetais também possuem diversos tecidos não fotossintéticos, como raízes, casca, flores e frutos, que se utilizam de parte do oxigênio produzido no processo de respiração. Além disso, elas se reproduzem mais devagar que algas unicelulares. Absorvendo gás carbônico e liberando oxigênio, o fitoplâncton responde por 50% do oxigênio atmosférico. As algas também são importantes de outras maneiras. Algumas são usadas diretamente como alimento. A folha que enrola o sushi é feita de algas vermelhas. Outra alga vermelha, a Gelidium amansii, dá origem ao agar ou agar-agar, um tipo de gelatina que não precisa de frio para se manter sólida. Algas pardas como Macrocystis pyrifera e Ascophyllum nodosum dão origem à algina ou ácido algínico, que absorve água e forma um gel, de uso na indústria alimentícia e farmacêutica. Serve para dietas, porque aumenta de volume em contato com água, ocupando espaço no estômago e suprimindo a fome. As algas diatomáceas criam uma carapaça de sílica que é usada como abrasivo natural em pastas de dentes e sabonetes – as propaladas “nanopartículas” nesses produtos podem ser apenas a casca de uma alga microscópica. As carapaças de diatomáceas também estão sendo estudadas porque algumas delas formam válvulas – cientistas testam agora a possibilidade de usar essas nanoválvulas para liberar medicamentos no corpo humano sob certas circunstâncias. As algas não fazem apenas bem. Sob certas condições, podem se tornar uma praga. A maré vermelha é causada por dinoflagelados que se multiplicam sem controle, manchando a água de vermelho ou marrom e CNB  Biologia  _________________________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________ SEE-AC  Coordenação de Ensino Médio CNB  Biologia  141 .13. (ENEM-MEC) O gráfico apresenta a variação do teor de oxigênio da água de um lago ao longo de três dias. Proposta Curricular do Estado de São Paulo, São Paulo Faz Escola, Biologia, Caderno do Aluno, 1.ª série, vol. 1, 2009. Pode-se afirmar que: (A) nesse lago não há peixes, pois, caso houvesse, o consumo de oxigênio seria constante e a linha do gráfico seria uma reta. (B) se, a partir do segundo dia, os dias fossem frios e chuvosos, o pico das curvas estaria abaixo de 12 mg/L. (C) se, a partir do segundo dia, os dias fossem quentes e ensolarados, a linha ascendente se estabilizaria acima de 12 mg/L e permaneceria como uma reta. (D) os picos máximos do teor de oxigênio acontecem a intervalos de 12 horas, coincidindo com as horas mais iluminadas do dia. (E) nesse lago, a concentração de microrganismos anaeróbicos é alta durante a noite e baixa durante o dia, indicando um processo de eutrofização. .14. (FGV-SP) Os vegetais e alguns microrganismos captam energia proveniente do Sol, convertendo-a numa forma disponível para os demais organismos de um ecossistema. Esse processo é resultado da captação de luz: (A) visível e sua transformação em energia mecânica. (B) visível e sua transformação em energia química. (C) ultravioleta e sua transformação em energia mecânica. (D) infravermelha e sua transformação em energia mecânica. (E) infravermelha e sua transformação em energia térmica. .15. (FUVEST-SP) Uma das extremidades de um tubo de vidro foi envolvida por uma membrana semipermeável e, em seu interior, foi colocada a solução A. Em seguida, mergulhou-se esse tubo num recipiente contendo a solução B, como mostra a Figura 1. Minutos depois, observou-se a elevação do nível da solução no interior do tubo de vidro (Figura 2). O aumento do nível da solução no interior do tubo de vidro é equivalente: (A) à desidratação de invertebrados aquáticos, quando em ambientes hipotônicos. (B) ao que acontece com as hemácias, quando colocadas em solução hipertônica. (C) ao processo de pinocitose, que resulta na entrada de material numa ameba. (D) ao processo de rompimento de células vegetais, quando em solução hipertônica. (E) ao que acontece com as células-guarda e resulta na abertura dos estômatos. .16. (UNIFESP, adaptada) A figura apresenta uma imagem microscópica de células eucarióticas. A imagem mostra um conjunto de células animais ou vegetais? (A) Animais, pois apresentam grande núcleo ocupando quase todo o lúmen celular. (B) Vegetais, pois apresentam cloroplastos e vacúolo. (C) Vegetais, pois apresentam grande núcleo ocupando quase todo o lúmen celular. (D) Animais, pois apresentam parede celular e plastos. (E) Vegetais, pois não se observa núcleo. ********** ATIVIDADES 2 ********** C4 Compreender interações entre organismos e ambiente, em particular aquelas relacionadas à saúde humana, relacionando conhecimentos científicos, aspectos culturais e características individuais. H13 Reconhecer mecanismos de transmissão da vida, prevendo ou explicando a manifestação de características dos seres vivos. .17. (ENEM-MEC) A reprodução sexuada ocorre sempre na presença de células especializadas chamadas gametas, que se unem para formar a célula-ovo ou zigoto. A união dos gametas provoca novas combinações de cromossomos no descendente. Do ponto de vista evolutivo, a reprodução sexuada (A) gera organismos geneticamente iguais, diminuindo a capacidade de sobrevivência às modificações ambientais. (B) gera organismos geneticamente diferentes, diminuindo a capacidade de sobrevivência das espécies no meio ambiente. (C) gera indivíduos geneticamente iguais à geração paterna que conseguiu sobreviver às mudanças ambientais. CNB  Biologia  _________________________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________ SEE-AC  Coordenação de Ensino Médio CNB  Biologia  142 (D) gera organismos geneticamente diferentes, aumentando a probabilidade de uma espécie sobreviver às modificações do meio ambiente. (E) é um processo evolutivo, consequência das alterações do meio. H14 Identificar padrões em fenômenos e processos vitais dos organismos, como manutenção do equilíbrio interno, defesa, relações com o ambiente, sexualidade, entre outros. .18. (ENEM-MEC) Nos estados do Tocantins e do Maranhão, a taxa do desmatamento chegou a 68,3% em 2000 (WWF-Brasil). A supressão da floresta pode causar desequilíbrios entre populações de presas e predadores. O gráfico relaciona o crescimento populacional de uma espécie de presa e de predador em determinado sistema. Analisando o gráfico, elaboram-se as seguintes afirmações: I. Presa e predador viviam em equilíbrio antes do desmatamento. II. Após o desmatamento, a presa aumentou a capacidade de fugir do predador. III. O predador se tornou mais eficiente após o desmatamento. IV. A população de predadores foi extinta após o desmatamento. Assinale a opção que contenha as proposições corretas. (A) II e IV. (D) I e III. (B) I e IV. (E) I e II. (C) II e III. H15 Interpretar modelos e experimentos para explicar fenômenos ou processos biológicos em qualquer nível de organização dos sistemas biológicos. .19. (ENEM-MEC) Considere a situação em que foram realizados dois experimentos, designados de experimentos A e B, com dois tipos celulares, denominados células 1 e 2. No experimento A, as células 1 e 2 foram colocadas em uma solução aquosa contendo cloreto de sódio (NaCℓ) e glicose (C6H12O6), com baixa concentração de oxigênio. No experimento B, foi fornecida às células 1 e 2 a mesma solução, porém com alta concentração de oxigênio, semelhante à atmosférica. Ao final do experimento, mediu-se a concentração de glicose na solução extracelular em cada uma das quatro situações. Este experimento está representado no quadro abaixo. Foi observado, no experimento A, que a concentração de glicose na solução que banhava as células 1 era maior que a da solução contendo as células 2 e esta era menor que a concentração inicial. No experimento B, foi observado que a concentração de glicose na solução das células 1 era igual à das células 2 e esta era idêntica à observada no experimento A, para as células 2, ao final do experimento. Experimento A Experimento B Células 1 Células 2 Células 1 Células 2 NaCℓ e glicose (baixa concentração de oxigênio) NaCℓ e glicose (alta concentração de oxigênio) Pela interpretação do experimento descrito, pode-se observar que o metabolismo das células estudadas está relacionado às condições empregadas no experimento, visto que as (A) células 1 realizam metabolismo aeróbio. (B) células 1 são incapazes de consumir glicose. (C) células 2 consomem mais oxigênio que as células 1. (D) células 2 têm maior demanda de energia que as células 1. (E) células 1 e 2 obtiveram energia a partir de substratos diferentes. H16 Compreender o papel da evolução na produção de padrões, processos biológicos ou na organização taxonômica dos seres vivos. .20. (ENEM-MEC) De Thomas Malthus, estudioso da demografia, Darwin adotou uma ideia crucial: nem todos os indivíduos que nascem conseguem sobreviver e se reproduzir em função das limitações de alimento e espaço. Darwin estendeu esse conceito a todas as espécies. Assim, a superabundância de filhotes, como no caso de alevinos de salmão, dá origem à competição, sobrevivendo só os mais bem adaptados. National Geographic – Brasil, nov. 2004, p. 55 (com adaptações). De acordo com o texto, podemos afirmar que ele se refere à evolução com base na (A) migração. (B) explosão demográfica. (C) seleção natural. (D) deriva genética. (E) resposta adaptativa. CNB  Biologia  _________________________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________ SEE-AC  Coordenação de Ensino Médio CNB  Biologia  143 *MÓDULO 2* Ecologia – Ecossistemas Recenseando os bichos Ecologia é a ciência que estuda as relações entre os seres vivos e o ambiente. O termo é antigo, criado em 1866 pelo biólogo alemão Ernst Haeckel. Ecologia não é o mesmo que ambientalismo. A primeira é uma disciplina científica, enquanto o segundo designa movimentos para preservar o ambiente com certa inspiração na ecologia. Conceito mais básico da ecologia, população é o conjunto de indivíduos de uma espécie. Em ecologia, fala-se em população total da espécie, população de uma região ou população local, quando limitada a uma área de estudo. Como não é possível contar um a um os indivíduos de qualquer espécie, o estudo de populações é feito por estimativas com base na densidade averiguada dos animais em áreas determinadas, multiplicando-se a área estudada pela área total de onde se sabe que a espécie vive. As populações podem aumentar ou diminuir por migrações, perda ou ampliação do habitat ou por mudanças ambientais causadas ou não pelo ser humano. Comunidade é o conjunto das populações que vivem na mesma região. Por exemplo, a comunidade do ecossistema da Serra da Cantareira. Pode também se referir a um segmento específico de seres vivos, ou pode-se falar na “comunidade dos peixes” de um lago ou “comunidade de microrganismos” no intestino humano. Dentro de uma comunidade, ocorrem relações entre espécies que podem ser harmônicas ou desarmônicas. Ecossistema é o conjunto da comunidade mais as partes não biológicas de uma região, como rios, pedras, terra, vulcões e o clima. Dentro de um mesmo ecossistema, as populações de organismos aumentam, diminuem e evoluem, reagindo a pressões comuns nesse ambiente. Por exemplo, todos os animais no ecossistema da Reserva da Jureia são adaptados para a vida em uma floresta tropical de árvores altas. Já no Pantanal falamos de outro ecossistema, de campos alagados, que requer outros tipos de adaptação em seus seres vivos. Habitat é a região em que vive a população de uma espécie em particular. Certas espécies podem ter seu habitat restrito a um ecossistema, como o mico-leão- -dourado (Leontopithecus rosalia), que vive apenas em zonas costeiras da Mata Atlântica. Outras têm seu habitat em vários ecossistemas: a onça-pintada (Panthera onca) vive tanto na Mata Atlântica quanto na Amazônia e no Pantanal, e mesmo em áreas desérticas do México e dos Estados Unidos. Dentro de um ecossistema particular, existem oportunidades diferentes para os vários modos de vida dos animais. Numa floresta, por exemplo, alguns se alimentam de folhas mortas no substrato, outros de frutos no alto das árvores, há predadores de formigas, pequenos mamíferos e grandes mamíferos. Essas funções são necessárias para o equilíbrio do ecossistema – por exemplo, a extinção de um predador pode causar explosão populacional das presas, e o fim de insetos polinizadores pode acabar com espécies vegetais. Cada um desses modos de vida únicos se chama nicho ecológico. Quando há mais de uma espécie ocupando o mesmo nicho ecológico, diz-se que elas estão em competição. EDITORA MOL  Ecologia é a ciência que estuda as relações entre populações de animais e seu ambiente e as interações entre as espécies.  Os cientistas estimam populações de animais por meio de estatísticas, medindo quantos animais há em uma região e multiplicando o valor por toda a área que o animal ocupa.  Comunidade é o conjunto de populações em uma região. O ecossistema inclui a comunidade local mais fatores naturais, como solo, clima e rios. Habitat é a extensão de locais em que vive uma espécie, que pode abarcar diversos ecossistemas.  Os principais ecossistemas no Brasil são: Mata Atlântica, Floresta Amazônica, Cerrado, Caatinga, Pantanal e Pampas.  Um bioma é um conjunto de ecossistemas similares, classificados por fatores como temperatura, tipo de CNB  Biologia  _________________________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________ SEE-AC  Coordenação de Ensino Médio CNB  Biologia  146 Esse gráfico mostra que, (A) desde 1910 até 1940, a taxa de natalidade superou a de mortalidade em todos os anos. (B) a partir de 1938, a queda do número de indivíduos foi devida à emigração. (C) no período de 1920 a 1930, o número de nascimentos mais o de imigrantes foi equivalente ao número de mortes mais o de emigrantes. (D) no período de 1935 a 1940, o número de nascimentos mais o de imigrantes superou o número de mortes mais o de emigrantes. (E) no período de 1910 a 1950, o número de nascimentos mais o de imigrantes superou o número de mortes mais o de emigrantes. .6. (PUC-SP) Considere os itens abaixo: I. biomassa; II. biodiversidade; III. tipos de relações ecológicas. Ao longo do processo de sucessão ecológica, constata- -se: (A) aumento de I, II e III. (B) aumento de I e II e diminuição de III. (C) aumento de I e III e diminuição de II. (D) aumento de I e diminuição de II e III. (E) diminuição de I, II e III. .7. (ENEM-MEC) Um produtor de larvas aquáticas para alimentação de peixes ornamentais usou veneno para combater parasitas, mas suspendeu o uso do produto quando os custos se revelaram antieconômicos. O gráfico registra a evolução das populações de larvas e parasitas. O aspecto biológico, ressaltado a partir da leitura do gráfico, que pode ser considerado o melhor argumento para que o produtor não retome o uso do veneno é: (A) A densidade populacional das larvas e dos parasitas não é afetada pelo uso do veneno. (B) A população de larvas não consegue se estabilizar durante o uso do veneno. (C) As populações mudam o tipo de interação estabelecida ao longo do tempo. (D) As populações associadas mantêm um comportamento estável durante todo o período. (E) Os efeitos das interações negativas diminuem ao longo do tempo, estabilizando as populações. .8. (ENEM-MEC) A abertura e a pavimentação de rodovias em zonas rurais e regiões afastadas dos centros urbanos, por um lado, possibilita melhor acesso e maior integração entre as comunidades, contribuindo com o desenvolvimento social e urbano de populações isoladas. Por outro lado, a construção de rodovias pode trazer impactos indesejáveis ao meio ambiente, visto que a abertura de estradas pode resultar na fragmentação de habitats, comprometendo o fluxo gênico e as interações entre espécies silvestres, além de prejudicar o fluxo natural de rios e riachos, possibilitar o ingresso de espécies exóticas em ambientes naturais e aumentar a pressão antrópica sobre os ecossistemas nativos. BARBOSA, N. P. U.; FERNANDES, G. W. A destruição do jardim. Scientific American Brasil. Ano 7, número 80, dez. 2008 (adaptado). Nesse contexto, para conciliar os interesses aparentemente contraditórios entre o progresso social e urbano e a conservação do meio ambiente, seria razoável (A) impedir a abertura e a pavimentação de rodovias em áreas rurais e em regiões preservadas, pois a qualidade de vida e as tecnologias encontradas nos centros urbanos são prescindíveis às populações rurais. (B) impedir a abertura e a pavimentação de rodovias em áreas rurais e em regiões preservadas, promovendo a migração das populações rurais para os centros urbanos, onde a qualidade de vida é melhor. (C) permitir a abertura e a pavimentação de rodovias apenas em áreas rurais produtivas, haja vista que nas demais áreas o retorno financeiro necessário para produzir uma melhoria na qualidade de vida da região não é garantido. (D) permitir a abertura e a pavimentação de rodovias, desde que comprovada a sua real necessidade e após a realização de estudos que demonstrem ser possível contornar ou compensar seus impactos ambientais. (E) permitir a abertura e a pavimentação de rodovias, haja vista que os impactos ao meio ambiente são temporários e podem ser facilmente revertidos com as tecnologias existentes para recuperação de áreas degradadas. CNB  Biologia  _________________________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________ SEE-AC  Coordenação de Ensino Médio CNB  Biologia  147 .9. (ENEM-MEC) Uma pesquisadora deseja reflorestar uma área de mata ciliar quase que totalmente desmatada. Essa formação vegetal é um tipo de floresta muito comum nas margens de rios dos cerrados no Brasil central e, em seu clímax, possui vegetação arbórea perene e apresenta dossel fechado, com pouca incidência luminosa no solo e nas plântulas. Sabe-se que a incidência de luz, a disponibilidade de nutrientes e a umidade do solo são os principais fatores do meio ambiente físico que influenciam no desenvolvimento da planta. Para testar unicamente os efeitos da variação de luz, a pesquisadora analisou, em casas de vegetação com condições controladas, o desenvolvimento de plantas de 10 espécies nativas da região desmatada sob quatro condições de luminosidade: uma sob sol pleno e as demais em diferentes níveis de sombreamento. Para cada tratamento experimental, a pesquisadora relatou se o desenvolvimento da planta foi bom, razoável ou ruim, de acordo com critérios específicos. Os resultados obtidos foram os seguintes: Para o reflorestamento da região desmatada, (A) a espécie 8 é mais indicada que a 1, uma vez que aquela possui melhor adaptação a regiões com maior incidência de luz. (B) recomenda-se a utilização de espécies pioneiras, isto é, aquelas que suportam alta incidência de luz, como as espécies 2, 3 e 5. (C) sugere-se o uso de espécies exóticas, pois somente essas podem suportar a alta incidência luminosa característica de regiões desmatadas. (D) espécies de comunidade clímax, como as 4 e 7, são as mais indicadas, uma vez que possuem boa capacidade de aclimatação a diferentes ambientes. (E) é recomendado o uso de espécies com melhor desenvolvimento à sombra, como as plantas das espécies 4, 6, 7, 9 e 10, pois essa floresta, mesmo no estágio de degradação referido, possui dossel fechado, o que impede a entrada de luz. .10. (ENEM-MEC) No ano de 2000, um vazamento em dutos de óleo na baía de Guanabara (RJ) causou um dos maiores acidentes ambientais do Brasil. Além de afetar a fauna e a flora, o acidente abalou o equilíbrio da cadeia alimentar de toda a baía. O petróleo forma uma película na superfície da água, o que prejudica as trocas gasosas da atmosfera com a água e desfavorece a realização de fotossíntese pelas algas, que estão na base da cadeia alimentar hídrica. Além disso, o derramamento de óleo contribuiu para o envenenamento das árvores e, consequentemente, para a intoxicação da fauna e flora aquáticas, bem como conduziu à morte diversas espécies de animais, entre outras formas de vida, afetando também a atividade pesqueira. LAUBIER, L. Diversidade da Maré Negra. In: Scientific American Brasil. 4(39), ago. 2005 (adaptado). A situação exposta no texto e suas implicações (A) indicam a independência da espécie humana com relação ao ambiente marinho. (B) alertam para a necessidade do controle da poluição ambiental para a redução do efeito estufa. (C) ilustram a interdependência das diversas formas de vida (animal, vegetal e outras) e o seu habitat. (D) indicam a alta resistência do meio ambiente à ação do homem, além de evidenciar a sua sustentabilidade mesmo em condições extremas de poluição. (E) evidenciam a grande capacidade animal de se adaptar às mudanças ambientais, em contraste com a baixa capacidade das espécies vegetais, que estão na base da cadeia alimentar hídrica. .11. (UNESP) Tudo começa com os cupins alados, conhecidos como aleluias ou siriris. Você já deve ter visto uma revoada deles na primavera. São atraídos por luz e calor, e quando caem no solo perdem suas asas. Machos e fêmeas se encontram, formando casais, e partem em busca de um local onde vão construir os ninhos. São os reis e as rainhas. Dos ovos nascem as ninfas, que se diferenciam em soldados e operários. Estes últimos alimentam toda a população, passando a comida de boca em boca. Mas, como o alimento não é digerido, dependem de protozoários intestinais que transformam a celulose em glicose, para dela obterem a energia. Mas do que se alimentam? Do tronco da árvore de seu jardim, ou da madeira dos móveis e portas da sua casa. Segundo os especialistas, existem dois tipos de residência: as que têm cupim e as que ainda terão. Texto extraído de um panfleto publicitário de uma empresa dedetizadora. Adaptado. CNB  Biologia  _________________________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________ SEE-AC  Coordenação de Ensino Médio CNB  Biologia  148 No texto, além da relação que os cupins estabelecem com os seres humanos, podem ser identificadas três outras relações ecológicas. A sequência em que aparecem no texto é: (A) sociedade, mutualismo e parasitismo. (B) sociedade, comensalismo e predatismo. (C) sociedade, protocooperação e inquilinismo. (D) colônia, mutualismo e inquilinismo. (E) colônia, parasitismo e predatismo. .12. (ENEM-MEC) Usada para dar estabilidade aos navios, a água de lastro acarreta grave problema ambiental: ela introduz indevidamente, no país, espécies indesejáveis do ponto de vista ecológico e sanitário, a exemplo do mexilhão dourado, molusco originário da China. Trazido para o Brasil pelos navios mercantes, o mexilhão dourado foi encontrado na bacia Paraná-Paraguai em 1991. A disseminação desse molusco e a ausência de predadores para conter o crescimento da população de moluscos causaram vários problemas, como o que ocorreu na hidrelétrica de Itaipu, onde o mexilhão alterou a rotina de manutenção das turbinas, acarretando prejuízo de US$ 1 milhão por dia, devido à paralisação do sistema. Uma das estratégias utilizadas para diminuir o problema é acrescentar gás cloro à água, o que reduz em cerca de 50% a taxa de reprodução da espécie. GTÁGUAS, MPF, 4.ª CCR, ano 1, n.º 2, maio/2007 (com adaptações). De acordo com as informações acima, o despejo da água de lastro (A) é ambientalmente benéfico por contribuir para a seleção natural das espécies e, consequentemente, para a evolução delas. (B) trouxe da China um molusco, que passou a compor a flora aquática nativa do lago da hidrelétrica de Itaipu. (C) causou, na usina de Itaipu, por meio do microrganismo invasor, uma redução do suprimento de água para as turbinas. (D) introduziu uma espécie exógena na bacia Paraná- -Paraguai, que se disseminou até ser controlada por seus predadores naturais. (E) motivou a utilização de um agente químico na água como uma das estratégias para diminuir a reprodução do mexilhão dourado. ________________________________________________ *Anotações* .13. (ENEM-MEC) De 15% a 20% da área de um canavial precisa ser renovada anualmente. Entre o período de corte e o de plantação de novas canas, os produtores estão optando por plantar leguminosas, pois elas fixam nitrogênio no solo, um adubo natural para a cana. Essa opção de rotação é agronomicamente favorável, de forma que municípios canavieiros são hoje grandes produtores de soja, amendoim e feijão. As encruzilhadas da fome. Planeta. São Paulo, ano 36, n.º 430, jul. 2008 (adaptado). A rotação de culturas citada no texto pode beneficiar economicamente os produtores de cana porque (A) a decomposição da cobertura morta dessas culturas resulta em economia na aquisição de adubos industrializados. (B) o plantio de cana-de-açúcar propicia um solo mais adequado para o cultivo posterior da soja, do amendoim e do feijão. (C) as leguminosas absorvem do solo elementos químicos diferentes dos absorvidos pela cana, restabelecendo o equilíbrio do solo. (D) a queima dos restos vegetais do cultivo da cana-de- -açúcar transforma-se em cinzas, sendo reincorporadas ao solo, o que gera economia na aquisição de adubo. (E) a soja, o amendoim e o feijão, além de possibilitarem a incorporação ao solo de determinadas moléculas disponíveis na atmosfera, são grãos comercializados no mercado produtivo. .14. (ENEM-MEC) O lixão que recebia 130 toneladas de lixo e contaminava a região com o seu chorume (líquido derivado da decomposição de compostos orgânicos) foi recuperado, transformando-se em um aterro sanitário controlado, mudando a qualidade de vida e a paisagem e proporcionando condições dignas de trabalho para os que dele subsistiam. Revista Promoção da Saúde, da Secretaria de Políticas de Saúde. Ano 1, n.º 4, dez. 2000 (adaptado). Quais procedimentos técnicos tornam o aterro sanitário mais vantajoso que o lixão, em relação às problemáticas abordadas no texto? (A) O lixo é recolhido e incinerado pela combustão a altas temperaturas. (B) O lixo hospitalar é separado para ser enterrado e sobre ele, colocada cal virgem. (C) O lixo orgânico e inorgânico é encoberto, e o chorume canalizado para ser tratado e neutralizado. (D) O lixo orgânico é completamente separado do lixo inorgânico, evitando a formação de chorume. (E) O lixo industrial é separado e acondicionado de forma adequada, formando uma bolsa de resíduos. CNB  Biologia  _________________________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________ SEE-AC  Coordenação de Ensino Médio CNB  Biologia  151 Sobre o assunto, assinale a alternativa incorreta. (A) A produção de biocombustíveis, como etanol e biodiesel, pode ser coadjuvante no processo de preservação ambiental, porém poderá contribuir para a escassez de alimento. (B) Os combustíveis fósseis contribuem para o aumento da temperatura global, pois o excesso de gás carbônico que se acumula na atmosfera retém grande parte do calor proveniente do Sol. (C) Uma alternativa para atender à grande demanda de alimento, respeitando a possibilidade de produção de biocombustíveis, seria equilibrar as áreas de plantio para as duas atividades. (D) A dificuldade na produção de alimento suficiente para suprir a demanda global será resolvida ampliando as áreas de plantio destinadas à produção de biocombustíveis. (E) Estudiosos, ainda no século passado, já alertavam que o crescimento desordenado da população poderia acarretar a falta de recursos alimentares, o que agravaria a subnutrição e a fome. H30 Avaliar propostas de alcance individual ou coletivo, identificando aquelas que visam à preservação e implementação da saúde individual, coletiva ou do ambiente. .22. (ENEM-MEC) O número de pessoas diabéticas vem crescendo muito nos últimos anos. Estima-se que atualmente haja no Brasil 10 milhões de pessoas acometidas desse mal. O diabetes surge de uma alteração no metabolismo da glicose, açúcar obtido dos alimentos, especialmente os ricos em carboidratos. Marcos trabalha no comércio e tem pouco tempo disponível para o almoço. Por esse motivo e por questões econômicas, ele prefere fazer diariamente uma refeição rápida e de baixo custo na lanchonete mais próxima e dispõe das seguintes opções: I. Salada de legumes, arroz integral e peixe. II. Hambúrguer, batata frita e suco de frutas. III. Sopa de legumes sem massa com torradas. IV. Macarrão, bife e refrigerante. Considerando que Marcos tem histórico da doença na família, poderá ter maior probabilidade de adquirir o diabetes, a longo prazo, ao se alimentar com mais frequência das opções (A) I e III. (B) II e IV. (C) I e II. (D) II e III. (E) I e IV. *Anotações* CNB  Biologia  _________________________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________ SEE-AC  Coordenação de Ensino Médio CNB  Biologia  152 *MÓDULO 3* Biologia: a ciência da vida O conhecimento científico é construído, destruído e reformulado constantemente e tem por objetivo buscar explicações para compreender a vida. Etapas do procedimento hipotético-dedutivo  Um dos objetivos da ciência é fornecer explicações para os fenômenos da natureza. O conhecimento científico vai além do acúmulo de informações; ele busca estabelecer relações entre os fatos, de forma que seja possível explicá-los e desenvolver novas ideias para a compreensão dos fenômenos naturais.  É possível reconhecer algumas etapas comuns na produção de conhecimento científico. É necessária, inicialmente, a formulação de uma questão, seguida pela elaboração de hipóteses. Estas devem ser testadas e, a partir disso, são feitas algumas deduções, novas observações e experimentos e, finalmente, são formuladas conclusões, avaliando cada uma das hipóteses elaboradas inicialmente, verificando qual delas é válida para responder às questões que foram levantadas. Características dos seres vivos  Há algumas características que permitem distinguir seres vivos de seres não vivos, como composição química, organização celular, existência de metabolismo, capacidade de reação e reprodução, entre outras.  Os elementos químicos mais característicos da matéria viva são: carbono (C), hidrogênio (H), oxigênio (O), nitrogênio (N) e, em menor proporção, fósforo (P) e enxofre (S).  Os seres vivos são formados por células. Uma célula pode ser definida como um compartimento membranoso, geralmente microscópico, no interior do qual ocorrem inúmeras reações químicas, construindo e degradando moléculas, constituindo o metabolismo.  A capacidade de reação e movimento de alguns seres vivos nem sempre é facilmente percebida por outros organismos. Há mesmo aqueles que só se deslocam quando são transportados passivamente pela água, vento ou outro mecanismo.  O crescimento de um ser vivo ocorre pela produção, por meio do metabolismo, de novas substâncias orgânicas; no processo de reprodução ocorre a formação de um novo ser a partir da duplicação ou transferência de material genético do organismo genitor para sua descendência.  A hereditariedade está intimamente relacionada à reprodução. O material genético expressa todas as características dos seres vivos e pode ser DNA ou RNA (no caso de alguns tipos de vírus). O material genético pode sofrer variações ocasionadas por mutação. A variação é selecionada pelo processo de seleção natural. Com isso, adaptações podem surgir ao longo das gerações.  A organização biológica possui diferentes níveis hierárquicos: Origem do universo e da vida na Terra A teoria do Big Bang busca explicar a origem do universo, que, segundo alguns, teria acontecido há cerca de 13,7 bilhões de anos.  Além do criacionismo, algumas outras teorias foram propostas para explicar o surgimento da vida, como a teoria da abiogênese, da biogênese, da panspermia e da evolução molecular.  Pela teoria da abiogênese, ou geração espontânea, os seres vivos poderiam surgir da matéria inanimada, por outros mecanismos além da reprodução. Experimentos realizados por diversos pesquisadores forneceram evidências irrefutáveis de que seres vivos não surgem de seres não vivos.  Francesco Redi usou potes com animais mortos. Manteve um dos potes tampado com gaze fina e o outro, aberto, e mostrou que as larvas nasciam dos ovos depositados por moscas. (Fig. 1)  Figura 1 O médico italiano Francesco Redi, por meio de seus experimentos, ajudou a descartar a abiogênese.  Spallanzani verificou que um caldo aquecido e armazenado em recipiente fechado se mantinha livre de vermes.  Pasteur realizou experimentos com caldo nutritivo colocado em frascos em forma de pescoço de cisne. Ele provou que os vermes só apareciam depois que o gargalo do recipiente fosse quebrado e o caldo ficasse em contato com o ar. (Fig. 2) átomos  moléculas  organelas celulares  células  tecidos  órgãos  sistema de órgãos  organismo  população biológica  comunidade biológica  ecossistema  biosfera CNB  Biologia  _________________________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________ SEE-AC  Coordenação de Ensino Médio CNB  Biologia  153  Figura 2 O cientista francês Louis Pasteur sepultou definitivamente a teoria da geração espontânea por meio dos resultados de seus experimentos.  Biogênese é a teoria aceita atualmente pela maioria dos pesquisadores. De acordo com essa ideia, os seres vivos se originam a partir de outro ser vivo e não podem surgir por outros mecanismos que não a reprodução.  Pela teoria da panspermia, alguns pesquisadores propuseram que a vida não teria surgido na Terra, e sim sido trazida por meteoros.  De acordo com a teoria da evolução química, a vida teria surgido na Terra como resultado de um processo de evolução química, em que compostos inorgânicos se combinaram originando moléculas orgânicas simples. Essas, por sua vez, teriam originado moléculas mais complexas, que levaram ao surgimento dos primeiros seres vivos.  Um experimento que apoia a ideia da evolução química foi realizado em 1953, quando Miller e Urey simularam a atmosfera primitiva e, a partir de compostos inorgânicos, obtiveram aminoácidos e outras moléculas orgânicas simples. (Fig. 3)  Figura 3  O “mundo do RNA” é uma hipótese que sugere que os primeiros seres vivos teriam como material genético o RNA. Os defensores dessa ideia consideram que a molécula inicial deveria cumprir dois papéis: controlar reações químicas e ter “instruções” para produzir outras moléculas.  A hipótese mais aceita atualmente sugere que os primeiros seres vivos seriam quimiolitoautotróficos, ou seja, eles produziriam suas próprias substâncias orgânicas a partir da energia liberada por reações químicas dos compostos inorgânicos. A partir dos organismos quimiolitoautotróficos, teriam surgido os outros tipos de seres vivos: inicialmente, os heterotróficos fermentativos (anaeróbios), depois os autotróficos fotossintetizantes e, por fim, os seres vivos que realizam respiração aeróbia. A partir desses diferentes grupos de seres vivos, surgiu a biodiversidade conhecida atualmente no planeta. (Fig. 4)  Figura 4 CNB  Biologia  _________________________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________ SEE-AC  Coordenação de Ensino Médio CNB  Biologia  156 .10. (UECE) Embrulhar as goiabas para protegê-las contra o aparecimento de bichos é uma ação que lembra um experimento famoso, que foi idealizado para refutar a teoria da abiogênese, o qual demonstrou que larvas não surgem espontaneamente em carne. Esse experimento famoso foi realizado no século XVII e seu idealizador foi (A) Spallanzani. (C) Pasteur. (B) Needham. (D) Redi. .11. (INEP-MEC) Analise o mapa de conceitos a seguir referente aos níveis de organização e às características gerais dos seres vivos. Dê especial atenção às vias sombreadas e numeradas de 1 a 5. Considerando as afirmações contidas nessas vias, identifique as verdadeiras com V e as falsas, com F. (**) Via 1 (**) Via 3 (**) Via 5 (**) Via 2 (**) Via 4 A sequência correta obtida é: (A) V, F, F, V, F (C) V, F, V, F, V (E) F, V, F, V, F (B) F, F, V, F, V (D) F, V, F, V, V .12. (UFLA-MG) Indique a alternativa que mostra a hierarquia correta, do mais simples para o mais complexo, em nível ecológico: (A) População  Indivíduo  Comunidade  Ecossistema (B) Ecossistema  População  Indivíduo  Comunidade (C) Indivíduo  População  Ecossistema  Comunidade (D) Ecossistema  Comunidade  População  Indivíduo (E) Indivíduo  População  Comunidade  Ecossistema .13. (FATEC-SP, adaptada) Relacione as frases seguintes com os termos numerados e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 1. Comunidade 2. População 3. Ecossistema (**) Conjunto de seres vivos e o meio onde vivem, com todas as interações que esses seres mantêm entre si e com o meio. (**) Conjunto de seres vivos de espécies diferentes que vivem num determinado espaço, mantendo relacionamento. (**) Conjunto de seres vivos da mesma espécie que vivem em determinado espaço. (A) 1, 2, 3 (C) 3, 2, 1 (E) 2, 1, 3 (B) 3, 1, 2 (D) 1, 3, 2 .14. (UFRGS-RS) Existem teorias sobre a origem da vida na Terra que relacionam a constituição química de componentes celulares dos seres vivos da atualidade com evidências geológicas. A presença de átomos de hidrogênio, oxigênio, carbono e nitrogênio nas moléculas dos seres vivos pode estar relacionada com a abundância, na atmosfera primitiva da Terra, das seguintes substâncias: (A) gás nitrogênio, gás oxigênio, gás carbônico e vapor- -d’água. (B) nitrato de potássio, mercúrio, ácido clorídrico e metano. (C) cloro-flúor-carbono, nitratos, gás oxigênio e cloreto de sódio. (D) vapor-d’água, gás hidrogênio, gás metano e amônia. (E) gás metano, ácido cianídrico, cloro-flúor-carbono e vapor-d’água. .15. (INEP-MEC) Muito se tem falado sobre o aquecimento global, sendo esse atribuído ao fato de que há uma liberação acentuada de gás carbônico na atmosfera, aumentando, dessa forma, o efeito estufa. Relacionado a essa situação, existe um fenômeno fotobiológico de extrema importância para o mundo vivo: a fotossíntese. Indique abaixo a alternativa correta. (A) A fotossíntese contribui para a manutenção das taxas de gás carbônico e de oxigênio na atmosfera, fixando o oxigênio atmosférico e liberando o gás carbônico. (B) A fotossíntese contribui para a manutenção das taxas de gás carbônico e de oxigênio na atmosfera, fixando o gás carbônico atmosférico e o oxigênio. (C) A fotossíntese contribui para a manutenção das taxas de gás carbônico e de oxigênio na atmosfera, liberando o gás carbônico atmosférico e o oxigênio. (D) A fotossíntese contribui para a manutenção das taxas de gás carbônico e de oxigênio na atmosfera, fixando o gás carbônico e liberando o oxigênio. CNB  Biologia  _________________________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________ SEE-AC  Coordenação de Ensino Médio CNB  Biologia  157 *MÓDULO 4* Desenvolvimento dos animais A partir da formação do zigoto, as células embrionárias iniciam sua multiplicação e diferenciação, culminando na formação de um novo organismo. A especialização celular leva à formação dos diferentes tipos de tecido que compõem o corpo dos animais. Gametogênese e fertilização  A gametogênese é o processo de formação dos gametas, que se dá por meiose de células germinativas 2n. Nos machos, as células germinativas são denominadas espermatogônias e nas fêmeas, ovogônias. (Fig. 1)  Figura 1 Nos mamíferos, a meiose feminina estaciona em metáfase II, com formação do ovócito secundário, e só continua se houver fecundação.  A fertilização (ou fecundação) é a união do pronúcleo masculino, proveniente do espermatozoide, com o pronúcleo feminino, proveniente do óvulo. A união dos dois lotes cromossômicos marca a formação do zigoto, a primeira célula do novo indivíduo. Desenvolvimento embrionário animal  As fases principais do desenvolvimento embrionário são, em sequência: zigoto, mórula, blástula, gástrula e nêurula.  A mórula é caracterizada por um aglomerado de células; o surgimento da blastocela marca o início da blástula.  A segmentação do ovo tem relação direta com a quantidade e distribuição de vitelo, como mostra a tabela a seguir. Tipos de ovos e de segmentação Tipo de ovo Segmentação Exemplos principais Isolécito Total (holoblástica) e igual Mamíferos (maioria), equinodermos e anfioxo Heterolécito Total (holoblástica) e desigual Anfíbios Telolécito Parcial (meroblástica) e discoidal Aves, répteis e peixes Centrolécito Parcial (meroblástica) e superficial Artrópodes  Na fase de gástrula inicia-se o processo de diferenciação celular, originando os folhetos germinativos. A maioria dos animais é triblástica, ou seja, apresenta três folhetos germinativos: endoderme, mesoderme e ectoderme. Os cnidários têm apenas dois folhetos (ectoderme e endoderme): são diblásticos.  Na fase da gástrula, são formados também o arquêntero e o blastóporo. (Fig. 2)  Figura 2  Animais protostômios são aqueles nos quais o blastóporo embrionário originará a boca (platelmintos, nematódeos, moluscos, anelídeos e artrópodes); animais deuterostômios são aqueles cujo blastóporo originará o ânus (equinodermos e cordados).  Na fase de nêurula há formação do tubo nervoso e da notocorda. (Fig. 3)  A partir da fase de nêurula, os folhetos germinativos originam os diferentes tecidos. Os tecidos vão se agrupar para formar os órgãos e demais estruturas do animal adulto. CNB  Biologia  _________________________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________ SEE-AC  Coordenação de Ensino Médio CNB  Biologia  158  Figura 3 Tecido epitelial  Apresenta células justapostas, intimamente unidas. Desempenha funções de revestimento, secreção (epitélio glandular) e absorção (epitélio intestinal). De modo geral, o tecido epitelial não é vascularizado, nutrindo-se a partir do tecido conjuntivo adjacente.  Os epitélios de revestimento podem ser simples (uma única camada de células — ex.: endotélio dos vasos sanguíneos), estratificado (formado por várias camadas sobrepostas — ex.: epiderme) ou pseudoestratificado (uma única camada, mas com células dispostas em diferentes alturas — ex.: epitélio da traqueia); os epitélios de revestimento podem, ainda, ser queratinizados ou apresentar cílios (ex.: epitélio da traqueia).  O epitélio intestinal tem especializações que aumentam a superfície de absorção: as vilosidades.  As glândulas exócrinas apresentam duto de secreção e liberam seus produtos para fora do organismo ou em alguma cavidade corporal. Ex.: glândulas mamárias, salivares e sudoríparas.  As glândulas endócrinas não apresentam duto de secreção e liberam seus produtos (hormônios) diretamente na corrente sanguínea. Ex.: glândula tireóidea, hipófise, suprarrenais.  As glândulas mistas apresentam uma parte exócrina e uma parte endócrina. Ex.: pâncreas. Tecido conjuntivo  Vários tecidos diferentes são agrupados na denominação comum “tecido conjuntivo”. Os principais são: tecido conjuntivo frouxo, denso, adiposo, cartilaginoso, ósseo e hematopoiético (formador das células sanguíneas).  Os tecidos conjuntivos são formados por células (fibroblastos, adipócitos, osteócitos, macrófagos), fibras (colágenas e elásticas) e matriz (também chamada substância fundamental amorfa).  Dentre as funções do tecido conjuntivo podem ser citadas: preenchimento, reserva energética, transporte de substâncias, defesa e sustentação, entre outras.  O tecido sanguíneo ou sangue é um tecido conjuntivo especial: apresenta uma matriz fluida, denominada plasma, e elementos figurados, como hemácias (responsáveis pelo transporte de gases), leucócitos (responsáveis pela defesa do organismo) e plaquetas ou trombócitos (responsáveis pela coagulação sanguínea). Tecido muscular  Apresenta filamentos proteicos contráteis (miofibrilas), constituídos, essencialmente, por actina e miosina. Pode ser de três tipos: estriado esquelético, estriado cardíaco e não estriado (ou liso).  O músculo estriado esquelético é formado por células sinciciais (células fundidas), com núcleos periféricos. Apresenta, de modo geral, contração rápida e voluntária. O músculo estriado cardíaco é formado por células anastomosadas (unidas por uma “ponte” citoplasmática) e apresenta contração rápida e involuntária. O músculo não estriado (visceral) é formado por células individuais, fusiformes, sem estrias transversais. Tem contração geralmente lenta e involuntária. (Fig. 4) Tecido nervoso  É formado, principalmente, por células especializadas na condução de impulsos nervosos, denominadas neurônios. É possível distinguir três partes em um neurônio: dendrito (responsável pelo recebimento do impulso nervoso), corpo celular (no qual se localiza o núcleo da célula) e axônio (geralmente mais alongado que os dendritos, envolvido com a condução e a propagação do impulso nervoso proveniente dos dendritos e do corpo celular para outros neurônios ou células). (Fig. 5)  Figura 5  Existem ainda as células gliais, que desempenham papéis de sustentação, nutrição e defesa do tecido nervoso. Ex.: astrócitos, micróglias, oligodendrócitos e células de Schwann — as duas últimas responsáveis pela produção do estrato mielínico.
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