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Guias e Dicas
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Relatório cachaça (1), Notas de estudo de Cultura

Relatório cachaça (1)

Tipologia: Notas de estudo

2015
Em oferta
30 Pontos
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Compartilhado em 25/12/2015

ifal-maceio-11
ifal-maceio-11 🇧🇷

4.8

(6)

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Baixe Relatório cachaça (1) e outras Notas de estudo em PDF para Cultura, somente na Docsity! Estágio realizado no Instituto Federal de Alagoas – Campus Maceió, no bairro do Centro. O IFAL é composto pela Reitoria, cinco pró-reitorias (Ensino, Pesquisa, Extensão, Desenvolvimento Institucional e Administração e Planejamento), oito campus (Maceió, Palmeira dos Índios, Satuba, Marechal Deodoro, Arapiraca, Piranhas, Penedo e Maragogi) e mais três campus avançados (Murici, São Miguel dos Campos e Santana do Ipanema). O compromisso principal do Instituto é com a formação integral do educando, através da rede de educação profissional e tecnológica da SETEC- MEC. O Instituto Federal de Alagoas oferta o Ensino Técnico Profissional, nas modalidades: Integrado ao Médio e Subsequente, o Ensino Superior, Pós Graduações, o Programa de Jovens e Adultos e o Ensino à Distância, nos polos de Maragogi, litoral norte de Alagoas, e Mata de São João, na Bahia. A Reitoria do IFAL está localizada na Rua Odilon Vasconcelos, 103 (esquina com a Av. Júlio Marques Luz), Jatiúca. Maceió - Alagoas. O Campus Maceió oferta sete cursos tecnológicos: Edificações, Eletrônica, Eletrotécnica, Estradas, Informática, Mecânica e Química. O curso técnico integrado em Química proporciona ao setor produtivo local acesso a profissionais aptos que apresentem uma sólida base humanista, científica e tecnológica capaz de promover o controle de qualidade consciente e crítico, das matérias primas, produtos finais e intermediários no processamento industrial, observando as tendências e potencialidades tecnológicas da região, procurando responder às demandas dos setores produtivos, pautando-se na perspectiva do desenvolvimento sustentável com responsabilidade social. O estágio é realizado nos laboratórios um e seis do bloco de Química, sendo estes, sucessivamente, de pesquisa e química geral/físico-química, contando também com a ajuda de instrumentos de análise instrumental do laboratório dois. Organograma dos novos campus do IFAL MEC IFAL Supervisora: Cod Matenan, Ca 1FGa4) MEC IFAL Coord de Suprimentos / CCL L eo» Supervisora: Se for o caso, o processo que visa aprimorar a qualidade sensorial da cachaça produzida é o envelhecimento. A variabilidade no tipo de madeira utilizada nos tonéis de envelhecimento, como o carvalho ou bálsamo, por exemplo, trazem também variações quanto às características do produto final. Finalmente, as etapas finais do processo são: envase, rotulagem e distribuição do produto. Fluxograma do Processo de Produção da Aguardente de Cana-de-açúcar MEC IFAL Supervisora: 29/04/2013 - 30/04/2013 e 02/05/2013 - 03/05/2013 16h/semanais Visita técnica ao Campus Petrolina – Instituto Federal do Sertão Pernambucano MEC IFAL Supervisora: 1. Importância A atividade da visita técnica visa aperfeiçoar os aprendizados teóricos do estudante, além de aproximá-lo do mundo profissional. Nesta, foi nos ensinado as etapas do processo de produção de aguardente a partir da casca de manga, para que pudesse ser colocado em prática no Campus Maceió. 2. Materiais e Reagentes • Bécker de vidro (100mL, 2000mL) • Espátula de metal • 400g de casca de manga • 800g de água • 150g de açúcar • 1,2 g de fosfato de amônia • 0,6g de sulfato de magnésio • 6g de fermento biológico comercial 3. Equipamentos • Balança semi-analítica • Liquidificador • Dornas de fermentação de aço inox • Refratômetro 4. Descrição das atividades A produção do mosto foi realizada de acordo com as etapas seguintes: MEC IFAL Supervisora: • Afere-se a quantidade de 2L de álcool comprado em posto de gasolina e dilui-se em 20L de água, mantendo a proporção de 1:10. Em seguida, despeja-o no topo do reator. • Liga-se a bomba hidráulica para que ocorra a adição de oxigênio que ajude na fermentação do álcool. • Diariamente, observar o processo e realizar análises de acidez em porcentagens de ácido acético até que alcance o valor de 4%. 13/05/2013 – 17/05/2013 20h/semanais Assepsia dos equipamentos 1. Importância É de suma importância para uma maior qualidade do produto que se realize a assepsia dos equipamentos, principalmente nos equipamentos de moagem e destilação. A assepsia da moenda é essencial para evitar risco de contaminação que possa causar aumento de acidez no produto final, assim como no alambique, principalmente, para a retirada de excesso de cobre indesejado para a aguardente. MEC IFAL Supervisora: 2. Materiais e Reagentes • Vinagre produzido em laboratório • Água potável • Sabão neutro • Ácido clorídrico a 97% (100mL) 3. Equipamentos • Alambique de cobre 4. Descrição das atividades Por estar em desuso há mais de um ano, o alambique primeiramente foi desmontado para uma lavagem simples, apenas com sabão, da caldeira e capitel a fim de retirar o excesso de sujeira encontrado no mesmo. Antes da destilação com vinagre foi adicionado ao alambique 100mL de HCl a 97% para a retirada de excesso de bactérias contidos no alambique. Após a lavagem e enxágue foi realizada uma destilação com o vinagre anteriormente produzido, para a retirada do excesso de cobre da caldeira e capitel, como também do pescoço de cisne e serpentina do alambique que não puderam ser lavados com sabão. MEC IFAL Supervisora: 20/05/2013 – 24/05/2013 20h/semanais Preparo do mosto para fermentação. MEC IFAL Supervisora: Análises de pH, Brix e acidez do mosto. 1. Importância Estas são apenas algumas das análises físico-químicas indispensáveis para se manter um padrão de andamento e qualidade da fermentação. A análise de pH é feita para que se possa manter um padrão de acidez da bebida, evitando que não esteja fora do limite de 4 a 5. A análise de brix é necessária para saber da qualidade do mosto para início da fermentação e para obter o ponto certo de finalizar a fermentação e realizar a destilação do vinho fermentado. A análise de acidez do mosto é necessária para não ultrapassar os limites de acidez volátil e garantir que durante a fermentação não haja aeração, já que o oxigênio faz com que a levedura transforme o açúcar em ácido acético em vez de etanol. 2. Materiais e reagentes • 25mL do mosto em fermentação • 5 gotas de fenolftaleína • 25mL de NaOH • Erlenmeyer • Proveta de 25mL • Bureta • Suporte universal 3. Equipamentos • Peagâmetro • Refratômetro MEC IFAL Supervisora: 4. Descrição das atividades Estas análises foram realizadas diariamente durante a fermentação, garantindo assim a qualidade e bom andamento do mesmo. As análises são feitas na seguinte ordem e de acordo com os seguintes procedimentos: • Análise de pH Deve-se encher uma proveta de 25mL com uma amostra do mosto em fermentação e, em seguida, mergulhar no mesmo o eletrodo do peagâmetro até a estabilização do mesmo. Anota-se o pH aferido. Lava-se o eletrodo com água destilada e mergulha-o novamente dentro do recipiente com água pura. • Análise de Brix Antes da medição do grau brix do mosto é necessário que se coloque gotas de água destilada na lente do refratômetro para ajustar a escala. Após o ajuste, com o auxílio de uma colher de metal, retira-se uma pequena amostra do mosto para encharcar o algodão que servirá como um filtro impedindo a passagem de partículas sólidas do mosto para o refratômetro. Pingam-se, aproximadamente, três gotas da amostra na lente do refratômetro, fecha-o e faz-se a leitura do grau Brix ajustando a linha de foco entre os dois meios do equipamento. Anota-se o grau brix aferido. Sabe-se que a fermentação chegou ao fim quando o brix do mosto se encontra entre 3 a 5ºbrix. • Análise de acidez em ácido acético Esta análise é realizada através de uma titulação, de acordo com os seguintes procedimentos: - Diluir em água 5mL da amostra do mosto numa proporção de 1:10, utilizando então 50mL de água destilada. - Pingar três gotas do indicador fenolftaleína na solução diluída já contida em um erlenmeyer. MEC IFAL Supervisora: - Encher uma bureta com 25mL de NaOH e proceder com a titulação. Anota-se o volume gasto de NaOH até o ponto de viragem e calcula-se a acidez na solução através da fórmula: % de ácido acético = (VNaOH x FCNaOH x Fácido) ÷ Vamostra 03/06/2013 – 07/06/2013 20h/semanais Determinação da graduação alcoólica do mosto utilizando o ebuliômetro. 1. Importância É de extrema importância a realização de análise para determinar a graduação alcoólica do mosto para que não ultrapasse os limites padrões de álcool permitido na aguardente. MEC IFAL Supervisora:
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