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AULA 04 Roma Antiga, Notas de estudo de Design de Interiores

HISTORIA DA ARTE

Tipologia: Notas de estudo

2016

Compartilhado em 09/03/2016

vinicius_viscardi
vinicius_viscardi 🇧🇷

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Baixe AULA 04 Roma Antiga e outras Notas de estudo em PDF para Design de Interiores, somente na Docsity! ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE PROFª. ARQUITª. GRACIANA GOEDERT CURSO DESIGN DE INTERIORES ARTE ROMANA Mapa do Império Romano em sua máxima extensão cobrindo uma área de 5 milhões de km² IMPÉRIO ROMANO Religião e Mitologia A mitologia romana representava formas de explicação da realidade que os romanos não conseguiam explicar de forma científica. Os romanos incorporaram elementos religiosos etruscos, gregos e de outras regiões da península itálica. Assim, Os deuses romanos eram os mesmos da Grécia, porém com outros nomes. Os deuses eram antropomórficos, ou seja, possuíam características ( qualidades e defeitos ) de seres humanos, além de serem representados em forma humana. Em Roma Antiga, antes do surgimento e crescimento do cristianismo, as pessoas seguiam uma religião politeísta, ou seja, acreditavam em vários deuses Júpiter: deus dos deuses Apolo: deus do Sol ARQUITETURA Características principais: •Inspiração na arquitetura Grega; •Solidez nas construções; •Uso do arco nas construções; •Uso da abóbada; •Uso do frontão; •Construções sóbrias, práticas, funcionais e luxuosas; •Combinação harmônica entre a beleza e a utilidade nas mais variadas edificações romanas, como: teatros, basílicas, templos religiosos, palácios, estradas e pontes que interligaram as mais diversas regiões do império, facilitando o trânsito de pessoas e o tráfego de mercadorias para outras regiões. •A seguir, as veremos as principais construções desenvolvidas pelos Romanos. Aquedutos •Arcos com canaletas que conduziam a água dos reservatórios para as cidades; •Foi com a civilização Romana que os aquedutos tiveram maior desenvolvimento; •A cidade de Roma, no século I era abastecida por onze aquedutos, o maior deles com 90Km de extensão; Ponte sobre o rio Tibre, Itália •Eram feitos de pedra e significou um avanço na canalização e distribuição de água na Antiguidade. Arcos de Triunfos Eram construídos em homenagem aos imperadores, principalmente, para marcar grandes feitos e conquistas. Eram feitos de pedra ou mármore. Arco de Tito e detalhe. Banhos Públicos ou Termas Prédios destinados aos banhos públicos, que eram espaços com piscinas aquecidas onde romanos das altas classes relaxavam e mantinham contatos sociais. Esses banhos públicos podiam ter diversas finalidades, entre as quais a higiene corporal e a terapia pela água com propriedades medicinais; em geral as manhãs eram reservadas às mulheres e as tardes aos homens. •Com o crescimento urbano vieram também os problemas sociais para Roma. A escravidão gerou muito desemprego na zona rural, pois muitos camponeses perderam seus empregos. • Esta massa de desempregados migrou para as cidades romanas em busca de empregos e melhores condições de vida. Receoso de que pudesse acontecer alguma revolta de desempregados, o imperador criou a política do Pão e Circo. • Esta, consistia em oferecer aos romanos alimentação e diversão. Quase todos os dias ocorriam lutas de gladiadores nos estádios ( o mais famoso foi o Coliseu de Roma ), onde eram distribuídos alimentos. Desta forma, a população carente acabava esquecendo os problemas da vida, diminuindo as chances de revolta. A política do “Pão e Circo” • O povo romano apreciava muito as lutas dos gladiadores. Essas lutas compunham um espetáculo que podia ser apreciado de qualquer ângulo. Daí a palavra anfiteatro, que significa teatro de um e de outro lado. Anfiteatro - Coliseu • Assim era o Coliseu, certamente o mais belo dos anfiteatros romanos. Esse anfiteatro de enormes proporções chegava a acomodar 40.000 pessoas sentadas e mais 5.000 em pé. a au) Nm ig im VI e n - o e il Reconstituição gráfica do Coliseu Fonte: ( http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/RolimpRo.html) Coliseu de Roma - vista Italo e AP E 4 a) Ae , [A PTS TRUTA ESTE •Os outros cômodos também davam para o átrio, mas sua disposição era menos rigorosa. •Peristilo - pátio interno rodeado de colunas, em torno do qual se dispunham vários cômodos; Porticus / Cubicola Triclinium Cubicolum A Lararium Exedra Ostium x E Atrium 9 Impluvium id : Fepam y ; ) Com seram e Andron Triclinium Vestibulum / A Fauces | Cubicola / 1 Cellae servorum Posticum Culina ESCULTURA Estátua de Augusto em Roma •Os romanos eram grandes admiradores da arte grega, mas por temperamento, eram muito diferentes dos gregos. •Por serem realistas e práticos, suas esculturas são uma representação fiel das pessoas e não a de um ideal de beleza humana, como fizeram os gregos. •Os escultores romanos buscavam a reprodução mais fiel possível da realidade em suas obras e centravam-se nos aspectos psicológicos, ou seja, a obra evidenciava o caráter, a honra e a glória do retratado. PINTURA •A maior parte das pinturas romanas que conhecemos hoje provém das cidades de Pompéia e Herculano, que foram soterradas pela erupção do Vesúvio em 79 a.C. •Divide-se em quatro estilos diferentes: •Primeiro estilo: recobrir as paredes de uma sala com uma camada de gesso pintado, que dava impressão de placas de mármore. •Segundo estilo: Os artistas começaram então a pintar painéis que criavam a ilusão de janelas abertas por onde eram vistas paisagens com animais, aves e pessoas, formando um grande mural. Cena da vida de Íxion, Casa dos Vettii, Pompéia – Segundo estilo Detalhe de mural na Villa di Arianna, em Primeiro Estilo . Castellammare di Stabia Afresco da Villa dos Mistérios, Pompéia Casa dos Vettii, Pompéia •Terceiro estilo: representações fiéis da realidade e valorizou a delicadeza dos pequenos detalhes. •Quarto estilo: um painel de fundo vermelho, tendo ao centro uma pintura, geralmente cópia de obra grega, imitando um cenário teatral. Império Bizantino •A arte Bizantina difunde-se a partir da cidade de Constantinopla, capital do Império Romano do Oriente, e incorpora características provenientes de regiões orientais, como a Ásia Menor e a Síria; •Passam a praticar o cristianismo a partir do reinado de Constantino e a religião adquire um importante papel social: o Imperador governava em nome de Deus. Arte e Arquitetura Bizantina •Grande destaque para a construção de Igrejas, facilmente compreendido dado o caráter teocrático do Império Bizantino. •A pintura e a escultura bizantina de modo geral não tiveram grande desenvolvimento, pois sofreram forte obstáculo devido ao vínculo com a temática religiosa. A Igreja de Santa Sofia é o mais grandioso exemplo dessa arquitetura, onde trabalharam mais de dez mil homens durante quase seis anos. Por fora o templo era muito simples, porém internamente apresentava grande suntuosidade, utilizando-se de mosaicos com formas geométricas, de cenas do Evangelho. ATIVIDADE • Desenho de Observação dos elementos arquitetônicos estudados; • Objetivos: – Compreender o estilo de arte utilizado pela civilização estudada; – Vivenciar a experiência de reprodução dos conceitos estabelecidos; – Valorizar a arte e arquitetura como fonte de referência histórico social; – Desenvolver a capacidade de observação e representação gráfica, tão importantes para a profissão de designer. • Desenvolvimento: 1. Observe a imagem a seguir e faça um desenho de observação da mesma; 2. Ao fim do desenho, identifique na imagem reproduzida os elementos construtivos listados abaixo: Frontão – Capitel – Coluna – Estilóbato Utilize papel sulfite e lápis. Entrega ao final da aula. Tesêion - Templo Dórico em Atenas
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