Caderno de Estudo Arquitetura de Computadores

Caderno de Estudo Arquitetura de Computadores

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Arquitetura de

Computadores Allan Francisco Forzza Amaral

Curso Técnico em Informática

Arquitetura de

Computadores Allan Francisco Forzza Amaral

2010 Colatina - ES

Presidência da República Federativa do Brasil

Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância

Equipe de Elaboração Instituto Federal do Espírito Santo – IFES

Coordenação do Curso Joao Henrique Caminhas Ferreira/IFES

Professor-autor Allan Francisco Forzza Amaral/IFES

Comissão de Acompanhamento e Validação Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Coordenação Institucional Araci Hack Catapan/UFSC

Coordenação do Projeto Silvia Modesto Nassar/UFSC

Coordenação de Design Instrucional Beatriz Helena Dal Molin/UNIOESTE e UFSC

Coordenação de Design Gráfico Carlos Antônio Ramirez Righi/UFSC

Design Instrucional Alessandro Poleto Oliveira/IFES

Web Master Rafaela Lunardi Comarella/UFSC

Web Design CEAD/IFES

Diagramação André Rodrigues da Silva/UFSC Andréia Takeuchi/UFSC Caroline Ferreira da Silva/UFSC Juliana Tonietto/UFSC

Revisão Maria Isolina de Castro Soares/ IFES

Projeto Gráfico e-Tec/MEC

© Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo Este Caderno foi elaborado em parceria entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo e a Universidade Federal de Santa Catarina para o Sistema Escola Técnica Aberta do Brasil – e-Tec Brasil.

A485a Amaral, Allan Francisco Forzza

Allan Francisco Forzza Amaral. – Colatina:CEAD / Ifes, 2010.

Arquitetura de computadores : Curso Técnico em Informática / 100 p. : il.

1. Arquitetura de computador2. Computadores. 3. Hardware.

4. Material didático. I. Instituto Federal do Espírito Santo. I. Título.

CDD: 004.2 e-Tec Brasil33

Apresentação e-Tec Brasil

Prezado estudante,

Bem-vindo ao e-Tec Brasil!

Você faz parte de uma rede nacional pública de ensino, a Escola Técnica Aberta do Brasil, instituída pelo Decreto nº 6.301, de 12 de dezembro 2007, com o objetivo de democratizar o acesso ao ensino técnico público, na modalidade a distância. O programa é resultado de uma parceria entre o Ministério da Educação, por meio das Secretarias de Educação a Distancia (SEED) e de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), as universidades e escolas técnicas estaduais e federais.

A educação a distância no nosso país, de dimensões continentais e grande diversidade regional e cultural, longe de distanciar, aproxima as pessoas ao garantir acesso à educação de qualidade, e promover o fortalecimento da formação de jovens moradores de regiões distantes, geograficamente ou economicamente, dos grandes centros.

O e-Tec Brasil leva os cursos técnicos a locais distantes das instituições de ensino e para a periferia das grandes cidades, incentivando os jovens a concluir o ensino médio. Os cursos são ofertados pelas instituições públicas de ensino e o atendimento ao estudante é realizado em escolas-polo integrantes das redes públicas municipais e estaduais.

O Ministério da Educação, as instituições públicas de ensino técnico, seus servidores técnicos e professores acreditam que uma educação profissional qualificada – integradora do ensino médio e educação técnica, – é capaz de promover o cidadão com capacidades para produzir, mas também com autonomia diante das diferentes dimensões da realidade: cultural, social, familiar, esportiva, política e ética.

Nós acreditamos em você! Desejamos sucesso na sua formação profissional!

Ministério da Educação Janeiro de 2010

Nosso contato etecbrasil@mec.gov.br e-Tec Brasil5

Indicação de ícones

Os ícones são elementos gráficos utilizados para ampliar as formas de linguagem e facilitar a organização e a leitura hipertextual.

Atenção: indica pontos de maior relevância no texto.

Saiba mais: oferece novas informações que enriquecem o assunto ou “curiosidades” e notícias recentes relacionadas ao tema estudado.

Glossário: indica a definição de um termo, palavra ou expressão utilizada no texto.

Mídias integradas: sempre que se desejar que os estudantes desenvolvam atividades empregando diferentes mídias: vídeos, filmes, jornais, ambiente AVEA e outras.

Atividades de aprendizagem: apresenta atividades em diferentes níveis de aprendizagem para que o estudante possa realizá-las e conferir o seu domínio do tema estudado.

e-Tec Brasil7

Sumário

Palavra do professor-autor 9 Apresentação da disciplina 1 Projeto instrucional 13

Aula 1 – Introdução à Arquitetura de Computadores 15 1.1 Conceitos básicos de informática 15

1.2 Computadores: hardware e software 16

Aula 2 – Gerações e evoluções dos computadores 23 2.1 Histórico 23

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