Apostila Captação de Recursos

Apostila Captação de Recursos

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CAPTAÇÃO DE RECURSOS Da teoria à prática

Baseado no material escrito por Ann Speak,Boyd McBride e Ken Shipley para as oficinas de Desenvolvimento e Captação de Recursos do Projeto Gets - United Way do Canadá

Com o apoio da Agência Canadense para o Desenvolvimento Internacional

Coordenação Geral

Grupo de Estudos do Terceiro Setor United Way of Canada - Centraide Canada

Coordenação do Projeto GETS/United Way do Canadá

Helda Oliveira Abumanssur Mary Hardwick

Agradecimento especial

Ann SpeaK

Alexandre Ciconello Célia Meirelles Cruz

Emílio Carlos Morais Martos Felipe Athayde Lins de Melo

Flávia Regina de Souza Roberto Galassi Amaral Associação Brasileira de Captação de Recursos

Editora Responsável Alessandra Ceregatti

Edição de Arte Vander Fornazieri

Diagramação Vaney Paulo Fornazieri

Ilustrações Vicente Mendonça

Impressão Graphbox Caran

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Um pouco de história

Em 1997, a partir de uma iniciativa do Conselho da Comunidade Solidária e da Agência Canadense para o Desenvolvimento Internacional (CIDA), veio ao Brasil uma missão com o objetivo de realizar apresentações da United Way Canada - Centraide Canada (UWC-C) sobre a tecnologia canadense no Terceiro Setor a fim de que, posteriormente, organizações brasileiras viessem a formar parcerias para troca de experiências entre os dois países.

Desta missão formou-se em São Paulo um grupo que, reunindo várias organizações, decidiu estudar a temática do Terceiro Setor e do voluntariado, sendo conhecido informalmente como Grupo de Estudos do Terceiro Setor (GETS). Durante dois anos os membros do GETS e da UWC-C elaboraram um projeto, conhecido como “Projeto GETS - United Way do Canadá - Capacitação no Setor Voluntário: aprendizado colaborativo em organizações brasileiras e canadenses”, o qual foi desenvolvido com financiamento da CIDA, apoio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), e com contribuições em espécie das organizações membros do Grupo de Estudos do Terceiro Setor.

As organizações que hoje compõe o GETS são:

Centro de Voluntariado de São Paulo, que tem como missão incentivar e consolidar a cultura e o trabalho voluntário na cidade de São Paulo e promover o exercício consciente da solidariedade e cidadania; Programa Voluntários do Conselho da Comunidade Solidária, que tem o objetivo de promover e fortalecer o voluntariado no Brasil; Associação Brasileira de ONGs – ABONG, cujo principal objetivo é representar e promover o intercâmbio entre as ONGs empenhadas no fortalecimento da cidadania, na conquista e expansão dos direitos sociais e da democracia; Fala Preta! Organização de Mulheres Negrasque têm como meta fundamental a defesa dos direitos humanos e da cidadania da população negra; Fundação Projeto Travessia, que atende meninos/as que vivem em situação de rua e suas famílias com objetivo de promover o retorno à escola regular, a reintegração familiar e comunitária; e a Fundação SOS Mata Atlânticaque defende os remanescentesdo domínio da Mata Atlântica e valoriza a identidadefísica e cultural das comunidades que o habitam.

A parceira canadense no projeto, a United Way of Canada - Centraide Canadaé uma organização com muitas filiadas, que tem o papel de liderar, e prover programas e serviços a 125 agências da United Way, cuja missão é “promover a capacidade organizada das pessoas cuidarem umas das outras”. As agências locais atingem este objetivo através da captação de recursos financeiros e humanos em suas comunidades, recursos estes direcionados para encontrar coletivamente soluções para grandes questões sociais. Todos os membros da comunidade são convidados a participar como doadores, voluntários e tomadores de decisão.

Objetivos do Projeto Devido a diversidade das organizações brasileiras e canadenses envolvidas, a primeira tarefa foi identificar objetivos e metas comuns, tendo em perspectiva a criação de um projeto de grande impacto, onde os resultados poderiam ser medidos e as atividades apropriadas seriam escolhidas. O propósito do projeto foi potencializar a capacidade das Organizações da Sociedade Civil, em parti-

6CAPTAÇÃO DE RECURSOS.DA TEORIA À PRÁTICA cular dos membros do GETS e suas redes, a gerenciarem profissionalmente suas organizações e a identificarem, priorizarem e solucionarem seus problemas através de um processo de colaboração. Através deste projeto, organizações canadenses tiveram oportunidade de aperfeiçoar seus programas e serviços a partir do contato com as organizações criativas e bem sucedidas que fazem parte do GETS. O resultado foi a troca de tecnologia entre as organizações parceiras dos dois países.

As metas do projeto ■Fortalecer a capacidade do Terceiro Setor em São Paulo e Curitiba através das redes do GETS e da UWC-C, bem como promover a cultura do voluntariado. ■Fortalecer e desenvolver a capacidade da UWC-C apoiar seus membros através da participação, dos materiais e das estratégias que surgirem a partir deste Projeto. ■Desenvolver modelos colaborativos entre as organizações parceiras de forma a fortalecê-las e ampliar oportunidades para as ONGs canadenses e brasileiras influenciarem o setor social. ■Desenvolver uma experiência piloto de colaboração envolvendo a comunidade do bairro Cajuru, a prefeitura, e as organizações sociais de Curitiba.

As estratégias propostas para atingir estas metas foram atividades de treinamento e consultoria sobre os seguintes temas: ■Gerenciamento de voluntários

■Captação e desenvolvimento de recursos

■Modelo Colaborativo e desenvolvimento da comunidade

■Desenvolvimento profissional das instituições (planejamento estratégico e avaliação)

■Treinamento de Capacitadores, uma estratégia transversal que preparou multiplicadores para todas estas áreas.

Todo este processo foi coordenado por conselhos que envolviam representantes dos parceiros e que tinham diferentes tarefas. Um Comitê Consultivo Internacional, composto de brasileiros e canadenses envolvidos no Terceiro Setor em seus respectivos países, prestou liderança, condução e orientação estratégica. Em São Paulo, as organizações membros do GETS criaram um conselho informalmente constituído para gerenciar e apoiar o trabalho da coordenação executiva no Brasil. Em Curitiba, um comitê de coordenação supervisionou as atividades de desenvolvimento comunitário colaborativo.

Filosofia que fundamenta o projeto Todas as atividades do projeto foram baseadas numa série de crenças e valores filosóficos básicos, compartilhados igualmente por brasileiros e canadenses. Entre os mais importantes estava o entendimento que o aprendizado ocorre de maneira participativa, e que tem maior possibilidade de levar a mudanças transformacionais quando os cidadãos, como indivíduos e também como membros de comunidades, passam por um processo de fortalecimento pessoal (empowerment). Os conceitos foram apresentados aos participantes de modo a incentivar a discussão de relevância e possível aplicação tendo assim maior probabilidade de serem integrados na organização. Desta forma buscou-se garantir que os aprendizados novos fossem compartilhados com os outros.

Os brasileiros trouxeram muitas habilidades e conhecimentos sobre captação de recursos para as oficinas e as sessões de consultoria deste tema. Afinal, eles vinham conseguindo manter suas organizações funcionando com êxito em circunstâncias financeiras apertadas durante muitos anos. A metodologia de capacitação utilizada no projeto valorizou e fortaleceu as habilidades e recursos existentes, criando assim comunidades de pessoas que aprenderam e colaboraram umas com as outras. O projeto integrou também os princípios de transparência e responsabilidade no gerenciamento de

CAPTAÇÃO DE RECURSOS.DA TEORIA À PRÁTICA 7 todas as suas atividades. Os consultores e os participantes brasileiros viveram diariamente aquilo que estavam aprendendo, e portanto se tornaram exemplos de credibilidade para sua comunidade.

Objetivo das publicações do projeto Desde o início, a disseminação dos aprendizados do projeto foram uma característica importante para a sustentabilidade do trabalho. Logo no início do processo de treinamento, os participantes foram incentivados a multiplicar seus novos conhecimentos junto aos seus colegas. Espera-se que ferramentas concretas, como as publicações, representem mais uma forma de apoiar os participantes na aplicação de seus conhecimentos e no compartilhamento dos mesmos com outras pessoas.

O Projeto GETS/UWC-C foi inicialmente pensado como um processo de transferência de tecnologia ou de “know-how” do Canadá para o Brasil, mas durante seu desenvolvimento ficou claro que um processo de aprendizado compartilhado estava ocorrendo em todas as áreas de conteúdo. As publicações são uma demonstração deste aprendizado colaborativo, visto que contêm conhecimentos teóricos e conceituais do Canadá e do Brasil, intercalados com experiências práticas e relatos da vida real no Brasil. Assim, representam conhecimentos novos para o Terceiro Setor no Brasil.

Relação com outras publicações Esta publicação faz parte de uma série de três publicações, produzidas pelo Projeto GETS/UWC-C. “Modelo Colaborativo - Experiência e aprendizados do desenvolvimento comunitário em Curitiba” é um dos produtos do projeto piloto desenvolvido no bairro do Cajuru, em Curitiba - Paraná, que aplicou e continua aplicando estratégias do Desenvolvimento Comunitário com Base em Recursos Existentes (Asset Based Community Development). Ela contém o histórico das ações implementadas, os conceitos e ferramentas, além das histórias da comunidade que resultaram do processo de focalizá-la sob uma nova perspectiva. Esta publicação destina-se a pessoas que trabalham na comunidade, que desejam ampliar seu cardápio de habilidades, formar relacionamentos e obter resultados positivos e efetivos.

Um tema transversal do projeto foi o fortalecimento da capacidade de treinamento dos participantes, aumentando sua segurança e capacidade de criar ambientes efetivos de aprendizagem. A publicação “Facilitando Oficinas: da teoria à prática”, destina-se a indivíduos que já dominaram o conteúdo de sua área de atuação e que gostariam de ter suporte para repassar seus conhecimentos para outras pessoas. Esta publicação proporciona ferramentas “passo-a-passo” para a elaboração, implementação e avaliação de treinamentos, bem como o contexto e os conceitos do processo de aprendizagem.

Para saber mais sobre o Projeto GETS/UWC-C ou solicitar exemplares das publicações, basta entrar em contato com as organizações parceiras. Veja os endereços de contato na página 113.

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A história desta publicação

Para ajudar profissionais a ampliar sua visão de sustentabilidade e aumentar a quantidade e diversidade de recursos financeiros de suas organizações, uma série de cinco oficinas e vinte consultorias sobre vários aspectos da captação de recursos foram oferecidas ao longo de 2 anos pelo Projeto GETS/UWC-C. Experientes captadores de recursos canadenses, com vasta experiência, tanto no Canadá quanto no exterior, compartilharam seu conhecimento com um grupo de dezenove brasileiros.

Esta publicação foi baseada nas apostilas escritas por Ann Speak, Boyd McBride e Ken Shipley para estas oficinas. Como todo o material já estava traduzido, aceitou-se o desafio de transformar em guia conceitual e prático um material originalmente criado como apoio para oficinas de capacitação.

Além da assessoria dos autores, neste processo foi essencial a contribuição do grupo de participantes da oficina que já estavam aplicando e multiplicando os conceitos e instrumentos. Eles fizeram a leitura da primeira versão editada e foram incluídas também na versão final as contribuições que deram nos debates durante o curso, assim como algumas de suas histórias.

Esta participação foi importante porque estas pessoas foram as primeiras a aceitar o desafio de ouvir novos conceitos e discutí-los com a mente aberta. Foram elas também que arriscaram aplicar muitos dos instrumentos aqui apresentados, trazendo depois suas experiências para discutir com o grupo. Além disto, seu olhar reflete o do público que se quer atingir com esta publicação. São gerentes, coordenadores, consultores e técnicos responsáveis pela captação de recursos de organizações dos mais variados tamanhos, áreas de atuação, estruturas, etc, e que vêm de todas as regiões do Brasil.

Para o ajuste de termos e conceitos à outras publicações já existentes sobre o tema no Brasil e para dados sobre a legislação contou-se com a contribuição de especialistas brasileiros.

O conteúdo desta publicação abrange tudo que foi trabalhado nas cinco oficinas. Alguns temas já foram tratados em outras publicações no Brasil mas o Projeto GETS/UWC-C espera acrescentar perspectivas novas sobre estes, assim como contribuir com reflexões e sugestões de práticas inovadoras, principalmente na área de captação de recursos com indivíduos. O leitor será convidado a dialogar com o texto e estimulado a aceitar o desafio de debater com os colegas de sua instituição os conceitos e instrumentos apresentados, preparando-se assim para adequá-los e aplicá-los à sua realidade.

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