Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Dissertação

Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Dissertação

(Parte 1 de 8)

Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Dissertação

4a edição revisada e atualizada

Edna Lúcia da Silva Estera Muszkat Menezes

Florianópolis 2005

Ficha Catalográfica (Catalogação na fonte pelo Departamento de Ciência da Informação da UFSC)

S586m Silva, Edna Lúcia da

Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação/Edna

Lúcia da Silva, Estera Muszkat Menezes. – 4. ed. rev. atual. – Florianópolis: UFSC, 2005. 138p.

1. Pesquisa – Metodologia. I. Menezes, Estera Muszkat. I. Título

CDU: 001.8

Apresentação9
O Pesquisador e a Comunicação Científica13
A Pesquisa e suas Classificações19
Métodos Científicos25
As Etapas da Pesquisa29
Revisão de Literatura37

Sumário

Produção?45
Leitura, Fichamento, Resumo, Citações e Referências65
Problema e Hipóteses de Pesquisa83
O Projeto de Pesquisa (dissertação ou tese)91

Como Levantar Informações para Realizar Pesquisas em Engenharia de Elaboração e Apresentação do Relatório de Pesquisa (dissertação/tese)..97

tese)103
Como Elaborar Artigos para Publicação?121
Referências127

Como Apresentar Graficamente seu Relatório de Pesquisa (dissertação ou

Apêndice A - Relação de Títulos de Periódicos da Engenharia de Produção disponíveis no Portal Capes.............................................................................129

Apresentação

“Curiosidade, criatividade, disciplina e especialmente paixão são algumas exigências para o desenvolvimento de um trabalho criterioso, baseado no confronto permanente entre o desejo e a realidade.” Mirian Goldenberg

A Metodologia tem como função mostrar a você como andar no “caminho das pedras” da pesquisa, ajudá-lo a refletir e instigar um novo olhar sobre o mundo: um olhar curioso, indagador e criativo.

A elaboração de um projeto de pesquisa e o desenvolvimento da própria pesquisa, seja ela uma dissertação ou tese, necessitam, para que seus resultados sejam satisfatórios, estar baseados em planejamento cuidadoso, reflexões conceituais sólidas e alicerçados em conhecimentos já existentes.

Pesquisar é um trabalho que envolve um planejamento análogo ao de um cozinheiro. Ao preparar um prato, o cozinheiro precisa saber o que ele quer fazer, obter os ingredientes, assegurar-se de que possui os utensílios necessários e cumprir as etapas requeridas no processo. Um prato será saboroso na medida do envolvimento do cozinheiro com o ato de cozinhar e de suas habilidades técnicas na cozinha. O sucesso de uma pesquisa também dependerá do procedimento seguido, do seu envolvimento com a pesquisa e de sua habilidade em escolher o caminho para atingir os objetivos da pesquisa.

A pesquisa é um trabalho em processo não totalmente controlável ou previsível. Adotar uma metodologia significa escolher um caminho, um percurso global do espírito. O percurso, muitas vezes, requer ser reinventado a cada etapa. Precisamos, então, não somente de regras e sim de muita criatividade e imaginação.

Esta publicação Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Dissertação visa fornecer para você informações básicas de metodologia da pesquisa servindo de guia à elaboração do projeto e da dissertação de mestrado e da tese de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina. Descreve princípios teóricos e fornece orientações práticas que ajudarão você a aprender a pensar criticamente, ter disciplina, escrever e apresentar trabalhos conforme padrões metodológicos e acadêmicos.

Está estruturada da seguinte forma:

l O Pesquisador e a Comunicação Científica

Descreve os processos de comunicação na pesquisa científica e tecnológica dando ênfase aos canais de comunicação usados pelo pesquisador.

2 A Pesquisa e suas Classificações

Apresenta as definições de pesquisa, as formas clássicas de sua classificação e as etapas de um planejamento de pesquisa.

3 Métodos Científicos

Identifica como se processam as operações mentais no processo de pesquisa científica. Mostra como é a abordagem científica pelos métodos: dedutivo, indutivo, hipotético-dedutivo, dialético e fenomenológico.

4 As Etapas da Pesquisa

Sistematiza o processo de pesquisa em etapas e mostra os procedimentos que precisam ser adotados em cada uma delas.

5 Revisão de Literatura

Identifica os passos para a elaboração da revisão de literatura e os procedimentos que devem ser adotados em cada etapa.

6 Como Levantar Informações para Realizar Pesquisas em Engenharia de Produção?

Identifica as fontes disponíveis para pesquisa em Engenharia de Produção e mostra as possibilidades oferecidas pelas fontes digitais, fontes impressas em papel e como localizar os materiais necessários à pesquisa.

7 Leitura, Fichamento, Resumo, Citações e Referências

Fornece elementos para que se faça leituras proveitosas e sínteses que facilitem o processo de análise dos textos. Mostra como devem ser as citações e as referências dos textos nos moldes da ABNT.

8 Problema e Hipóteses de Pesquisa

Define problema e hipóteses de pesquisa. Identifica parâmetros à formulação do problema e da(s) hipótese(s).

9 O Projeto de Pesquisa (Dissertação ou Tese)

Define o esquema de um Projeto de Pesquisa. Orienta quanto ao conteúdo de todos os tópicos do projeto.

10 Elaboração e Apresentação do Relatório de Pesquisa (Dissertação ou Tese)

Orienta quanto à forma e ao conteúdo dos elementos que constituem o relatório de pesquisa. Mostra os tópicos que devem aparecer na dissertação ou tese.

1 Como Apresentar Graficamente seu Relatório de Pesquisa (Dissertação ou Tese)?

Identifica como as normas da ABNT devem ser aplicadas na apresentação gráfica do relatório de pesquisa.

12 Como Elaborar Artigos para Publicação?

Define, segundo a ABNT, a estrutura de um artigo. Mostra o conteúdo de cada um dos elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais.

Edna Lúcia da Silva e Estera Muszkat Menezes Professoras do Departamento de Ciência da Informação da UFSC

O Pesquisador e a Comunicação Científica

Descrever o processo de comunicação na pesquisa científica e tecnológica; identificar e descrever os canais de comunicação usados pelos pesquisadores; apontar as qualidades de um bom pesquisador.

(Parte 1 de 8)

Comentários