Cálculo Diferencial e Integral

Cálculo Diferencial e Integral

Uma entrevista com o Doutor Derivaldo Integreiro.

O professor Derivaldo Integreiro é uma pessoa com renome internacional na área de Cálculo Diferencial e Integral. O seu professor conseguiu esta entrevista inédita ao encontrar o professor Integreiro na sala de espera de um certo aeroporto, quando o mesmo seguia para mais uma de suas palestras sobre Cálculo Diferencial e Integral...

Entrevistador: Prof. Derivaldo, bom dia! Prof. Integreiro: Bom dia.

Entrevistador: O senhor tem um tempinho? Prof. Integreiro: Depende. O que você quer?

Entrevistador: É que eu sou professor de Cálculo na UTFPR, e como o senhor é uma autoridade no assunto, pensei que poderia compartilhar um pouco da sua sabedoria com os alunos. Prof. Integreiro: Ora caro colega, Cálculo é uma disciplina interessantíssima. Em princípio, não precisa fazer nada de especial para alunos ficarem "ligados" na matéria. Escute, meu avião deve sair em poucos minutos, então seja rápido.

Entrevistador: Claro, claro Professor. Então quer dizer que é só impressão minha que meus alunos não acham a matéria interessante. Na verdade eles estão mais ligados do que penso, não é? Prof. Integreiro: Bom, é e não é. Nossa percepção nos engana de vez em quando. Desculpe-me, mas seus alunos são de que curso?

Entrevistador: Estão todos cursando Engenharia. Prof. Integreiro: Ah! Ótimo! Se são alunos de Engenharia, então eles não poderiam estar fazendo matéria mais importante. As vezes eles não percebem a importância da disciplina, mas o fato é que Cálculo é fundamental para as disciplinas mais técnicas que eles cursam no 2º e 3º anos de seus programas.

Entrevistador: Por quê? Prof. Integreiro: Porquê elas precisam da ferramenta de Cálculo para solução dos problemas. Cálculo tem a ver com quantidades que mudam continuamente no tempo. Há várias situações na prática em que isto ocorre. Por exemplo, daqui a pouco vou pegar meu vôo. Ora, o avião me levará daqui a outro local daqui a algumas horas. Minha posição irá variar continuamente com o tempo quando estiver em vôo.

Entrevistador: Puxa, não tinha pensado nisso. É, parece que a matéria não é apenas um amontoado de símbolos e números que são manipulados só pra mostrar que você é esperto. Tem utilidade... Prof. Integreiro: É claro meu colega. Derivadas e integrais podem ser usadas também, por exemplo, quando se quer determinar a vazão de um sistema de reuso de água da chuva. Neste caso, os cálculos podem ser úteis para dimensionar o tamanho do algibe que você precisa numa dada região.

Entrevistador: O quê? Quer dizer que Cálculo é usado para este tipo de problema? Prof. Integreiro: Se é usado não sei, mas devia. Não sou "expert" nesta área. Oops, já estão chamando para embarcar. Preciso ir.

palavras. Gostaria de saber mais

Entrevistador: Mas Prof. Integreiro, estou começando a me interessar pelas suas Prof. Integreiro: Ah! Tenho que ir, você pode me procurar na Internet, que terei o maior prazer de continuarmos esta entrevista. Podemos nos comunicar no Orkut...

Entrevistador: Claro, claro professor. Vou fazer isto. Puxa, o senhor é uma autoridade no assunto mesmo! Gostaria só de uma última impressão sua. Como que os alunos devem estudar Cálculo? Indo para as aulas, lendo o livro, procurando na internet, o que é melhor? Prof. Integreiro: Bom, o meu filho, o Dérivinho, gosta muito de pesquisar na Wikipédia. Além do mais, ele gosta de perguntar pra irmã dele, a Integraline. Tenho muito orgulho desta menina... ela está cursando Tecnologia Mecatrônica, e pensa em fazer um mestrado em alguma especialidade da Engenharia. Essa menina tem futuro!!!

Entrevistador: Minha nossa Professor! Que maravilha, uma menina querendo fazer mestrado em Engenharia? Isto é demais! Boa viagem, vou procurá-lo online para continuarmos esta entrevista. Até lá!

Comentários