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Conceitos e Funcionamento de Grupos de Melhoria: CCQ e Time de Qualidade, Notas de estudo de Engenharia Naval

Saiba o que são grupos de melhoria, ccq e time de qualidade, seus objetivos, características, benefícios e como funcionam. Aprenda sobre a formação, reuniões, projetos, papéis e responsabilidades, capacitação, avaliação, líderes e prioridades.

Tipologia: Notas de estudo

2012

Compartilhado em 29/10/2012

pamela-lopes-7
pamela-lopes-7 🇧🇷

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Baixe Conceitos e Funcionamento de Grupos de Melhoria: CCQ e Time de Qualidade e outras Notas de estudo em PDF para Engenharia Naval, somente na Docsity! Objetivo Proporcionar o entendimento do conceito e filosofia dos Grupos de Melhoria, bem como implantação e manutenção da atividade em empresas. Nível Estratégico 1% Nível Tático 9% Nível Operacional 90% CARACTERÍSTICAS FORMAÇÃO CCQ VOLUNTÁRIA PERMANENTE O PRÓPRIO GRUPO FUNCIONAL TIMES DA QUALIDADE COMPULSÓRIA TEMPORÁRIOS DEFINIDO PELA CHEFIA FUNCIONAL E MULTIFUNCIONAL TEMPO DE EXISTÊNCIA DEFINIÇÃO DO PROBLEMA ÁREA DE ATUAÇÃO Conceito de CCQ Grupo de 5 a 10 funcionários, voluntários, que se reúnem sistematicamente com objetivo de levantarem e buscarem soluções para problemas de sua área de trabalho. Significado de CCQ Círculo * Respeito pelo ser humano; * Vamos fazer juntos porque um sozinho não pode fazê-lo. Controle * Manter e melhorar; * Alcançar objetivos; * Processo informa mais que o resultado; * Controlar não é o mesmo que inspecionar ou dominar. Qualidade * Satisfação das pessoas; * Luxo não é o mesmo que alta qualidade. Conceito de Time da Qualidade Grupo de, no máximo, 5 pessoas, designado pela chefia / gerência, que estejam ligadas a algum aspecto do processo em estudo. OBJETIVOS • Desenvolver o potencial humano em sua plenitude; • Respeitar a natureza humana criando um ambiente saudável e feliz para trabalhar; • Contribuir para a melhoria e desenvolvimento da empresa. Hierarquia das Necessidades Humanas segundo Maslow Auto Realização Realização do seu próprio potencial, autodesenvolvimento, criatividade e auto- expressão Estima Auto-confiança, Independência, Reputação, etc... Sociais Sentimento de aceitação, amizade, associação. Sentimento de pertencer ao grupo. Segurança Proteção sua e da família. Segurança. Estabilidade no lar e no emprego “Um chefe pode obrigar uma pessoa a fazer um trabalho, especialmente durante os tempos econômicos difíceis. Mas não pode, por definição, obrigá-la a entregar sua paixão e imaginação regularmente. Entregar paixão e imaginação é um ato voluntário, um ato muito importante numa época em que o cérebro (mais que o músculo) se tem convertido na pedra angular do êxito e do valor agregado.” Tom Peters Benefícios Às Pessoas - Autodesenvolvimento; - Novas oportunidades; - Participação nos processos da empresa; - Reconhecimento. À Empresa - Aumento da produtividade; - Melhoria na qualidade dos produtos e serviços; - Maior lucratividade, redução de custos; - Melhoria contínua nos processos; - Pessoas mais capacitadas; - Melhor relacionamento; FUNCIONAMENTO Reuniões Projetos Avaliação Papéis e Responsabilidades Capacitação Reconhecimento Papéis e Responsabilidades LÍDER Membro eleito ou indicado pelo grupo por um determinado período, para: * representar o grupo, sempre que necessário, dentro e fora da empresa. * coordenar as atividades do grupo. * planejar, organizar e liderar as reuniões do grupo. * manter contato com chefia e coordenação para manutenção da atividade. EXEMPLOS DE FLUXO DE PROJETO 1) Registro do problema – os registros dos problemas de qualidade, ambiente, custo, segurança, retrabalho, refugo, etc, são feitos em formulários ou atas. 2) Priorização – O grupo utiliza-se de alguma técnica como GUT e PARETO e define as prioridades para um determinado prazo de tempo. 3) Negociação – Apresentação do planejamento do grupo à gerência para negociação, ajustes e seqüência das prioridades para o período estipulado. 4) Elaboração – O grupo desenvolve sozinho ou com o apoio técnico de pessoas indicadas, utilizando-se do método PDCA e das ferramentas da qualidade, tais como: BRAINSTORMING, FLUXOGRAMA, PARETO, CAUSA E EFEITO, 5W1H, etc. 5) Aprovação – Apresentação do projeto para avaliação, aprovação e definição das estratégias de ação. 6) Implantação / Acompanhamento – Dentro do prazo estabelecido, pessoas indicadas deverão providenciar a implantação do projeto. Em muitos casos, o próprio grupo providencia isso. O acompanhamento tem que ser feito em paralelo e os desvios corrigidos imediatamente. 7) Adoção – Manter a boa idéia funcionando é responsabilidade do grupo e das pessoas envolvidas no processo. Normas, padrões, treinamento, informação, são algumas das formas de padronização. 8) Divulgação – Através de murais, jornal interno, reuniões, comunicação interna, etc. Capacitação • Capacitar as pessoas envolvidas nos grupos de melhoria é fundamental para o entendimento de seus papéis e no conhecimento de metodologias para a eficácia de resultados; • Capacitar Gerências, Supervisão, Chefias, Secretários, Componentes dos grupos; Líderes, • Capacitar em Conceitos, MASP/PDCA, Liderança, Reuniões, Relacionamento Interpessoal, Comunicação, etc. Avaliação • A avaliação é a principal fonte de feedback para uma equipe e organização. Assim evita-se que os problemas passem desapercebidos e se tem acompanhamento e ação sobre os processos onde estão inseridos; • Girar o PDCA permanentemente dos grupos de melhoria é uma forma eficaz de monitorar os resultados; • Avaliar para conhecer, conhecer para gerenciar; • Alguns exemplos de indicadores.... LÍDER -Nº de reuniões ocorridas -% de freqüência das reuniões -% de projetos propostos e aceitos -Nº de projetos implantados -% de projetos aprovados e implantados -% das metas atingidas -% do efetivo participando - Investimento X Retorno -Nº grupos -Nº de pessoas envolvidas -% projetos implantados e existentes -Nº de pessoas treinadas -Nível de motivação CHEFIA / GERÊNCIA DIRETORIA COORDENAÇÃO Reconhecimento • O reconhecimento deve existir em um processo de Grupos de Melhoria para a manutenção da atividade na empresa; • O reconhecimento é necessidade humana. O apoio, o elogio, o prêmio, o destaque, a capacitação, o desafio, são formas de atender esta necessidade. • De forma intrínseca ou extrínseca, deve existir uma política de reconhecimento para “alimentar” a gestão participativa. PROBLEMAS COMUNS F 0 F C F 0 F C F 0 F Cultura e clima desconsiderados Impaciência e busca de resultados a curto prazo Não F 0 F C F 0 F Cenvolver pessoas de influência Formalidade excessiva (Burocracia) Falta de organização F 0 F C F 0 F C F 0 F CPequeno intercâmbio Liderança concentrada Resistência a administração participativa F 0 F C F 0 F CDesconhecimento do conceito de controle (PDCA) Programa de educação e treinamento F 0 F Cinsuficientes e intermitente Falta de métodos estatísticos na condução das atividades dos F 0 F Cgrupos Inexistência de uma organização responsável pela coordenação das atividades dos F 0 F Cgrupos Inexperiência dos gestores D C A Comprometimento da alta administração Organização da Estrutura de Apoio Estudar a experiência de outras empresas Elaborar Plano de Implantação Educar e treinar para os grupos de melhoria Implantar o grupo na área piloto Avaliar implantação na área piloto Corrigir desvios e ampliar para demais áreas
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