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Guias e Dicas
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Ciclo do Controle Perdas, Notas de estudo de Segurança do Trabalho

gestão da qualidade

Tipologia: Notas de estudo

2012

Compartilhado em 30/05/2012

felipe-nogueira-27
felipe-nogueira-27 🇧🇷

4.8

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Baixe Ciclo do Controle Perdas e outras Notas de estudo em PDF para Segurança do Trabalho, somente na Docsity! A QUALIDADE NA PREVENÇÃO DE PERDAS SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE Fundamentos da Qualidade Série ISO 9000/2000 Os 8 princípios da gestão da qualidade CICLO DE DEMING ( Ciclo do PDCA) Segundo Deming, 85% dos problemas que ocorrem nas empresas são causados pelas gerências e somente elas podem corrigi-los. É por isto que as Normas ISO da Qualidade estão voltadas para o sistema. Qualidade rica ou pobre de um produto ou serviço não é o resultado provocado pelas pessoas que fazem o produto ou serviço e sim é o resultado do sistema dentro do qual elas trabalham Os 8 princípios da gestão da qualidade constituem a base das normas da família ISO 9000:2000. A metodologia do Ciclo de Melhoria (Deming), também designada por PDCA (Plan-Do-Act-Check), está sob a abordagem por processos, e pode ser resumidamente descrita do seguinte modo: FUNDAMENTOS AVALIAÇÃO (C): Monitorizar e medir os processos e produtos relativamente às políticas, objetivos e requisitos do produto e reportar os resultados. Verificar os resultados que se está obtendo, verificar continuamente os trabalhos para ver se estão sendo executados conforme planejados. O Ciclo de Deming: base para SGQ MELHORIA CONTÍNUA (A): Tomar ações para melhorar continuamente o desempenho dos processos. Fazer correções de rotas se for necessário, tomar ações corretivas ou de melhoria, caso tenha sido constatada na fase anterior a necessidade de corrigir ou melhorar processos. O Ciclo de Deming: base para SGQ ISO – International Organization for Standardization Estabelecida em 1947, a "International Organization for Standardization (ISO)", com sede em Genebra, é uma organização não governamental com a missão de promover o desenvolvimento mundial da normalização e atividades relacionadas, de forma a facilitar a troca internacional de bens e serviços e desenvolver a cooperação nas áreas intelectual, científica, tecnológica e econômica. Sua sede está localizada em Genebra, Suíça, com mais de 130 países membros. Cada país tem um representante junto à ISO. A ABNT é o representante do Brasil. ISO 9000 especifica em termos amplos os componentes necessários de um Sistema de Gestão da Qualidade. Esta série de Normas foi originalmente publicada em 1987. O que distingue a série ISO 9000 de outros programas da qualidade é que estas Normas não estão voltadas para a qualidade de seu produto ou serviço. As Normas ISO 9000 estão voltadas para o sistema de sua companhia. Esta situação única permite que toda empresa, ou organização, independente de seu produto ou serviço, seja abrangida por uma normatização comum. Isto difere de outros sistemas da qualidade e prêmios como: Gerência da Qualidade Total ou Prêmio Nacional da Qualidade, os quais estão preocupados unicamente com o produto ou serviço e não com a forma com que as empresas atingem esta qualidade. Se for possível dizer que existe um sistema perfeito o resultado será um produto perfeito. ISO – International Organization for Standardization PRINCÍPIOS DE GESTÃO DA QUALIDADE, ISO 9000:2000 Foram identificados 8 princípios básicos: 1) Foco no cliente: As organizações dependem dos seus clientes e devem portanto compreender as suas necessidades presentes e futuras, devem satisfazer os seus requisitos e esforçar-se por exceder as suas expectativas. Nosso Cliente: o Interno e externo. 2) Liderança: A direção deve estabelecer uma unidade de finalidades e de orientação da organização. Devem criar e manter um ambiente interno no qual as pessoas estejam completamente envolvidas em alcançar os objetivos da organização. ISO – International Organization for Standardization 3) Envolvimento das pessoas: As pessoas, a todos os níveis, são a essência de uma organização, e o seu completo envolvimento permite que as suas capacidades sejam usadas em benefício da organização. 4) Abordagem por processos: Os resultados pretendidos são mais facilmente alcançados quando as atividades e os recursos relacionados são geridos como processos. (Considera-se processo, uma atividade ou conjunto de atividades, que utiliza recursos para transformar entradas (inputs) em saídas (outputs). 5) Abordagem da gestão como um sistema: A identificação, compreensão e gestão dos processos inter-relacionados como um sistema, contribui para a eficiência e eficácia da organização no alcance dos seus objetivos. ISO – International Organization for Standardization Pesquisa e compreensão das necessidades e das expectativas dos clientes; Garantia de que os objetivos da organização se articulam com as necessidades e expectativas dos clientes; Divulgação/Comunicação das necessidades e expectativas dos clientes aos diferentes níveis da organização; Mecanismos de medida da satisfação dos clientes e implementação de ações de melhoria com base nos resultados obtidos; Gestão sistemática das relações com os clientes; Abordagem integrada e articulada entre a satisfação dos clientes e das restantes partes interessadas (como sócios, acionistas, colaboradores, fornecedores, comunidade local e sociedade em geral). FOCO NO CLIENTE IMPLICAÇÕES PRÁTICAS Os líderes estabelecem uma unidade de propósitos e as linhas de orientação da organização. Devem criar e manter um ambiente interno no qual as pessoas se tornem plenamente empenhadas na prossecução dos objetivos da organização. Vantagens Todos os colaboradores irão entender e estar motivados para a prossecução dos objetivos e metas da organização; As atividades são definidas, implementadas e avaliadas de forma integrada; Obstáculos ou dificuldades de comunicação entre os diferentes níveis da organização serão minimizados. LIDERANÇA FALANDO SOBRE OS 8 PRÍNCIPIOS DA QUALIDADE: 2º Implicações Práticas Análise das necessidades de todas as partes interessadas incluindo clientes, detentores de capital, colaboradores, fornecedores, credores, comunidade local e sociedade em geral; Definição clara da visão de futuro da organização; Definição de objetivos e de metas que representem desafios; Criação e implementação de valores, equidade, ética e de "exemplos a seguir" aos diversos níveis da organização; Fomento da confiança e eliminação do medo e da insegurança; Afetação adequada de recursos, de formação e de liberdade de ação, com autonomia e responsabilização; Mecanismos de motivação, reforço e reconhecimento dos esforços desenvolvidos. LIDERANÇA Os resultados pretendidos são alcançados de forma mais eficiente quando as atividades e os recursos que lhes estão associados são geridos como um processo. Vantagens Redução de custos e de tempo despendido devido a uma utilização de recursos mais eficiente; Resultados previsíveis, sustentados e crescentes; Definição clara e hierarquização de oportunidades de desenvolvimento. ABORDAGEM POR PROCESSOS FALANDO SOBRE OS 8 PRÍNCIPIOS DA QUALIDADE: 4º Implicações práticas Definição sistemática das atividades necessárias à prossecução de um objetivo/resultado; Definição clara de competências e de responsabilidades pelas atividades- chave de gestão; Análise e medida do desempenho das atividades-chave; Identificação dos interfaces das atividades-chave, dentro e entre as diversas funções existentes na organização; Focalização em fatores como recursos, métodos e materiais que irão contribuir para o desenvolvimento das atividades-chave; Avaliação de riscos, conseqüências e impacto das atividades sobre os clientes, fornecedores e demais partes interessadas. ABORDAGEM POR PROCESSOS Identificar, compreender e gerir processos inter-relacionados como um sistema contribui para que a organização atinja os seus objetivos de uma forma eficiente e eficaz. Vantagens Integração e alinhamento dos processos, que assim atingirão mais facilmente e de forma mais adequada os objetivos definidos; Capacidade de concentrar esforços nos processos-chave; Garantir, perante todas as partes interessadas, a consistência, eficácia e eficiência da organização. ABORDAGEM DA GESTÃO COMO UM SISTEMA FALANDO SOBRE OS 8 PRÍNCIPIOS DA QUALIDADE: 5º Implicações Práticas Utilização de uma abordagem consistente, desdobrada a todos os níveis da organização, que assegura a melhoria contínua do seu desemprenho; Formação de todos os colaboradores sobre métodos e ferramentas da melhoria contínua; Tornar a melhoria contínua dos produtos, processos e sistemas um objetivo para cada colaborador da organização; Definição de metas de orientação e de mecanismos de detecção e avaliação da melhoria contínua; Reconhecimento de progressos ABORDAGEM DA GESTÃO COMO UM SISTEMA Decisões eficazes são tomadas com base na análise de dados e de informações. Vantagens Decisões baseadas em informação; Maior capacidade de demonstração da eficácia de ações passadas com base em registos factuais; Capacidade crescente para rever, questionar, desafiar e alterar opiniões e decisões. Articuladas com a experiência e a intuição. ABORDAGEM Á TOMADA DE DECISÕES BASEADAS EM FATOS FALANDO SOBRE OS 8 PRÍNCIPIOS DA QUALIDADE: 7º Implicações Práticas Assegurar que os dados e a informação são exatos e fiáveis; Tornar os dados acessíveis a quem deles necessita; Analisar dados e informação com base em métodos válidos; Tomar decisões e implementar medidas com base análises de fatos, ABORDAGEM DA GESTÃO COMO UM SISTEMA
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