17417 Fundamentos do Turismo Aula 09 Vol 1

17417 Fundamentos do Turismo Aula 09 Vol 1

(Parte 1 de 2)

9Formas e tipos de turismo

Meta da aula

Apresentar informações atuais sobre formas e tipos de turismo no mundo.

Objetivos

Esperamos que, após o estudo do conteúdo desta aula, você seja capaz de:

identificar diferentes formas de turismo e sua relação com a economia dos países; avaliar a relevância do estudo dos diferentes tipos de turismo para o desenvolvimento da atividade turística.

Aula 9 • Formas e tipos de turismo

Introdução

O turismo, em função de sua organização estrutural e suas definições empresariais, administrativas, bem como profissionais, foi delimitado em tipos, formas, modalidades, entre outras segmentações. No entanto, de acordo com Andrade (2001), essa delimitação não possui nenhuma segurança científica, pois não há grandes reflexões sobre o assunto. Cabe ressaltar que alguns fatores relacionados aos tipos de turismo abordados aqui serão aprofundados na Aula 1, que trata sobre segmentação do mercado turístico.

Tipos e formas de turismo: as várias classificações

O grande desenvolvimento da atividade turística nos últimos anos criou a necessidade de se elaborarem classificações para melhor compreender as inúmeras e diferentes características das viagens, e também para possibilitar a quantificação do setor em termos comparáveis entre países, ou mesmo regiões.

Todavia, a própria dinâmica se confirma como um obstáculo na classificação do turismo e, conseqüentemente, na elaboração de categorias que sejam suficientemente abrangentes.

Nesse sentido, a Conferência Internacional de Estatísticas do Turismo organizada pela OMT em 1991, e cujas recomendações foram posteriormente adotadas pela Comissão Estatística das Nações Unidas, teve os seguintes objetivos: (i) O desenvolvimento de uma definição uniforme e integrada e de um sistema de classificação das estatísticas do turismo. (i) A implementação de uma metodologia para determinação do impacto econômico do turismo e do desempenho dos vários setores da indústria. (i) O estabelecimento simultâneo de um meio de diálogo entre os governos e a indústria turística e um programa coerente de coleta de informação turística.

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Para um dado país, foram identificadas três formas básicas de turismo:

• Turismo Interno (Domestic Tourism):

Turismo praticado por residentes de um determinado país que viajam unicamente no interior desse país.

• Turismo Receptivo (Inbound Tourism):

Por turismo receptivo compreende-se todo o conjunto de serviços de apoio e assistência destinados à recepção de pessoas provenientes de outras regiões do país ou do exterior.

Figura 9.1: Turismo Interno em praia da Austrália. Fonte: w.sxc.hu

Figura 9.2: Grupo de Receptivo – Aman. Fonte: w.sxc.hu

Figura 9.3: Aman (capital da Jordânia). Fonte: w.sxc.hu

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• Turismo Emissor (Outbound Tourism): Caracteriza-se pelo movimento de pessoas que viajam para fora do local habitual de residência, atraídas pelas ofertas de outras regiões do país ou do exterior.

Vale destacar que existem países ou regiões que se caracterizam no setor de viagens como receptivos, outros como emissivos. Conforme dados da Organização Mundial do Turismo (OMT), o turismo receptivo mundial tem crescido com maior rapidez nos países em desenvolvimento, tanto com relação à entrada de turistas quanto em ingresso de divisas, fator que demonstra melhor distribuição de recursos econômicos entre países nessa atividade.

Segundo Oliveira (2005), em 1990, a Polônia era o 27˚ destino em todo o mundo, e a China ocupava a 12ª posição. Em 1997, a Polônia já ocupava o 9º lugar em entradas de turistas e o 13º em ingresso de divisas (64º em 1990), e a China, a 6ª colocação em chegadas de visitantes e o 9º lugar em entradas de divisas.

A tabela a seguir apresenta o ranking dos principais países receptores de turistas internacionais nos anos de 2006 e 2007 em milhões e a taxa de crescimento entre esses dois períodos. Cabe ressaltar que esses dados obtidos na OMT, apresentam a Europa como o continente que mais recebe turistas internacionais no mundo.

Tabela 9.1: Ranking dos principais países receptores de turistas internacionais nos anos de 2006 e 2007

Posiçãomundial País Continente

Chegadas de turistas internacionais em 2007 (em milhões)

Chegadas de turistas internacionais em 2006 (em milhões)

1FrançaEuropa81,979,13,8

3 Estados UnidosAmérica do Norte56,051,19,8

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Fonte: UNWTO World Tourism Barometer, junho 2008.

Formas de praticar turismo

Atualmente, as formas de se praticar as atividades relacionadas ao turismo podem ser divididas em relação à organização da viagem como: turismo individual ou turismo organizado.

O turismo individual é aquele praticado em viagens sem a intervenção de uma empresa (agência de viagens especializada). Os viajantes tomam as devidas providências por conta própria: documentação, reserva nos meios de transporte, hospedagem, levantamento de material sobre o destino, roteiros entre outros itens. Nesse caso, não é possível estabelecer previamente um orçamento preciso.

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O turismo organizado são viagens realizadas por meio de agências de viagens. Elas providenciam todas as reservas nos meios de hospedagem e de transporte e oferecem serviços complementares (orientação sobre o melhor roteiro, com informações sobre os locais a serem visitados, auxílio na obtenção de vistos de entrada, seguro-saúde serviços de guias etc.).

As agências organizam os programas de duas formas: de acordo com o roteiro estabelecido pelo próprio cliente ou de acordo com programas elaborados por elas. No primeiro caso, o cliente viaja com os serviços previstos (reservas nas companhias aéreas, nos hotéis, aluguel de carro, passeios e translados etc.), com data, tempo de duração e orçamentos preestabelecidos, porém obedecendo ao roteiro desejado pelo cliente. No segundo caso, o consumidor recorre ao produto oferecido pela própria agência, no que diz respeito ao estabelecimento de datas de saída, à duração da viagem, ao roteiro e ao preço.

Cabe ressaltar que as formas de turismo podem ainda ser subdivididas a fim de melhor entender aspectos relacionados às viagens. Nesse sentido, deve-se levar em conta fatores como: o grupo que viaja (pode ser desde um turista solitário, uma família de quatro pessoas, até grupos de 100 pessoas, por exemplo) e o tempo de permanência (turismo itinerante e turismo de estada).

O Turismo Itinerante caracteriza-se quando a programação da viagem constitui-se de visitas ao maior número possível de núcleos receptivos. Exemplo: turistas em viagem pela Costa Leste da Austrália.

Figura 9.4: Turismo Itinerante – Austrália. Fonte: w.sxc.hu

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Já o Turismo de Estada caracteriza-se quando um conjunto de programações turísticas estimula as pessoas a permanecerem hospedadas em um único núcleo turístico. Exemplo dessa realidade é a viagem a hotéis e campings de lazer ou a visita a núcleos turísticos como Porto de Galinhas em Pernambuco.

A seguir, veremos alguns dos diversos tipos de turismo.

Convém mencionar que nos dias de hoje proliferam novas tipologias para esse mercado, o que dificulta a explanação de todas as práticas.

Atividade

Atende ao Objetivo 1

1. Observe a tabela a seguir sobre o ranking das principais receitas e despesas dos respectivos países emissores e receptores de turistas internacionais em 2006 e 2007 e responda: Qual a relação entre desenvolvimento econômico e social e receita/ despesas com a chegada/saída de turistas internacionais nos países apresentados?

Posiçãomundial País Continente

Receitas geradas em turismo em 2007 (em bilhões)

Posiçãomundial País Continente

Despesas em turismo por país emissor (2007) (em bilhões)

Receitas do turismo internacional por país receptor

Despesas do turismo internacional por país emissor

1Estados UnidosAmérica
do NorteUS$ 96.71Alema- nha

Europa US$82.9

2EspanhaEuropaUS$ 57.82 Estados UnidosAmérica

do NorteUS$76.2

Ranking das principais receitas e despesas dos respectivos países emissores e receptores de turistas internacionais em 2006 e 2007

3FrançaEuropaUS$ 54.23 Reino UnidoEuropaUS$72.3
4ItáliaEuropaUS$ 42.74 FrançaEuropaUS$36.7
5ChinaÁsiaUS$ 41.95 ChinaÁsiaUS$29.8
6Reino UnidoEuropaUS$ 37.6 ItáliaEuropaUS$27.3
7AlemanhaEuropaUS$ 36.07 JapãoÁsiaUS$26.5

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Resposta Comentada

A tabela apresentada demonstra uma relação direta entre o desenvolvimento econômico e social dos países e as receitas geradas pela recepção/despesas fornecidas pela emissão de turistas internacionais. Todos os países presentes na tabela possuem um relevante Produto Interno Bruto (PIB), economias pulsantes, um mercado consumidor elevado e excelentes condições para receber turistas em seus territórios. Merece destaque, na tabela, a predominância de países europeus no ranking de despesas/ receitas 2007. Fator que pode ser explicado devido ao grande mercado consumidor europeu em um relativo pequeno raio de distância, situação que facilita o fenômeno do turismo.

Fonte: UNWTO World Tourism Barometer, junho 2008.

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Figura 9.5: Bellagio, Hotel e Cassino – Las Vegas. Fonte: w.sxc.hu

Tipos de turismo

Para Oliveira (2005), os vários tipos de turismo praticados no mundo todo tornam essa atividade uma grande opção de desenvolvimento. É preciso que cada local defina em que tipo ou tipos de turismo suas características se enquadram, de acordo com o potencial da região.

Os tipos de turismo variam de acordo com diferentes fatores, como as características sociais, o âmbito geográfico, a faixa etária, o meio de transporte, o motivo da viagem, motivações culturais, motivações sociais e de comunicação, motivação de mudança de atividade e de paisagem, motivação de status e prestígio, motivações de diversão e relaxamento, motivações de segurança. Vejam a seguir algumas dessas características e os tipos de turismo relacionados:

• As características sociais: Turismo de elite – caracterizado por equipamentos e serviços personalizados direcionados a uma classe social de alto poder aquisitivo. Las Vegas, por exemplo, é uma destinação turística que atrai em sua maioria o turismo de elite.

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Turismo de massa – caracterizado por equipamentos e serviços que atendam a um grande número de turistas com médio poder aquisitivo, em programações grupais e viagens organizadas (ex.: pacotes turísticos). A Irlanda, por exemplo, é um país visitado por turistas de todo o mundo devido a um menor custo dos pacotes oferecidos para viagens em seu território em relação a outros países europeus.

Figura 9.7: Albergue em Pequim – China. Fonte: w.sxc.hu

Figura 9.6: Praia da Irlanda. Fonte: w.sxc.hu

Turismo popular – caracterizado pelos equipamentos e serviços mais simples, todavia com conforto, com preços mais acessíveis, principalmente para estimular o turismo entre os jovens e os idosos. Destacam-se como equipamento colônias de férias, albergues da juventude.

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Turismo social – caracterizado pelo financiamento ou incentivo às férias por parte de órgãos públicos e empresas privadas. Atende principalmente aos trabalhadores. Convém mencionar que o SESC – Serviço Social do Comércio é a instituição brasileira que melhor trabalha as questões relacionadas ao turismo social no país.

Figura 9.8: Turismo social – Buenos Aires – Argentina. Fonte: w.sxc.hu

• O âmbito geográfico Varia conforme as características geográficas da localidade, tais como: turismo de litoral, de montanha, de campo.

• A faixa etária Turismo de terceira idade (melhor idade), de jovens, de crianças. Atualmente as empresas de turismo utilizam esse critério para segmentar sua área de atuação, possibilitando a personalização e a adequação de seus produtos e serviços a públicos diferenciados.

• Meio de transporte Turismo marítimo, fluvial, ferroviário, aéreo, rodoviário, hoje o transporte não é visto somente como a maneira de ir de um lugar ao outro, ele próprio pode ser o motivo da viagem; como exemplos, os cruzeiros marítimos e fluviais.

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• Motivo da viagem: Turismo de saúde Procurando atender a esse tipo de motivação, estão as estâncias hidrominerais e climáticas e outras formas mais recentes que se apegam não mais à imagem da doença, mas à busca da saúde onde, atualmente, se destacam os spas.

Turismo de negócios Caracterizado pelas viagens com o intuito de conhecer novos mercados, estabelecer contatos, firmar convênios, treinamento, essa modalidade garante às empresas de hospedagem, transporte e agenciamento, ocupação constante. Entretanto, ainda é motivo de muita discussão, pois não se encaixa nas principais definições de turismo.

Deriva da expressão latina salute per aqua, que traduzindo à letra significa saúde pela água. O recurso à água para realização de tratamentos de saúde remonta à Antigüidade, sendo famosas as termas romanas e a sua evolução ao Oriente: os famosos banhos turcos. Na Europa, os tratamentos com águas existem desde a Idade Média, tendo-se popularizado no século XIX e início do século X, com as idas às termas para usufruir das águas com propriedades medicinais. É também nesta altura que surgem alguns dos modernos tratamentos com água. O termo SPA popularizouse no final do século X, passando a significar um espaço onde se fazem tratamentos com água, vapor ou infusões, normalmente complementados com massagens e tratamentos médicos não-invasivos (podologia, nutrição etc.) e, mais recentemente, com aparatologia normalmente associada à estética (depilação, reafirmação corporal etc.).

Figura 9.9: SPA – Madinat Mina A Salam-Dubai – Emirados Árabes.

Fonte: w.sxc.hu

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Figura 9.10: Turismo esportivo – Barnin National Park – Alemanha. Fonte: w.sxc.hu

Turismo religioso Tem como principais objetivos a visita, peregrinação, e penitência para destinos de grande importância religiosa, uma das mais antigas motivações do homem para viajar.

Turismo esportivo Viagem realizada para participar ou acompanhar os mais diferentes eventos esportivos, que alcançaram hoje um grande profissionalismo, responsável pelo fluxo de milhares de turistas pelo mundo, principalmente para os Jogos Olímpicos e os grandes Campeonatos Mundiais de Futebol.

Turismo cultural Tem como principal motivação o conhecimento e a vivência de outras culturas. É uma das grandes tendências para o setor e a base de atração de muitos destinos. Pode ser dividido em dois subtipos: turismo científico, caracterizado pelas viagens de estudo, excursão científica, e o turismo de congressos, caracterizado pela reunião de especialistas de determinadas áreas do conhecimento.

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Para compreender as causas subjetivas que interferem na decisão da viagem, realizam-se estudos de motivação, pois por meio delas podem-se verificar os tipos e características de produtos turísticos procurados por determinados grupos de turistas.

Existem várias classificações de motivações turísticas, mas a mais conhecida é aquela desenvolvida a partir da hierarquia de necessidades elaborada por Abraham Maslow, que se divide em realização pessoal, estima amor/relacionamento, segurança, fisiologia. A seguir, visualizamos a pirâmide de Maslow.

Figura 9.1: Turismo cultural – Quênia – África. Fonte: w.sxc.hu

Figura 9.12: Hierarquia das necessidades de Maslow.

Realização pessoal

Estima

Amor/relacionamento

Segurança Fisiologia

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A divisão elaborada por Maslow, quando visualizada sob a ótica do fenômeno do turismo, propõe que os turistas busquem nas viagens a possibilidade de sanar e equilibrar as deficiências encontradas em seu cotidiano. Cabe ressaltar que essas deficiências são apresentadas na base da pirâmide de Maslow.

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