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Guias e Dicas
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Observação participantes e pesquisa-ação, Manuais, Projetos, Pesquisas de Relações Públicas

Apresentação ppt sobre Observação participante e pesquisa-ação (métodos e técnicas de pesquisa em RRPP)

Tipologia: Manuais, Projetos, Pesquisas

2011

Compartilhado em 17/05/2011

valeria-blos-5
valeria-blos-5 🇧🇷

2.5

(2)

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Baixe Observação participantes e pesquisa-ação e outras Manuais, Projetos, Pesquisas em PDF para Relações Públicas, somente na Docsity! OBSERVAÇÃO PARTICIPANTES E PESQUISA-AÇÃO Técnicas de Pesquisa em Relações Públicas Professora Mônica Pieniz Texto de Cicilia Maria Krohling Peruzzo Marina Demaman Ferreira Matheus Astarita Valéria Blos Victoria Cirio Yan Loureiro  Pesquisa participante é quando o investigador se insere no ambiente natural do grupo o qual está sendo investigado. Conceito  O acirramento de conflitos e descontentamento com o status quo, a abertura política devido ao fim da ditadura militar e a vontade de transformação social criaram o clima sociopolítico adequado para a incorporação das discussões sobre a epistemologia da pesquisa participante.  A pesquisa participante ganha notoriedade por se tratar de um método dialético, que procura captar o “movimento” e nele compreender a essência e todas as dimensões do fenômeno.  Mesmo esta sendo uma maneira qualitativa de se realizar pesquisa, utilizam-se de recursos quantitativos para aprimorar a análise final. O contexto da pesquisa participante no Brasil  Um questionário pode conter perguntas incompreensíveis, o que gera respostas duvidosas.  A pesquisa positivista é preocupada em atingir apenas a aparência dos fenômenos sociais e não reconhece a existência de domínios qualificáveis apenas quantificáveis.  Michel Thiollent critica a pesquisa de opinião, pois esta seria anti-histórica, totalmente empírica – excluindo elaborações teóricas e surgimento de hipóteses e/ou conceitos. O contexto da pesquisa participante no Brasil Demais métodos de pesquisa no Brasil Pesquisa participante na área de comunicação  A pesquisa participante passa a ser usada a partir de duas motivações: 1)Realização de uma pesquisa inovadora de caráter qualitativo que permitisse atingir elevado grau de profundidade; 2)Preocupação em dar um passo adiante em relação aos estudos críticos (do tipo pesquisa-denúncia) dos meios de comunicação, que já não satisfazem mais uma ala de pesquisadores. Quer contribuir para o avanço da pesquisa em comunicação e para a transformação social.  A pesquisa participante, na área da Comunicação Social, adquire, então, três finalidades: 1) Observar fenômenos importantes, especialmente os ligados a experiências populares da comunicação voltadas para o desenvolvimento social; 2) Realizar estudos de recepção de conteúdos da mídia que ultrapassem os padrões então vigentes; 3) Que os resultados da pesquisa (ou até mesmo o seu processo de realização) pudessem retornar ao grupo pesquisado e ser aplicados em seu benefício. Esclarecendo os conceitos de pesquisa participante Pesquisa participante  "a potencialidade da pesquisa participante está precisamente no seu deslocamento proposital das universidades para o campo concreto da realidade. Este tipo de pesquisa modifica basicamente a estrutura acadêmica clássica na medida em que reduz as diferenças entre objeto e sujeito de estudo. Ela induz os eruditos a descer das torres de marfim e a se sujeitarem ao juízo das comunidades em que vivem e trabalham, em vez de fazerem avaliações de doutores e catedráticos.“ (FALS BORDA, 1981, p.60) Esclarecendo os conceitos de pesquisa participante Pesquisa ação Aqui são repetidas as cinco características da pesquisa participante, mais:  O grupo não apenas sabe que está sendo investigado, como conhece os objetivos da pesquisa e participa do processo de sua realização.  Implica o engajamento do pesquisador no ambiente investigado e também no envolvimento das pessoas do grupo no processo da pesquisa.  A pesquisa tem o propósito de contribuir para solucionar alguma dificuldade ou um problema real do grupo pesquisado.  Os resultados – e o próprio processo de pesquisa – revertem em benefício do grupo, pois servem de subsídios para o encaminhamento de soluções demandadas in loco. Esclarecendo os conceitos de pesquisa participante Pesquisa ação Michel Thiollent (2003, p.14) diz que a pesquisa-ação é “um tipo de pesquisa social com base empírica que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo e no qual os pesquisadores e os participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo e participativo”. A pesquisa participante vai auxiliar a população envolvida a identificar por si mesma os seus problemas, a realizar análise crítica destes e a buscar as soluções adequadas. Na área da comunicação, a pesquisa-ação, quando desenvolvida, procurou contribuir para subsidiar a melhoria dos modos de comunicação dos grupos populares. Em qualquer das três modalidades, o pesquisador pode aplicar técnicas complementares de coleta de dados, como a entrevista, a análise documental e o estudo de dados secundários.  Não existe um tempo ideal que possa ser prefixado.  O tempo vai depender o tipo de objeto, de quão rápida ou demoradamente ele se revela ao investigador, das condições em que os mecanismos internos do objeto se dão a conhecer ao pesquisador e da capacidade deste de captar suas manifestações explícitas e implícitas.  O tempo não pode ser curto demais. Poderá ser de meses, um ano ou mais. Pressupostos metodológicos Tempo necessário de permanência no campo Obrigado pela atenção! As observações e citações deste trabalho foram baseadas no Capítulo 8 do livro Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação, de Jorge Duarte e Antonio Barros, cujo texto é de autoria de Cicilia Maria Krohling Peruzzo.
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