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Guias e Dicas
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Projeto final tcc, Teses (TCC) de Cultura

diciplina final tcc

Tipologia: Teses (TCC)

2011

Compartilhado em 24/11/2011

paula-32
paula-32 🇧🇷

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Baixe Projeto final tcc e outras Teses (TCC) em PDF para Cultura, somente na Docsity! UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – UVA INSTITUTO DOM JOSÉ DE EDUCAÇÃO E CULTURA - IDJ CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM PROCESSOS GERENCIAIS JOÃO RODRIGUES MOREIRA RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I SETOR ADMINISTRATIVO 1 Iguatu – CE Agosto de 2011 UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – UVA INSTITUTO DOM JOSÉ DE EDUCAÇÃO E CULTURA - IDJ CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM PROCESSOS GERENCIAIS JOÃO RODRIGUES MOREIRA 2 AGRADECIMENTOS A Deus, que de forma simples e doce me mostra sempre o caminho certo a percorrer e por todas as oportunidadesa mim dadas, principalmente a evolução intelectual e moral. Aos meus queridos pais, José Rodrigues Moreira e Francisca Maria Moreira (in memórian) por todadedicação, amor e carinho destinados a mim por toda a vida. Aos meus amados irmãos, por todo apoio moral e por estarem sempre ao meu lado dando força e me motivando a não desistir. A minha noiva Taciana Bastos, por todo amor, carinho e compreensão nos momentos ausentes em que estive estudando,motivando-me sempre a prosseguir firme. A Valmir Alves de Oliveira, pela oportunidade de fazer o estágio em sua empresa VP Propaganda e pela disponibilidade para tirar dúvidas. A Anicleuma Amorim, pelo apoio e dedicação para a realização deste Estágio e por seu modelo de Gestão na empresa. Ao meu professor orientador Joaquim Francisco da Silva, pela oportunidade dada eapoio para a realização desse Estágio. A todos, minha eterna gratidão. 5 6 7 RESUMO O presente relatório de Estágio Supervisionado I apresenta o perfil da empresa VP Propaganda Ltda., onde foi realizado na área Administrativa da mesma, com objetivo de acompanhar as transações comerciais mantidas dentro da repartição, tais como transações bancárias, balanços internos, folhas de pagamento, acompanhamento de produção, entre outras atribuições necessárias para o funcionamento da empresa, promovendo a busca da qualidade e profissionalismo no segmento Administrativo. Na administração de qualquer empresa é muito importante que o gestor ocupe um espaço de liderança e valorização de todos os momentos, demonstrando não só conhecimento na sua área mais também uma consciente visão social, procurando participar de todas as tomadas de decisão por parte do administrador, dando efetivamente a sua parcela de contribuição. Palavras Chaves: Transações Comerciais, qualidade, profissionalismo, administração, liderança e conhecimento. 10 LISTA DE ILUSTRAÇÕES Figura 01 –Relação Colaborador x Administrador ...........................................18 Figura 02 – Relação na Identificação de Problemas.........................................19 Figura 03 – Relaçãona Identificação de Falhas por parte da Equipe..............19 Figura 04–Planejamento do Administrador .....................................................20 Figura 05–Classificação do Administrador Empresarial..................................20 Figura 06–Logomarca da Empresa.................................................................29 Figura 07–Organograma do Campo................................................................29 11 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 8 2. METODOLOGIA 9 3. OBJETIVOS 10 3.1 - Objetivo Geral10 3.2 - Objetivos Específicos10 3.3 - Justificativas10 4. CONTEXTUALIZAÇÃO11 4.1 - Histórico da Empresa11 4.2- Missão13 4.3- Visão13 4.4- Valores14 4.5- Satisfação dos Clientes14 4.6- Qualidade e Comprometimento14 4.7- Valorização das Pessoas14 4.8- Lucratividade14 4.9- Política de Qualidade14 4.9.1- Política de Gestão de Pessoas14 5. ADMINISTRAÇÃO GERAL15 12 A necessidade de se ter qualificação profissional nas empresas, principalmente as que atuam na constituição, dinamização e ampliação de novos serviços, apresentam-se como um vasto campo de trabalho para o profissional de Administração, devido à diversificação do setor de serviços na economia mundial. Com o objetivo de vivenciar essa atuação, desenvolveu-se o estágio curricular na área Administrativa da VP Propaganda. A observação participante em todos os setores da empresa me fez perceber que as atividades desenvolvidas no setor Administrativo são realizadas com atenção, pois existe um nível de hierarquia e de organização na condução dos processos. A organização é estável, permitindo uma tranqüila manutenção do funcionamento, que ocorre graças a uma descentralização das decisões por parte da Administração da empresa. É preciso compreender e importante relatar que os avanços tecnológicos têm sido marcas relevantes e desejáveis por parte da empresa. Nota-se que com esses avanços na tecnologia a empresa tem crescido muito, bem como tem conseguido adaptar-se no mercado. As transformações advindas, principalmente na informática, geram grandes negócios para a empresa. Com isso pode-se perceber que os profissionais atuantes em cada setor estão inseridos num contexto social não mais estático como antes. Neste aspecto destaca-se a importância do relacionamento entre o profissional e o cliente numa relação de troca de informações para se chegar ao resultado satisfatório e obviamente com sucesso. O curso de Processos Gerenciais tem por principais objetivos formar profissionais com um perfil empreendedor, capacitados a planejar e supervisionar todas as fazes de constituição de um empreendimento nesse segmento e que estejam aptos a aplicar os seus conhecimentos na busca de soluções de problemas no âmbito da gestão Administrativa. Algumas mudanças precisam ser realizadas para a melhoria da atividade, visando maior eficiência na atuação. 15 1. METODOLOGIA O método de trabalho utilizado refere-se à observação participante dos procedimentos realizados no setor Administrativo, onde as principais tarefas executados foram: ■ Acompanhamento das transações bancárias; ■ Acompanhamento de processos; ■ Acompanhamento nas compras de produtos; ■ Balanços internos; ■ Cadastramento de mercadorias; ■ Emissão de notas fiscais; ■ Folha de pagamento; ■ Movimentação e organização de títulos; ■ Ajuda aos Designers Gráficos; ■ Pesquisa de satisfação dos colaboradores. 16 2. OBJETIVOS 3.1 Objetivo Geral Aperfeiçoar os conhecimentos adquiridos no decorrer do curso de Graduação Tecnológica em Processos Gerenciais, no sentido de aprimorar as habilidades e onde buscar um crescimento profissional satisfatório nas áreas estudadas. 3.2 Objetivos Específicos Vivenciar o cotidiano da empresa com ênfase no setor Administrativo, acompanhar as transações comerciais da repartição, relatar as observações feitas sobre procedimentos técnicos e métodos adotados pelos profissionais da empresa, aplicando na prática os conhecimentos teóricos adquirido durante o curso, apresentando assim, sugestões em relação as áreas estudadas. 3.3 Justificativas Ao estagiar na VP Propaganda, fui lotado na área relacionada à Administração. Com o decorrer do tempo, fui adquirindo experiência necessária nesse setor. Em decorrência desses fatos, surgiu a necessidade de absorver conhecimentos ao longo do tempo. A escolha do curso de Processos Gerenciais veio trazer qualificação necessária para o acompanhamento que fiz na empresa. 17 Todos os setores são conectados através do software chamado ZÊNITE(GWorksSolution 2.0), um produto diferenciado, moderno, extremamente abrangente, que o torna facilmente adaptável a qualquer parte da empresa e como principal característica, tem a facilidade de uso e agilidade na confecção de orçamentos.A tecnologia de software da Zênite Sistemas, possui plataformas operacionais extremamente adaptáveis e rápidas, agrega soluções gerenciais para empresas dos mais variados portes e segmentos gráficos do Brasil. A empresa utiliza o Programa 5S, que tem como prioridade promover a disciplina na empresa através de consciência e responsabilidade de todos, de forma a tornar o ambiente de trabalho agradável, seguro e produtivo. Utiliza-se os 5 Sensos, que são: ■ SENSO DE UTILIZAÇÃO– Separar o que utilizamos do que não necessitamos e não usamos; ■ SENSO DE ORDENAÇÃO – Cada material tem seu lugar; ■ SENSO DE LIMPEZA – A melhor forma de limpar é não sujar; ■ SENSO DE SAÚDE – Manter a higiene em todos os locais por nós freqüentados, verificando o estado de implantação dos “5S”, quer sob o aspecto físico, quer sob o aspecto mental; ■ SENSO DE AUTODISCIPLINA – Garantia da qualidade de vida que se faz uso dos sensos anteriores. Na empresa existe uma tendência de valorização e abertura para o desenvolvimento das potencialidades dos colaboradores, os quais mostram que em um ambiente de trabalho harmonioso, a empresa torna-se agradável e com isto fazem com que essas habilidades atinjam os objetivos desejados. 4.2 Missão Ao entender que o seu crescimento e a conquista da confiança do mercado dependem diretamente da qualidade do produto final e do serviço apresentado, a VP Propaganda estabelece um novo parâmetro de missão: Melhorar constantemente os serviços gráficos oferecidos aos clientes através do aprimoramento tecnológico, controle de qualidade e atendimento personalizado. 20 4.3 Visão A VP Propaganda tem muito claro nos seus procedimentos e treinamentos internos às metas que deseja alcançar diante do mercado: Ser uma indústria gráfica cada dia mais respeitada e reconhecida no mercado pela qualidade de seu serviço e a satisfação de seus clientes. 4.4 Valores Sem valores sólidos, qualquer empresa tende a se perder no próprio dia-a-dia. Por isso, a VP Propaganda faz questão de compartilhar com todos os três pilares que sustentam todas as atividades da empresa, seja na execução dos projetos, no relacionamento com o cliente, com os fornecedores e também com os colaboradores: Respeito, Comprometimento e Integridade. 4.5 Satisfação dos Clientes Base do nosso sucesso. Estamos sempre dispostos em atender e servir bem, buscando soluções criativas para os problemas de nossos clientes. 4.6 Qualidade e Comprometimento Buscamos sempre o melhor. Somos transparentes, responsáveis por nossas ações e comprometidos com as metas e objetivos da empresa, visando sempre à melhoria contínua. 4.7 Valorizaçãodas Pessoas 21 Somos responsáveis pelo sucesso da empresa. Respeitamos os interesses das pessoas, do meio ambiente e da comunidade através do bom relacionamento, estímulo ao crescimento pessoal e qualidade de vida. 4.8 Lucratividade Buscamos lucro sempre, como forma de crescimento, atualização e razão de ser da empresa. 4.9 Política de Qualidade Produzir impressos para atender a satisfação de clientes através da capacitação de colaboradores e contínuo aperfeiçoamento de seus processos e produtos. 4.9.1 Política de Gestão de Pessoas A Gráfica VP Propaganda acredita no potencial de seus colaboradores e sabe que o capital humano é uma das ferramentas mais importantes de uma empresa. Por isso valoriza seus colaboradores através de uma Política de Gestão de Pessoas bem estruturada de justa, além de oferecer os benefícios mais atraentes do segmento. 4. ADMINISTRAÇÃO GERAL 5.1 O Administrador Racional Para Hepner e Tregoe (1981), o administrador racional é aquele que desenvolve comhabilidade seus problemas, toma decisões com eficiência, aprimora seu desempenho,aperfeiçoando técnicas e utilizando todas as informações que possui. Os autores ressaltam que Seu trabalho mostra claramente que a análise de problema e a tomada de decisão são atos de administração que devem ser conscientes e sistematicamente executados, e se necessário, registrados. A idéia de que um administrador deve estar consciente aquilo que está exatamente fazendo enquanto administra, pode não soar como revolucionário, mas o fato é que hoje em dia, tal estilo de administração raramente é encontrado. Ausência de um método consciente e sistemático de análise de problema e tomada de decisão é responsável não apenas por ineficiência e desperdício, em grande parte é também responsável pela omissão geral de duas das mais importantes funções de 22 A empresa é cumpridora de seus deveres e obrigações com seus colaboradores garantindo-lhes os direitos trabalhistas adquiridos. 6.2 Marketing A Gráfica VP Propaganda depende exclusivamente da sua força de vendas para conhecer seu mercado, por não ter um departamento de marketing específico, e não fazer pesquisas de mercado depende exclusivamente do contato direto com os seus clientes. As decisões são tomadas na rotina do dia-a-dia, utilizando as experiências e percepções pessoais. A empresa não possui uma pessoa específica para a área de marketing, e não tem uma agencia de publicidade para cuidar de sua conta. Porém, todos estão sempre procurando fidelizar os clientes atuais, buscando também novos clientes. 6.3 Produto O controle final do produto, da embalagem à entrega, é um dos pontos que a empresa deve preocupar-se, pois depois da venda é segunda percepção que a gráfica passa para o cliente, favorável ou não. Para isto, a análise das variáveis pertinentes à qualidade final do produto tem relevante importância. 6.4 Promoção e Propaganda A empresa VP Propaganda utiliza atualmente material promocional produzido na própria gráfica, tais como: agendas, blocos de rascunho, calendários, envelopes e outros. Este estudo deverá analisar a necessidade da empresa utilizar outros tipos de mídia, verificando seu possível retorno de investimento neste setor. 6.5 Perdas 25 Este é um ponto muito importante para a saúde financeira da empresa, pois os riscos de perdas no setor gráfico são muito grandes, e a minimização delas fazemmuita diferença para o futuro da empresa. 26 6. ANÁLISE DE DADOS 7.1 Pesquisa de Satisfação os Colaboradores Os dados pesquisados na empresa do ramo de Gráfica serão discutidos e analisados aseguir. O perfil dos colaboradores entrevistados define-se como: ■ 75% dos colaboradores são do sexo masculino e 25% são do sexo feminino; ■ 43% têm entre 18 a 25 anos,50% têm entre 26 a 35 anos e 7% tem entre 36 a 40 anos; ■ 67% trabalham de 1 a 5 anos na empresa, 20% entre 6 a 10 anos e 13% trabalham de 11 a 15 anos. A seguir, apresentam-se os resultados dos dados coletados seguidos de sua análise. 7.2 Relação Colaborador x Administrador Figura 01 27 Conforme gráfico representado acima, constatou-se que a maioria da equipe, 57%, vê no seugestor um profissional organizado, que planeja suas ações, buscando soluções rápidas epositivas para a organização. 7.6 Classificação do Administrador Empresarial Figura 05 Acima, observa-se que 62% dos colaboradores classificam o administrador como dinâmico eobjetivo. Porém, se for observado o gráfico completo, verifica-se que a dinamicidade é acaracterística destacada para o administrador deste estudo. Os dados coletados com os colaboradores demonstram que existe uma interação satisfatóriaentre os administradores e sua equipe, gerando resultados positivos para a empresa. Osobjetivos são atingidos e existe equilíbrio pessoal e profissional. Verifica-se que existem ampla motivação e inovação, proporcionando retorno em pequenointervalo de tempo. Além disso, há um alto grau de satisfação em relação à forma deadministrar. 30 31 7. CONSIDERAÇÕES FINAIS Diante das observações efetuadas, observei que os funcionários da VP Propaganda realizam suas atividades de maneira clara e objetiva, atendendo da melhor maneira possível seus clientes no objetivo de satisfazê-los diante dos serviços existentes, visando assim o conhecimento da empresa. De acordo com a pesquisa de Satisfação dos Colaboradores, predomina entre os mesmos uma avaliação favorável do desempenho do administrador na resolução de problemas. Os profissionais, em geral, apresentam condições de desenvolver habilidades técnicas, humanas e conceituais dentro de uma organização. O grau de satisfação no que se refere à interação entre colaboradores e administrador fica evidentemente constatado nos seguintes resultados: ■ 50% consideram excelente a relação com o administrador de sua empresa; ■ 80% consideram excelente a interação com o seu administrador na identificação de um problema; ■ 74% consideram que às vezes é capaz de identificar as falhas existentes na empresa e informá-la ao seu administrador; ■ 63% classificam como muito bom o planejamento feito pelo administrador de suaempresa; ■ 62% julgam dinâmico e objetivo o administrador de sua empresa. Os resultados desta pesquisa não concluem, entretanto, o estudo de um tema tão fascinante e fundamental para o entendimento das novas relações do indivíduo no trabalho. Assim, deixa-se a sugestão para que novas reflexões sejam traçadas com o objetivo de investigar as novas facetas do Administrador no complexo mundo do trabalho. 32 QUESTIONÁRIO DE SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES Iden�ficação da Organização: VP Propaganda Data: ____/____/_______ INSTRUÇÕES DE RESPOSTA AO QUESTIONÁRIO: Este ques�onário versa um conjunto de temá�cas rela�vas ao modo como o colaborador percepciona a organização de modo a aferir o grau de sa�sfação com a organização e de mo�vação sobre as a�vidades que desenvolve. É de toda a conveniência que responda com o máximo de rigor e hones�dade, pois só assim é possível à sua organização apostar numa melhoria con�nua dos serviços que presta. Este ques�onário é de natureza confidencial. O tratamento deste, por sua vez, é efetuado de uma forma global, não sendo sujeito a uma análise individualizada, o que significa que o anonimato do colaborador é respeitado. Solicitamos sua gentil participação em nossa pesquisa sobre o “Papel do Administrador”. Por isso, pedimos que responda as questões abaixo sem receio, pois não será divulgada sua identidade. 1. SEXO? ( ) Masculino ( ) Feminino 2. IDADE? ( ) 18 a 25 anos ( ) 26 a 35 anos ( )36 a 40 anos ( )acima de 41 anos 3. TRABALHA A QUANTO TEMPO NA EMPRESA? ( ) 1 a 5 anos ( ) 6 a 10 anos ( )11 a 15 anos ( )mais de 15 anos 4. QUAL SUA RENDA MENSAL? ( ) 1 Salário ( )2 a 3 Salários ( )Acima de 4 Salários 5. VOCÊ ESTÁ SATISFEITO COM O SEU CARGO? ( ) Sim ( ) Não ( ) Mais ou menos 6. CONSIDERA A EMPRESA UM BOM LUGAR PARA TRABALHAR? ( ) Sim ( ) Não ( ) Mais ou menos 7. VOCÊ ESTÁ SATISFEITO COM O SEU SALÁRIO ATUAL? ( ) Sim ( ) Não ( ) Mais ou menos 35 8. COMO VOCÊ CONSIDERA SEU RELACIONAMENTO COM O ADMINISTRADOR DA EMPRESA? ( ) Excelente ( )Muito bom ( ) Bom ( ) Regular ( )Ruim ( )Péssimo 9. COMO VOCÊ AVALIA A QUALIDADE DAS INTERAÇÕES COM O SEU ADMINISTRADOR NO MOMENTO DE IDENTIFICAR UM PROBLEMA? ( ) Excelente ( )Muito boa ( ) Boa ( ) Regular ( ) Ruim ( )Péssima 10. VOCÊ É CAPAZ DE IDENTIFICAR AS FALHAS EXISTENTES EM SUA EMPRESA E INFORMÁ-LAS AO ADMINISTRADOR? ( ) Sim ( ) As vezes ( ) Nunca 11. COMO VOCÊ CLASSIFICARIA O PLANEJAMENTO QUE É FEITO PELO ADMINISTRADOR DA SUA EMPRESA? ( ) Excelente ( ) Muito bom ( ) Bom ( ) Regular ( ) Ruim ( ) Péssimo 12. EM GERAL, COMO VOCÊ CLASSIFICARIA O ADMINISTRADOR DA SUA EMPRESA? ( ) Claro e objetivo ( ) Claro e dinâmico ( )Dinâmico e objetivo ( ) Claro, dinâmico e objetivo. 13. COMO VOCÊ AVALIA O DESEMPENHO DO GERENTE DE SEU SETOR? ( ) Excelente ( ) Muito bom ( ) Bom ( ) Regular ( ) Ruim ( ) Péssimo 14. SOBRE OS EQUIPAMENTOS TECNOLÓGICOS DISPONÍVEIS EM SEU SETOR, QUAL SUA AVALIAÇÃO? ( ) Excelente ( ) Muito bom ( ) Bom ( ) Regular ( ) Ruim ( ) Péssimo 15. COMO É A HIGIENIZAÇÃO DO BANHEIRO DOS COLABORADORES? ( ) Excelente ( ) Muito bom ( ) Bom ( ) Regular ( ) Ruim ( ) Péssimo 16. AS CONDIÇÕES DE SEGURANÇA SÃO FAVORÁVEIS A VOCÊ? O QUE PODERIA MUDAR? AVALIE. ( ) Sim ( ) Não ( ) Excelente ( ) Muito bom ( ) Bom ( ) Regular ( ) Ruim ( ) Péssimo ______________________________________________________________________________ 17. HÁ SERVIÇOS SOCIAIS (ASSISTÊNCIA MÉDICA, APOIO NOS GASTOS COM A SAÚDE, ENSINO, ETC.) NA EMPRESA? O que poderia melhorar? ( ) Sim ( ) Não ( )________________________________________________________________ 18. HÁ MOTIVAÇÃO PARA DESENVOLVER TRABALHO EM EQUIPE? COMO VOCÊ AVALIA? 36 ( ) Sim ( ) Não ( ) Excelente ( ) Muito bom ( ) Bom ( ) Regular ( ) Ruim ( ) Péssimo 19. VOCÊ SE CONSIDERA UM COLABORADOR MOTIVADO? AVALIE. ( ) Sim ( ) Não ( ) Excelente ( ) Muito bom ( ) Bom ( ) Regular ( ) Ruim ( ) Péssimo 20. HÁ FLEXIBILIDADE DO HORÁRIO DE TRABALHO E A POSSIBILIDADE DE CONCILIAR O TRABALHO COM A VIDA FAMILIAR E ASSUNTOS PESSOAIS EM CASO DE ALGUM PROBLEMA? AVALIE. ( ) Sim ( ) Não ( ) Excelente ( ) Muito bom ( ) Bom ( ) Regular ( ) Ruim ( ) Péssimo 21. A QUANTIDADE DE TREINAMENTO QUE VOCÊ VEM RECEBENDO PARA MELHOR EXECUTAR O SEU TRABALHO É? ( )Suficiente ( )Pouco suficiente ( ) Insuficiente ( )Não sei 22. HÁ GRATIFICAÇÕES OU RECOMPENSAS EXTRAS? COM QUE FREQUÊNCIA? ( ) Sim ( ) Não ( ) Sempre ( ) Quase sempre ( ) As vezes ( ) Nunca 23. COMO VOCÊ AVALIA A ORGANIZAÇÃO DO SEU SETOR? ( ) Excelente ( ) Muito bom ( ) Bom ( ) Regular ( ) Ruim ( ) Péssimo 24. A LIMPEZA DO SEU SETOR É SATISFATÓRIA? AVALIE. ( ) Sim ( ) Não ( ) Mais ou menos ( ) Excelente ( ) Muito bom ( ) Bom ( ) Regular ( ) Ruim ( ) Péssimo 25. CONSIDERANDO TODAS AS SUAS RESPOSTAS COM RELAÇÃO ÀS VARIÁVEIS LEVANTADAS, EM TERMOS GERAIS DE SATISFAÇÃO NO TRABALHO, COMO VOCÊ SE SENTE? ( ) Muito satisfeito ( ) Satisfeito ( ) Pouco Satisfeito DEIXE REGISTRADO ALGUMA OPINIÃO, SUGESTÃO OU CRÍTICA _______________________________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________. Muito obrigado pela sua colaboração! 37 40 ORGANOGRAMA Figura 07
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