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CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SERIAÇÃO DAS DISCIPLINAS, Notas de estudo de Informática

ciencias da computaçao

Tipologia: Notas de estudo

2011

Compartilhado em 13/10/2011

matheus-freitas-16
matheus-freitas-16 🇧🇷

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Baixe CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SERIAÇÃO DAS DISCIPLINAS e outras Notas de estudo em PDF para Informática, somente na Docsity! CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO 1. TURNO: Integral GRAU ACADÊMICO: Bacharel em Ciência da Computação PRAZO PARA CONCLUSÃO: Mínimo = 4 anos Máximo = 7 anos OBSERVAÇÃO: o curso está em processo de modificação de seu projeto pedagógico, com previsão de alteração do prazo mínimo para conclusão, passando de 4 anos para 5 anos a partir do ano letivo de 2011. 2. OBJETIVO/PERFIL DO PROFISSIONAL A SER FORMADO O objetivo primário é formar profissionais com capacidade de projetar, desenvolver e operar o ferramental e o ambiente na área de informática. Pretende-se que os profissionais formados tenham a aptidão para avaliar as transformações que sua atuação provoca em seu meio, guardando, desta forma, um compromisso com o bem-estar da sociedade como um todo. Tendo em vista a rapidez com que ocorrem as transformações no corpo de conhecimento da área de informática, objetiva-se, ainda, capacitá-los com conhecimentos teóricos suficientes para que absorvam as atualizações da área. Desde sua primeira oferta, o curso atende mais diretamente às áreas específicas de Engenharia de Software, Computação Aplicada e Otimização e de Sistemas de Computação. O profissional formado pelo curso terá uma sólida base matemática e em Ciência da Computação, capacitando-o a desenvolver-se em qualquer área de conhecimento da informática, podendo atuar em empresas de desenvolvimento de tecnologias, fábricas de equipamentos de computação, empresas de desenvolvimento de software, centros de processamento de dados, instituições comerciais, financeiras, de ensino e de pesquisa, e consultorias. 3. HISTÓRICO DO CURSO O curso de Ciência da Computação foi criado através da Resolução nº 043/87-COU, em fins de 1987, e teve início em 1988 com 40 vagas. Atualmente, o curso aceita o ingresso de 44 alunos por ano letivo. Para servir aos cursos de graduação, o Departamento de Informática dispõe de dois Laboratórios de Ensino/Aprendizagem de Informática (LIN 1 e LIN 2), um Laboratório de Eletrônica Digital e Hardware (LEDH), um Laboratório de Redes, além de laboratórios específicos para desenvolvimento de projetos: Laboratório de Engenharia de Software e Laboratório de Arquiteturas Paralelas e Otimização. 4. ESPECIFICIDADES DO CURSO/CAMPO DE ATUAÇÃO O curso de Bacharelado em Ciência da Computação permite ao acadêmico optar por uma das seguintes áreas características: • Área de Engenharia de Software: oferece ao aluno conhecimentos profundos do processo de engenharia de software, capacitando-o a desenvolver software de alta qualidade; conhecimentos dos métodos formais de desenvolvimento, com identificação apropriada do método pertinente de acordo com a situação; domínio de ferramentas para automatização do processo de engenharia de software e técnicas de gerenciamento de projetos de modo a desenvolver software de alta qualidade, baixo custo e com controle estatístico de desenvolvimento. • Área de Computação Aplicada e Otimização: oferece ao aluno sólidos conhecimentos de Pesquisa Operacional, podendo trabalhar com problemas não convencionais, em que a informática alia-se à matemática aplicada e ao gerenciamento de recursos; atingindo situações que extrapolam a análise de sistemas, modelagem e programação; oferece também condições que habilitam na determinação do modelo mais adequado, da técnica mais efetiva para a obtenção da solução (desenvolvendo-a, se necessário) e das condições de validade da solução; a capacitação é conduzida através do raciocínio lógico, da análise da combinatória de alternativas que um sistema possa conduzir e da abstração, através das aplicações nas mais diferentes áreas e contínua evolução das técnicas e recursos; acrescentem-se também amplos conhecimentos de simulação e da arte de programação, permitindo o trabalho de modelagem e experimentação em situações que envolvam fatores de alto risco, grandes investimentos, tempo, medidas de cunho social, etc.; finalmente, este aluno possuirá conhecimentos de computação gráfica, possibilitando-lhe trabalhar com técnicas sofisticadas de visualização, animação e processamento de imagens. • Área de Sistemas de Computação: visa ao desenvolvimento de software básico de computadores, habilitando o aluno a desenvolver software básico de alta qualidade, em especial para sistemas distribuídos; permite o contato com aspectos relevantes da automatização industrial de processos contínuos e discretos, bem como projetos de aplicações; oferece conhecimentos avançados sobre arquitetura, relativos a aplicações e projetos de máquinas, capacitando-o ao interfaceamento de software/hardware e hardware/hardware para melhor integração de sistemas operacionais. EMENTAS E OBJETIVOS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO ALGORITMOS E ESTRUTURA DE DADOS I Ementa: Estudo de formas de representação do pensamento lógico através de técnicas de desen- volvimento de algoritmos, e de estruturas de dados básicas para a representação e manipulação de dados em memória primária de computadores. (Res. 002/94-CEP) Objetivos: desenvolver algoritmos por meio das técnicas: “a arte de resolver problemas”, refina- mento sucessivo, recursividade; estudar formas de representação e abstração de dados em me- mória primária de computadores em estruturas tais como: arranjos, agregados heterogêneos, se- qüenciais e encadeamentos estáticos e dinâmicos; estudar os principais métodos de busca e clãs- sificação de dados em memória primária de um computador; estudar e desenvolver programas numa linguagem procedimental estruturada. ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS II Ementa: Estudo de estruturas avançadas para a representação e manipulação de dados, em memória primária e secundária de computadores. (Res. 002/94-CEP) Objetivos: Estudar as formas de representação e abstração de dados em memória primária de computadores, em estruturas tais como: árvores-B e “hashing”. Estudar parâmetros físicos e lógi- cos dos dispositivos para armazenagem de dados. Avaliar métodos de representação e abstração de dados, em memória secundária, para diversas organizações lógicas e métodos de acesso a arquivos, dentre elas: seqüenciais, seqüenciais indexadas, indexadas e diretas. Estudar os principais métodos de busca e classificação de dados em memória secundária de computadores. Estudar tendências dos dispositivos e técnicas para armazenamento de dados. AMBIENTES DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE Ementa: Estudo de ambientes integrados de apoio ao desenvolvimento e manutenção de software. (Res. 002/94-CEP) Objetivos: estudar problemas relacionados à integração de ferramentas de apoio ao desenvolvi- mento e manutenção de software; estudar modelos e arquiteturas de ambientes de desenvolvi- mento de software; estudar alguns ambientes de desenvolvimento de software existentes. ARQUITETURA DE COMPUTADORES I Ementa: Estudo de conceitos da organização e da arquitetura de computadores. (Res. 002/94- CEP) Objetivos: Estudar estruturas de interconexão, memória interna e externa, entrada e saída; estu- dar o hardware para a implementação da aritmética de computadores, o conjunto de instruções, a estrutura da unidade central de processamento e suas funções; estudar a unidade de controle. ARQUITETURA DE COMPUTADORES II Ementa: Estudo de arquiteturas avançadas de computadores. (Res. 002/94-CEP) Objetivos: Estudar as arquiteturas RISC, processadores super-escalares, organizações paralelas e máquinas de pilha; estudar tendências de concepção de arquiteturas; analisar e projetar arquite- turas. ASPECTOS PSICOLÓGICOS E SOCIAIS DA INFORMÁTICA Ementa: Estudo dos impactos da informática sobre o indivíduo e o sistema social da produção e suas conseqüências psicológicas, econômicas e sócio-culturais. (Res. 002/94-CEP) Objetivos: Propiciar uma visão integrada do binômio homem-máquina, dando-lhe condições de diagnosticar os problemas relacionados entre o homem e seus grupos e de administrar as dificul- dades daí oriundas; contribuir para a formação de profissional da área de informática, propiciando elementos que estimulem a reflexão crítica sobre as conseqüências econômicas, políticas e culturais das aplicações das tecnologias da informação sob o conjunto da vida societal. AUTOMAÇÃO Ementa: Estudo de conceitos e de sistemas para a automatização de processos industriais contínuos e discretos. (Res. 002/94-CEP) Objetivos: estudar as definições e os elementos de sistemas automáticos; estudar sistemas de comando, controladores programáveis, linguagens de programação e sistemas de controle de malha fechada; estudar a teoria de controladores analógicos, os elementos físicos e os sistemas; estudar conceitos de controle digital de malha fechada, computadores de processo, sistemas de tempo real e inter-faceamento; estudar sistemas distribuídos voltados para a automação. BANCO DE DADOS I Ementa: Estudo de modelos de banco de dados e conceitos envolvidos na sua utilização. (Res. 002/94-CEP) Objetivos: Estudar os modelos de banco de dados; estudar linguagens de definição e consulta a banco de dados; estudar controle de concorrência, segurança e integridade de banco de dados; desenvolver um sistema computadorizado utilizando um gerenciador de banco de dados. BANCO DE DADOS II Ementa: Estudo de técnicas de implementação de sistemas de gerenciamento de banco de dados. (Res. 002/94-CEP) Objetivos: estudar técnicas de armazenamento e pesquisa para banco de dados; estudar técni- cas de implementação de controle de concorrência, segurança e integridade de banco de dados; estudar aspectos relacionados à implementação de linguagens de manipulação e consulta a ban- co de dados; estudar tendências em banco de dados; implementar um sistema de gerenciamento de banco de dados. CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL Ementa: Estudo de números reais; de funções, limites, continuidade, derivadas e integrais de fun- ções de uma variável real. Funções, limites, continuidade e derivadas de funções de mais de uma variável real. Integrais múltiplas. Seqüências e séries infinitas, noções de equações diferenciais. (Res. 002/94-CEP) Objetivos: 1) Proporcionar o conhecimento dos conceitos que fundamentam o cálculo diferencial e integral. 2) Propiciar uma visão dos conteúdos no contexto histórico que lhes originou. 3) Permi- tir o inter-relacionamento dos conteúdos desta disciplina, bem como relacioná-los com os de ou- tras, de modo que possa ser visualizado o papel do cálculo como instrumento auxiliar no desen- volvimento da ciência, como também desenvolver a capacidade de análise crítica das idéias. CÁLCULO NUMÉRICO COMPUTACIONAL Ementa: Estudo de conceitos e princípios gerais de análise numérica; de soluções das equações polinomiais e transcendentais; de sistemas de equações lineares; de análise numérica de autova- lores e autovetores; de interpolação e aproximação; de integração numérica; de aproximação à solução de equações diferenciais ordinárias. (Res. 002/94-CEP) Objetivos: 1) estudar métodos numéricos para a solução de problemas matemáticos e numéricos; 2) resolver computacionalmente problemas explorando dificuldades e soluções para: obtenção de tentativas iniciais, aceleração de convergência e acesso à precisão do resultado obtido; 3) resol- ver problemas explorando aspectos computacionais de: armazenamento de dados, aproveitamen- to estrutural do problema, condicionamento, consistência e estabilidade dos algoritmos; 4) estudar formas de análise dos resultados obtidos, reformulando, se necessário, o modelo matemático e/ou escolhendo um novo método numérico. COMPILADORES Ementa: Estudo de teorias e técnicas para construção de compiladores. (Res. 002/94-CEP) Objetivos: Conceituar compiladores, montadores e interpretadores; estudar técnicas para imple- mentação das fases de um compilador; projetar e implementar um compilador; estudar as tendências para projeto de linguagens de programação. COMPUTAÇÃO GRÁFICA Ementa: Estudo de conceitos de representação e visualização de objetos em aplicações gráficas. (Res. 002/94-CEP) Objetivos: Apresentar detalhes dos componentes de software e hardware dos sistemas gráficos; estudar os conceitos associados à representação e visualização de objetivos bi e tridimensionais em aplicações gráficas; estudar técnicas de interação, utilização e análise de aplicações gráficas, animação, processamento e síntese de imagens. ELETRÔNICA DIGITAL Ementa: Estudo de conceitos e componentes de eletrônica digital básicos. (Res. 002/94-CEP) Objetivos: Estudar a teoria dos circuitos; estudar componentes semicondutores, amplificadores operacionais, conversores A/D e D/A; implementar circuitos e testar suas funções; estudar os circuitos combinacionais e seqüenciais, tipos de memória, projeto com circuitos integrados e instrumentação para laboratório de eletrônica. ESTATÍSTICA E PROCESSOS ESTOCÁSTICOS Ementa: Estudos dos princípios básicos de estatística descritiva e inferencial e introdução aos processos estocásticos e introdução à teoria de filas, visando à avaliação de desempenho de sistemas computadorizados. (Res. 002/94-CEP) Objetivos: Propiciar o instrumental necessário para a análise estatística e inferencial de dados; estudar o emprego da teoria de processos estocásticos e de filas, na modelagem e avaliação de desempenho de sistemas computadorizados. FISICA Ementa: Estudo de conceitos de eletricidade, eletromagnetismo e ótica aplicados à Ciência da Computação. (Res. 002/94-CEP) Objetivos: Estudar força elétrica, campo elétrico, lei de Gauss, lei de Ampére, potencial elétrico, capacitores, dielétricos, corrente elétrica, resistência, força eletromotriz, campo magnético, Lei de Faraday-Lenz, circuitos de corrente contínua e alternada; estudar indutância (indução magnética), propriedades magnéticas da matéria; estudar oscilações eletromagnéticas, a natureza e a propagação da luz; estudar conceitos e fenômenos da ótica física. GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA LINEAR Ementa: Estudo de matrizes, determinantes e sistemas lineares; álgebra vetorial; retas, planos, cônicas e quádricas; coordenadas polares, cilíndricas e esféricas; espaços vetoriais, transforma- ções lineares, autovalores e autovetores. (Res. 002/94-CEP) Objetivos: 1) Possibilitar o acréscimo de conhecimentos de geometria Euclideana e geometria de coordenadas que são desenvolvidos fundamentalmente com o auxílio da Álgebra Vetorial. 2) Proporcionar uma compreensão gradativa da caracterização da Álgebra Linear, começando com o estudo direcionado de vetores e de sistemas de equações lineares e matrizes e culminando no estudo formal da estrutura do espaço vetorial e das transformações lineares. 3) Permitir o desenvolvimento do potencial de abstração e aprimorar a capacidade de formalização das idéias intuitivas. 4) Propiciar tanto a visão dos conteúdos dentro de uma perspectiva histórica, quanto uma visão das inter-relações com os de outras disciplinas. INICIAÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Ementa: Iniciação a conceitos da ciência da computação. (Res. 002/94-CEP) Objetivos: Estudar aspectos teórico-práticos da ciência dos computadores; preparar o acadê- mico para a utilização de computadores; estudar os aspectos gerais relacionados ao processo de engenharia de software; introduzir os conceitos básicos relacionados à iniciação científica e produção de textos; informar ao acadêmico sobre os aspectos profissionais.
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