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Uniformes hoteleiros: verificando a satisfação dos/as usuários/as, Notas de estudo de Hospitalidade e Turismo

- Analisar se os aspectos e benefícios condicionadas aos uniformes hoteleiros são atendidos na prática, na percepção dos/as usuários/as.

Tipologia: Notas de estudo

2011

Compartilhado em 27/03/2011

carina-gessika-9
carina-gessika-9 🇧🇷

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Baixe Uniformes hoteleiros: verificando a satisfação dos/as usuários/as e outras Notas de estudo em PDF para Hospitalidade e Turismo, somente na Docsity!   III ENCONTRO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA FACULDADE SENAC PE     18 e 19 de novembro de 2009  1 UNIFORMES HOTELEIROS: verificando a satisfação dos/as usuários/as. Autora: CARINA GÉSSIKA IRINEU DO MONTE, SAVIA ANTONYELLE GOMES DE LIRA e MARIA ALICE VASCONCELOS ROCHA Introdução Tempos atrás o uniforme era visto como peça de roupa que simplesmente padronizava os/as funcionários/as de determinadas empresas para o trabalho. Entretanto com o desenvolvimento do marketing, o fardamento tornou-se parte do mix de imagem da empresa, e para a clientela, segundo Ragus (2009), é sinônimo de confiança, boa comunicação e higiene. Ainda de acordo com o autor, os uniformes devem priorizar o conforto, a praticidade e a segurança, especialmente no que tange o tipo de modelagem e confecção do produto. Outros benefícios de diversos campos do saber também são necessários de se considerar nestas vestimentas, como: durabilidade e facilidade na manutenção, combinação e significação das cores e estampas, criação de modelos modernos e práticos para o uso diário das atividades específicas (LOJA DE UNIFORME, 2009). Diante dessas afirmações percebe-se a necessidade de analisar se os aspectos e benefícios anteriormente citados são atendidos na prática, na percepção dos/as usuários/as, objetivo principal deste estudo. Mais do que isso, é importante investigar junto aos/as funcionários/as das empresas, se seus uniformes e acessórios favorecem a execução de suas atividades especificas; como também identificar alguma possível melhoria na uniformização da realidade encontrada na visão dos/as trabalhadores/as. Na medida que este estudo se realiza em Pernambuco, um estado com vocação turística e em plena expansão, e os hotéis, por meio de seus funcionários, de alguma forma, expressam a imagem do povo pernambucano. Vale ainda ressaltar que os meios de hospedagem é uma área de estudos do/a profissional de Economia Doméstica, por tratar das relações entre os serviços e o espaço privado de cada hóspede.   III ENCONTRO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA FACULDADE SENAC PE     18 e 19 de novembro de 2009  2 Como estudantes de Economia Doméstica aptos/as para auxiliar na melhoria da qualidade de vida das pessoas, grupos e comunidades, este tema tem grande importância no que diz respeito a avaliar, observar, estudar, desenvolver e trabalhar a conscientização dos/as usuários/as em relação aos uniformes para melhor atendê-los em suas atividades específicas, como também para que haja melhoramento nas questões econômicas e socias. Referencial Teórico Nos uniformes profissionais, devem-se enfatizar a comodidade, a praticidade, cores e a facilidade no uso, de forma que os mesmos não se tornem cansativos para quem usa, nem deselegante na percepção dos/as clientes da empresa, de modo que a construção de uma boa imagem tenha como base o ser e o aparecer (LAGES, 2009). De acordo com o site Loja de Uniforme (2009), atualmente os uniformes estão cada vez mais modernos, além de estarem sendo criados numa perspectiva visual alinhada e estética. Lages (2009) ressalta que para complementar o visual de qualquer funcionário/a é necessária uma boa imagem: (1) mantendo unhas e cabelos sempre bem cuidados; (2) tendo cuidados com a pele; (3) cuidando dos dentes e principalmente do hálito e (4) considerando a higienização pessoal como fundamental. Já de acordo com Mirkin (2001), o mínimo de maquiagem pode transmitir autoridade, mas é necessário observar se a aparência em geral não está antiquada ou até muito vanguardista, transmitindo um sentimento de estagnação ou de modernização que pode ser incompatível com a imagem da empresa. O fardamento profissional além de divulgar o nome do estabelecimento, demonstra o nível de organização que este possui. Vestir a farda da empresa mostra que você faz parte da equipe, e aceita as regras por ela estabelecidas, mas o ideal é associar o vestir corporativo com as qualidades pessoais, afirma Mirkin (2001).   III ENCONTRO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA FACULDADE SENAC PE     18 e 19 de novembro de 2009  5 Não houve nenhuma resistência para o uso do fardamento por nenhum/a funcionário/a, provavelmente por alguns/as terem recebido informações sobre a importância do uso e a sua conservação. Referenciando a melhoria dos uniformes, o mensageiro/manobrista fez menção de seu desejo por mais dois bolsos na parte superior de seu fardamento na altura do busto, e a camareira gostaria que o tecido fosse mais vaporoso e o modelo melhorado. Gostaria que tivesse mais dois bolsos na parte superior, pois as vezes coloco as chaves do cliente no bolso de baixo e corro grande risco o risco de perder quando me abaixo. Já fiz a solicitação, porem não fui atendido. (Pedro, 50 anos, mensageiro/manobrista.) Eu queria que a roupa fosse mais “fresquinha”, que não houvesse mangas. (Cristina, 36 anos, camareira) Diante destes resultados é possível identificar que ainda há um campo amplo para melhoria na confecção dos uniformes do setor de hotelaria. Como foi demonstrado, é de suma importância a participação dos/as usuários/as no momento do planejamento. Conclusão Considerando o que as empresas de uniformes planejam para elaboração destes, muitos benefícios propostos não são atendidos na prática. Quando questionados/as na pesquisa de campo, muitos/as dos/as funcionários/as não se sentiam satisfeitos/as por completo com sua vestimenta de trabalho. A cor, a falta de bolsos e a escolha dos tecidos, foram algumas críticas por eles/as levantadas. Porém, mesmo com todas essas problemáticas apresentadas, o favorecimento das realizações das atividades específicas não são comprometidas.   III ENCONTRO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA FACULDADE SENAC PE     18 e 19 de novembro de 2009  6 Desta forma, analisando as qualidades expostas pelos/as empresários/as, conclui-se que deve haver uma maior análise e dedicação no planejamento nos uniformes profissionais, de modo que possam atender a cada um dos cargos, em suas respectivas tarefas e a subjetividade de cada indivíduo. O/a economista doméstico/a, certamente, pode auxiliar nesta etapa de tão grande importância, pois o funcionário/a satisfeito terá um melhor rendimento em sua função e conseqüentemente sua qualidade de vida no trabalho será elevada. Referências CARNEIRO, Maria da Penha et al. Programa Bolsa Família: mudanças e permanências segundo as mulheres beneficiárias em Viçosa. Oikos, Viçosa, v.19, n.2, p. 207-231, 16 de out., 2008. LECY, Cirilo, LAUS, Regina, et al . Administração Hoteleira: Desafio e tendências para o século XXI. São Paulo: DVS, 2006. MIRKIN, Toby Fisher. O código do vestir: os significados ocultos da roupa feminina. Rio de Janeiro: Rocco, 2001. LAGES, Silvana Bicalho. Uniforme: As bases para o sucesso profissional.2009. Disponível em: <http://www.criativamarketing.com.br/criativa/paginanoticias2.asp?area=Artigos& subarea=Marketing%20-%20Produto&cod_info=635&codigo=97> Acessado em: 01 de set. de 2009. LOJA DE UNIFORME. 2009. Disponível em: <http://www.lojadeuniforme.com.br> Acessado em: 01 de set. de 2009. UNIFORME. O PORQUE DE VESTIR. 2009. Disponível em: <http://ragus.com.br/uniformizar.htm> Acessado em: 10 de set. de 2009.
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