Docsity
Docsity

Prepare-se para as provas
Prepare-se para as provas

Estude fácil! Tem muito documento disponível na Docsity


Ganhe pontos para baixar
Ganhe pontos para baixar

Ganhe pontos ajudando outros esrudantes ou compre um plano Premium


Guias e Dicas
Guias e Dicas

Práticas Educacionais Ambientais: Inserindo a Educação Ambiental em Atividades Escolares, Notas de estudo de Ciências Biologicas

Este documento discute a importância de incorporar a educação ambiental em práticas educacionais, enfatizando a necessidade de referências para professores e a possibilidade de abordar o assunto em qualquer atividade escolar. Ele apresenta sugestões de atividades, como levantamento de problemas ambientais locais e criação de cartões ambientais, para incentivar a aprendizagem significativa e real. O documento também oferece exemplos para professores de educação infantil.

Tipologia: Notas de estudo

2011

Compartilhado em 27/02/2011

fernando-sena-4
fernando-sena-4 🇧🇷

4.9

(8)

8 documentos

1 / 9

Documentos relacionados


Pré-visualização parcial do texto

Baixe Práticas Educacionais Ambientais: Inserindo a Educação Ambiental em Atividades Escolares e outras Notas de estudo em PDF para Ciências Biologicas, somente na Docsity! Asprá�casde Educação Ambiental são uma busca freqüente no Website do Projeto Vida – Educação Ambiental (hoje Projeto APOEMA - Educação Ambiental). Cabe esclarecer que estas prá�cas não podem ser estanques, determinando um período específico para o seu desenvolvimento, mas devem estar inseridas nas diferentes formas de trabalho na ro�na escolar. Outro ponto fundamental é o de cada docente inserir a visão ambientalista aos conteúdos e temá�cas a serem desenvolvidos durante o período le�vo. Muitos educadores apresentam dificuldades ou, até mesmo, uma certa resistência quanto à inserção daEducaçãoAmbiental em suas prá�cas educacionais, em suas a�vidades ro�neiras. Isto se deve ao fato de termos poucas referências sobre prá�cas educa�vas ambientalistas. Com esta falta de referenciais, os/as professores/as, em geral, sentem-se “perdidos/as” em relação à Educação Ambiental. Inserir a Educação Ambiental às a�vidades escolares ro�neiras nada mais é do que tomar como foco principal de toda e qualquer a�vidade, a questão ambiental que esteja inserida no contexto do conteúdo que está sendo desenvolvido. Não é necessário ser um biólogo ou engenheiro agrônomo, engenheiro florestal, cien�sta, para falar em Educação Ambiental. Na verdade, todos nós somos (ou deveríamos ser) Educadores Ambientais, só nos falta a prá�ca. Esta prá�ca vamos adquirir na medida em que �vermos coragem de ousar. Aquilo que não soubermos, iremos aprender junto com as crianças, pois o nosso direcionamento é a curiosidade delas. Apontamos as temá�cas para despertar o interesse nos assuntos. O nosso desafio maior é desafiarmos nossas crianças. São elas que nos levarão às prá�cas seguras. Basta seguirmos na mesma direção despertando sempre o desejo do aprender através de uma aprendizagem real e significa�va. As sugestões que serão apresentadas foram realizadas em a�vidades do “Projeto Vida – Educação Ambiental” (hoje Projeto APOEMA - Educação Ambiental) e ob�veram resultados muito posi�vos e sa�sfatórios. Cabe salientar que elas poderão ser adaptadas para diferentes enfoques ou temas que aqui estão abordados. Sugestões de A�vidades ATIVIDADE 1 – CRIANDO E RECRIANDO COM PALAVRAS... 1. a) Levantar com os/as educandos/as uma listagem dos principais problemas ambientais locais, com alguns comentários sobre os mesmos, diagnos�cando o grau de preocupação e esclarecimento dos mesmos; 1. b) Apresentar o quadro abaixo e propor o preenchimento com palavras, em grande grupo: (preencher com palavras associadas à: Problemas ambientais Espaço Animais Plantas Personagens heróicos de algum conto ou lenda Personagens vilões de algum conto ou lenda Elementos de cenário Ex:Poluição Cidade Rato; Flores; Fada; Bruxa Castelo (Esta a�vidade foi realizada no quadro “negro”, podendo ser em um painel de papel pardo). 1. c) Depois de preenchido o quadro, dividir o grande grupo em pequenos grupos de no máximo 5 par�cipantes e propor elaboração uma história u�lizando 2 a 3 palavras de cada quadro. Tempo es�mado para a a�vidade: 20 minutos, com tolerância... 1. d) Depois de concluída a história, trocar as histórias entre os grupos; 1. e) Cada grupo deverá representar a história, u�lizando materiais que estão à disposição (sucata em geral) – tempo: 15 minutos; 1. f) Para fechamento, pedir que cada um relate o que foi trabalhado na a�vidade desenvolvida e o que sen�u em relação a ela. ATIVIDADE 2 – DISCUTINDO SOBRE O LIXO 2. a) Formação de um grande grupo em círculo; 2. b) Exposição de lixo seco no meio do grande grupo (o lixo deverá ter materiais que se sub-agrupem e que contenham o mesmo número que os par�cipantes, por exemplo: 5 tampas plás�cas, 5 garrafas PET, 5 caixas de suco longa vida, 5 potes de vidro, 5 copos descartáveis). 2. c) A sala já deverá estar previamente preparada como descrito anteriormente; 2. d) Inicia-se a aula com um texto reflexivo sobre lixo, de escolha do/a professor/a, podendo ser uma no�cia, ar�go ou história sobre o assunto “Lixo”. Podemos fazer uso de uma boa música para o fundo da leitura. 2. e) Propor a observação do lixo que está à frente, no centro do grupo; 2. f) Cada par�cipante é convidado a escolher um dos elementos do lixo; 2. g) Distribuição em grupos de acordo com o lixo escolhido – o grupo das tampinhas, o grupo das garrafas, etc... 2. h) Levantar as seguintes questões para análise em grupo: - Tempo de decomposição; - Impacto causado pela produção da embalagem; - Análise do rótulo da embalagem; - Qual o slogan do produto e apelo publicitário; - Qual seria a opção para a reu�lização do material. 2. i) Apresentação das análises ao grande grupo. ATIVIDADE 3 - CONFECÇÃO DE CARTÕES COM SUCATA: ATIVIDADE 8 – PLANEJAMENTO DA EA INTEGRADO PARA EDUCAÇÃO INFANTIL EXERCÍCIO DE ESTUDO PARA O/A PROFESSOR/A 8. a) Levantar a seguinte questão: Como globalizar a Educação Ambiental aos conteúdos curriculares e às a�vidades desenvolvidas ro�neiramente na escola? Para professores da Educação Infan�l poderemos apresentar alguns exemplos: Exemplo 1: Quando trabalhamos o tema TERRA, poderemos trabalhar noções de espaço, tamanho, cor, motricidade fina em a�vidades prá�cas com argila ou desenhos, plan�o, observação, expressão oral, etc, realizando a�vidades que envolvam e desperte o interesse da criança sobre o assunto trabalhado. É importante disponibilizar materiais como livros e revistas para manuseio das crianças, onde podem encontrar gravuras referentes ao tema em questão. Exemplo 2: Quando trabalhamos o tema NATUREZA poderemos realizar a�vidades que desenvolvam noções de tamanho, forma, cor, espessura, sensibilidade - tato, olfato, visão, audição, paladar... 8. b) A�vidade: Com base nestes exemplos, escolha um assunto e elabore um planejamento ou projeto para uma unidade de estudo (dependendo a denominação referente em sua escola) a ser trabalhado num período de uma a duas semanas, de forma a globalizar às diferentes áreas a serem trabalhadas na Educação Infan�l. ATIVIDADE 9 – APRESENTAÇÃO DE SUGESTÕES SOBRE CONFECÇÃO DE MATERIAIS DIVERSOS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL Sugestões de materiais confeccionados pelo professor ou pelas crianças, para desenvolver a�vidades que possibilitem trabalhar as áreas (o ideal é trabalhar de forma interdisciplinar onde diversas áreas são envolvidas nas a�vidades - os exemplos são separados por área apenas por uma questão de classificação a qual estamos acostumados e habituados - ao mesmo tempo: afe�va, vivência em grupo, comunicação...): AFETIVA: Confecção de cartões para datas comemora�vas u�lizando: caixas de leite ou suco e papelão de caixas enfeitando-os com cola e serragem, cola e pali�nhos, colagem com papel de revista, colagem com retalhos de tecido, etc... VIVÊNCIA EM GRUPO: Confecção de painéis sobre papel pardo u�lizando colagens de gravuras, confecção de quebra-cabeças e jogos de memória, bolas de meia para brincadeiras de “ovo podre” ou “o limão entrou na roda...”. COMUNICAÇÃO: Confecção de microfones, confecção de fichas com gravuras grandes de pessoas realizando alguma tarefa, as quais as crianças deverão interpretar o que elas estão fazendo e imita-las... MOVIMENTO: Confecção de paus com fitas de papel ou de tecido, confecção de bambolês com pedaços de mangueira velha, confecção de pesos com garrafas descartáveis cheias de areia para realizar diversas a�vidades de educação Física, confecção de chocalhos e tambores com latas... NECESSIDADES: Confecção de cartazes que apresentem as necessidades básicas dos seres vivos: alimentação, moradia, higiene. CRIATIVIDADE: A�vidades ar�s�cas u�lizando sucata: forrar potes com materiais variados, colagens em painéis, recorte de embalagens e montagem de álbum. ÁREA COGNITIVA: A�vidades de observação de elementos naturais com registro após observação. Exemplo: observação de sementes germinando (u�lizar sementes variadas que poderão ser plantadas em potes de embalagens); observação da vegetação da escola percebendo classificando quanto a grande/pequeno, alto/baixo, fino/grosso, liso/áspero - o registro oral ou gráfico destas observações é muito importante. ÁREA SENSORIAL: Confecção de saquinhos de pano contendo objetos diferentes para brincar de descobrir - pelo tato - o que está no saquinho, confecção do livrinho do tato (várias fichas de papelão com elementos colados), realizar a�vidades de mímicas (imitando animais, profissões, a�vidades de higiene), colocar em potes alguns elementos com cheiro para as crianças descobrirem o que está no pote (pote com café, com vinagre, com ervas cheirosas). ÁREA ESPACIAL: Confecção de fitas com unidades de medidas (ex: 10 palmas da mão) e medir objetos diversos, medir crescimento de plantas com dedinhos, inventar mapas de tesouro (esconder algo no pá�o do colégio e apresentar o mapa previamente preparado para as crianças procurarem o tesouro), contar quantos passos dados de um determinado lugar até outro, deitar no chão da sala e desenhar com giz o perfil da criança e da professora e medir... ÁREA TEMPORAL: A�vidades que u�lizem ontem, hoje e amanhã - Confecção de cartazes de como estava o tempo ontem, como está o tempo hoje e como as crianças acham que estará o tempo amanhã. Confecção de um calendário mensal para ser apresentado a cada início do mês. Observar a hora do relógio (confeccionado) quando as crianças entram em sala de aula e como está o relógio na hora em que saem (a professora o modifica). ÁREA DE ANÁLISE E DE SÍNTESE: Confecção de dobraduras simples e observar: “era assim e ficou assim”, confeccionar um cartaz de animais filhotes e outro de animais adultos observando como eram e como ficaram (pode ser com gravuras de crianças e de adultos) e fazer comparações. Confeccionar jogos com seqüência lógica classificando por tamanho, por fatos. Coletar sucata em geral e classificá-la quanto ao seu material: plás�co, papel, papelão, etc. FIGURA FUNDO: Confecção de um painel contendo diversas gravuras e brincar de procurar um determinado elemento ou objeto. ÁREA PSICO-MOTORA: Confeccionar jogos de memória, quebra-cabeças, realizar a�vidades de recorte, colagens, montagens em espaços predeterminados pela professora, confeccionar fichas com ordens esclarecidas às crianças e apresentá-las seqüencialmente para que as crianças executem (ex: fichas de bater palmas, bater o pé, piscar os olhos, emi�r algum som pela boca, etc.). ESQUEMA CORPORAL: Confeccionar um boneco com roupas velhas preenchendo-as com jornal, confeccionar máscaras de papel para a cabeça, confeccionar um grande quebra-cabeça com as partes do corpo. Brincar, de dois a dois, de espelho (o que um faz o outro imita). MOTRICIDADE AMPLA: Realizar a�vidades de corrida, compe�ções, rodas cantadas, u�lizando objetos confeccionados com sucata: corrida com garrafas de peso leve (dependendo o tamanho da criança por pouco peso na garrafa) - jogos com bolas de meia. MOTRICIDADE FINA: Confeccionar contas com canudinhos e enfiar em cordões para fazer colares, rasgar e picar papel de revista colado-os em espaços pré-determinados, executar bordados com retalhos de lã em cartões perfurados pela professora. ATIVIDADE 10 - SUGESTÕES DE MATERIAIS DIDÁTICOS GERAIS COM SUCATA: Confecção do professor: - Fantoches com caixas, massa de papel jornal, bolas de jornal forradas com meia de nylon, pés de meias velhas
Docsity logo



Copyright © 2024 Ladybird Srl - Via Leonardo da Vinci 16, 10126, Torino, Italy - VAT 10816460017 - All rights reserved