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Guias e Dicas
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Manuais de enfermagem, normas e rotinas, elaboração e uso, Manuais, Projetos, Pesquisas de Enfermagem

a) MANUAIS DE ENFERMAGEM: É a ferramenta que reúne de forma sistematizada normas, rotinas, procedimentos e outros imprescindíveis para execução das atividades de Enfermagem, ou seja, instrumento orientador dos profissionais de enfermagem no desempenho de suas funções

Tipologia: Manuais, Projetos, Pesquisas

2011

Compartilhado em 19/02/2011

iris-marinho-jireh-o-deus-da-minha-
iris-marinho-jireh-o-deus-da-minha- 🇧🇷

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Baixe Manuais de enfermagem, normas e rotinas, elaboração e uso e outras Manuais, Projetos, Pesquisas em PDF para Enfermagem, somente na Docsity! NORMAS, ROTINAS, MANUAIS, ELABORAÇÃO UTILIZAÇÃO PARA A ENFERMAGEM Iris Corrêa 1 NORMAS, ROTINAS, MANUAIS, ELABORAÇÃO UTILIZAÇÃO PARA A ENFERMAGEM Iris Corrêa 2 1-FERRAMENTAS GERENCIAIS DO SERVIÇO DE ENFERMAGEM: a) MANUAIS DE ENFERMAGEM: É a ferramenta que reúne de forma sistematizada normas, rotinas, procedimentos e outros imprescindíveis para execução das atividades de Enfermagem, ou seja, instrumento orientador dos profissionais de enfermagem no desempenho de suas funções. b) NORMAS DE ENFERMAGEM: São normas técnicas fundamentadas num processo de simplificação, pois abreviam a crescente variedade de procedimentos e produtos, desta forma eliminam o desperdício, o retrabalho e promovem a troca de informações entre fornecedor e consumidor ou entre clientes internos. A finalidade importante de uma norma técnica é a proteção ao consumidor, especificando critérios e requisitos que medem o desempenho do produto/serviço, resguardando assim a vida e a saúde. c) NORMAS: Conjunto de regras e instruções para definir procedimentos, métodos e organização. São leis que deliberam as ações de enfermagem quanto a o QUÊ E COMO FAZÊ-LAS. d) CRITÉRIOS PARA ELABORAÇÃO DE NORMAS: Deve ser colocada por autoridade reconhecida. Fundamenta- se nos princípios: Ético, disciplinar, assepsia. A elaboração deve ser feita de maneira ampla e expressa, clara e concisa, flexível, consentindo o raciocínio e a iniciativa. e) EXEMPLO DE NORMAS: Os colaboradores de enfermagem deverão estar no local de trabalho, devidamente uniformizados até as 7 h. Os materiais para exames laboratoriais de rotina deverão ser direcionados ao laboratório até as 9 h. A passagem de plantão deverá ser feita na cabeceira do leito dando informações sobre: Estado do paciente, procedimentos realizados ou a realizar, aceitação da dieta e intercorrencias importantes. f) ROTINAS DE ENFERMAGEM: São conjuntos de instruções técnicas concatenadas que servem para execução uma tarefa específica de assistência em enfermagem. g) TAREFAS DE ENFERMAGEM: São ações que um profissional de enfermagem executa. h) REGULAMENTO: É o ato normativo de caráter constante determinado pela administração superior e contém as diretrizes básicas da organização de saúde. Regula e amplia o estatuto, caracterizando a Organização. i) REGIMENTO: É o ato normativo acatado pela administração superior, de caráter flexível que contém as diretrizes básicas para o funcionamento do Serviço de Enfermagem. Componentes: filosofia, organograma, atividades a serem desenvolvida, competência de cada membro, quadro de pessoal. O Regimento do Serviço de Enfermagem expressa à missão institucional, as características dos clientes a serem assistidos, bem como a disponibilidade e organização dos recursos humanos e materiais para desenvolver e praticar essa assistência. NORMAS, ROTINAS, MANUAIS, ELABORAÇÃO UTILIZAÇÃO PARA A ENFERMAGEM Iris Corrêa 5 ETAPAS PARA ELABORAÇÃO • Diagnóstico da situação; • Determinação dos assuntos; • Estruturação e confecção dos instrumentos; • Implantação; • Avaliação; 9-CONTEÚDO DO MANUAL: em geral contém:  Regulamento do hospital;  Regimento do serviço de enfermagem;  Filosofia do Serviço de Enfermagem;  Composição administrativa e organizacional do SE;  Descrição das funções de cada componente  Descrição de cuidado de enfermagem de acordo com a clientela assistida.  Normas, rotinas e procedimentos relacionados ao pessoal a assistência e ao material. Orientação sobre direitos e deveres da equipe de enfermagem. 10- DOCUMENTOS DE CONTROLE PARA O FUNCIONAMENTO DA GERÊNCIA EM ENFERMAGEM:  AVALIAÇÃO: Necessária por haver modificações constantes nas dinâmicas dos serviços. A avaliação deve ser constante, e ter como finalidade a qualidade da assistência, deve ter sempre revisão de maneira planejada e ajustada as necessidades da clientela.  SUPERVISÃO: Processo educativo e contínuo que consiste basicamente em motivar, orientar e instruir os supervisionados na execução de suas atividades embasada em normas estabelecidas. Tem por objetivos: o alcance de níveis e excelência nos serviços prestados tem caráter administrativo, é desta maneira não deve considerara somente o serviço, mas também aqueles que o executam.  EDUCAÇÃO PERMANENTE: Processo capacitador, orientador e reciclador do conhecimento técnico dos profissionais de uma instituição, deve-se levar em consideração as necessidades de cada unidade de serviço e deve-se também fazê-lo de maneira periódica. Os profissionais devem ser estimulados a participarem da educação permanente e não obrigados. AUDITORIA DEFINIÇÃO: È a apreciação de diversos processos averiguando com exatidão e a fidelidade dos procedimentos e relatórios , de acordo com o principio das leis institucionais. A auditoria é realizada pela verificação dos registros em prontuários ou as condições do cliente. FINALIDADES DA AUDITORIA:  Identificar deficiências;  Coletar dados;  Programar mudanças. Pode ser feita pela equipe externa ou interna á instituição. Podendo ser contínua ou periódica, e pode ser feita ainda em apenas um procedimento ou em toda a unidade de saúde. NORMAS, ROTINAS, MANUAIS, ELABORAÇÃO UTILIZAÇÃO PARA A ENFERMAGEM Iris Corrêa 6 Tipos de Auditoria:  Retrospectiva: Realizada após a alta do paciente, e é utilizado o prontuário para a avaliação.  Operacional- (concorrencial): Feita durante a hospitalização ou em atendimento ambulatorial. Classificação da Auditoria: Quanto à forma:  Interna: Realizada por elemento da própria instituição;  Externa: Feita por elemento externo á Instituição. Quanto ao tempo:  Contínua: é aquela feita de maneira constante.  Periódica: realizada em períodos, não contínua. Quanto á natureza:  Normal: feita regular, e com objetivos regulares de comprovação.  Específica: feita em caráter de necessidade específica. Quanto ao limite:  Total: em todos os setores da instituição;  Parcial: limitada a determinados serviços ou setores da instituição. COMUNICAÇÃO FORMAL EM ENFERMAGEM: 1. ABAIXO ASSINADO: refere-se a uma solicitação coletiva redigida com o alvo de requerer direitos ou deveres previstos por lei e que estão sendo desrespeitados; ou, ainda, de solicitar que determinados direitos ou deveres sejam reconhecidos na forma da lei. 2. APOSTILA: constitui-se num documento, cujo objetivo é a conformidade marginal ou interlinear de um documento qualquer que foi antes redigido. 3. ATESTADO: Um atestado constitui-se de uma declaração feita por uma pessoa a favor de outra, procurando atestar uma verdade em que se acredita. NORMAS, ROTINAS, MANUAIS, ELABORAÇÃO UTILIZAÇÃO PARA A ENFERMAGEM Iris Corrêa 7 4. ATOS ADMINISTRATIVOS: 5. AVISO: constitui-se em um tipo de comunicação, direta ou indireta, afixada em local público ou privado, com características amplas e variadas. 6. CIRCULAR: forma multidirecional que possibilita uma instituição dirigir-se, ao mesmo tempo, a várias repartições ou pessoas. 7. DECLARAÇÃO: constitui-se num documento semelhante ao atestado, porém não é expedido por instituições públicas. 8. EDITAL: meio de notificação direcionado ao público, que se afixa em local de acesso dos interessados ou se publica na imprensa. 9. EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS: 10. MEMORANDO: constitui-se em um meio de comunicação eminentemente interno empregado entre unidades administrativas de um mesmo órgão, independentemente de nível hierárquico. 11. OFÍCIO: um documento utilizado por órgãos do governo ou autarquias para correspondência externa e que tem por finalidade tratar de assuntos oficiais. 12. ORDEM DE SERVIÇO: é um documento oficial e interdepartamental, com numeração própria e, às vezes, apresenta características de circular. Refere-se ao ato de expedir determinações que serão executadas por instituições de caráter social e por servidores desses órgãos. 13. PARECER: é um texto formado a partir da implicação de análises relativas a determinado projeto, ato ou relatório técnico, pertencente a um processo para o qual aponte uma solução favorável ou contrária, justificada através de dispositivos legais e informações. 14. PROCURAÇÃO: procuração é o meio utilizado por uma pessoa física ou por uma jurídica para conceder poderes a outro. 15. RELATÓRIO: configura-se como a apresentação objetiva, informativa e apresentável de resultados referentes atividades variadas. 16. REQUERIMENTO: é um documento específico para solicitação de algo a que uma pessoa física ou jurídica tem direito concedido por lei. 17. ATA: Uma ata refere-se ao resumo dos fatos de uma reunião de pessoas ou assembléia para um determinado fim já exposto. 18. CARTA OFICIAL: consiste num meio de comunicação de caráter oficial decorrente do cargo ou da função públicos. 19. COMUNICADO: Um comunicado, também chamado de comunicação, constitui-se num aviso que pode ter caráter externo ou interno. 20. INFORMAÇÃO: informação refere-se ao esclarecimento prestado por um determinado servidor, no pleno exercício de sua função, a respeito de situações reais ou mecanismos legais, contidos em um processo. 21. PORTARIA: é um tipo de texto oficial empregado por autoridades superiores, para diversas finalidades, tais como: nomear, exonerar, aprovar, promover...
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