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Guias e Dicas
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Saber viver profissionalmente, Notas de estudo de Economia

SABER VIVER PROFISSIONALMENTE

Tipologia: Notas de estudo

2011

Compartilhado em 02/02/2011

Florentino88
Florentino88 🇧🇷

4.7

(29)

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Baixe Saber viver profissionalmente e outras Notas de estudo em PDF para Economia, somente na Docsity! SABER VIVER PROFISSIONALMENTE LAIR RIBEIRO CIÊNCIA DO SUCESSO – SABER VIVER PROFISSIONALMENTE – LAIR RIBEIRO – Editora Leitura. Página 1 CURSO DE CIÊNCIA DO SUCESSO SABER VIVER PROFISSIONALMENTE LAIR RIBEIRO Antes de mais nada, quero-lhe recordar um episódio do filme "O Império Contra-Ataca", da série Starwars, de George Lucas: Nos pântanos de Dagobah, Yoda, um Mestre Jedi de 0,66m de altura e de raça desconhecida, ensina os caminhos da Força a Luke Skywalker, um Cavaleiro Jedi, humano, de 1,2m de altura. Luke já está conseguindo levantar uma pedra com a força do pensamento, quando vê sua nave se afundando no pântano. Yoda lhe diz que, da mesma forma como ele estava levantando a pedra, ele pode levantar a nave; mas Luke não consegue e desiste rapidamente do seu intento. Então, Yoda realiza o trabalho. Quando vê que a sua nave foi salva, Luke exclama: - Não acredito! Yoda lhe responde: - Foi por isso que você não conseguiu... A partir de agora, não pense mais que uma nave é mais pesada que uma pedra. Quem pode levantar uma pedra com a mente também é capaz de suspender uma nave. Não é questão de força: basta acreditar e ter a estratégia. Está tudo na mente, se você tem o modelo mental adequado e a autoconfiança, você é capaz! MARKETING PESSOAL O conhecimento técnico é condição fundamental, mas não é o bastante para saber viver profissionalmente. Sem saber nadar, você não deve entrar em águas profundas. Só nadar bem, porém, não é o suficiente para ganhar um triátlon: o ciclismo e a corrida são tão importantes quanto à natação. Trocando em miúdos, para a sua carreira decolar, você precisa aparecer. E, a menos que você se destaque por uma genialidade incomum no mercado, você só irá aparecer- e a sua carreira decolar - se estiver atento aos detalhes que compõem o seu marketing pessoal. Você é o seu peixe. Venda-o bem! PLANEJE PRA VALER Marketing requer planejamento. E se você respeita o cliente - neste caso, você mesmo esse planejamento deve merecer cuidados superiores a qualquer outro que venha a fazer. Afinal, você é o começo, o meio e o fim do projeto. O que isso quer dizer? - Quer dizer que você não se pode dar ao luxo de planejar apenas mentalmente a sua estratégia. Isso, que eu chamaria de marketing intuitivo ou espontâneo, pode dar certo apenas eventualmente. A falta de planejamento formal, por vezes, o deixará desnorteado, sem saber que direção tomar, pois parte do que você pensava ter guardado na cabeça pode não se encontrar mais nela. Você não é o único Você é tudo no marketing pessoal; logo, cuide de tudo, nos mínimos detalhes. Mesmo tendo essa importância soberana, contraditoriamente, você é apenas o seu cliente mais querido, com um enorme potencial, mas não é o único. O seu tempo precisa ser suficiente para promover o seu produto sem interferir no tempo que precisa dedicar outros clientes. Portanto, tudo deve ser muito sucinto, prático, objetivo e fácil de implementar. APRESENTAÇÃO Um plano de marketing começa sempre pela definição do produto ou serviço a ser alavancado, com as estratégias a serem planejadas. No caso do marketing pessoal, essa definição precisa limitar-se a uma única frase, bem condensada, para dizer ao mundo qual é o seu negócio. Em linguagem jornalística, eu diria que essa síntese é a manchete da sua reportagem. Em Lermos de publicidade, eu diria que é o seu slogan. Ele precisa ser eficiente em informar o básico: qual é o seu serviço, para quem ele se destina e de que forma é prestado. Essa frase, que, naturalmente, pode ser modificada com o tempo, precisa ser muito bem construída. Ela constitui a essência da sua carreira em potencial, ajuda-o a concentrar a atenção nessa essência e a determinar metas a partir dela e pode causar grande impacto no mercado, dependendo da forma como for construída. Um jovem esportista, em busca de patrocínio, diz a um empresário: Sou especialista em jogar uma bolinha para a pessoa do outro lado da quadra e em recebê- la de volta. Um outro, praticante da mesma modalidade de esporte, diz apenas: Muito prazer! Minha especialidade é o tênis... SABER VIVER PROFISSIONALMENTE LAIR RIBEIRO CIÊNCIA DO SUCESSO – SABER VIVER PROFISSIONALMENTE – LAIR RIBEIRO – Editora Leitura. Página 2 QUEM É VOCÊ? A forma como você se apresenta no mercado não está relacionada apenas à sua aparência física, da qual falaremos logo mais. Antes de apresentar-se pessoalmente, você precisa estar preparado para que a sua boa aparência permaneça, mesmo quando não estiver presente. E não apenas na lembrança das pessoas, mas de forma concreta. Antes de lançar uma carreira no mercado, é preciso ter um kit personalizado, com cartão de visitas, currículo, para quem está procurando colocação em uma empresa, ou folder, no caso de profissionais autônomos. Também é aconselhável layout próprio de papel de carta, envelope e pasta. Todo profissional de sucesso dedica cuidados especiais à parte impressa de sua apresentação pessoal. Escolha, pelo menos, três profissionais bem-sucedidos na sua área de atuação e, se não puder dispor de material impresso deles, tente localizar seus sites na internet. Com toda certeza, o padrão visual utilizado na página que o profissional mantém na internet segue os padrões da sua apresentação impressa. Obviamente, não estou sugerindo que você imite o estilo de quem quer que seja. Quero, apenas, que você veja o impacto que tem uma boa apresentação gráfico- visual. Cartão de visita: O cartão de visita deve primar pela objetividade. Evite elementos que possam gerar confusão ou conflito visual, como imagens sobrepostas, tipos exóticos de letras, diagramação irregular ou outros recursos gráficos que nem sempre proporcionam o efeito pretendido por quem os criou. O seu cartão de visita deve informar quem você é, o que faz e as formas como pode ser contatado. Evite qualquer outro tipo de informação. Naturalmente, pode haver criatividade em um cartão de visita, mas esta não deve comprometer a clareza nem a objetividade da informação. Não há como fugir disso! Outros papéis: Não existem regras determinando que a apresentação gráfico-visual de um profissional precise ser padronizada, mas o bom senso diz que isso conta pontos a seu favor. SABER VIVER PROFISSIONALMENTE LAIR RIBEIRO CIÊNCIA DO SUCESSO – SABER VIVER PROFISSIONALMENTE – LAIR RIBEIRO – Editora Leitura. Página 5 Porém, nada foi dito: você conclui pela aparência do que pôde ver! Uma pessoa adequadamente vestida para determinador contexto tem um impacto positivo, e o visual passa a ser vantagem estratégica. Não foi por acaso que o presidente norte-americano, George W. Bush, usou jaqueta, em vez de paletó, quando se encontrou com os bombeiros, após o ataque terrorista de 11 de setembro de 2001. Se voe optou por uma carreira executiva, tem que se submeter a um modo de vestir padronizado pela empresa que voe representa. A aparência é o melhor cartão de visita. De acordo com a situação A ênfase maior no mérito do que na aparência tem provocado ema onda de ‖casualização‖ no modo de vestir, gerando uma descontração profissional. No entanto, na maioria das interações profissionais importantes, o terno para o homem e o tailleur para a mulher ainda são as preferências. Se houver dúvida sobre como se apresentar em determinadas situações, é melhor contratar uma assessoria especializada no assunto. Há, também, muitos bons livros nessa área. ALGUMAS DICAS IMPORTANTES PARA OS HOMENS Imagem retirada da página: http://lh3.ggpht.com/kellyjessie2/SEniueXwr8I/AAAAAAAAAO0/UnLs O735qTQ/armani%20suit%5B6%5D.jpg Camisa De preferência, branca ou azul-clara, de algodão puro com mangas um centímetro mais compridas que as mangas do paletó. O colarinho da camisa deve aparecer um centímetro acima do colarinho do paletó. Gravata Cem por cento seda ou lã, em cor discreta e longa o suficiente para terminar na altura da fivela do cinto. Paletó Lapelas proporcionais, ombros bem definidos e mangas terminando no começo das mãos. Sapatos Com solado em couro, nas cores preta ou marrom-escuro. Sapatos pretos podem ser usados com terno azul ou cinza. Sapatos marrons não devem ser usados com terno azul. Meias Combinando com a cor dos sapatos. ALGUMAS DICAS IMPORTANTES PARA MULHERES Imagem retirada da página: http://imagem.vilamulher.terra.com.br/interacao/thumb/37/moda- no-trabalho-ambiente-formal-37-175-thumb-570.jpg Camisas Brancas ou em tom pastel, de tricoline ou seda. Calças Bem cortadas, nos moldes do estilo masculino. Saias Retas ou plissadas, de acordo com a largura dos quadris, com comprimento na altura dos joelhos. Acessórios Sapatos bicolores ou coloridos, bolsas de tamanho e alças médios lenços de seda para o pescoço e jóias delicadas e pequenas. SABER VIVER PROFISSIONALMENTE LAIR RIBEIRO CIÊNCIA DO SUCESSO – SABER VIVER PROFISSIONALMENTE – LAIR RIBEIRO – Editora Leitura. Página 6 Maquiagem Discreta. Nunca deixe de usá-la. Perfume De boa qualidade e discreto. Lembre-se: .Qualidade é mais importante do que quantidade ض Não existe pessoa bem vestida se não for, antes de ض tudo, asseada. .Em dúvida, opte sempre por cores discretas ض O PODER DA INFLUÊNCIA A linguagem corporal representa mais da metade do seu poder de influência. Ela pode aumentar ou diminuir a sua capacidade de influenciar pessoas, de acordo com o nível de empatia que você consegue estabelecer. E a empatia, por usa vez, está diretamente ligada ao quão confiável aparenta ser para a outra pessoa. Conseguimos estabelecer empatia com uma pessoa quando permitimos que ela sinta que somos iguais a ela. Como conseguimos isso? –Pela postura corporal. Se quiser que uma pessoa sinta confiança em você, seja um espelho para ela. Enquanto conversarem, coloque-se em uma posição física semelhante à da pessoa, pois, assim, o comprimento de ondas do cérebro dela, e a comunicação entre vocês fluem de maneira mais livre e sem interferências. (Isso corresponde ao nível de comunicação cérebro-cérebro, cuja tendência é evoluir para o nível coração-coração, do que falaremos mais a frente.) Quando você se coloca na posição do outro, lhe diz mentalmente: - Eu sou igual a você, pode confiar em mim. DEUS MORA NO DETALHE Se você cumpre bem a função para a qual foi contratado, não está fazendo nada além do esperado. Por exemplo, segurança, gentileza e pontualidade são atributos que você espera encontrar em uma companhia aérea. A diferença, no mundo globalizado em que vivemos, está no detalhe. Enquanto faz apenas o esperado, tanto você quanto a companhia aérea se igualam a tantos outros profissionais ou prestadores de serviços nas respectivas categorias. O esperado está sempre implícito; jê o inesperado, a surpresa, constitui o detalhe que faz muitos profissionais subirem rapidamente os degraus do sucesso. Na época em que roupas eram feitas sempre sob medida, por costureiras ou alfaiates, a qualidade da costura costumava ser avaliada virando-se a peça de roupa pelo avesso. Sabe por quê? Porque, pelo avesso, as pessoas podiam ver o detalhe, o acabamento. O acabamento não aparece quando se veste uma roupa, mas fez diferença para pessoas exigentes. Quando avaliamos um serviço que nos é prestado, todos somos muito exigentes: do usuário dos serviços da companhia aérea à pessoa que nos contratou para algum serviço profissional. E o detalhe, em muitos casos, é a aparência. ADIVINHANDO O RESULTADO Escolha um número qualquer (x) entre 17 e 77. Agora faça as seguintes operações: A. Acrescente 7 ao número escolhido (A=X + 7). B. Multiplique a soma por 2 (B=2A). C. Subtraia 4 do número ―B‖ (C=B - 4). D. Divida o resultado ―C‖ por 2 (D=C/2). E. Subtraia o número original do resultado ―D‖ (E=D - número original). Qual foi o resultado obtido? (Confia a resposta na página 54) Negócios baseiam-se no segredo, mas o sucesso tem base na cooperação. Jhon G. Patterson GERENCIAMENTO DE TEMPO Preocupamo-nos mais com a utilização do nosso dinheiro do que com a do nosso tempo. No entanto, o dinheiro perdido hoje pode ser recuperado amanhã. E o tempo, uma vez perdido, perdido está! O que passou, passou. O gerenciamento do tempo é uma das questões cruciais para todo profissional. A discussão do tema extrapola o aspecto profissional, revelando a pessoa e o bom ou mau uso que ela faz do seu tempo e de sua energia. Neste capítulo, você vai entender pontos importantes dessa questão e aprender soluções SABER VIVER PROFISSIONALMENTE LAIR RIBEIRO CIÊNCIA DO SUCESSO – SABER VIVER PROFISSIONALMENTE – LAIR RIBEIRO – Editora Leitura. Página 7 práticas que podem ser aplicadas tanto na sua vida profissional quanto pessoal. VOCÊ TEM MEDO DO TEMPO? Certa vez em um de meus cursos, um participante me disse: - Eu gostaria de ser médico, mas já tenho 28 anos e nem entrei na faculdade... Com os seis anos do curso mais os dois de especialização, quando tudo estiver terminado, já terei 36 anos! Em resposta, eu lhe perguntei: - Senão estudar e se tornar médico, que idade terá daqui a oito anos? A questão é sempre esta: as pessoas se impressionam (ou se intimidam) com o tempo que terão de despender para determinadas atividades, mas não se dão conta de que o tempo passa de qualquer forma, quer se empenhem na realização de alguma coisa ou não. Quando pensam em fazer algo que lhes consumirá muito tempo, costumam assustar-se com a possibilidade de envolver-se tão demoradamente com alguma coisa e, diante disso, desistem. Então, o tempo passa e elas acabam não fazendo nada. Ou melhor: nada significativo, que possa fazer diferença na vida delas. Quem não controla o tempo não é capaz de controlar a própria vida, que nada mais é do que um segundo após o outro. A COTA É A MESMA PARA TODOS Todas as manhãs, recebemos 86.400 segundos para viver aquele dia. Imagine que somos normais e, que desse total de segundos diários, utilizamos 28.800 segundos dormindo, o que representa oito horas de sono. Isso nos deixa com um saldo de 57.600 segundos/dia. A diferença profissional está na forma como utilizamos estes 57.600 segundos/dia. O tempo é um bem universal, distribuído democraticamente. Diz-se, popularmente, que se você quiser que algo aconteça entregue-o a uma pessoa ocupada. Isso é verdade, pois pessoas ocupadas administram o tempo de que dispõem de forma a ter tempo para tudo. Conseqüentemente, elas fazem acontecer, e isso as diferencia das demais. NÃO SE ESCONDA NO TEMPO Há pessoas que se escondem no passado: passam a vida culpando os pais por tudo o que lhes acontece. E há pessoas que se escondem no futuro: pensam que "amanhã" conseguirão resolver seus problemas e que "depois" farão o que precisa ser feito. No entanto, a vida ocorre no aqui e agora. Não interessa onde você esteja: a vida é aqui. Não importa quando você esteve ou estará: a vida é agora. O passado já passou e o futuro ainda não chegou. É por isso que o presente se chama presente. Ele é, na realidade, um presente que nos é dado. É no presente que temos o poder de gera: ação, modificando o nosso futuro e, talvez, recriando a nossa interpretação do passado. Portanto, viva o presente e planeje o futuro. A ampulheta representa bem o conceito da vida: A areia que está por ض cair é o futuro; ainda não aconteceu. A areia que está caindo ض é o presente. A areia que já caiu é o ض passado; nada se pode fazer a respeito. As pessoas não ض planejam o fracasso. Elas, simplesmente, fracassam ao planejar. Imagem retirada da página: http://3.bp.blogspot.com/_qM3u7js14uI/SKGqxyC87FI/AAAAAAAAAP E/-hVEmEvRc6c/s400/ampulheta.jpg Relatividade do tempo Einstein dizia que ―o tempo não é linear e, portanto, muito relativo e atrelado ao que está acontecendo‖. Um round de três minutos de boxe, para quem está apanhando, pode durar uma eternidade. Uma vida bem vivida, na qual somos felizes e estamos contribuindo para o bem da humanidade, pode passar num piscar de olhos. TEMPO E ENERGIA Para ter um bom aproveitamento do tempo, você precisa estar suficientemente envolvido naquilo que estiver fazendo. E isso implica outros fatores, além da simples disponibilidade de tempo para o que tiver de ser feito. SABER VIVER PROFISSIONALMENTE LAIR RIBEIRO CIÊNCIA DO SUCESSO – SABER VIVER PROFISSIONALMENTE – LAIR RIBEIRO – Editora Leitura. Página 10 acusava o outro do crime e jurava a sua própria inocência. O imperador, apesar de querer executar os dois, decidiu fazer isso deforma a proporcionar uma distração para a população romana e estabeleceu o seguinte: 1. Os ladrões ficarão em celas separadas, sem se comunicar um com o outro. 2. Cada um receberá uma moeda romana, com a qual participará de um jogo cujas regras são as seguintes: Duas "caras": ambos serão perdoados e ض libertados. Uma "cara" e uma "coroa": quem apresentar ض "coroa" será libertado e receberá um quilo de ouro, e quem apresentar ―cara‖ será executado. .Duas ―coroas‖: ambos serão executados ض 3. No domingo seguinte, ambos serão chamados diante de dez mil pessoas e abrirão simultaneamente as mãos, revelando a face da moeda que cada um escolheu. Naquela tarde de domingo, após abrirem as mãos, os dois ladrões foram jogados aos leões! Sabe o que aconteceu? Eles não jogaram o jogo do ganha-ganha. Vamos analisar o resultado do ponto de vista de Augusto: 1. Ganha-perde 2. Ganha-ganha 3. Perde-ganha 4. Perde-perde O problema é que, tanto o ganha-perde quanto o perde-ganha, acabam-se deteriorando para o perde-perde. Portanto, ganha-ganha é o único jogo a ser jogado. Para que isso ocorra, é necessário desenvolver a confiança mútua. ESTABELECENDO CONFIANÇA A confiança mútua não é estabelecida apenas por um lindo sorriso ou uma boa eloqüência. Três parâmetros básicos devem ser avaliados: sinceridade, competência e história pregressa. Sinceridade O que a pessoa fala em público é o que fala em particular? O que ela fala com uma pessoa é a mesma coisa que ela fala com outra? Competência A pessoa tem capacidade de fazer o que está dizendo que vai faze? O inferno está cheio de pessoa com boas intenções. Intenção sem habilidade de ação é ilusão. História pregressa Como a pessoa se comportou no passado, em situações similares. VÍTIMAS E PREDADORES Há, pelo menos, 40 mil anos, as pessoas têm encarado a vida como se fossem vitimas ou predadores, partindo da falsa premissa da falsa escassez do Universo. Veja como funciona: Vítima Quem escolhe o modelo ―vítima‖ pensa e age Omo se vivesse em um Universo escasso, e se dá por satisfeita com as migalhas que é capaz de conseguir. Para uma vítima, qualquer coisa é suficiente, já que vive em um ambiente de escassez. Sempre com medo de perder o pouco que conseguiu, ela não gosta de encarar a realidade e prefere fechar os olhos para o que acontece a seu redor. Uma vítima prefere não fazer escolhas diante das dificuldades, foge ou permanece imóvel, o que a torna presa fácil para predadores. Predador Quem adota o estilo "predador" pensa e age como controlador do pouco que há no Universo. Para um AUGUSTO Coroa Cara JÚLIO Cara Augusto libertado (1) Ambos libertados (2) Coroa Ambos morrem (4) Augusto morre (3) SABER VIVER PROFISSIONALMENTE LAIR RIBEIRO CIÊNCIA DO SUCESSO – SABER VIVER PROFISSIONALMENTE – LAIR RIBEIRO – Editora Leitura. Página 11 predador, nada é o bastante: ele está sempre querendo mais e, diante das dificuldades, age com rapidez, sempre determinado a ganhar, passando por cima de tudo o que estiver na sua frente. E faz isso em qualquer lugar: sociedade em que vive, nas empresas em que atua e na sua própria casa. Existe um pouco desses padrões de comportamento implantado em cada um de nós. Como estratégia, não podemos eliminá-los totalmente. Há ocasiões em que precisamos fazer o papel de vitimas e outras, em que precisamos nos comportar como predadores, por uma questão de sobrevivência. Os modelos baseados na vítima e no predador limitam bastante a forma de apreciar e usufruir deste mundo em constante mudança. LIDANDO COM PREDADORES Predadores jogam o jogo do ganha-perde, que implica o ganho pessoal a qualquer custo. Ou seja: eles são capazes de ―tudo‖ pelo que desejam. Portanto, para conviver com predadores, todo cuidado é pouco. Para lidar com eles é preciso: ;Descobrir quem são e como são ض ;Reconhecer que são fortes ض ;Não se esconder deles ض Não se juntar a outras vitimas, para não ser ض confundido com elas; Em caso de confrontos, enfrentá-los de igual ض para igual; ,Em caso de ataque, impedir, a todo custo ض que vejam o estrago causado; ;Poupar energia, evitando ir contra a corrente ض Aprender o jogo do ganha-ganha e ter ض sempre um parceiro por perto. GANHA-GANHA: O JOGO DOS MESTRES O ganha-ganha é um jogo diferente, não há perdedores. Nele, os jogadores precisam agir com maestria, valendo-se da astúcia, da inteligência e da capacidade de representar um perigo em potencial para os predadores. E mais: precisam saber pensar de maneira construtiva e criativa e aprender como alterar o comportamento com precisão e rapidez, interagindo com o meio e com os outros, sempre positivamente. Assim como os mestres! A vida é um jogo, e no jogo do ganha-ganha, é preciso saber usar com inteligência os recursos disponíveis e, principalmente, é preciso saber fazer mais com menos. UM JOGO DIFERENTE O jogo de vítimas e predadores é assim: .Os predadores só querem ganhar ض As vítimas preferem fugir; no máximo elas se ض rendem. Essa determinação em só ganhar ou em só perder tem relação direta com a crença na escassez de recursos do planeta e com a forma como se reage a ela. Quem acha que nunca terá condições de ter o suficiente sacrifica-se, quem quer se prevenir procura acumular o máximo de recursos, não importando os meios. O jogo dos mestres é assim: Os mestres conhecem a realidade que os ض cerca, que pode tanto ser abundante quanto ser escassa.Eles acreditam no próprio valor e enxergam mundo de forma não-convencional. E eles também são criativos, flexíveis, inteligentes e sabem utilizar os próprios recursos de maneira elegante, procurando obter o melhor para si, sem, contudo, destruir o outro ou impor-lhe uma posição inferior. Para participar do ganha-ganha Reavalie a sua forma de pensar, isso ض aumenta substancialmente a sua capacidade de competir e de se modificar. Ajuste seu foco mental e emocional: isso lhe ض dá condições de modificar todo o cenário a seu redor. Aprecie, explore e utilize ao máximo a ض capacidade de ajudar a si mesmo e aos outros na avaliação crítica de decisões: disso resulta uma infinidade de idéias e de possibilidades, significando um verdadeiro despertar do seu potencial. ACOMPANHE AS MUDANÇAS SE QUISER PROGREDIR No mundo de hoje, as estratégias de vítima e de predador são obsoletas. Precisamos fugir das armadilhas mentais desses modelos ultrapassados. Com eles pensamos que estamos SABER VIVER PROFISSIONALMENTE LAIR RIBEIRO CIÊNCIA DO SUCESSO – SABER VIVER PROFISSIONALMENTE – LAIR RIBEIRO – Editora Leitura. Página 12 sendo bem sucedidos até mesmo quando nos encontramos à beira do fracasso. O frágil progresso da sociedade contemporânea, que ruma para a destruição do planeta, deve muito à cultura de vítimas e predadores. A humanidade, até agora, esteve jogando o jogo do ganha-perde com o planeta. Para ser e manter-se bem-sucedido em um mundo de mudança, é preciso saber prosperar em ambientes difíceis, estar atento a tudo o que acontece ao redor, e tornar-se adaptável às variações do meio. Como diz uma mensagem das runas, "em águas profundas, torne-se um mergulhador". Regras fundamentais para o ganha-ganha -Ser individualmente competente e bem ض sucedido em grupo. Buscar soluções que funcionem quando ض alguma coisa não estiver funcionando. Vencer predadores! Principalmente aqueles ض que existem dentro de nós. Para ser bem-sucedida hoje, toda e qualquer pessoa precisa adotar esse novo tipo de mentalidade que, automaticamente, a compromete com tornar o mundo um lugar melhor para se viver Resultado da operação da página 30 é 5 (cinco). Se você não entendeu o que ocorreu volte à página 30 e estude melhor a operação. Se entendeu, parabéns! Lembre-se: Na Matemática, como na vida, se você não conhece a causa, não é capaz de reproduzir o efeito. APRENDIZAGEM CONTÍNUA Vivemos na era do conhecimento. O volume de informação cresce exponencialmente, sofre um processo inflacionário, pois representa cada vez menos em relação ao que existe para ser conhecido. A única vantagem competitiva que podemos ter neste mundo em constante renovação é a habilidade de aprender mais, e mais rapidamente. – Diga-me o quanto sabes e eu te direi o quanto vales. Aprendizagem contínua, portanto, é a opção preferida. Somos eternos aprendizes. OS PASSOS DO APRENDIZ Para saber viver profissionalmente, como em tudo na vida, é preciso passar pelo aprendizado, que abrange quatro fases: ignorância, estar a par, conhecimento e sabedoria. 1. Incompetência inconsciente – Ignorância. .Eu não sei o quanto não sei ض Esta é a fase em que você não sabe o quanto não sabe. Em outras palavras, você é inconsciente da sua incompetência. Se você não sabe pilotar avião, é ignorante no que diz respeito a pilotar avião. Aliás, todos nós somos ignorantes, só que em assuntos diferentes. 2. Incompetência consciente - Estar a par .Eu já sei o quanto não sei ض Se alguém lhe der uma aula de como pilotar avião, você fica a par do assunto. Ou seja, torna-se consciente da sua incompetência, pois, ficando a par. Fica sabendo que não sabe nada sobre pilotar avião. 3. Competência consciente – Conhecimento .Eu já sei o quanto já sei ض Digamos que você ficou tão impressionado com o que ouviu sobre como pilotar avião, que resolveu aprender a pilotar de verdade. Você voou com instrutor de 30 a 40 horas, tirou brevê e passou a pilotar. Agora voe sabe o quanto sabe sobre como pilotar avião. Você está consciente da sua competência, que é a terceira fase do aprendizado. 4. Competência inconsciente – Sabedoria .Eu já não sei o quanto sei ض Depois de pilotar avião durante dez ou vinte anos, chega um momento em que você atinge um nível de sabedoria que o torna inconscientemente competente. Você já não sabe mais o quanto sabe. Aprender é gerar mais opções para a obtenção daquilo que, a princípio, parece impossível. NO COMEÇO, É SEMPRE IGUAL Quando você começou a dirigir carro, era ignorante no assunto. No começo, como todo mundo, deve ter-se embaraçado com os três pedais e questionado: - Como vou faze: - Como vou fazer para controlar três pedais se eu só tenho dois pés? SABER VIVER PROFISSIONALMENTE LAIR RIBEIRO CIÊNCIA DO SUCESSO – SABER VIVER PROFISSIONALMENTE – LAIR RIBEIRO – Editora Leitura. Página 15 complementar de que estiver necessitando, os eventos agendados para o seu setor e muita coisa importante para o seu crescimento profissional. Idiomas Em um mundo globalizado, como o que estamos vivendo, é impossível pensar em crescimento tendo apenas o idioma de origem. É fundamental o domínio de um segundo idioma, de preferência, o inglês. O que aprendemos na escola nos distingue como os melhores em pouquíssimas atividades. É simplesmente a capacidade linear: precisamos dela para entrar na arena, mas ela não nos transforma em estrelas. As habilidades mais importantes para o desempenho brilhante são as emocionais. Daniel Goleman O PODER DA COMUNICAÇÃO Comunicar-se não é simplesmente falar-ouvir- falar. É mais do que isso. Somos animais sociais, e a comunicação é patê das atividades humanas. Comunicando-se, você transmite idéias, faz solicitações, cria realidades, inventa possibilidades e, principalmente, é capaz de coordenar ações no sentido de que o todo possa ser maior que a soma das partes. Como toda ferramenta poderosa, a comunicação eficaz ocorre por meio do uso de técnicas específicas, que você vai conhecer neste capítulo. APERFEIÇOANDO A ARTE DA COMUNICAÇÃO A comunicação é uma arte, mas não é como as pessoas costumam dizer: ―Fulano tem o dom da comunicação." Ela é uma are porque constitui uma ferramenta com a qual o ser humano pode manifestar idéias, sensações e sentimentos com vista a um resultado. E também porque para essa manifestação, podemos dispor de técnicas específicas, passíveis de aperfeiçoamento. É evidente que existem pessoas mais comunicativas do que outras, mas isso não determina um dom especial para uma comunicação efetiva. É, sim, decorrência de fatores como introversão e extroversão, que nada têm a ver com a comunicação em si. Uma pessoa introvertida pode, perfeitamente, comunicar-se bem em um meio onde se sinta à vontade, e uma extrovertida, não necessariamente, será capaz de fazê-lo, apesar de sentir-se sempre à vontade. Como foi dito na página anterior, comunicação não se resume a falar-ouvir-falar. Vai muito além disso. Profissionalmente a comunicação eficaz constitui uma das ferramentas mais poderosas de que você dispõe. Basta aprender a usá-la! Para que uma opinião conte, é necessário que ela gere conseqüências práticas. AO PÉ DA LETRA Comunicação, estritamente, é o processo de transmitir e receber mensagens por intermédio da linguagem, falada ou escrita, ou de outros sinais e símbolos, que podem ser visuais ou sonoros. Comunicação é a capacidade de troar ou discutir idéias, de dialogar e conversar com vista ao bom entendimento entre pessoas. Mas a comunicação, que visa prioritariamente ao entendimento e que pode gerar uma ação comum, também pode ser utilizada para manipular pessoas. Quando isso acontece, ela é capaz de destruir indivíduos, organizações e nações, em um efeito semelhante ao da falta de comunicação, que tem o poder de desagregar valores. Sempre que alguém se está comunicando efetivamente, está criando do nada uma realidade antes inexistente. A comunicação, com o uso da linguagem, permite-nos inventar possibilidades. Para saber viver profissionalmente, considere todas as formas de comunicação, mas concentre- se principalmente na linguagem verbal e na não- vernal. É esse tipo de comunicação que predomina no relacionamento humano. PROBLEMAS DE COMUNICAÇÃO Muitos problemas de comunicação decorrem de uma ou mais destas situações. Percepção incorreta A pessoa que fala subestima ou superestima ض o nível de compreensão do seu interlocutor. ,A pessoa que ouve pressupõe ض incorretamente, que sabe o que seu interlocutor quer dizer. Desconsiderações do contexto A pessoa eu fala não leva em consideração o ض contexto em que o seu interlocutor está inserido. SABER VIVER PROFISSIONALMENTE LAIR RIBEIRO CIÊNCIA DO SUCESSO – SABER VIVER PROFISSIONALMENTE – LAIR RIBEIRO – Editora Leitura. Página 16 A pessoa que ouve não leva em consideração ض o contexto ao qual as palavras de seu interlocutor se referem. Desinteresse As pessoas que ouve não se interessam pelo ض que o seu interlocutor está dizendo. Repare que, no caso de desinteresse, não existe a contraparte da pessoa que fala, pois quem fala quase sempre está interessado em ser compreendido. Contudo, isso não a impede de incorrer em alguma das situações anteriores e, assim, provocar desinteresse no seu interlocutor. Einstein dizia que não se pode obter respostas certas com perguntas erradas. Entretanto, mesmo com perguntas corretas, você não será capaz de compreender a resposta se não for capaz de escutar corretamente. O lado bom dos problemas de comunicação Como diz Fredy Kofman: "em cada conversação inefetiva se escondem as sementes do aprendizado e da transformação". Talvez a competência mais importante dos seres humanos e das organizações seja a capacidade de "processar' aquilo que ouve para o transformar em oportunidade de melhora. Tudo o que nos entra pelos ouvido pode ser matéria-prima para o nosso crescimento. Isso significa que, se você estiver interessado em crescer, até mesmo as conversações mais desastrosas lhe serão úteis, desde que a sua capacidade de processar aquilo que ouve esteja em sintonia com seus anseios de crescimento. UM MODELO DE COMUNICAÇÃO Para atingir um padrão de excelência interpessoal é preciso conhecer os níveis em que a comunicação se processa. Portanto, vou lhe apresentar um modelo muito objetivo e funcional, a partir do qual você não apenas poderá aperfeiçoar a qualidade da sua comunicação, como também poderá escolher o nível mais adequado para os seus propósitos. Modelo é uma sistematização de pensamentos e procedimentos. De acordo com esse modelo, a comunicação entre duas ou mais pessoas pode acontecer em três níveis: 1. Boca-ouvido Imagens retiradas das páginas: http://lucianasabbag.files.wordpress.com/2009/02/sorriso.jpg e http://4.bp.blogspot.com/_99DycwaZ1zg/SZa1sRUSsPI/AAAAAAAAE7 o/mYvCCpiF7vs/s400/%257B44D82457-DC63-4961-83BE- 3CC18BACB02F%257D_OUVIDO.jpg Nesse nível, uma pessoa fala e a outra ouve, sem necessariamente escutar. Ouvir e escutar são funções diversas de partes diferentes do nosso corpo. Ouvir é função dos ouvidos; escutar é função do cérebro. Enquanto o ouvir constitui um ato passivo, o escutar é um ato ativo que envolve processamento de informação. O que acontece nesse nível? – Nada! Imagine você chegando a um restaurante, solicitando ao garçom uma água mineral com gás e ele lhe trazendo uma mineral sem gás. Ou seja, ele escutou o que você disse, mas até chegar ao bar para pegar a água, pare daquilo que escutou se perdeu. É como se eu estivesse escrevendo este livro e desligasse o computador sem salvar o arquivo: estaria tudo perdido. Nenhum sucesso profissional é possível neste nível (boca-ouvido); portanto, é fundamental passar para o nível seguinte (cérebro-cérebro). Como? – Convidando o cérebro a entrar no processo. Da próxima vez que pedir água mineral com gás, paca ao garçom que repita o seu pedido. Ao fazê- lo, ele o memoriza pelo tempo necessário para trazer exatamente o que você pediu. Isso se chama backtracking. 2. Cérebro-cérebro Imagem retirada da página: http://dialogospoliticos.files.wordpress.com/2008/12/cerebro.jpg SABER VIVER PROFISSIONALMENTE LAIR RIBEIRO CIÊNCIA DO SUCESSO – SABER VIVER PROFISSIONALMENTE – LAIR RIBEIRO – Editora Leitura. Página 17 Aqui, as coisas começam a acontecer. A pessoa que fala e a que ouve estão em sintonia. Se nenhum sucesso profissional era possível no nível anterior, neste eles são sempre uma possibilidade, desde que voe saiba atuar. Saber atuar refere-se a saber colocar a outra pessoa no processo, fazendo com que o cérebro dela responda na mesma sintonia que o seu. Existem técnicas para ir do nível 1 (boca-ouvido) para o nível 2 (cérebro-cérebro). A. Chamar a pessoa pelo nome Está provado que o nosso nome provoca uma resposta imediata em nosso cérebro. Quando se diz o nome de uma pessoa que está em coma, observa-se uma imediata resposta em algum de seus sinais vitais. Portanto, se quiser que uma pessoa participe ativa e favoravelmente da comunicação, trate-a sempre pelo nome. Se você tem dificuldade em memorizar nomes, preste atenção no seguinte: Quando for apresentado a alguém, escute o ض nome da pessoa e não apenas ouça. Durante a conversação, repita o nome da ض pessoa pelo menos três vezes. Existe uma forma prática de mostrar que essa repetição funciona, mas, por escrito não tem o mesmo impacto. Aprenda como se faz e, depois faça a experiência com alguém pessoalmente: Peça à pessoa que repita três vezes a palavra ema. Ela vai dizer: Ema. Ema. Ema. Em seguida, pergunte-lhe: qual é o nome da clara do ovo? Com certeza ela vai lhe responder: - Gema! Ao repetir Ema três vezes, a pessoa criou a memória da palavra. E de Ema para Gema... Se você que obter um ―sim‖ de alguém, crie no cérebro dela a memória do ―sim‖. Quando um ―sim‖ for importante, evite discutir assuntos polêmicos, como religião, política ou futebol, a não se que vocês compartilhem as mesmas idéias sobre o que estiver sendo discutido. .Faça associações com o nome da pessoa ض O cérebro aprende por meio de associações. Quanto mais você sabe, mais fácil se torna aprender coisas novas. Não se impressione com uma pessoa que fale oito idiomas. Se ela já falava sete, para falar um oitavo o esforço foi dez vezes menor do que o de alguém que sabe apenas um idioma e quer aprender um segundo. A existência de maior quantidade de material para estabelecer associações cria essas facilidades. Associe o nome que você quiser memorizar com algo que já esteja armazenado na sua memória. B. Aperto de mão Existe uma linguagem corporal, da qual falamos no começo deste livro, com a qual você pode transmitir firmeza, confiança e sinceridade. O aperto de mão é uma dessas formas de linguagem não-verbal. Quarenta por cento das transações comerciais que não se concretizam são perdidas por causa do aperto de mão. Imagine duas situações: Uma pessoa coloca tanta pressão no aperto ض de mão que a outra sente Omo se a sua mão estivesse sendo prensada por um alicate. Outra pessoa aperta a mão com tanta ض delicadeza que mal se consegue toar-lhe os dedos. Você já imaginou como seria um aperto de mão entre essas duas pessoas? Pense em uma pessoa cujo aperto de mão tem a força de um alicate indo negociar a compra de uma casa com um corretor que aperta a mão com delicadeza: o comprador duvidaria da firmeza do corretor para conduzir a negociação, e esta não se concretizaria. Agora pense no contrário: com comprador com um aperto de mão delicado e um corretor com um aperto de mão forte. Igualmente, a negociação não aconteceria, pois o comprador iria considerar o corretor muito agressivo. O aperto de mão ideal precisa transmitir a seguinte mensagem: - Sou igual a você, pode confiar em mim! A importância disso é muito simples d entender, nós gostamos de pessoas iguais a nós. C. Perguntas abertas Existem dois tipos de perguntas: as fechadas e as abertas. Perguntas fechadas são respondidas simplesmente com um ―sim‖ ou um ―não‖, e esse tipo de reposta pode limitar o seu processo de SABER VIVER PROFISSIONALMENTE LAIR RIBEIRO CIÊNCIA DO SUCESSO – SABER VIVER PROFISSIONALMENTE – LAIR RIBEIRO – Editora Leitura. Página 20 COM QUEM NEGOCIAR É da maior importância certificar-se de estar falando com quem tenha poder de decisão para assumir os termos de uma negociação. Quando você fala com a pessoa errada, isso representa perda de tempo e, em muitos casos, a necessidade de fazer mais cessões para a outra parte. Imagine que esteja fechando uma venda, depois de ter negociado e feito todas as concessões possíveis para que as suas necessidades e as do cliente fossem satisfeitas. Quando tudo parece satisfatório pra ambos, seu interlocutor diz que passará a proposta ao chefe dele, que entrará em contato com você para a decisão final. Quando isso acontece, porém, a pessoa que vai decidir não quer apenas bater o martelo sobre o que foi discutido antes: ela quer conseguir condições melhores que as anteriores, seja por interesse comercial ou, simplesmente, para mostrar que negocia melhor que seu funcionário. É por causa de negociações coma pessoa errada que cerca de 20% das negociações iniciadas não se concretizam. Atenção: Se não puder evitar que parte da negociação passe por um intermediário, cuide pelo menos de não fazer todas as concessões inicialmente, reservando algumas para o segundo tempo do jogo. CONHECIMENTO PRÉVIO Nas negociações que fazemos no dia-a-dia muitas delas acontecem com interlocutores conhecidos, como familiares ou amigos, por exemplo. Nesses casos, quase sempre sabemos como a pessoa pensa, quais são as suas motivações... E o contrário também é verdadeiro: nossos interlocutores, nesse contexto, nos conhecem. Entretanto, no campo profissional, nem sempre você conhece o seu interlocutor. Elementos subjetivos, como motivação e valores, por exemplo, são desconhecidos e, sem eles temos menos chances de concluir uma negociação com sucesso de forma harmoniosa. O vendedor de eletrodomésticos que tenta vende uma batedeira a partir de suas próprias motivações corre o risco de levar uma compradora, que luta para controlar o colesterol, a imaginar-se batendo litros de chantilly! Diante do desconhecido, pergunte. Perguntar é a única forma disponível para obter informações a respeito do interlocutor. Mas, além de perguntar, saiba escutar. Assim você terá mais opções a seu dispor. Em uma negociação, o controle é reservado a quem tem maior número de opções. O QUE VOCÊ PRETENDE? Nunca inicie uma negociação sem saber exatamente o que você pretende com ela, ou seja: sem ter um objetivo. Nem sem determinar para si mesmo quais são seus limites, ou seja: até que ponto você está disposto a fazer concessões. O objetivo bem definido permitirá que você preserve na sua capacidade de persuadir. E o conhecimento dos seus limites permitirá que você utilize, parcimoniosamente, as concessões. LIDANDO COM AS OBJEÇÕES As objeções fazem parte das negociações. Quando as partes não objetam, supõe-se que concordam com que lhe é dito. E, em geral, as objeções concentram-se em dois pontos: tempo e dinheiro. Como lidar com eles? Na primeira vez que escutar uma objeção, faça de conta que não a escutou. Entretanto se o seu interlocutor a repetir, significa que ela persistirá durante toda a negociação, a menos que você lide com a objeção. Dependendo da sua habilidade como negociador, uma objeção quanto a preço, por exemplo, pode ser uma excelente oportunidade para você evidenciar as qualidades do seu produto ou serviço. Se houver uma objeção constante na negociação que você pratica rotineiramente, não espere que o seu interlocutor a mencione primeiro. Falando sobre objeção antes do outro, você antecipa às necessidades dele, e isso pode aumentar a confiança dele em você. NEM ANTES NEM DEPOIS Se você tirar um bolo do forno antes do tempo, ele não cresce. Se tirar depois, ele fica queimado. Em uma negociação é a mesma coisa: Antes da hora As condições podem, ainda, não ser suficientemente satisfatórias para o seu interlocutor, e ele pode não querer fechar o negócio. SABER VIVER PROFISSIONALMENTE LAIR RIBEIRO CIÊNCIA DO SUCESSO – SABER VIVER PROFISSIONALMENTE – LAIR RIBEIRO – Editora Leitura. Página 21 Depois da hora Uma variável qualquer pode interferir no processo e impedir o fechamento da negociação. Como saber quando é a hora? Esteja atento às mudanças que acontecem no nível da comunicação e quanto ao progressivo aumento de interação entre você e o seu interlocutor. Se você estiver em sintonia com ele, perceberá o estabelecimento da confiança mútua. A partir de então, você deixa de simplesmente exercer influencia sobre ele e passa a ajudá-lo a suprir necessidades. A sua percepção precisa estar apurada para identificar o momento certo de fechar uma negociação, pois ele costuma ―aparecer‖ de forma muito sutil e pode se perder. O estado de perfeita sintonia entre você e seu interlocutor dura poucos minutos. Mesmo que ele seja seu cliente habitual e que já exista um bom nível de confiança vocês. Receitas de bolo não costumam ser precisas em relação ao tempo que ele precisará ficar no forno. Geralmente, elas trazem a seguinte informação: ―tantos minutos, em média‖. Passado esse tempo, você tem de ―cuidar‖ do bolo: um pouco de tempo a menos ou a mais pode ser fatal. NEGOCIAÇÕES NO DIA-A-DIA São muitas as situações cotidianas que envolvem negociação, implícita ou explicitamente. Como regra geral, vale tudo o que foi dito antes, mas é bom ter em mente que você pode dispor de outros recursos, como os que se seguem: Declinar É a atitude recomendada para evitar as negociações desnecessárias que, em muitos casos, nada mais são do que discussões improdutivas. Envolver-se em problemas irrelevantes pode consumir tempo e energia, que poderiam ser mais bem empregados. Adiar Dependendo do assunto que estiver sendo negociado, declinar pode ser uma solução muito radical. Talvez você precise de um tempo. Quando tiver dúvida sobre a sua posição em relação ao que estiver sendo negociado, adie a sua participação na negociação. Se o seu chefe estiver convidando-o para gerenciar a filial da empresa nos Estados Unidos e isso, a principio, não lhe for muito atraente, você pode declinar do convite e ponto final. Mas, se tiver dúvidas sobre a conveniência dessa mudança, você pode dizer que vai pensar sobre a proposta e que retomará o assunto no dia seguinte. Ou, ainda, que precisa de subsídios para uma discussão como essa e que estará em condições de conversar dentro de uma semana, por exemplo. Aceitar Se morar fora do país não estava nos seus planos, mas a empresa não lhe dá outra alternativa a não ser aceitar, a melhor estratégia se quiser permanecer na empresa, será aceitar e sentar-se para negociar as condições em que essa transferência acontecerá. Não se esqueça de determinar claramente, para si mesmo o que você quer obter com a negociação e as concessões que terá condições de faze. E conscientize-se de que, fechado o negócio, terá de comprometer-se inteiramente com os termos negociados. Rezar e fumar versus fumar e rezar Dois monges discutiam se era permitido fumar enquanto rezavam. Sem chegar a um acordo, resolveram perguntar ao monge superior. O primeiro monge foi consultá-lo e voltou cabisbaixo, pois o monge superior lhe respondeu: - É claro que não! Os segundo monge foi consultá-lo e voltou feliz, pois o monge superior lhe respondeu: - É claro que sim! Perplexos com as respostas opostas que obtiveram, os monges se perguntaram: - O que você perguntou ao monge superior? O primeiro monge disse: - Eu perguntei se posso fumar enquanto rezo, e ele disse que não. O segundo monge disse: - Bem, eu perguntei se posso rezar enquanto fumo, e ele disse que sim. Abriu? Feche! Acendeu? Apague! Ligou? Desligue! Desarrumou? Arrume! Sujou? Limpe! Quebrou? Conserte! Pediu emprestado? Devolva! Prometeu? Cumpra! SABER VIVER PROFISSIONALMENTE LAIR RIBEIRO CIÊNCIA DO SUCESSO – SABER VIVER PROFISSIONALMENTE – LAIR RIBEIRO – Editora Leitura. Página 22 Respostas da página 41: 1 (A), 2 (B), 3 (B/C), 4 (D), 5 (D), 6 (B/C), 7 (A), 8 (B/C). ÉTICA E ETIQUETA PROFISSIONAL Cada carreira profissional tem o seu código de ética. Grandes empresas têm investido na determinação de um conjunto de normas que definam a sua ética no mercado, E o profissional independentemente do segmento de mercado ou da empresa à qual pertença, também precisa ter a sua conduta pautada por normas específicas de comportamento que inclua ética e etiqueta. Não é obrigatório no campo da ética e da etiqueta profissional, mas o respeito de que você gozará no mercado depende fundamentalmente de segui-las. A ÉTICA É RELATIVA Desde o início dos tempos, o comportamento humano vem sendo pautado por normas específicas, que podem ser classificadas do ponto de vista do bem e do mal, relativamente a cada sociedade. Cada grupo social de cada região do planeta tem as suas normas de conduta. O que é considerado ético no Alasca não é ético entre nós. O comportamento que costuma ser nos países árabes é por nós totalmente aceito. No Alaska, o esquimó tem o hábito de oferecer sua mulher ao amigo, na primeira noite que este passar na sua casa. Nos países árabes, a mulher comete adultério se cruzar o olhar com o de outro homem que não seja o seu marido. O QUE É ÉTICA Ética é um conjunto de princípios que nos permite viver congruentemente de acordo com os nossos valores, tanto no campo pessoal quanto no campo profissional. Esses princípios têm por base a moral, e são definidos a partir da distinção entre o que é certo e o que é errado em cada contexto. Ética, portanto, relaciona-se à integridade, honestidade, valores, confiança, dever, virtude, verdade, dignidade, lealdade, honra, bondade, fidelidade, consciência e a tantas outras palavras que constituem o "bem", do binômio "bem e ―mal‖, que faz parte da natureza humana. PESSOAL E PROFISSIONAL Ética pessoal e profissional se confundem, mas não se deve supor que a existência de uma implica a existência da outra, ou seja: que um profissional absolutamente ético tenha o mesmo padrão de comportamento na sua vida particular. Por exemplo: Um pai de família exemplar pode ser um profissional sem nenhuma ética que não perde a oportunidade de aumentar a sua renda mensal com ganhos ilícitos. Todavia, outro profissional pode ser de uma integridade a toda prova e ser um péssimo marido HONRA E INTEGRIDADE Honra é o sentimento íntimo de dignidade que decorre da prática de atitudes íntegras, levando uma pessoa a procurar manter-se merecedora da consideração das demais pela prática diligente de tais atitudes. Pessoas que cultivam a honra são honestas, dignas e merecedoras da confiança. Acima de tudo, elas têm integridade, que é a base de todas as demais virtudes. A integridade, por sua vez, traz em sai a retidão e a imparcialidade. Profissionalmente, integridade pode ser definida como a capacidade de honrar os compromissos assumidos. Compromisso Quando assume um compromisso, você promete alguma coisa. Portanto, só prometa aquilo que tiver condições de cumprir. E, se tiver prometido e não puder de cumprir, faça o seguinte: Contate, o quanto antes, a pessoa com quem ض estiver comprometido e informe-lhe o porquê de você não poder cumprir o prometido. .Desculpe-se pelo transtorno causado ض Tome as providencias que estiverem ao seu ض alcance para minimizar eventuais prejuízos que a pessoa possa ter. PAUTA BÁSICA DA ÉTICA PROFISSIONAL Não há como ser ético sem, antes, assumir a sua própria competência, assim como o objetivo da empresa. É preciso haver uma fina sintonia entre ambos, pois, do contrário, pode haver conflitos pessoais e a ética pode ser relegada a segundo plano. Um executivo, cujos objetivos sejam mais próximos dos objetivos da concorrência do que da empresa em que atua, poderá valer-se de SABER VIVER PROFISSIONALMENTE LAIR RIBEIRO CIÊNCIA DO SUCESSO – SABER VIVER PROFISSIONALMENTE – LAIR RIBEIRO – Editora Leitura. Página 25 conhecer a qualidade das nossas emoções e lidar com elas construtivamente. Quando reagir negativamente a determinada situação, questione-se a respeito. Busque identificar crenças ou julgamentos existentes por trás da sua reação e cuide da causa para que o efeito negativo não se repita. Espiritual Existem inúmeras formas para alimentar a sua energia espiritual: meditação, concentração, visualização ou o uso de mantras são algumas delas. Todas, necessariamente, levam ao mesmo objetivo, que é facilitar a sua conexão com a fonte original (Deus) de toda a energia que existe Universo, do qual você é parte. A manutenção do nível energético espiritual pode trazer reflexos positivos e duradouros para todos os outros níveis da sua vida. Nada é para sempre Certa vez um viajante chegou à margem de um rio. Como precisava atravessá-lo e não havia ponte, ele mesmo cortou troncos de árvores e construiu uma balsa. Chegando à outra margem, sentiu-se tão apegado à balsa que não teve coragem de abandoná-la. E, assim, carregando-a nos ombros, iniciou a travessia do bosque. Mas a balsa pesava-lhe sobre os ombros. A balsa, que antes tinha sido uma salvação, agora era um problema. Muitas vezes, a solução de ontem é o problema de hoje. A idéia brilhante do passado pode ser entulho do presente que contamina o amanhã. Pensando bem, a reengenharia de materiais é mais simples do que a de modelos mentais. ADMINISTRE O ESTRESSE PARA MANTER A SAÚDE Estresse, segundo o Dr. Hans Selye, em conceito criado na década de 30, é o esforço de adaptação que o organismo faz para enfrentar situações que considere ameaçadoras à sua vida e a seu equilíbrio interno. O termo stress foi trazido da terminologia Física para a da Medicina e da Biologia. Em Física, apalavra stress serve para designar o grau de deformidade sofrido por um material quando submetido a esforço ou tensão. Note, contudo, que a conceituação apresentada se refere a situações "que o organismo considere ameaçadoras", e não necessariamente a ―situações ameaçadoras". Você sabe o que isso significa? – Significa que o nosso sistema imunológico responde, não à realidade, mas àquilo que pensamos e acreditamos ser real. Estresse é uma resposta corporal, por meio de uma reação psicoquímica, a eventos reais e/ou imaginários. Genericamente, uma situação de estresse flui da seguinte forma: Estresse positivo Se a percepção de determinado evento for, positiva, o organismo reagirá transmutando-o em motivação e energia, caracterizando o eustresse— estresse positivo Estresse negativo Se a percepção do evento for negativa, a reação do organismo será outra: ele se fragilizará e ficará vulnerável, caracterizando o distresse - estresse negativo. Curiosamente, quando fazemos coisas que são importantes para nós, para a nossa vida, mesmo que sejam coisas difíceis de fazer e nos consumam um tempo enorme, isso não costuma nos provocar estresse. Por outro lado, fazer pequenas coisas que têm a ver conosco, coisas para as quais não vemos significado, estas, sim, são tremendamente estressantes. TRÊS PASSOS PARA VENCER O ESTRESSE: ,Respire profundamente três vezes ض estabilizando o fluxo energético do seu organismo. Conte de 1 a 10, para fazer a integração dos ض dois hemisférios cerebrais. Pergunte-se (e responda) qual a importância ض do evento causador do estresse daqui a dez anos, para dar uma dimensão correta à sua percepção do evento. O estresse pode ser viciante SABER VIVER PROFISSIONALMENTE LAIR RIBEIRO CIÊNCIA DO SUCESSO – SABER VIVER PROFISSIONALMENTE – LAIR RIBEIRO – Editora Leitura. Página 26 Um indivíduo pode viciar-se com hormônios liberados durante situações estressantes, como adrenalina, noradrenalina, cortisol, etc. É importante reabastecer o seu reservatório de energia. A expansão da capacidade desse reservatório requer flexibilidade para agüentar estresse a curto prazo em favor de despreocupação a longo prazo. O equilíbrio entre o estresse e a recuperação é crítico para o elevado desempenho, tanto em termos individuais como organizacionais. Em geral, o cérebro tolera bem até 50 minutos de trabalho sem interrupção. Passado esse tempo, menos eficiente e mais propenso ao erro você se torna. Cuidado com a zona de conforto Todos temos uma zona de conforto. Não necessariamente é o melhor lugar onde podemos permanecer, mas é o mais confortável e, por isso mesmo, é para onde nos dirigimos com facilidade. Se você não tiver um plano de metas, a sua tendência será permanecer no aconchego dessa região que, apesar de necessária, não leva a realizações. As mulheres em geral, toleram o estresse melhor do que os homens. TESTE SEU NÍVEL DE ESTRESSE S F O R 1. Sinto-me triste e deprimido. 5 4 2 1 2. Gosto muito do que faço. 1 2 3 5 3. Tenho sentido vontade de chorar. 4 3 2 1 4. Durmo bem. 1 2 3 5 5. Sinto-me útil a sociedade. 1 2 3 4 6. Mantenho um padrão alimentar. 1 2 3 4 7. Tenho facilidade em tomar decisões. 1 2 3 4 8. Sinto que não sou querido. 7 5 3 1 9. Acredito que o futuro é promissor. 1 2 3 4 10. Fico ansioso e com medo do futuro. 4 3 2 1 11. Sinto-me só e a solidão me agrada. 4 3 2 1 12. Estou cansado sem motivos. 5 4 2 1 13. Penso clara e objetivamente. 1 2 3 4 14. A manhã é a melhor parte do dia. 1 2 3 4 15. Não me sinto bem. 5 4 2 1 16. Tenho engordado ou emagrecido. 5 4 2 1 17. Estou satisfeito com minha vida sexual. 1 2 4 5 18. Acho fácil completar tarefas. 1 2 3 4 19. Adoro desafios. 1 2 3 4 20. Não gosto de sair da cama. 6 5 2 1 Subtotais Total S: Sempre F: freqüentemente O: ocasionalmente R: raramente Resultado: Até 45 pontos: está tudo bem com você. De 46 a 55 pontos: preste atenção nos detalhes. De 56 a 65 pontos: seu nível de estresse está preocupante. Acima de 65 pontos: atenção. Procure ajuda imediatamente. PRODUTIVIDADE Depois que morrermos, transcendermos e mudarmos o nosso endereço cósmico teremos de fazer um balanço sobre a nossa estada neste planeta. E esta será uma das questões cruciais para isso:- Você custou mais ao planeta do que contribuiu com ele ou contribuiu mais do que custou ao planeta? Em outras palavras: qual foi a sua produtividade? Produtividade significa o seu desempenho dividido pelos recursos utilizados. Você está utilizando bem os seus recursos? FAZER ACONTECER Como de costume, ela ia para o trabalho no seu carro. Mas, nesse dia, o motor do carro morreu em um semáforo e, por mais esforço que fizesse, ela não conseguia fazer o carro pegar. O sinal foi do vermelho para o verde e, novamente, para o vermelho, e nada: ela continuava lá, impedindo que trânsito fluísse. Atrás do carro dela havia um motorista impaciente, que começou a tocar a buzina de seu carro continuadamente. Finalmente, ela saiu do carro, andou até o carro do motorista que buzinava e, calmamente, lhe disse: - Se você conseguir fazer o meu carro pegar, eu ficarei muito satisfeita em ficar no seu lugar buzinando. CRITICAR É FÁCIL. QUERO VER FAZER Na vida, em geral, para que algo aconteça não basta buzinar. Infelizmente, existem buzinadores, SABER VIVER PROFISSIONALMENTE LAIR RIBEIRO CIÊNCIA DO SUCESSO – SABER VIVER PROFISSIONALMENTE – LAIR RIBEIRO – Editora Leitura. Página 27 e poucos deles estão dispostos a sair do carro para fazer o carro da frente pegar. É muito fácil Criticar. Não precisa ser um gênio para apontar os erros dos outros. E é natural que os outros tenham erros; afinal, só não erra quem não faz. As empresas estão repletas de funcionários que buzinam contra tudo o que se tenta implementar para tornar o trabalho mais fácil para todos. Estes que buzinam, melhor fariam se não atrapalhassem, ainda que não pudessem, ou não quisessem, ajudar. É melhor acender uma vela do que maldizer a escuridão. DELEGAÇÃO: UM RECURSO PARA A PRODUTIVIDADE Ninguém atinge níveis ideais de produtividade arcando sozinho com tarefas que podem ser delegadas. Mas, para delegar, é preciso abrir mão do perfeccionismo, pois, quando delega, você entrega a tarefa para alguém que, talvez, não a execute tão bem quanto você. Isso, porém, não serve de pretexto para que a tarefa seja mal realizada. Para delegar, você precisa dispor de pessoal de confiança, cuja capacidade e competência conheça bem. Só assim será capaz de transferir não apenas a execução de alguma coisa, mas, também, a autoridade para tomar decisões durante o processo, assim como a responsabilidade pelos resultados. Delegar é estabelecer uma relação de parceria que, na verdade, é uma relação de confiança. A importância de delegar Delegar é importante por duas razões: Libera você para fazer coisas mais ض importantes; .Dá ao outro a oportunidade de aprender ض Como um cirurgião chegaria a cirurgião chegaria a cirurgião se nunca lhe fosse delegada a responsabilidade por uma operação? Delegação versus maturidade profissional Se você é responsável por uma tarefa, mesmo delegando-a, você continua responsável por ela. Se a tarefa for malfeita, você responde por ض isso, muito embora possa pedir explicações à pessoa para quem a delegou (o que não resolve o problema, do seu ponto de vista, mas ajuda o outro a crescer profissionalmente). E se a tarifa for bem feita, como profissional ض maduro e ciente do seu próprio valor, você, naturalmente, transferirá os méritos para quem a realizou. Motivos como estes levam muitos profissionais a se sobrecarregarem e a se tornarem muito menos produtivos do que poderiam ser. No fundo, o medo da responsabilidade implícita na delegação de tarefas revela falta de maturidade profissional. Resolva rapidamente A sua produtividade será incrementada se você passar a lidar com os papéis que lhe chegam às mãos da seguinte forma: .Sempre que possível resolva na hora ض Se a resolução demandar outras ض providências, delegue-as. Se for assunto já resolvido ou algo para ض simples conhecimento, mande arquivar ou jogue fora. Você já ouviu falar que o desejo do ótimo nunca deve impedir que o bom se realize? Há tarefas em que o bom é suficiente se, para realizar o ótimo, for preciso dispor de um tempo do qual você necessita para tarefas mais importantes. PLANEJAR PARA FAZER ACONTECER Um bom planejamento não apenas ajuda na administração de seu tempo e na manutenção de seu foco na meta planejada, como, também, faz com que você assuma o controle sobre as suas energias e atividades. Entretanto, é preciso saber planejar. Se preparado de maneira inadequada, um plano necessariamente, produzirá resultados inadequados. Comece o seu planejamento pela formação de uma equipe entrosada e confiável, cujos membros você possa delegar e ter a tranqüilidade de que as tarefas continuarão sendo realiza com um padrão de qualidade compatível com o seu. Para isso,
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