GOMES, Gilene Borges. Apostila de Delphi 7. Livro 3

GOMES, Gilene Borges. Apostila de Delphi 7. Livro 3

_ Profa. Gilene B. Gomes

Apostila de Delphi 7.0

7. PROGRAMA - CALCULADORA

7.1. PROPRIEDADE BORDERSTYLE

Retorna ou dá o estilo de borda de um objeto; objeto.BorderStyle := [valor]

Existem seis tipos de bordas:

bsDialog O formulário não possui os botões de maximizar e nem de minimizar. Não é redimensionável.

bsNone Não tem barra de títulos.

bsSingle Fixa simples, o formulário só é dimensionável através dos botões de minimizar e maximizar.

bsSizeable Redimensionável, além dos botões.

bsSizableToolWindow Não mostra os botões de maximizar e de minimizar, é dimensionável e mostra somente o botão de fechar e a barra

de título com a fonte reduzida. E o formulário não aparece na barra de tarefa do Windows 95.

bsToolWindow Como o anterior, mas não é redimensionável

As Bordas Fixas não podem ser dimensionadas em tempo de execução. Ou seja, o usuário não poderá mudar o tamanho do formulário.

_ w.gomeshp.com _____________________________________ 30

_ Profa. Gilene B. Gomes

Apostila de Delphi 7.0

7.2. PROPRIEDADE DEFAULT

True

Retorna ou dá o valor de um botão de comando em um formulário; object.Default :[= booleano] Default= False

Quando esta propriedade de um TButton estiver como True o Delphi chamará o evento Click sempre que a tecla Enter for pressionada.

Ex: Desejo que o botão BtnMultiplicar seja o default: btnMultiplicar.Default := True;

7.3. MÉTODO SETFOCUS

Dá o foco ao objeto indicado; fixa o foco a um formulário ou controle, somente pode ser usado para um formulário ou controle visíveis.

objeto.SetFocus

7.4. FORMATAÇÃO DE NÚMEROS

A função FloatToStr, transforma um número em texto, mas não padroniza a sua apresentação. Caso seja necessário formatar um dado a ser exibido, deve-se usar a função;

FormatFloat (formato , expressão), onde: formato = a maneira como deverá ser mostrada a expressão. expressão = expressão numérica ou string a ser formatado.

Em “formato” o número 0 será mostrado ou trocado pelo caractere em sua posição, já o símbolo (#) não será mostrado. Podemos inserir símbolos na

função Format, como no exemplo: $, % ou E.

7.5. FORMATAÇÃO DE DATA E HORA

Para formatar data e hora usamos a função: FormatDateTime (formato , data);

_ w.gomeshp.com _____________________________________ 31

_ Profa. Gilene B. Gomes

Apostila de Delphi 7.0

8. EXERCÍCIO - CRIANDO UMA CALCULADORA

Inicie uma nova aplicação no Delphi. Dimensione e insira os controles, utilizando a Paleta de Componentes, no formulário como o exemplo abaixo.

Para inserir vários objetos repetidos no Formulário, damos um clique no ícone do objeto escolhido enquanto pressionamos a tecla Shift, ele ficará conforme a figura ao lado.

Logo após, basta ir inserindo o componente (no caso, o Edit) dentro do Formulário, sem se preocupar com a estética. Após inserir todos os componentes repetidos, clique no ícone na guia Standard, isto desativará o botão selecionado anteriormente.

Observe que os objetos TEdit estão desalinhados, o Dephi nos oferece um recurso para realizar rapidamente um alinhamento entre objetos. Primeiro deve-se selecionar os objetos que queremos alinhar. Pressione a tecla Shift enquanto você dá um clique em cada um dos TEdit, selecionando todos ao mesmo tempo como mostra a figura a seguir.

memu. Escolha Positione Align..., aparecendo a janela Alignment.

Depois disto, pressione o botão direito do mouse em cima de um TEdit, para aparecer o pop- _ w.gomeshp.com _____________________________________ 32

_ Profa. Gilene B. Gomes

Apostila de Delphi 7.0

Escolha Space equally (igualmente espaçado) para alinhamento horizontal, e Tops (topo) para o alinhamento vertical. Dê um clique no botão OK.

Após o alinhamento, nosso Formulário estará conforme a figura abaixo:

Insira os objetos restantes da maneira que preferir, posicionando-os de acordo com a figura:

Agora, altere as propriedades indicadas para que seu formulário fique como apresentado a seguir:

Objeto Propriedade Valor Edit1 Text vazio Edit2 Text vazio Edit2 Text vazio Label1 Caption X Label1 Font Arial - 14 Button1 Caption = Button1 Font Arial - 14 Button1 Default True Button2 Caption &Limpar Form1 Caption Calculadora Form1 Name frmCalculadora

Esta aplicação deve funcionar assim: digitar um número em Edit1, outro em Edit2, e quando for dado um clique no Button1, o resultado da multiplicação aparecerá em Edit3. Para limpar as caixas de edição (Edit), deve-se usar o Button2.

_ w.gomeshp.com _____________________________________ 3

_ Profa. Gilene B. Gomes

Apostila de Delphi 7.0

O projeto irá trabalhar basicamente com dois eventos: clique no Button1 (=) e clique no Button2 (Limpar).

Entrar com o código abaixo para o evento OnClick do objeto Button1:

Entrar com o código abaixo para o evento OnClick do objeto Button2:

Execute o projeto. Para utilizá-lo, entre com um número em Edit1, outro em Edit2 e dê um

Click em “=”, e o resultado da multiplicação aparecerá em Edit3. Note que é possível alternar entre os campos ativos com a tecla Tab. A ordem de tabulação corresponderá à ordem em que os controles foram colocados no formulário. Esta ordem é determinada pela propriedade TabOrder dos controles, caso o seu projeto não esteja, coloque-o na seguinte ordem:

Para alterar esta propriedade basta selecionar o componente, e na janela Object Inspector procure TabOrder e altere o seu valor. O Delphi não aceita controles com TabOrder de mesmo valor. Execute o projeto e observe a alteração.

Objeto TabOrder

Edit1 0 Edit2 1 Edit3 2 Button1 3

Button2 4

No ambiente Windows é comum mudarmos o foco entre os controles com a tecla Tab. Quando não quisermos que o usuário acesse determinado controle usando Tab, definimos a propriedade TabStop desse controle como False.

Note que podemos utilizar o Tab para chegar ao Edit3, para evitar isso, defina a propriedade TabStop = False para Edit3 e verá que o usuário não terá mais acesso com a tecla Tab ao Edit3.

_ w.gomeshp.com _____________________________________ 34

_ Profa. Gilene B. Gomes

Apostila de Delphi 7.0

Pode-se alterar o valor de Edit3 mesmo após a multiplicação ter sido efetuada. Para evitar isso, defina a propriedade Enabled = False para Edit3 e o usuário não terá mais acesso ao Edit3.

Existem, nas aplicações para Windows, botões de comando que são acionados com a tecla

Enter ou com um clique. Neste projeto este botão será o Button1, por isso, a propriedade Default foi selecionada para True. Fazendo aparecer um contorno mais espesso no botão, dando a indicação que se a tecla Enter for acionada, a procedure associada a este botão será executada.

Como visto na aula anterior, um projeto em Delphi trabalha com vários arquivos. Um arquivo para cada Formulário, outro para Unidade e um arquivo para o Projeto. Os arquivos de Unidades possuem a extensão .PAS, o arquivo do Projeto .DPR e o do Formulário .DFM. Quando salvamos nosso projeto o Delphi solicita apenas os nomes dos arquivos de Unidade e Projeto, o do formulário ele cria automaticamente.

Salve o projeto da calculadora ( File / Save All ), dando os nomes U_calculadora para a Unit e P_calculadora para o projeto.

_ w.gomeshp.com _____________________________________ 35

_ Profa. Gilene B. Gomes

Apostila de Delphi 7.0

9. EXERCÍCIO - MODIFICANDO A CALCULADORA

No Formulário da calculadora, selecione o botão de comando Button1 e pressione a tecla

Delete. O botão de igual desaparecerá do formulário, mas o seu código continuará na janela Unit. Selecione a janela Unit, e observe que a procedure TfrmCalculadora.Button1Click continua no mesmo lugar.

Agora, deixe o formulário frmCalculadora como o exemplo a seguir:

Para que o Button5 exiba o símbolo correto da divisão, primeiro altere a sua fonte para

Symbol. Depois, abra o Mapa de caracteres do Windows ( Iniciar / Programas / Acessórios / Ferramentas de Sistema / Mapa de Caracteres ) e procure pelo símbolo da divisão na fonte Symbol, e então utilize o recurso de copiar e colar na propriedade Caption deste botão de comando. Provavelmente o caractere que aparecerá na caixa de propriedade não será o mesmo do botão, mas não se preocupe com este problema.

Chame o procedimento para o Button1 dando um duplo clique no botão de comando. Note que antes este procedimento executava uma multiplicação, agora deverá executar uma soma.

Usaremos também a função FormatFloat para formatar a apresentação do resultado. Substitua o tipo de operação em Button1Click para somar.

As duas variáveis Valor1 e Valor2 que antes pertenciam a apenas um procedimento, agora deverão ser utilizadas pelos procedimentos das outras operações. Para que isso ocorra, retire-as do procedimento TfrmCalculadora.Button1Click e declare-as na seção Implementation da Unidade.

_ w.gomeshp.com _____________________________________ 36

_ Profa. Gilene B. Gomes
_ w.gomeshp.com37

Apostila de Delphi 7.0

Implemente os eventos de OnClick dos botões Button3, Button4 e Button5.

Teste os vários formatos de apresentação dos números, alterando o formato de apresentação da função FormatFloat.

Salve estas modificações em outro projeto. Selecione a unit U_calculadora e no menu File /

Save As, dando o nome U_calculadora2 para a Unit. Selecione no menu File / Save Project As, dando o nome P_calculadora2 para o projeto. O projeto está salvo.

Agora, é preciso escolher um ícone que o representará na tela do Windows. No janela Main

Load Icone procure o ícone

do Delphi, selecione Project / Options..., e escolha a guia Application. Clique no botão

Finance.ico, (utilize Iniciar / Localizar / Arquivos e Pastas se necessário), escolha Abrir para voltar à janela Project Options. Dê um título ao programa e pronto, o programa já possui um ícone e um título associados.

Execute novamente o projeto para o Delphi gerar um novo arquivo executável contendo as últimas alterações realizadas. Agora, você tem um programa executável em qualquer microcomputador que possua o sistema Windows, sem necessariamente ter o DELPHI instalado. Verifique pelo Explorer e note o ícone do programa.

Comentários