Manual Orientações Estagio I SS 2008

Manual Orientações Estagio I SS 2008

(Parte 1 de 4)

Palmas - TO - 2008/1

Fundação Universidade do Tocantins - UNITINS

Pró-Reitoria de Graduação

Diretoria de Educação a Distância e Tecnologia Educacional Curso de Serviço Social- EaD

Coordenadora do curso Jaqueline Carvalho Quadrado

Professoras responsáveis Alessandra Ruíta Czapski Silvaneide Maria Tavaves

Fundação Universidade do Tocantins

1. O que é Estágio Supervisionado

Considera-se Estágio Supervisionado, todas as atividades práticas inerentes ao processo formativo do acadêmico, que se configura na aprendizagem vivencial, ou seja, é o momento em que o acadêmico vivencia situações reais do exercício profissional, fazendo uma ponte entre a teoria/reflexão/ prática, construídos por meio dos conhecimentos e experiências, adquiridos com a observação e identificação de rotinas, expedientes, procedimentos e problemáticas no universo social de vivências, em instituições de caráter público, privado (com fins lucrativos e/ou sem fins lucrativos e filantrópicos), em entidades de classe e terceiro setor.

O Estágio Supervisionado é uma atividade obrigatória que se efetiva, paralelamente ao ano letivo, nos 5º e 6º períodos, aos acadêmicos que cumprirem as disciplinas exigidas como pré-requisito no Projeto Político Pedagógico do curso, mediante inserção nos espaços sócio-ocupacionais que se preencham os requisitos para a realização do estágio.

1. ETAPAS DO ESTÁGIO: O estágio supervisionado no Curso de Serviço

Social da UNITINS ocorrerá em dois momentos distintos de acontecimentos e fatos acadêmicos, interligados entre si nos procedimentos e atividades de estágio.

No Estágio Supervisionado I, o primeiro momento é reservado para o acadêmico desenvolver as seguintes atividades:

z Identificar e conhecer a área de estágio; se for em empresa pública ou empresa privada ou ainda ONG ou entidades de classes.

Curso de Serviço Social z Formalizar o termo de convênio de estágio, ou seja, o estagiário deverá imprimir no portal acadêmico da UNITINS o modelo de convênio de estágio disposto e recolher a assinatura da instituição cedente. Este formulário deverá ser entregue no Centro Associado, que o encaminhará por malote para o Pólo e este arquivará, por sua vez, em pastas individuais dos acadêmicos.

z Preencher os formulários anexos a essas orientações.

z Fazer uma análise institucional, de acordo com orientações da disciplina de orientação e treinamento no estágio supervisionado, visto nas teleaulas.

z Elaborar e desenvolver com o supervisor ou o colaborador de campo seu Plano de Estágio, conforme o cronograma e orientações estabelecidas pela UNITINS.

z Fazer um relatório final contextualizando a política pública ou privada onde está inserido (Criança e Adolescente, Habitação, Saúde, Assistência Social, entre outras).

z O acadêmico poderá desenvolver em conjunto com os assistentes sociais atividades enerentes ao exercício profissional.

Na disciplina Estágio Supervisionado I, o segundo momento é reservado para o acadêmico desenvolver as seguintes atividades:

z Identificar uma problemática dentro espaço sócio-ocupacional no campo de estágio que seja relevante para a comunidade local. Logo em seguida elaborar um projeto de intervenção objetivando uma resposta para a demanda identificada; z Executar o projeto de intervenção de acordo com o cronograma estabelecido na elaboração do plano de estágio; z O grupo deverá elaborar, digitar e inserir o Projeto de Intervenção e o

Relatório de Estágio no portal eletrônico. Para tanto, seguir todos os procedimentos de digitação e postagem conforme as instruções do próprio portal.

z O Projeto de Intervenção e o Relatório de Estágio serão corrigidos pelos professores supervisores de estágio.

Obs: O momento de orientação para o Estagio I se procederá no semestre da disciplina de Estagio Supervisionado I (6º Período), sendo que a orientação deste documento se deterá no Estágio I.

2. Quais as atribuições e responsabilidades do estagiário?

2.1 QUEM É O ESTAGIÁRIO?

Estagiário é o aluno, devidamente matriculado, no Curso de Serviço Social da UNITINS, inserindo no campo de estágio que tem oportunidade de vivenciar a prática profissional em Serviço Social, por meio, do Estágio Supervisionado I e I.

2.2 CARGA HORÁRIA A SER CUMPRIDA

A carga horária, conforme o Projeto Pedagógico do Curso é de 440h sendo distribuídas em 220h para o Estágio Supervisionado I, no 5º Período e 220h para o Estágio Supervisionado I, no 6º Período, distribuídos entre as teleaulas (60h) e atividades de campo (160h).

2.3 TAREFAS ACADÊMICAS DE ESTÁGIO São tarefas acadêmicas do estagiário:

z Desenvolver suas atividades de estágio supervisionado de acordo com seu plano de estágio; z Cumprir o cronograma de atividades do estágio supervisionado dentro dos prazos estipulados pelo plano de estágio, e, também, conforme datas e prazos

Curso de Serviço Social estipulados e definidos nestas orientações, sob pena de ser reprovado, considerando-se, assim, invalidadas todas as atividades ou ações já executadas.

3. Procedimentos iniciais

Antes do início das atividades de estágio propriamente ditas é necessário que você acadêmico providencie o preenchimento e a assinatura de alguns documentos e formulários que comprovarão o vínculo com a instituição promotora do estágio, que são:

z Termo de Convênio de Estágio - é um termo que tem por objetivo estabelecer e regulamentar a admissão de acadêmicos para as atividades de estágio supervisionado. É assinado entre a Fundação Universidade do Tocantins - UNITINS e a empresa cedente do estágio (modelo fornecido pela instituição) que será disposto no portal acadêmico.

z Carta de Apresentação do Acadêmico - deverá ser preenchida pelo estagiário conforme instruções. Em 2(duas) vias, sendo que, uma será entregue na instituição cedente do estágio, e a outra deverá permanecer com o aluno até novas instruções.

z Termo de Aceite do Acadêmico - é um termo em que a entidade cedente do estágio autoriza você, estagiário, a realizar suas atividades de estágio supervisionado. Deverá ser preenchido em 2(duas) vias, sendo que uma será entregue à instituição cedente e a outra deverá permanecer com o aluno até novas instruções, este termo também deverá ser assinado pelo supervisor ou colaborador de campo, ou seja, o assistente social que trabalha no campo de estágio onde o aluno está inserido.

z Termo de Compromisso de Estágio Curricular - é um documento que as partes, estagiário e instituição cedente, assumem compromisso para a realização das atividades de estágio curricular. Deverá ser preenchida conforme instruções pelo estagiário, em 2 (duas) vias, sendo que uma será entregue na instituição cedente e a outra deverá permanecer com o aluno até novas instruções.

z Ficha de Avaliação do Acadêmico - é um documento que o encarregado de acompanhar o estágio da instituição cedente avalia, de forma escrita, o desempenho do estagiário. Deverá ser preenchido pelo encarregado do estágio da instituição cedente em 2 (duas) vias, sendo que, uma para ficar à disposição da instituição cedente e, a outra será anexada no relatório final de estágio - Estágio Supervisionado I (Anexo IV).

z Ficha de Freqüência do Estagiário na Instituição - é um documento que serve para controlar a freqüência do estagiário em suas atividades de estágio supervisionado. Deverá ser preenchida, assinada e carimbada (carimbo do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) da instituição cedente) pelo encarregado/responsável da instituição cedente e por você, estagiário. Deverá permanecer com aluno até novas instruções.

4. Passos a serem seguidos

1º PASSO: Acompanhar as orientações dadas pelos professores nas teleaulas de Orientação e Treinamento Profissional e Estágio Supervisionado I e na interatividade da Disciplina pelos professores orientadores de estágio.

2º PASSO: Retirar, no portal, os seguintes formulários: 1.Termo de Convênio do Estágio. 2.Carta de Apresentação do Acadêmico (Anexo I). 3.Termo de Aceite do Acadêmico (Anexo I). 4.Termo de Compromisso de Estágio Curricular (Anexo I). 5.Identificação do (a) Acadêmico (a) (Anexo IV). 6.Ficha de Avaliação do Acadêmico (Anexo V). 7.Ficha de Freqüência do Estagiário na Instituição (Anexo VI).

3° PASSO: Formar grupos de no mínimo 3 e no máximo 5 componentes. A prática do estágio poderá ser realizada individualmente ou em grupo. O relatório final de estágio deverá ser elaborado e inserido no portal em grupo, por alunos que estagiaram na mesma política ou em políticas afins.

Obs.: Não serão considerados relatórios individuais.Obs.: Não serão considerados relatórios individuais.Obs.: Não serão considerados relatórios individuais.Obs.: Não serão considerados relatórios individuais.Obs.: Não serão considerados relatórios individuais.

Curso de Serviço Social

4º PASSO: Em grupo escolher uma instituição pública ou privada, ou ONGs para a realização das atividades de estágio.

5º PASSO: Escolhido a área em que será desenvolvido o estágio, se público ou privado, ou ainda ONGs. em grupo, vocês deverão se dirigir até o órgão para conversar com o encarregado (diretor/gerente ou cargo correspondente) e obter autorização informal (conversa com o encarregado da instituição cedente em que ele vai autorizar vocês a realizarem estágio). Neste momento, também, deverá ser definida a área em que vocês desenvolverão as atividades de estágio, juntamente com o Assistente Social da instituição (Colaborador externo1).

6º PASSO: Formalizar as atividades de estágio preenchendo os seguintes formulários: Carta de Apresentação (Anexo I) que deverá ser entregue à autoridade promotora do estágio (assistente social ou pessoa responsável) e deverá ser preenchida pelo estagiário; Termo de Aceite (Anexo I) que deverá ser entregue, em branco, na instituição cedente do estágio. Quem vai preencher, datar e assinar o Termo de Aceite é a instituição cedente; e Termo de Compromisso de Estágio Curricular (Anexo I) deverá ser preenchido pelo estagiário e devidamente entregue na instituição cedente do estágio.

7º PASSO: Momento de começar a colher dados e informações (tarefa que o grupo formado deverá fazer conjuntamente) sobre a instituição cedente do estágio para compor e escrever o Plano de Estágio. Esse momento deve ser construído com a participação do supervisor de campo2 ou colaborador externo respectivamente. (Confira no final desse documento as sugestões de levantamento de Análise institucional).

1 O colaborador externo é o Assistente Social da Instituição cuja atribuição é supervisionar diretamente os alunos no campo de estágio podendo orientar, refletir e discutir a prática profissional com os estagiários.

2 Os Supervisores de Campo são os Assistentes Sociais contratados pela UNITINS/EADCON, responsáveis pela articulação do estágio; farão orientação dos alunos no pólo incentivando a reflexão teoria/prática; atua sob orientação do coordenador de curso e equipe de professores orientadores do estágio supervisionado da UNITINS. Obs: assistirão as teleaulas de estágio para facilitar o monitoramento.

Neste momento o aluno deverá se apropriar de "um diário de campo" para anotações das mais diversas acerca do estágio. (confira no final deste documento o que vem a ser o diário de campo e qual a sua importância para o estagiário).

10º PASSO: Após o encerramento do Estágio I o grupo deverá elaborar e inserir no portal um relatório final fundamentado. (confira sugestões/orientações do relatório no final deste documento).

11º PASSO: Atenção ao cronograma de atividades e a Avaliação da disciplina Orientação e treinamento Profissional.

Atividade: Orientações Estágio/Teleaula Data: 15/02/2008

Atividade: Cadastramento dos grupos Data: Início: 14/03 | Término: 04/04

Atividade: Identificação e observação do campo de estágio (usar o diário de campo) Data: Início: 15/02 | Término: 04/04

Atividade: Análise Institucional Data: Início: 15/02 | Término: 14/04

Atividade: Elaboração do Plano de estágio Data: Início: 15/02 | Término: 04/04

Atividade: Elaboração do relatório Data: Início: 05/05 | Término: 10/05

Curso de Serviço Social

Atividade: Postagem do relatório (abertura e fechamento do portal) Data: Início: 12/05 | Término: 14/05

Atividade: 1ª Correção do relatório Data: Início: 15/05 | Término: 03/06

Atividade: Refacção do relatório Data: Início: 09/06 | Término: 16/06

Atividade: 2ª correção do relatório Data: Início: 19/06 | Término: 27/06

Atividade: Lançamento das notas Data: 30/06/2008

AVALIAÇÃO Na disciplina Orientação e Treinamento Profissional, serão objetos de avaliação:

z Avaliação A1 a ser feita pelo acadêmico em data marcada no calendário acadêmico, a qual será pontuada de 0 (zero) até 10,0 (dez), conforme diretrizes institucional de avaliação; z Avaliação A2- Relatório de estágio devidamente digitado no portal até a data programada, bem como entregue via impressa no pólo e outra via impressa para o supervisor ou colaborador de campo, o qual será pontuado de 0 (zero) a 10,0 (dez) pelos professores responsáveis pelo estágio-(Média invariável); z Avaliação A3 a ser feita pelo acadêmico em data marcada no calendário acadêmico, a qual será pontuada de 0 (zero) até 10,0 (dez), conforme diretrizes institucional de avaliação. A avaliação A3, em hipótese alguma será objeto de substituição do relatório de estágio-A2 , (somente o conteúdo do 1º bimestre).

MF= A1ou A3 + A2 > ou = 6,0

5. Observações Importantes

PRIMEIRA: Você, estagiário, terá a supervisão direta e local do estágio supervisionado pelo supervisor de campo e colaborador externo. Assim você deverá direcionar ações e procedimentos para que o processo se desenvolva dentro do tempo e do planejamento. Quem acompanhará o desenvolvimento de suas atividades de estágio de forma mais direta será o colaborador externo (Assistente Social da instituição do Estágio).

SEGUNDA: As atividades de estágio supervisionado não acarretam vínculo empregatício, conforme Decreto nº 87.497/82, Art. 6º.

TERCEIRA: Na disciplina Estágio Supervisionado I, será computado como nota, as avaliações A1, A2 e A3 que serão aplicadas conforme o Calendário Acadêmico. A média final deverá ser, no mínimo, 6,0 (seis) conforme normas da Instituição. Para disciplina Estágio Supervisionado I, em momento oportuno, serão divulgados os procedimentos de avaliação.

QUARTA: Cada acadêmico deverá participar e/ou se cadastrar somente em um grupo de estágio.

QUINTA: Guarde uma via de todos os documentos preenchidos, datados, assinados devidamente e carimbados para compor, junto aos demais formulários e documentos o anexo do Relatório de Estágio que vai ser produzido no término da disciplina Estágio Supervisionado I

SEXTA: Existem datas determinadas para a realização das atividades acadêmicas do Estágio Supervisionado, fique atento para cumpri-las.

SÉTIMA: Outros procedimentos, que por ventura, não foram dimensionados aqui ou no Regulamento do Estágio serão oportunamente disponibilizados nas teleaulas, interatividade e demais.

Curso de Serviço Social

6. Orientações Diversas 6.1. DO DIÁRIO DE CAMPO:

1. DIARIO DE CAMPO:

Trata-se de um caderno em que a(o) estagiária(o) anotará suas percepções, encaminhamentos, avaliações, etc. a respeito de sua vivência no campo de estágio. Joazeiro (2002), faz uma série de considerações sobre o diário, tais como:

(Parte 1 de 4)

Comentários