Livro - Palavras mais comuns da língua inglesa

Livro - Palavras mais comuns da língua inglesa

(Parte 1 de 14)

Palavras

Mais

Comuns

Língua

Inglesa

© Rubens Queiroz de Almeida queiroz@unicamp.br 15 de Abril de 2000

As Palavras Mais Comuns da Língua Inglesa

Diza BíbliaquemuitosanosatrástodososhabitantesdaTerra se uniram para construiruma torre que chegasseaté o céu, paratornarseunomecélebreeimpedirquefossemespalhados pelo mundo. Para punir os homens por sua ambição demasiada, Deusconfundiusualinguagemedepoisosdispersoupelomundo.

Ainda hoje os povos da Terra falam uma imensidão de línguas diferentes. Na Internet entretanto, apesar dos muitos povos que a utilizam, existe um meio de comunicação comum. Da mesma forma que os computadores se comunicam independentementedecoreraça,oumelhor,defabricanteeprotocolodecomunicação, também os internautas possuem uma linguagem comum: a língua inglesa. Será a Internet uma nova Torre de Babel, construída para reunificar eletronicamente os habitantes deste lindo mundo azul?

É claro que nem todos que utilizam a Internet compreendem a língua inglesa. Porém mais de 80% dos documentos e das comunicações feitas através da Internet encontram-se em inglês.Apenas0,7%dooceanodeinformaçãoqueéaInternetestá emportuguês.ÉperfeitamentepossívelusaraInternetesedivertir muito navegando apenas por sites escritos em português. Fazeristoentretantoéoequivalenteairàpraia,nãoentrarnaáguae ficar se molhando com um baldinho de água que alguém encher para você. O que fazer? Aprender inglês é difícil e demora muitosanos.Comoentãoadquirirodomíniodestaferramentatãoessencial à utilização plena da Internet?

Realmente, para se ler, falar, escrever e ouvir com fluência a língua inglesa são necessários de seis a oito anos de estudoconstante.Porquêaprendertantacoisaseomaisimportanteé apenas ler? É muito mais fácil dominar um dos aspectos de um idioma(leitura)doquetodososquatrosimultaneamente(leitura, audição, fala e escrita). A Internet possui muito conteúdo interativo, onde a capacidade de se falar e escrever bem a língua inglesa certamente é uma grande vantagem, mas o mais importante certamenteésaberler.Lerparautilizarainformaçãoexistentena Internetparaaprender,resolverproblemaspessoaisouprofissionais, se divertir, enfim, para uma infinidade de propósitos.

Como aprender a ler? É raro encontrar um curso de inglês onde se ensine o aluno apenas a ler. Só vendem o “pacote” completo, o que é totalmente insensato. Se precisamos investir vários anos para dominar o idioma em todos os seus aspectos, aprender a ler certamente demora muito menos. Em apenas quatro meses é possível obter uma compreensão razoável do idioma que nos permite começar a compreender textos em inglês.

Mas porque a leitura é mais fácil de se dominar? A própriaInternetnosdáaresposta.Emumestudorealizadoem1997, realizamos um trabalho para determinar as palavras mais comuns da língua inglesa e seu percentual de ocorrência. Para este estudo utilizamos os livros online do Projeto Gutemberg. Este projeto, integrado por voluntários, tem por objetivo digitalizar obras de literatura cujos direitos autorais tenham expirado. Nos EstadosUnidosumaobraécolocadanodomíniopúblico60anos após a morte do autor. Obras de autores como Jane Austen, Co- nanDoyle,EdgarRiceBurroughs,emuitosoutrosestãodisponíveis gratuitamente na Internet.

De posse destes livros, 1600 ao todo na época da pesquisa, fizemos então nossos cálculos. Os 1600 livros combinadosgeraramumarquivode680MBcontendoaproximadamente setemilhõesdepalavras.Osresultadosforambastantesurpreendentes.As250palavrasmaiscomunscompõemcercade60%de qualquertexto.Emoutraspalavras,sevocêconheceas250palavras mais comuns, 60% de qualquer texto em inglês é composto de palavras familiares. Para facilitar ainda mais a nossa tarefa os cognatos, que são as palavras parecidas em ambos os idiomas (possible e possível, por exemplo), totalizam entre 20 a 25% do total das palavras. Como o significado dos cognatos nos é de fácil compreensão, devido à semelhança com palavras de nosso idiomanatal,temosentãode80a85%doproblemadevocabulário resolvido. Se subirmos o número de palavras mais comuns a 1.0, chegamos a 70%. Somando a este valor os cognatos chegamos a valores entre 90 e 95% de um texto.

É claro que 90 ou 95% ainda não chega a 100%. Como fazer com o restante das palavras? Mais uma vez, usamos nossa intuição (se você não sabe, a nossa intuição está correta em 9,99%dasvezes,bastaconfiarnela). Pensemosemnossotexto como um enigma a ser desvendado. Possuímos alguns elementosfamiliares,aspalavrasqueconhecemos,eoutrosquenos são desconhecidos. Devemos deduzir, por meio de nossa intuição, de nossos conhecimentos anteriores, o que as palavras desconhecidas podem significar. Não precisamos nos preocupar com todas as palavras, mas apenas com aquelas que desempenhem um papel importante no texto.

Quais são elas? Se uma palavra aparece com relativa frequência em um texto, ela certamente desempenha um papel importante na compreensão do todo. Se uma palavra aparece apenas uma vez, muito provavelmente não precisaremos nos preocuparcomela.Omaiorproblemaéquetalenfoqueéencarado de forma suspeita pela maioria das pessoas. Como é possível, ignorar uma palavra desconhecida e continuar lendo como se nada houvesse acontecido?

Oqueestamospropondonãoénadaabsurdo.Qualfoia última vez em que consultou um dicionário? Toda vez que encontramos uma palavra desconhecida vamos em busca do dicionário? Muito provavelmente não. O que acontece é que, como a nossafamiliaridadecomoportuguêségrande,nahipótesededepararmo-noscomumapalavradesconhecida,oseusentido,dado o contexto que a cerca, será facilmente deduzido. Isto tudo praticamente sem mesmo nos darmos conta do ocorrido. A não ser que nos proponhamos a tarefa de parar a cada vez que encontrarmos uma palavra desconhecida, a nossa leitura se dá com frequência sem interrupções. As palavras desconhecidas são intuídas, quase que subconscientemente, e passam a integrar o nosso vocabulário.

Considerando-se que o vocabulário de um adulto consiste de aproximadamente 50.0 palavras, é ridículo imaginar que tal conhecimento tenha sido adquirido através de 50.0 vi- sitas ao dicionário. Este vocabulário foi adquirido, em um processo iniciado em nossa infância, de forma contínua e através da observação do nosso ambiente, observando outras pessoas falarem, prestando atenção nas palavras utilizadas em determinadas situações e também através da leitura.

A nossa estratégia para o domínio da língua inglesa para leitura é exatamente aquela utilizada há milhares de anos, com excelentes resultados, pela raça humana: aprendizado natural, seguindo nossos instintos e interagindo com o ambiente que noscerca. Comovimos,odomíniodaspalavrasmaisfrequentes da língua inglesa, pode nos ajudar a dar um impulso substancial em nosso aprendizado.

Na lista das palavras mais frequentes da língua inglesa, contidanestedocumento,aspalavrasnãoestãoorganizadasalfabeticamente, mesmoporquenãoénossoobjetivoreproduzirum dicionário. Também não incluímos todos os significados possíveis das palavras apresentadas. Todas as palavras são apresentadas em um contexto, com exemplos de utilização. Não fornecemos a definição da palavra. Para cada palavra são listados em média três exemplos de utilização, com a respectiva tradução.

É muito importante ressaltar que estas palavras não devemsermemorizadasdeformaalguma.Oserhumanonãofunciona de forma semelhante ao computador, onde as informações podem ser armazenadas de qualquer forma, e ainda assim estão disponíveisemmilésimosdesegundosquandonecessitamos. O ser humano, para reter alguma informação, precisa situá-la dentrodeumreferencialdeconhecimentos.Ainformaçãonovaprecisa se integrar à nossa visão do mundo, à nossa experiência prévia.Apenasdestaformapodemosesperarqueoconhecimento adquirido seja duradouro.

A maioria de nós certamente já vivenciou situações em quedadosmemorizadosdesapareceramdenossamemóriaquando não mais necessários. Ao contrário, tudo que aprendemos ativamente, permanece presente em nossa memória de forma vívida por muitos e muitos anos.

Embora esteja sendo fornecida uma lista de palavras, não adote de forma alguma o procedimento padrão de memorização, que é a repetição intensiva dos itens a serem memorizados. É certo que cada um de nós possui estratégias distintas para lidar com o aprendizado, mas eu gostaria de sugerir uma forma de estudo que certamente funciona.

Primeiramente, não tenha pressa. Não memorize, procure entender os exemplos. Para cada palavra apresentada, leia os exemplos e suas respectivas traduções. Não se preocupe em reter na memória o formato exato das frases e nem de sua tradução. O objetivo é apenas compreender o significado da palavra apresentadaeapenasisto.Umavezcompreendidoestesignificado o objetivo foi alcançado.

Em segundo lugar, procure ler apenas enquanto estiver interessado. Não adianta nada ler todas as palavras de uma vez e esquecer tudo dez minutos depois. Se nos forçarmos a executar umaatividademonótonapormuitotempo,depoisdealgunsmomentos a nossa atenção se dispersa e nada do que lemos é aproveitado. Eu sugiro a leitura de dez palavras diariamente. Caso você ache que 10 palavras diárias é muito, não tem importância, este número é sua decisão. Se quiser ler apenas uma palavra, o efeito é o mesmo. Irá demorar um pouco mais, mas chegar ao final é o que importa. É só não esquecer, você deve LER as palavras e NUNCA tentar memorizar as palavras e os exemplos.

Finalmente, faça revisão. No primeiro dia leia e entenda dez palavras (ou quantas julgar conveniente). No segundo dia leia mais dez palavras e faça a revisão das dez palavras aprendidas no dia anterior. No terceiro dia, aprenda mais dez palavras e revise as vinte palavras aprendidas nos dias anteriores. E assim por diante até o último dia, onde aprenderá as últimas dez palavras e revisará todas as palavras anteriores. Muito importante, porrevisãonãoquerodizerquesedevefazeraleituradetodasas palavras e exemplos anteriores. As palavras mais frequentes estão grafadas em tipo diferente e em negrito, para que possamos localizá-las facilmente na página. Apenas examine as palavras anteriores em sua revisão. Caso não se recorde de seu significado, então, e apenas então, leia os exemplos.

A revisão é extremamente importante. Nós realmente aprendemos quando revisamos conceitos aos quais já fomos expostos. Procedendo desta forma, tenha certeza de que tudo o que aprendeu será absorvido de forma permanente, constituindo a base fundamental de tudo que irá aprender em seus estudos da língua inglesa. Caso a sua motivação seja realmente alta e você queira reler todos os exemplos já estudados, vá em frente.

Comovocêpodenotar,osexemplosempregamumvocabulário bastante rico. A leitura mais frequente dos exemplos fará com que ao final do estudo o seu vocabulário tenha se enriquecido muito além das 750 palavras básicas.

Outro ponto importante é a questão do estudo da gramática. A gramática, ou o estudo da estrutura da língua, deve ser apenas para ajudar o aluno a identificar as construções verbais. Não é necessária, para fins de aprendizado da leitura, a memorização de estruturas gramaticais. Como já afirmado, o nosso aprendizado se dá de forma natural. Da mesma forma que uma criança não tem aulas de gramática para aprender sua língua materna, nós também não devemos nos preocupar com este aspecto em nosso estudo. A leitura dos exemplos das palavras mais comuns irá lançar os fundamentos iniciais do conhecimento da estrutura da língua inglesa.

Restaagoraesclarecerumponto,queéadesculpafavorita de todos nós nos dias de hoje: a falta de tempo. Tempo certamente é fácil de se encontrar para fazer aquilo que nos dá prazer. Para resolver o problema de tempo para este estudo, pense nesta atividade como algo prazeroso e que lhe trará benefícios enormes, tanto no campo pessoal como profissional. E além do mais, o aprendizado e a revisão das palavras pode ser feito diariamente emnãomaisdequinzeminutos.Selevarmosemcontaqueosintervalos comerciais em programas de televisão geralmente duram entre quatro a cinco minutos, todo o tempo necessário para esteestudopodeserencaixadonosintervalosdesuanovelafavorita, certo?

Então, mãos a obra. Depois que você conhecer as 250 palavras mais comuns da língua inglesa você poderá verificar como o aprendizado da leitura da língua inglesa se torna muito mais fácil. Na lista das palavras mais comuns foram incluídas

© Rubens Queiroz de Almeida 3 queiroz@unicamp.br

English For Reading

750palavras.Façaumesforçoetenteconhecer todaselas.Asua tarefa vai ficar ainda mais fácil.

Alémdoaprendizadodaspalavrasmaiscomuns,ointeressado em aprender o inglês para leitura, deve procurar intensificar o seu contato diário com a língua inglesa. Para isso a Internet pode novamente vir em nosso auxílio. Basta procurar nela pelo que nos interessa. Na Internet existe informação de todosostiposeparatodososgostos.Bastasaberequererprocurar.

UmdestesrecursoséalistaeletrônicaEFR(Englishfor

Reading). Esta lista está hospedada no serviço eGroups. Nesta listaéveiculadadiariamenteumahistória,preferencialmenteengraçada(afinal,quemnãogostadeumaboapiada?)ouumacitação. As histórias são em inglês e as palavras mais incomuns são comentadas.Destaformaosalunosaprendemtodososdiasduas ou mais palavras novas. Todos os dias. Em um ano este pequeno esforço diário pode vir a fazer uma diferença.

O cadastramento nesta lista é aberto a todos os interessados, bastando enviar uma mensagem vazia para o endereço efr2-subscribe@eGroups.com

O objetivo primordial do curso de inglês instrumental era demonstrar que se é possível aprender inglês para leitura facilmente e despertar o gosto pela leitura. Quanto mais se ler em inglêsmaisseaprendeoidioma,oquenãoénovidadenenhuma. Como vivemos no Brasil, país de língua portuguesa, as nossas necessidades de utilizar outra habilidade que não a leitura em inglês são bastante esporádicas.

Mas não precisamos parar por aí. A leitura serve tambémparadesenvolverasoutrashabilidadesnecessáriasaodomínio da língua inglesa: a fala, a escrita e a compreensão da língua falada. O principal é que em um período de tempo bastante curto jáestaremoshabilitadosanavegarpelaInternetinteiraenãoapenas pela pequena porção representada pela língua portuguesa.

Finalmente, queria lembrar a todos que aprender o inglês é bastante fácil. Basta deixar de lado os preconceitos e traumas que temos com a língua inglesa e realmente acreditarmos em nossa capacidade de aprender. Não leva a nada guardar rancoresdetentativasfrustradasdeaprendizadoocorridasnopassado. O domínio da língua inglesa é hoje o nosso passaporte para ummundodeinformaçõesquepodemnosserúteistantonaesfera pessoal quanto profissional. Se você não domina a língua inglesa o momento certo para começar é hoje. Consulte as referências deste capítulo, estude com calma a lista das palavras mais comuns e assine a lista EFR. Você vai ver que sem fazer muita força em pouco tempo estará se locomovendo com desenvoltura cada vez maior pela Torre de Babel reconstruída que é a Internet.

(Parte 1 de 14)

Comentários