manual de efeitos especiais

manual de efeitos especiais

(Parte 1 de 6)

MSFX - A Mágica dos Efeitos Especiais

26/05/2002

As secções ONDE COMPRAR? e LINKS foram atualizadas!

E em breve a secção TITERAGEM será inaugurada. Assim, não deixe de visitar a MSFX com freqüência!!

Quer ser informado toda vez que a MSFX for atualizada?

Qual é o tipo de EFEITO ESPECIAL que você mais gosta?

Visitantes desde Janeiro de 2001:

Seja Bem-Vindo à MSFX - A Mágica dos Efeitos Especiais!

STAR WARS EPISÓDIO 2 - ATAQUE DOS CLONES

Clique na Figura abaixo para ir à MSFX 2 - A Mágica dos Desenhos Animados:

http://www.geocities.com/themsfx/msfx.htm (1 de 2) [8/8/202 0:48:24]

MSFX - A Mágica dos Efeitos Especiais

O objetivo da página MSFX - A Mágica dos Efeitos Especiais é mostrar os principais tipos de efeitos especiais utilizados no cinema e como você pode fazer alguns deles em sua casa, contribuindo, dessa forma, com a difusão das técnicas de efeitos especiais em nosso País. Não deve ser considerada um curso sobre o assunto. Ela não foi feita por um profissional dos efeitos especiais, e sim, por um curioso da área e é fruto de mais de 13 anos de estudo no assunto. Esta página é dirigida somente para aqueles que gostam da área e querem aprender como funcionam e como praticá-los em casa de forma relativamente barata. Mas se você é um profissional de efeitos especiais, a sua visita e suas sugestões serão sempre muito bem-vindas. Para a execução das atividades propostas é indispensável a presença de um adulto caso você seja menor. É recomendado seguir rigorosamente as instruções gerais de segurança citadas na secção NOÇÕES BÁSICAS.

Apesar do autor da página ter o bom senso e a prudência durante o planejamento das atividades propostas, ele não se responsabiliza por eventuais danos materiais ou corporais que por ventura possam advir desta prática. Outro aspecto de interesse a ser lembrado é que a MSFX é como uma revista-curso, ou seja, a cada atualização uma nova secção será inaugurada ou uma outra será complementada. Dessa forma a MSFX estará quase sempre em construção e quando terminada, a MSFX abrangerá vários tópicos interessantes sobre efeitos especiais. Conto com sua compreensão e colaboração. Muito obrigado!

O autor desta página não tem interesse de lesar os direitos de qualquer empresa ou indivíduo. Os comentários e imagens aqui utilizados são apenas de interesse comum e não tem fins comerciais.

2002 MSFX mail http://www.geocities.com/themsfx/msfx.htm (2 de 2) [8/8/202 0:48:24]

MSFX - A Mágica dos Efeitos Especiais Melhor Visualizado com Internet Explorer em 800 por 600 ou superior

Noções Básicas aborda escultura (materiais, dicas e exemplos), desenho e pintura.

Miniaturas aborda desenhos esquemáticos (importantes para a construção) de naves, informações de como construir miniaturas de filmes (Guerra nas Estrelas, Jornada nas Estrelas, Aliens, etc), miniaturas de papel (naves, aviões, foguetes, satélites, carros, motos, caminhões, locomotivas, trens, navios, etc), miniaturas de Kits de montagem (pintura e acabamento) e outras miniaturas (aviões, navios e carros).

Titeragem aborda construção e manipulação de bonecos e ANIMATRÔNICA (construção e exemplos).

Animação aborda animação tradicional e animação quadro-a-quadro/stop motion (artistas, dicas, tutoriais e exemplos).

Pirotécnica aborda noções de como simular tiros de armas, fumaça, fogo e tiros no corpo (usando pirotécnica ou usando ar comprimido).

Objetos de Cena aborda exemplos de objetos de cena usados em filmes e como construi-los (sabre-de-luz de Guerra nas Estrelas, dispositivos dos Caça-Fantasmas, etc).

Cenários aborda dicas de como construir cenários, efeitos atmosféricos (como fazer máquinas de fumaça caseiras), etc.

Efeitos Sonoros aborda informações sobre técnicas, sons para download e softwares (para fazer um instrumento parecer voz e para o computador falar).

http://www.geocities.com/themsfx/links.htm (1 de 3) [8/8/202 0:51:20]

MSFX - A Mágica dos Efeitos Especiais

Composição aborda informações sobre o que é tela azul/verde e exemplos de como fazer em casa.

Fotografia aborda truques fotográficos básicos e como construir materiais de fotografia e filmagem (estabilizador de câmera - Glide Cam, Grua, Dolly, etc.).

Maquiagem aborda dicas, receitas caseiras, tiros falsos, links, exemplos, como tirar moldes de pessoas, como criar máscaras de borracha e pintura corporal.

Efeitos Mecânicos Saiba algumas dicas de efeitos mecânicos.

Roupas aborda como construir roupas de personagens da série Guerra nas Estrelas (Darth Vader, Storm Trooper, Bobba Fett e Tusken Raider), armadura de personagem mangá, além de fotos de roupas usadas em filmes (Batman, Battestar Galactica, etc).

Matte Paintings aborda exemplos de matte paintings usadas em filmes.

Projeto de Efeitos

Veja vários exemplos de storyboards e desenhos conceituais de vários filmes além de esculturas e desenhos que lhe incentivarão nos seus próprios trabalhos, dicas úteis sobre produção de filmes,etc.

Efeitos Digitais 2D

Conheça alguns efeitos especiais 2D (raios laser, apagamento digital de fios, clonagem, etc) e saiba como fazer em casa.

Efeitos Digitais 3D Saiba como são feitos alguns efeitos digitais 3D e como fazer alguns deles.

Revisão de Filmes Saiba sobre os efeitos especiais de vários filmes.

Filmes A Serem Lançados

Saiba os rumores e boatos sobre os filmes que estão sendo filmados e os que serão lançados, tendo oportunidade de ver antecipadamente informações sobre o roteiro, os storyborads, cenas de locações, etc.

http://www.geocities.com/themsfx/links.htm (2 de 3) [8/8/202 0:51:20]

MSFX - A Mágica dos Efeitos Especiais

Estúdios de Efeitos Especiais

Conheça os principais estúdios de efeitos especiais da atualidade e veja vários exemplos de seus projetos.

Fóruns de Discussão

Vários fóruns de discussão sobre efeitos especiais. Aprenda um pouco mais a partir da experiência de outros colegas.

Revistas Digitais

Revistas com informações atualizadas sobre efeitos especiais, computação gráfica, animação e cinematografia.

Softwares para Download

Softwares freeware, shareware ou demo com limitação de tempo para você criar seus próprios efeitos digitais 2D e 3D: editores de imagem, programas de fazer morf, programas de fazer fogo/fumaça, programas para fazer animações 2D, de pintura/desenho, para fazer cenas espaciais, para criar paisagens fotorrealistas, programas de animação 3D, modeladores e renderizadores em 3D, editores de vídeo, compactadores de vídeo, editores de áudio, etc.

Tutoriais 2D e 3D Tutoriais do Blender 3D, Adobe Photoshop, Lightwave 3D, 3D Studio Max, etc.

Modelos 3D para Download

Vários tipos de modelos 3D para você usar nas suas animações 3D: pessoas, animais, veículos, naves e personagens de filmes como Guerra nas Estrelas, Jornada nas Estrelas, 2001: Uma Odisséia no Espaço, etc.

Voltar para a página principal

O autor desta página não tem interesse de lesar os direitos de qualquer empresa ou indivíduo. Os comentários e imagens aqui utilizados são apenas de interesse comum e não tem fins comerciais.

http://www.geocities.com/themsfx/links.htm (3 de 3) [8/8/202 0:51:20] http://www.geocities.com/themsfx/informe.htm Melhor visualizado em Internet Explorer 4.x em 800 por 600 ou superior

Nome : E-mail :

Informe de Atualização:

Voltar para a página principal

O autor desta página não tem interesse de lesar os direitos de qualquer empresa ou indivíduo. Os comentários e imagens aqui utilizados são apenas de interesse comum e não tem fins comerciais.

http://www.geocities.com/themsfx/informe.htm [8/8/202 0:51:27]

MSFX - A Mágica dos Efeitos Especiais Melhor visualizado em Internet Explorer 4.x em 800 por 600 ou superior

O objetivo de Noções Básicas, assim como qualquer outra secção de MSFX, não é ser um curso. Tem por finalidade comentar alguns aspectos importantes de áreas como segurança, desenho, pintura e escultura que possam ser úteis e aplicáveis para a criação de efeitos especiais de cinema e, principalmente, daqueles que você possa realizar em sua casa como experiência.

Uma Palavra sobre Segurança

É importante comentar algumas recomendações de segurança para que você realizar suas experiências com efeitos especiais de forma a não lhe oferecer riscos.

1) Se você é menor de idade esteja sempre com um adulto te orientando.

2) Sempre trabalhe em local bem iluminado. É muito comum utilizar instrumentos cortantes que podem causar acidentes se você não tem boa visibilidade.

3) Sempre trabalhe em local muito bem ventilado. Muitas vezes você terá de trabalhar com tintas, solventes e colas que exalam odores fortes e às vezes tóxicos. Por isso escolha um local muito bem arejado e sempre use máscara de proteção.

4) Sempre proteja as mãos. Não deixe de usar luvas de borracha para proteger-se de produtos químicos e objetos cortantes.

5) Sempre proteja os olhos. Muitas vezes, os solventes tem odores fortes e irritantes para os olhos. Por isso sempre use óculos de proteção.

6) Nunca realize alguma tarefa perigosa sem conhecimento. Evite manusear máquinas ou certos objetos cortantes ou perfurantes se você não sabe como utilizá-los. Por isso, peça para alguma pessoa mais experiente pra fazer ou observea fazendo para ver se você tem condições de fazer o mesmo.

Observe na foto abaixo um exemplo de materiais de proteção que você pode adquirir com preços populares mas que tem grande importância.

http://www.geocities.com/themsfx/nocoes.htm (1 de 2) [8/8/202 0:52:06]

MSFX - A Mágica dos Efeitos Especiais

Se você seguir estas regras básicas e simples, dificilmente, você terá problemas no seu hobby.

Desenho, Pintura e Escultura

As Noções de Desenho, Pintura e Escultura, aqui fornecidas, são unicamente para auxiliar na realização de seus efeitos especiais e são dirigidas para a área de efeitos especiais. Não tem função de ensinar a desenhar, pintar ou esculpir. Para isso é indispensável você fazer um curso sobre cada um desses assuntos. Além disso, é dado também uma coleção de sugestões de materiais que você pode tentar usar para substituir os materiais que ou são muito caros ou são difíceis de se conseguir em nosso País, como látex líquido, por exemplo.

Basicamente, estes temas se aplicam a: criação de Storyboards; Desenhos Conceituais; Projeto de Miniaturas; Matte Paintings (Pinturas de Cena); Confecção de Bonecos e Criaturas.

lDesenho Artístico (EM BREVE) - aborda materiais, esboços, luz e sombra, perspectiva e composição.
lDesenho Técnico - aborda noções de desenho técnico para projetar miniaturas.
lPintura - aborda materiais e comentários sobre as técnicas com acrílico, óleo e aquarela.
lEscultura - aborda instrumentos e comentários sobre esculpir e moldar seus bonecos.
lSugestão de Materiais - dicas de materiais alternativos, somente para treinar em casa.

Voltar para a página principal

O autor desta página não tem interesse de lesar os direitos de qualquer empresa ou indivíduo. Os comentários e imagens aqui utilizados são apenas de interesse comum e não tem fins comerciais.

http://www.geocities.com/themsfx/nocoes.htm (2 de 2) [8/8/202 0:52:06]

MSFX - A Mágica dos Efeitos Especiais Melhor visualizado em Internet Explorer 4.x em 800 por 600 ou superior

Modelos de Perfeição

O uso de miniaturas como efeitos especiais é tão antigo que se confunde com a própria história do cinema. Abaixo você poderá encontrar vários temas relativos às miniaturas. É claro que eles não dizem tudo a respeito do assunto, mas fornecem uma noção geral de como são construídas e filmadas.

Você pode clicar nos temas desejados ou se preferir, clique aqui para ir para a primeira página e veja tudo em seqüência.

Boa viagem ao mundo das miniaturas do cinema e comprove porque elas são Modelos de Perfeição!

lNoções Básicas
lConstrução de Cenários em Miniatura
lConstrução de Veículos em Miniatura
lMovimentação de Miniaturas
lFotografia de Cenários em Miniatura
lFotografia de Veículos em Miniatura
lFotografia Aquática de Miniatura

http://www.geocities.com/themsfxb/miniaturas.htm (1 de 2) [8/8/202 0:52:51]

lMiniaturas em Catástrofes
lVocê sabia que...
lGaleria de Fotos de Miniaturas do Cinema
lMini-Curso de Construção de Miniaturas
lDicas de Construção de Miniaturas
lComo você pode fazer em casa

MSFX - A Mágica dos Efeitos Especiais IR PARA A PÁGINA 1

Voltar para a página principal

O autor desta página não tem interesse de lesar os direitos de qualquer empresa ou indivíduo. Os comentários e imagens aqui utilizados são apenas de interesse comum e não tem fins comerciais.

http://www.geocities.com/themsfxb/miniaturas.htm (2 de 2) [8/8/202 0:52:51]

MSFX - A Mágica dos Efeitos Especiais Melhor visualizado em Internet Explorer 4.x em 800 por 600 ou superior

Modelos de Perfeição

Noções Básicas

Miniatura, Modelo ou Maquete?

Com relação aos efeitos especiais, muitas vezes vemos e ouvimos as palavras "modelo", "miniatura" e "maquete" como sendo a mesma coisa. Mas será a mesma coisa? Ou existe diferença entre elas? Na minha opinião, existe sim, uma pequena diferença entre elas.

Um modelo é uma réplica de algum cenário ou veículo, e que precisa apenas parecer no seu visual a um objeto que se queira representar. Ele não precisa fazer tudo o que o objeto faz na verdade. Assim, um modelo de avião não precisa voar de verdade, precisa, apenas, parecer com o visual de um avião. Ou seja, ao olhar o modelo, você dirá: "Puxa, é um avião!". Mesmo estando o modelo de avião aterrisado, você dirá que é um avião pois ele se parece e te faz lembrar que é um avião. Pode ser que ele até seja feito de madeira e plástico, mas o visual dele te lembrará um avião e você acreditará que é um avião!

Os modelos podem ser em tamanho natural, em tamanho ampliado ou em tamanho reduzido. Os modelos em tamanho reduzido são menores que o objeto que se quer representar. Portanto, eles são miniaturas.

Assim, lembre-se da regra: "Toda miniatura é um modelo, mas nem todo modelo é uma miniatura".

Opa! Deixa ver se entendi! Um modelo de avião 10 vezes menor que um avião de verdade, ele é um modelo em tamanho reduzido, ou seja, é uma miniatura. Agora, um modelo de avião em tamanho natural ou ainda em tamanho ampliado não é miniatura, é apenas um modelo!

Na figura abaixo, a esquerda, você vê exemplo de modelo de uma nave do filme Jornada nas Estrelas em tamanho natural. A direita você uma nave semelhante só que em miniatura.

http://www.geocities.com/themsfxb/mini1.htm (1 de 6) [8/8/202 0:5:15]

MSFX - A Mágica dos Efeitos Especiais

Como exemplo, no filme Independence Day, para a cena em que a nave aparece perto dos atores na Área 51, foi construído um modelo em escala 1:1 com 18 metros de envergadura.

E maquete? Maquete é uma miniatura que foi criada não para ser igual a um objeto de verdade. A maquete foi criada apenas para visualizar um objeto que será construído. Assim, quando um arquiteto vai planejar o visual de um prédio, muitas vezes ele cria uma miniatura para que outras pessoas vejam como vai ficar o prédio. Quando ele está construindo a maquete, ele não está preocupado em representar todos os detalhes que teria um prédio de verdade. Pois não é interesse que seja uma cópia exata do prédio. É interesse apenas a forma e as cores, para que se possa verificar como será quando pronto. Assim, ele pode colocar carros em miniatura perto do prédio, e você verá que são carros de brinquedo, eles não te iludirão. Você verá o asfalto em miniatura por perto e verá que é preto. Mas não chegará a te enganar visualmente a ponto de não distinguir se é ou não asfalto de verdade.

Abaixo você vê uma foto de uma maquete da nave Naboo do filme Guerra nas Estrelas - A Ameaça Fantasma. Apesar da nave ser muito bem feita, ela não te engana a ponto de você pensar que é de verdade. Na verdade ela até parece de brinquedo, não é? Veja também um personagem desenhado em papel e posicionado perto da nave. Ele foi colocado ali para se comparar o tamanho de uma pessoa com o da nave. Tudo foi feito com o objetivo de visualização de como será a nave e de como pessoas e objetos ficarão perto dela.

http://www.geocities.com/themsfxb/mini1.htm (2 de 6) [8/8/202 0:5:15]

MSFX - A Mágica dos Efeitos Especiais

(Parte 1 de 6)

Comentários