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Benefícios Ambientais na Utilização de Biocombustíveis, Notas de estudo de Gestão Ambiental

Benefícios Ambientais na Utilização de Biocombustíveis Alfred Szwarc Cooperação Luso-Brasileira em Biocombustíveis FIESP, São Paulo 2013 30 de Maio de 2007

Tipologia: Notas de estudo

2010

Compartilhado em 01/09/2010

viviane-japiassu-viana-12
viviane-japiassu-viana-12 🇧🇷

4.8

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Baixe Benefícios Ambientais na Utilização de Biocombustíveis e outras Notas de estudo em PDF para Gestão Ambiental, somente na Docsity! Alfred Szwarc Alfred Szwarc Cooperação Luso-Brasileira em Biocombustíveis FIESP, São Paulo – 30 de Maio de 2007 Benefícios Ambientais na Utilização de Biocombustíveis Alfred Szwarc Principais Causas da Poluição do Ar nas Regiões Urbanas do Brasil • Até meados da década de 80: – Processos industriais – Queima de óleo combustível – Queima de lixo e resíduos – Veículos automotores – Poeiras fugitivas – Serviços etc • Posteriormente veículos automotores passaram a ser principal causa Alfred Szwarc Não na Floresta Amazônica Não na Mata Atlântica Não no Pantanal Cana-de-Açúcar Fonte: IBGE, CTC Produção de Cana-de-Açúcar Alfred Szwarc Etanol Motores Dedicados Sistemas Híbridos Compatibilidade do Etanol Produção H2 & Células de Combustível Motores Gasolina Motores Diesel Modificados Bi-Combustível: GNV, GLP, Diesel Flex-Fuel Biodiesel Química Alcoquímica Alfred Szwarc Localização típica Conversor catalítico Etanol Possibilita Uso de Sistemas de Controle de Emissões Avançados Sistemas muito eficazes porém sensíveis ao enxofre (S). Etanol tem níveis muito baixos de S Alfred Szwarc AcetaldeidoFormaldeido 100.02.0TLV (ppm) (OSHA, USA) 3.86.2 Reatividade fotoquimica incremental maxima (g O3/g substância) (Brandberg, A., 1991) Emissão de Aldeidos Não é Exclusiva do Etanol • Aldeidos são emitidos por todos combustíveis que contêm C. • Acetaldeido é o mais comum para etanol. • Gasolina e diesel emitem espécies mais tóxicas formaldeido e acroleina (estudos da CETESB veiculos diesel podem emitir mais aldeidos que os a etanol puro) • Emissão de aldeidos é muito baixa com conversores cataliticos. • Estudos em Denver, CO: não há diferença na concentração ambiente de aldeídos com e sem E10 Alfred Szwarc 0 20 40 60 80 100 120 140 160 180 200 1998 1999 2000 2001 2002 1 ,0 0 0 u n its 0 10 20 30 40 50 60 70 80 p p b v CNG fleet in RJ HCHO Gás Natural Veicular e Aldeídos FormaldeídoFrota de veículos GNV no RJ Fonte: Corrêa, S.M., UERJ, 2003 Alfred Szwarc o Misturas etanol-diesel (motores Diesel) o Biodiesel (puro, em mistura c/ óleo diesel ou em misturas com óleo diesel e álcool - motores Diesel) o Etanol (motores Otto e Diesel) Possibilidades para Substituição do Diesel A. Alfred Szwarc Opacidade dos Gases de Escapamento 7% ÁLCOOL- 93% DIESEL / TESTE DE ACELERAÇÃO LIVRE 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100 Scania 1 Scania 2 Mercedes 1 Mercedes 2 Diesel Mistura MAD7 Redução média: 46% Alfred Szwarc Uso de Etanol em Motores Diesel 2- Biodiesel •Processo de produção mais comum: Transesterificação éster metílico • Formas de uso Puro (Alemanha, Áustria) Mistura com diesel (B2 – B30) Mistura com diesel e etanol (testes) o Mistura com etanol • Solução brasileira: éster etílico Alfred Szwarc Testes de Emissão – Ciclo Transiente EPA • Média dos resultados de 14 motores característicos do mercado norte-americano • Combustível de referência: Diesel D-2 • Mistura: B20 (éster metílico) MP: - 18% CO2: - 15,7% (ciclo de vida) CO: - 12% NOx: + 1,2% HC: - 11% Substâncias tóxicas não regulamentadas: - 12% a - 20% Potencial mutagênico: - 20% Fonte: NREL, 2001 Alfred Szwarc TRANSPORTE: ~ 25% da Emissão Global de CO2 SOURCE: IPCC 2001 Efeito Estufa Alfred Szwarc IPCC recomenda o uso de combustíveis renováveis e de baixo teor de carbono: Etanol é uma alternativa viável Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas Globais (IPCC) Alterações climáticas intensificadas pelo Efeito Estufa decorrentes de ações antrópicas já podem ser observadas: “O século XX é o mais quente dos últimos 1000 anos e a última década foi a mais quente do século!” Chuvas na Europa Alfred Szwarc Ciclo de Carbono da Cana-de-Açúcar Ethanol EnergiaElétrica Em mistura ou puro Co-geração CO Bagaço Etanol Açúcar 2 CO2 Fotossíntese da cana-de-açúcar CO2 Alfred Szwarc Custo de Redução por Tonelada CO2 equiv. Fonte: Biofuels for Transport, IEA 2004 2002 Pós - 2010 Alfred Szwarc Etanol: Fonte para o Hidrogênio • Molecula simples, rica em hidrogênio, • Concentração extremamente baixa de enxôfre • Liquido sob condições normais • Comercialmente disponível a custos competitivos. • Origem renovável C2H5OH Etanol combina a facilidade de “reforma” com uma infraestrutura conhecida e amigável aos consumidores e ao meio-ambiente. Alfred Szwarc Células de Combustível Reformador Célula de Combustível H2 Eletricidade ETANOL Calor Hydrogênio Produção & distribuição caras e complexasProcesso Convencional Alfred Szwarc Acidentes com Combustíveis • ETANOL TEM BAIXA TOXIDEZ (TLV 1000 ppm) • MISCIVEL COM ÁGUA • BIODEGRADÁVEL EM CONDIÇÕES NORMAIS • ETANOL É MENOS TOXICO, PERSISTENTE E DANOSO AO MEIO AMBIENTE QUE PETRÓLEO E SEUS DERIVADOS Acidente com EXXON VALDEZ em 1989 provocou vazamento de 44.000 t de petróleo US$ 1.2 BILHÃO EM DANOS ! Alfred Szwarc Comentários Finais • Os biocombustíveis podem ser usados em frotas existentes e em veículos novos. • Os biocombustíveis, particularmente o etanol produzido no Brasil, apresentam diversas vantagens ambientais em relação aos combustíveis fósseis. • O aquecimento global dá aos combustíveis uma importância estratégica para a mitigação dos gases de Efeito Estufa. Alfred Szwarc OBRIGADO WWW.UNICA.COM.BR
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