(Parte 1 de 13)

Terra Brasil Setembro/2009

Terra Brasil Setembro/2009 iderar as exportações de carne bovina e de frango, soja, café, suco de laranja, açúcar e etanol para os continentes europeu, americano, asiático, africano e oceânico e fidelizar esses mercados não é tarefa fácil. E ser referência mundial na produção e no desenvolvimento de biocombustíveis aumenta a responsabilidade do País para com o seu povo e os povos de além terra e mar. Exige compromisso do governo brasileiro, exportadores, produtores e todos os que participam dos negócios relacionados à cadeia produtiva, alicerçado em decisões que devem ser irrigadas permanentemente.

O Brasil tem essência agrícola. Muita terra para se plantar.

Clima diversificado. Pesquisa e tecnologia em expansão. Modernas indústrias de máquinas e implementos. É um negócio de vanguarda, eficiente e competitivo. Sem apoderar-se das florestas, o Brasil tem potencial para triplicar a sua produção de grãos e instituir uma nova ordem nas terras ocupadas por pastagens.

Uma iniciativa inédita do Ministério da Agricultura vai monitorar por satélite fazendas de gado situadas no bioma amazônico para conter o avanço do desmatamento na região em função da pecuária. É o Programa Boi Guardião, tema da matéria especial desta edição, cujo projeto-piloto começou no Pará, em parceria com o governo estadual.

A grandiosidade dos números e os vigorosos resultados da agricultura dão a dimensão exata da participação e contribuição preciosa deste setor para a economia brasileira. A agricultura representa 26,5 % do PIB e, em 2008, participou com 36,28% das exportações. Mesmo com a crise mundial e com problemas de estiagem no sul do País, a safra 2009/2010 foi a segunda maior da história, garantindo o abastecimento interno e a exportação de excedentes para mais de 200 países. O ano registrou, ainda, a consolidação das exportações de produtos do agronegócio para países em desenvolvimento.

0800 704 1995

Central de Relacionamento

© 2009 Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte e que não seja para venda ou qualquer fim comercial. A responsabilidade pelos direitos autorais de textos e imagens desta obra é do autor.

Catalogação na Fonte Biblioteca Nacional de Agricultura – BINAGRI

Conselho Editorial

Expediente

Wilma Annete Cesar Gonçalves, Neuza Arantes Silva, Tony Geraldo Carneiro, Jorge Caetano Junior, Helinton José Rocha, Débora de Freitas Oliveira Pinheiro, Leda

Laboissière, Eliana Maria Martins Ferreira.

Redação

Editora-Executiva Adélia Azeredo

Editora Rosa Maria Reis

Projeto Gráfico SLA Propaganda

Fotografia Antônio Araújo, Carlos Silva, Nilton

Matos da Silva, Saulo Cruz.

Impressão Gráfica Brasil

Colaboradores Eline Santos, Hilda Guimarães, Inez De Podestà, Kelly Beltrão, Laila Muniz, Leilane Alves, Lis Weingärtner, Regina Rabelo, Sophia Gebrim, Thiago Ferreira.

Circulação Nacional

04 ESPECIAL

Pecuária e meio ambiente em paz. O agronegócio sai da berlinda no desmatamento da Amazônia, com programas de monitoramento do avanço de pastagens e recuperação de áreas degradadas.

56 DEFESA SANITÁRIA

Aftosa sob controle. Sem registro de casos de febre aftosa, o País continua atento e reforça as medidas de controle da doença.

63 SERVIÇO

Cochonilha-do-Carmim.

Praga que está atacando a região semiárida do Nordeste brasileiro.

30 PESQUISA E TECNOLOGIA

Aristocracia bovina. Genética privilegiada dos touros e vacas coloca o Brasil em destaque na pecuária internacional de elite. Seleção dos melhores touros e matrizes garante a qualidade da carne e do leite.

Agricultura e mudanças climáticas. Boas práticas agrícolas ajudam a diminuir o efeito estufa.

42 COMÉRCIO

Cachaça de Paraty. Tradição e qualidade contribuem para o selo de Indicação Geográfica do produto.

Café com qualidade. Segunda bebida mais consumida no mundo, os grãos de café têm rigorosas regras de produção, seleção e processamento.

16 PRODUÇÃO

Expansão verde. Agora é lei: ampliação da produção de cana-de-açúcar deverá ocorrer sem desmatamento.

Usinas mostram como é possível aliar preservação com viabilidade econômica.

Árvores que dão sustento. Terceiro item na pauta das exportações do agronegócio em 2008, o mercado florestal está em expansão no Brasil.

Tiragem: 40 mil exemplares

acsgm@agricultura.gov.br
Terra Brasil. Ano 1, n.1 (dez. 2008)-– Brasília : Ministério da Agricultura,
Pecuária e Abastecimento
v. ; 27 cm.
Quadrimestral
ISSN 1984-204X
1. Agricultura. I. Brasil. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Distribuição Assessoria de Comunicação Social Assessoria de Comunicação Social. I. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

AGRIS A01

Terra Brasil Dezembro/2009

Terra Brasil Dezembro/2009

Pecuária e meio ambiente em paz

O agronegócio sai da berlinda no desmatamento da Amazônia, com programas de monitoramento do avanço de pastagens e recuperação de áreas degradadas

ESPECIALmuito pouco tempo, não vamos vender boi se não houver mato”. A frase do pecuarista

Albênio Caldas, que administra uma fazenda de cria e recria de gado, em Marabá, no Pará, soa bem atual, mas é repetida por mais de dez anos. Com uma consciência ambiental de fazer inveja ao mais ferrenho defensor da natureza, o fazendeiro é capaz de parar a caminhonete no meio da estrada para recolher duas latas de refrigerante jogadas ao chão.

Ao desviar o veículo bruscamente para evitar que uma cobra seja atropelada, Caldas demonstra uma atitude que faz muita gente colocar em dúvida o antagonismo atribuído à atividade rural frente ao ambientalismo. E conhecimento sobre o tema é algo incontestável no mineiro que deixou a terra natal para criar nelores em uma propriedade onde a Floresta Amazônica permeia 6,6 mil hectares.

A fazenda tem hoje 54,16% de reserva florestal e 67% de Área de Preservação Permanente. Há dez anos, porém, antes de ser adquirida, apenas 36% estavam mantidos. “A gente sempre foi conservacionista. Já viemos com essa consciência, mas não porque a lei diz. Independentemente da lei, o que vale é a consciência”, enfatiza.

“Em

Terra Brasil Dezembro/2009

4 Terra Brasil

(Parte 1 de 13)

Comentários