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Guias e Dicas
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Curso de sketchup em portugues, Notas de estudo de Urbanismo

Apostila em portugues de sketchup 6 pdf

Tipologia: Notas de estudo

2010
Em oferta
30 Pontos
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Oferta por tempo limitado


Compartilhado em 26/02/2010

adriana-rubinger-4
adriana-rubinger-4 🇧🇷

4.6

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Baixe Curso de sketchup em portugues e outras Notas de estudo em PDF para Urbanismo, somente na Docsity! mini-curso SketchUp 6 1º edição Giovani Giacomini José Maurício de Barros Marcelo Barbano Trindade Thiago Dias Leite mini-curso SketchUp 6 1º edição Giovani Giacomini José Maurício de Barros Marcelo Barbado Trindade Thiago Dias Leite Viçosa - MG outubro 2007 Copyleft: José Maurício de Barros Marcelo Barbano Trindade Thiago Dias Leite Este material não possui copyright. Pode e deve ser reproduzido para fins não comerciais no todo ou em parte, além de ser liberado sua distribuição, preservando os nomes dos autores. As opniões aqui emitidas são de inteira responsabilidade dos autores. É permitido a utilização deste material para aplicação de cursos. É proibida a venda deste material, somente é permitido a distribuição gratuita. Este material faz parte do Mini-Curso SketchUp 6, aplicado no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Viçosa (DAU-UFV). Parte das imagens expostas aqui são do Guia de Referência do SketchUp e do site www.sketchup.com Para comentários favor entrar em contato com: José Maurício de Barros e-mail: Giovani Giacomini e-mail: Marcelo Barbano Trindade e-mail: Thiago Dias Leite e-mail: Dedicatória: Agradecemos a Larry Page, a Sergey Brin, a FeNEA (Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo) e aos acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Viçosa. Giovani Giacomini zembarros@gmail.com jacurino@gmail.com marcelotrindade_arq@yahoo.com thiagoleit@gmail.com Páginas1 - INTRODUÇÃO No sistema de páginas no SketchUp premite salvar diferentes vistas, configurando filtros, funcionando como O SketchUp foi desenvolvido para a concepção de projetos, caminhamento para a produção de vídeos.não sendo nem CAD, nem um modelador tradicional e nem um renderizador. É um software para exploração de idéias e sintetização Performance e OpenGLde informações com excelente apresentação. A performace 3D no SketchUp está relacionada com a placa Algumas premissas ajudam a compreender o programa: de vídeo e o processador do computador. O ideal é que a placa de vídeo tenha aceleração por OpenGL (placas NVIDIA) e o Geometria do SketchUp processador seja o mais rápido possível.A premissa do SketchUp é ser um ambiente de estudo 3D originado do 2D, linhas e faces. Pode formar um modelo extremamente preciso, ou bruto e simplificado, permitindo flexibilidade na esolha dos detalhe e abstração que desejar. Seus elementos básicos são as linhas (arestas) e faces. As linhas se conectam entre si ora formando planos com as linhas co- planares, ora formando elementos completamente maleáveis através de uma malha de linhas, que se mantem ligadas à geometria ao redor delas, tornando o desenho “inteligente”, permitindo dar um alto nível de flexibilidade. As goemetrias originadas tendem formar um único objeto, que através de recursos de agrupamentos e componentes são facilmente separados e organizados. Simplismente desenhe Diversas e poderosas formas de criação se escondem por trás de ferramentas simples, tornando o ambiente 3D tão natural quanto usar uma prancheta ou imaginar o espaço. Organização por entidades No SketchUp, a organização de entidades no modelo se da muito mais pela formação de grupos e componentes, em conjunto com os layers. Cirar um grupo é como definir uma porção da geometria do todo, sendo aos componentes atribuídas várias propriedades, algo parecido com os blocos no CAD. Visualização Grande parte do tempo gasto se passa na busca pela melhor visualização. Por este motivo seu manejo foi simplificado na utilização do mouse (scroll) e a tecla shift. As ferramentas de visualização podem ser acessadas rapidamente e em conjunto com qualquer outro comando de edição ou desenho. Com a prática se torna natural se movimentar pelo modelo 3D. in tr o d u çã o 5 2 - INTERFACE A interface do usuário de SketchUp é projetada para ser simples e fácil de usar. As barras são customizáveis, adicionando com o menu View > Toolbars e Window. in te rf a ce 6 Interface Default Interface Personalizada Barras de ferramentas Conjunto de ferramantas e controles Barra de título Cotrole do Windows (fechar, minimizar e maximizar) e nome do arquivo Menus File, Edit, View, Camera, Draw, Tools, Window, Plugins, Help Barra de status Exibe informações sobre a função em ação Área de desenho Espaço 3D, onde se cria o modelo, identificado pelos eixos de coordenadas Caixa de controle de valor (VCB) Exibe informações dimensionais para criação e modificações 2.1 - MENUS in te rf a ce 7 File - controles semelhante a maioria do programas. Export - possibilita exportar modelo tridimensional e bidimensionais em diferentes formatos de arquivo, facilitando migração para outros softwares. Edit - menu de edição possibilita criar e editar grupos, componentes e linhas de construção, copiar e colar, travar. É poss íve l c r i a r ob je tos complexos através da interseção entre diferentes formas, criando extremidades onde os elementos se cruzam. Sub-menu ou menu de contexto, permite a edição possível dos objetos selecionados, equivalente as opções do botão da direita do mouse na mesma situação. View - as opções relacionada com a visualização permitem alterar tanto a forma de exibição quanto seu ponto de vista. Exibe todas as barras de ferramentas. Exibe: - linhas de construção de superfícies complexas - planos de cortes - cortes - eixos - guias - sombras - estilos 2.3 - CAIXAS DE DIÁLOGO 2.4 - SISTEMA DE COORDENADAS As caixas de diálogo do SketchUp são d inâmicas, permit indo desenvolver o t ra ba l ho c on t i nuamen t e , real izando mudanças sem i n t e r r u p ç õ e s . S e u posicionamento é bem variado, pe rm i t i ndo f á c i l a ces so , minimização e encaixe. No capítulo 11 serão detalhadas todas as caixas de diálogo. As caixas podem ser minimizadas e maximizadas clicando nas barras de título, p o s s i b i l i t a n d o a s s i m , agrupamentos em pilha. Cada c a i x a p o s s u i s u a s particularidades e opções. Conforme o tipo de placa de vídeo é possível trabalhar com dois monitores simultaneamente, com as caixas de diálogo constantemente abertas e a área de trabalho liberada. Esta opção pode ser configurada nas Propr iedade de Vídeo do Windows. 2.5 - AUXÍLIO A CONSTRUÇÃO No Sketch Up existe um sistema que auxilia a construção de modelos precisos e realistas, localizando ou deduzindo pontos estratégicos, funcionando como a ferramenta OSNAP do CAD. A op ção apa r e ce automaticamente conforme a necessidade de identificar pontos significativos da geometria, identificada por cores diferentes. A busca de pontos está relacionada com a forma: ponto, linha e plano, ou conbinações. O sistema de coordenadas do SketchUp baseia-se em 3 eixos coloridos, equivalentes a XYZ do CAD (X - vermelho; Y - verde; Z - azul). Permite perceber melhor o espaço 3D enquanto se trabalha. É possível mover o ponto de origem e os sentido dos eixos conforme a necessidade de trabalho. Assim, o ponto de referência pode ser transferido facilmente para um novo plano de trabalho. Clicando com o botão da direita no ponto de origem é possível resetar a posição dos eixos, esconder, realinhar. É possível modificar com precisão a posição dos eixos. in te rf a ce 10 3 - FERRAMENTAS PRINCIPAIS São as ferramentas mais frequentimente usadas. Paint Bucket Tool Shift = Matching Ctrl = Connected Shift+Ctrl = Object Alt = Sample Paint Eraser Tool Shift = Hide Ctrl = Soften/Smooth Delete Select Tool Shift = Toggle Ctrl = Add Shift+Ctrl = Subtract Right to Left = Crossing Selection Left to Right = Window Selection Ctrl+A = select all Ctrl+T = deselect all 4 - FERRAMENTAS DE DESENHO São as ferramentas de criação de objetos. Line Tool Shift = Inference Lock VCB: Number = Length A ferramenta de linha também é usada para dividir e juntar. A combinação de linhas coplanares formam faces. Com as opções do botão da direita do mouse é possível dividir o segmento em partes iguais, tendo como referência sua prórpia dimensão. O comprimento das linhas é definido através da VCB, permitindo entrada do valor linear ou por coordenadas - coordenadas absoluta [x,y,z] ou coordenadas relativas <Xm,Ym,Zm>. Arc Tool VCB: Number = Bulge VCB: Number+s = Segments VCB: Number+r = Radius Os arcos possuem três caracterísiticas: ponto de partida, ponto final e protuberância. O número de segmentos, a distância entre suas extremidades e o comprimento da pretuberância são indicados no VCB. Freehand Tool Shift = Draw 3D Polyline Desenho irregular à mão livre. VCB: Length, Width Rectangle Tool Circle Tool VCB: Number+s = Segments VCB: Number+r = Radius Polygon Tool VCB: Number+s = Segments VCB: Number+r = Radius fe rr a m en ta p ri n ci p a l 11 Rotate Tool Ctrl = Copy VCB: Number = Angle VCB: Rise:Run = Slope 5 - FERRAMENTAS DE MODIFICAÇÃO Shift = Inference Lock Ctrl = Copy Alt = Auto-Fold VCB: Number = Distance Move Tool É usada para mover, extender e copiar. Com o ALT acionado há liberdade de movimento. As cópias torna-se múltiplas digitando Nx ou N* e divididas digitando N/. Esta ferramenta equivale a função matriz no CAD, muito últil em repetições. É usada para girar, extender, torcer e copiar ao longo de um caminho circular. Assim como na função de mover, é possível fazer cópias múltiplas ou divididas. São as ferramentas para modificação de objetos existentes. Scale Tool Shift = Toggle Uniform Ctrl = About Center VCB: Number = Scale Factor VCB: Number w/ units = Length Push/Pull Tool Double-Click = Repeat Ctrl = New Face VCB: Distance Permite puxar ou empurar faces, adicionando ou subtraindo volumes, não funcionando enquanto a vista estiver em modo aramado (wireframe). A ação tende a acabar caso a parte extrudada force seu limite. Follow Me Tool Alt = Use Parameter of Surface as Path Permite estender uma face ao longo de um caminho e cria sólidos de revolução. Digitando valor negativo se espelha o objeto. fe rr a m en ta d e m o d if ic a çã o 12 Drape Tool Permite projetar desenhos bidimensionais sobre uma superfície 3D. Add Detail Tool As malhas são formadas por triangulação, que podem ser ajustados através de seus vértices, melhorando a suavização. Flip Edge Tool As malhas são formadas por triangulação, que podem ser ajustados através de seus vértices, melhorando a suavização. fe rr a m en ta s sa n d b o x 1510 - FERRAMENTAS DE CORTES Cria, controla e modifica ferramenta de corte. 11 - FERRAMENTAS SANDBOX Permite criar uma malha a partir de curvas no espaço, por processo de triangulação Sendbox From Contours Tool Sendbox From Scratch Tool Cria uma malha plana para ser editada, ideal para criação de terrenos sem base de dados, possibilitando interpretação do relevo. A dimensão da malha é especificada na VCB. Smoove Tool Possibilita esculpir a malha no sentido vertical, através da seleção de pontos, arestas e faces da área adjacente selecionada. A seleção pode ser manual ou radial. Stamp Tool Cria platôs no terreno para receber as bases de outro objeto, como a área de uma casa. Pode-se configurar o valor de off-set do talude na VCB. Cria e manipula superfícies: terrenos, objetos “orgânicos”, superfícies complexas. Para o habilitar essa barra de ferramenta use o menu (Window > Preferences > Extensions). 12 - CAIXAS DE DIÁLOGO Diversas caixas de diálogo permitem gerenciar e configurar no SketchUp. Aqui foram abordadas seguindo a ordem do menu. 12.1 - MODEL INFO A caixa Model Info permite ajustar diversas configurações do modelo em desenvolvimento, através de vários painéis. ca ix a s d e d iá lo g o 16 Animation Cria os parâmetros do “ s l i d e s h o w ” e d e animações. A transição entre páginas determina o tempo de sucesão das páginas. Scene delay determina o tempo de movimento entre as páginas. Components Modifica a aparência da edição dos grupos e componentes e exibição de seus eixos. Dimensions Altera a forma das cotas: texto, extremidades, sentido de apresentação, visualização variando em relação ao ponto de vista e tamanho. File Exibe informações sobre o arquivo ou componente, que funciona como um arquivo dentro de outro. Location A localização do seu projeto é importante para simulação solar. Existe um banco de dados do p r óp r i o programa com várias cidades do mundo, mas também é possível locar qualquer lugar entrando com os dados de latitude e longitude. O norte é orientado, podendo ser exibido em laranja. 12.2 - ENTITY INFO Exibe propriedades das entidades selecionadas, permitindo alterações. 12.3 - MATERIAL O SketchUp possui uma biblioteca de materiais agrupados em categorias, aplicada pela ferramenta balde de pintura, em qualquer face. Pode-se salvar a biblioteca em uso e carrega-la posteriormente, agilizando a escolha. Todo material escolhido passa a fazer parte do arquivo, podendo ser apagado caso necessário. Os materiais que estão em uso possuem um triângulo branco no canto direito inferior. A superfície completa preenchida com determinado material pode ser calculada, recurso muito útil para estimar custos, função acessível através do botão da direita do mouse. Caso haja necessidade de substituir um material já aplicado é possível selecionar todas as faces que estão usada e aplicar um novo. Novos materiais podem ser adicionado na forma de arquivo de imagem. Cria e edita materiais. Qualquer cor ou textura pode ser carregada e ajustada conforme a necessidade. Diversas opções estão disponíveis, tipo de cor, cor da textura, dimensão do mapeamento da textura e transparência. ca ix a s d e d iá lo g o 17 Units Determina a unidade de trabalho. É possível trabalhar com diferentes unidades num mesmo mode lo desde que especificando no VCB. È possível configurar a precissão, a exibição do formato da unidade e ângulos. Statistics Permite verificar no arquivo vários dados e efetuar uma limpeza de ent idades que não estejam sendo usadas. Text Configura o texto e sua linha de chamada. p re fe rê n ci a s 2012.13 - SYSTEM PREFERENCES O SketchUp permite configurar diversos itens relativos ao comportamento do programa, agindo sobre todos os arquivos independentemente de suas configurações originais. Drawing Configura formas de trabalhar com seleção e edição. Compatibility Configura sentido do scroll do mouse. Extensions Adiciona ou remove extensões do SketchUp (ferramentas complementares), como o Sandbox. Files Define as pastas usuais. General Configura preferências gerais, como tempo do auto-save, tamanho dos ícones e correção de problemas. OpenGL Configura opções de aceleração de vídeo. A linguagem OpenGL é largamente usada para jogos e depende da placa de vídeo. Uma boa placa de vídeo permite melhorar o funcionamento do Sketch Up. Shortcuts Define as teclas de atalho para a maioria dos comandos. É interessante manter a similaridade de comandos com o CAD, caso já se tenha familiaridade. Template Define a unidade de trabalho de um arquivo novo. 13 - EXPORTAÇÃO E IMPORTAÇÃO Vários mecanismos permitem a comunicação o SketchUp com outros programas e a saída do produto do trabalho, de forma que facilite o resultado final, seja importando, exportando ou apresentando. Exportação/importação 2D - imagem raster É possível exportar/importar como imagem raster nos formatos JPG, BMP, TGA, TIFF e PNG, sendo que a importação pode ser como uma face ou textura. Exportação/importação 2D - DWG/DXF É possível exportar/importar um desenho como vetor em formatos DWG/DXF, usado no CAD/COREL. Esta opção é muito útil para exportar um modelo 3D na forma 2D, como se fosse chapado e importar um desenho 2D do CAD servindo de base do desenho no SketchUp. Exportação 2D - PDF/EPS Funciona como no caso anterior, só que em formatos PDF ou EPS, que facilita a integridade do arquivo e dificulta manipulação posterior, além de serem amplamente utilizadas. Exportação 2D - Epix A exportação em formato Epix permite a imagem ter referências da visada, definindo seus pontos de fuga. Basicamente é usada no programa PIRANESI, que trata o desenho de forma única, melhorando consideravelmente a qualidade de apresentação (www.informatix.co.uk/piranesi). Exportação 2D - Section Slice Exporta as linhas de corte em formato DWG/DXF. Exportação 3D - 3DS Exporta o modelo 3D para utilização no 3D Studio. Exportação 3D - VRML Permite exportar modelo 3D numa linguagem de realidade virtual, muito usado na WEB. Exportação 3D - OBJ Arquivos OBJ é usado em programas da WAVEFRONT. São modelos Kaydara. Exportação 3D - XSI Modelo de arquivo Soft Image. Exportação/importação 3D - KMZ KMZ é a informação da tachinha no Google Earth, exportando dados do local e geometria do modelo do SketchUp Exportação/importação 3D - 3DS/DWG/DXF Exporta/importa modelo 3D para utilização no 3D Studio e CAD. Importação 3D - DEM Importa modelos de elevação digital contendo informações geográficas. Importação 3D - SHP Importa características geográficas usuais de Sistemas de Informação Geográfica - GIS. Animações Exporta animações baseado nas pages, em formato AVI e MPEG. Suas configurações também é definida no Model Info>Tourguide. Exportação 3D - FBX ex p o rt a çã o e i m p o rt a çã o 21 BIBLIOGRAFIA Comunidades de SketchUp no Orkurt SketchUp 3.096 - Manual de referência e Tutoriais, UNICENTRO IZABELA HENDRIX DA IGREJA METODISTA, Curso de Arquitetura e Urbanismo - Disciplina de Informática Aplicada à Arquitetura, Traduzido por: Cecília Santos Franco - Agosto / 2003. SketchUp User's Guide, ©Google Inc. 2006, 6/16/2006. http://sketchup.com/docs/ Quick Reference Card, ©Google Inc. 2006. http://sketchup.com/docs/ Dominando o AutoCAD 2000 Omura, George. Ed. Sybex. 1999 AutoCAD 2002 Barros, José Maurício de. Ouro Preto - MG - 2002 22Middle Button (Wheel): Click-Drag = Orbit Shift-Click-Drag = Pan Double-Click = Re-Center View Scroll = Zoom Right Button:Left Button: Click = Context MenuClick = Tool Operation C o p y rig h t G o o g le In c . 2 0 0 6 Select Tool (Spacebar) Ctrl = Add to selection set Shift = Toggle in/out of selection set Shift+Ctrl = Subtract from seleciton set Paint Bucket Tool (B) Ctrl+A = Select all Ctrl = Adjacent fill Shift = Replace Shift+Ctrl = Adjacent replace Alt = Sample material Eraser Tool (E) Shift = Hide Ctrl = Soften/Smooth Shift+Ctrl = Unsoften/Unsmooth Rectangle Tool (R) Line Tool (L) VCB: Length, Width Shift = Lock to current axis Arrow keys = Toggle axis lock VCB: Number = Length Arc Tool (A) VCB: Number = Bulge VCB: Number+s = Segments Circle Tool (C) VCB: Number+r = Radius Shift = Lock to current orientation VCB: Number+s = Segments VCB: Number = Radius Polygon Tool Shift = Lock to current orientation VCB: Number+s = Segments Freehand Tool VCB: Number = Radius Shift = Draw 3D Polyline Tape Measure Tool (T) Ctrl = Toggle create construction geom Arrow keys = Toggle axis lock Dimension Tool VCB: Number = Resize model Text ToolProtractor Tool Ctrl = Toggle create construction lines Axes Tool Move Tool (M) Section Tool Shift = Lock to current axis Arrow keys = Toggle axis lock Ctrl = Toggle copy Alt = Toggle auto-fold Push/Pull Tool (P) Ctrl = Toggle new starting face VCB: Number = Distance Double-Click = Repeat VCB: Number= Distance Scale Tool (S) Shift = Scale uniformly Ctrl = Scale about center VCB: Number = Scale factor Offset Tool (F) VCB: Number w/ units = Length Double-Click: Repeat VCB: Number = Length Orbit Tool (O) Shift = Pan Pan Tool (H) Ctrl = Free Zoom Tool (Z) Shift = Change field of view Follow Me Tool Alt = Use parimeter of surface Rotate Tool (Q) Ctrl = Toggle copy as pathVCB: Number = Angle VCB: Rise:Run = Slope Zoom Window Tool Zoom Extents Tool (Shift+Z) Previous New (Ctrl+N) Open (Ctrl+O) Save (Ctrl+S) Make Component Cut (Ctrl+X) Copy (Ctrl+C) Paste Erase Undo Redo Print Model Info Iso Top Front Right Back Left Wireframe Hidden Line Shaded Shaded With Textures X-Ray Q u ick R e fe re n ce C ard G e t C u r re n t View Toggle Terrain Place Model (Alt+Backspace) (Delete) (Ctrl+V) (Ctrl+Y) (Ctrl+P) Walk Tool Shift = Move vertically Ctrl = Run Alt = Walk through entities Position Camera VCB: Number = Eye height Tool Look Around Tool VCB:Number = Eye height Get Models Share Model
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