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Guias e Dicas
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Uso Racional de Medicamento, Notas de estudo de Farmácia

Uso Racional de Medicamento

Tipologia: Notas de estudo

2010

Compartilhado em 25/01/2010

janaina-campos-bandeira-7
janaina-campos-bandeira-7 🇧🇷

8 documentos

1 / 21

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Baixe Uso Racional de Medicamento e outras Notas de estudo em PDF para Farmácia, somente na Docsity! ENSINO PARA O USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS A Estratégia Brasileira para o Uso Racional de Medicamentos Clarice Alegre Petramale Anvisa: Agência Nacional de Vigilância Sanitária Conteúdo desta apresentação Evolução das Exigências Sanitárias para o Registro de Medicamentos Desafios na área de Medicamentos Propostas em Andamento Algumas estatísticas mundiais sobre EA a Medicamentos Fatores que propiciam a Ocorrência de EA a Medicamentos Ensino para o Uso Racional de Medicamentos Progressão da estratégia URM no Brasil ANVISA Medicamentos: Desafios Similares X Genéricos Fitoterápicos Homeopáticos Medicamentos inespecíficos Associações Irracionais Registro de medicamentos novos Bulas Apresentação Hospitalar Propaganda de Medicamentos ANVISA: Propostas em Andamento • Biodisponibilidade + Bioequivalência para Similares • Revisão de Associações Medicamentosas • Registro de “tipo 1” Medicamentos Inespecíficos • Registro para homeopáticos e fitoterápicos • Farmácias de Manipulação: controle de produção • Harmonização de Bulas: nacionais e internacionais • Bulas para consumidor e profissional de saúde • Monitoramento de Propaganda • Ensino para o Uso Racional de Medicamentos O Uso Racional de Medicamentos é preocupação mundial! Algumas estatísticas mundiais sobre EADs 18% dos EAD comprovados ocorrem por prescrição médica ou administração inadequadas (Leape et al, 1991) Erros de prescrição causam 56% dos EAD evitáveis (Bates et al, 1995) A maioria dos erros de prescrição são de dosagem (Leape et al, 1995) Distribuição das RAM por Classe Terapêutica (Medical Care, 38:261-271,2000.)Antibióticos 24,9% Agentes Cardiovasculares 17,4% Analgésicos 8,9% Anticoagulantes 8,6% Sedativos e hipnóticos 2,6% Agentes Antineoplásicos 1,4% Anti-asmáticos 1,3 Antidepressivos 0,9% Antipsicóticos 0,6% Anti-hipertensivos 10,4% Anticonvulsivos 0,4% Potássio 0,4% Outros 18,1% Desconhecidos 14,1% Fatores que propiciam a Ocorrência de EADs Interação de fármacos: 3 ou mais fármacos Prescrição de medicamentos novos A falta de uma disciplina de terapêutica clínica nas escolas médicas/odontologia/farmácia/enfermagem Ausência de Farmacêutico clínico em áreas críticas Prescrição manual/ilegível/incompleta Falta de esclarecimentos dos pacientes sobre a prescrição Atitude passiva dos pacientes Ausência de prescrição de medidas não medicamentosas( estilo de vida) Baixa Qualidade do processo produtivo, de distribuição e de armazenamento de Medicamentos Ensino para o Uso Racional de Medicamentos Baseado em Evidências Clínicas Segurança, Efetividade e Custo Consciência Crítica ( ensino , pesquisa e assistência) Problematização: relação médico-paciente ou gestor- comunidade Co-participação: o cliente faz parte do problema e da solução IDENTIFICAÇÃO DO EMITENTE, HOSPITAL DAS CLÍNICAS PACIENTE Vos cla ENDERE Ei o AMBULATÓRIO ps TRO HC. Série 2 7AT6Z RECEITA 1º VIA RETENÇÃO DA FARMÁCIA OU DROGARIA 2º VIA ORIENTAÇÃO AO PACIENTE XV 2 IDADE PRESCREVER EM NOME GENÉRICO, EM CUMPRIMENTO. AO DECRETO 79393 -MS U ga Es A aç da sgça ET s =s Ny ( lonom e E Sm CSI nO o Tom alcy pl lu ps. ot 9403 demais DATA IDENTIFICAÇÃO DO COMPRADOR IDENTIFICAÇÃO DO FORNECEDOR. NOME: IDENT. ORG. EMISSOR. ENDEREÇ: CIDADE: 14 TELEFONE: ( )) ASSINATURA DO DATA E FARMACÊUTICO Receita do Ambulatório “Esta via deverá ser destacada o anexada ao medicamento Série e 274762 SRA AEE E Receita Padrão! Ensino para o Uso Racional de Medicamentos “Curso Internacional sobre o Uso Racional de Medicamentos”, WHO, Departamento de Farmacologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Gröningen, Holanda “Enseñanza de Farmacoterapéutica Racional”, WHO, La Plata, Argentina, 1999 e 2000. Cursos URM na Graduação de Medicina, Odontologia e Farmácia • Residência Médica • Cursos para multiplicadores/ docentes e Avaliação Resultados • Gerenciamento racional de medicamentos e boas práticas de prescrição em hospitais sentinela • Capacitação de profissionais da rede básica e PSF • Capacitação de gestores do SUS • Estudos e pesquisas Perspectivas de Aplicação do URM Obrigada! Contatos Clarice Alegre Petramale: GVISS/Anvisa clarice.petramale@anvisa.gov.br Fone (61) 3448 1466/1282
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