Estação de tratamento de água - caerd rondônia

Estação de tratamento de água - caerd rondônia

(Parte 1 de 2)

1. INTRODUÇÃO

Nos centros urbanos a necessidade de infra-estrutura adequada para o funcionamento da sociedade de forma satisfatória é necessárioa instalação de serviços básicos como a implantação da rede de distribuição de energia elétrica, rede de distribuição de água entre outros serviços como estradas etc. No que diz respeito à distribuição de água tratada de forma adequadaexistem necessidades muito evidentes do uso de tecnologias mais avançadas visando aumentar a qualidadeda águacomo também melhorar a qualidade de vida dos consumidores.Para que se obtenha o sucesso dessa qualidade da água, é necessário que hajao trabalho técnicoe adequado nas atividades referentes ao tratamento da água.

A Companhia de Águas e Esgotos do Estado de Rondônia - CAERD, no município de

Colorado do Oeste, Rondônia,vemdesempenhado um papel muito importante no tratamento e distribuição de água,principalmente no que se refere à melhoria da qualidade daágua como também nos avanços em relação à distribuição de forma controlada, evitando, assim, o desperdício, sendo o maior problema em relação aos gastos desnecessários que poderiam ser economizados com o controle da aplicação dos produtos químicos e com energia elétrica.A empresa desempenha um papel social muito importante,pois a distribuição de água corresponde a um serviço essencial à população da cidade.

O estágio supervisionado realizou-se na Estação de Tratamento de Água - ETA, da

2-DESENVOLVIMENTO Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia no Estado de Rondônia. Durante omesmo, foram desenvolvidas atividades em campo como: tratamento da água,monitoramento da qualidade da água,dosagem da água, coletade água para análises laboratorial, lavagem dos filtros, lavagem dos decantadores e controle operacional para a captação e distribuição de água.

2.1. CARACTERÍSTICAS DA ETA DE COLORADO DO OESTE - RO

A cada duas horas (2:0) são realizadas as análises da água bruta, tratada e decantada. A

A estação de Tratamento de Água (ETA) de Colorado do Oeste tem como objetivo a captação e tratamento de água do Rio Sete voltas para a distribuição à população da cidade. O processo para o tratamento é feito por 4 (quatro) técnicos operadores que fazem plantões de doze (12:0) horas. vazão é feita dependendo de qual bomba ou bombas estejam em funcionamento (1, 2 ou 3).

É feito a leitura pH da água tratada e da água bruta (6,0 a 9,5);

É feito à análise de cor da água tratada (limite máximo de 15U.C.)

É feito o teste de turbidez da água tratada e da água bruta (limite máximo para a água tratada é de 5 UNT);

Durante os plantões de cada técnico é feito o relatório resumido dos seguintes itens:

É feito o teste residual de cloro para o controle da aplicação do mesmo (mínimo de 0,5 e máximo de 1,5mg Cl/L). Controle de lavagem dos filtros (Seis filtros. 8 minutos para a lavagem de cada filtro);

Paralisação do sistema;

Preparo dos produtos químicos;

Controle dos produtos químicos;

Dosagem dos produtos químicos;

Outras observações.

A estação de tratamento de água - ETA de Colorado do Oeste é tem seguinte estrutura em funcionamento:

6 (seis) filtros;

3 (três) decantadores;

Um floculador;

3 (três) bombas de captação de água;

3 (três) bombas de distribuição (recalque);

2 (dois) tanques para a dosagem de sulfato de alumínio [Aℓ2(SO4)] com 4 (quatro) mil litros cada;

2 (dois) taques para a dosagem de hipoclorito com 3 (três) mil litros cada;

Peagâmetro;

Turbidímetro;

Medidor de cor da água (Aquacolor);

Um destilador de água.

A água cobre 75% da superfície da Terra, segundo Richter e Azevedo Neto (1991),a

2.2. TRATAMENTO DA ÁGUA água salgada está presente nos mares e oceanos e representa 97,4% de toda a água. A água doce, portanto, não chega a 3%, sendo que 90% desse volume estãonas geleiras e o resto a rios, lagos e lençóis subterrâneos.As matas ciliares exercem importante papel na proteção dos cursos d'água contra o assoreamento e a contaminação com defensivos agrícolas, além de, em muitos casos, se constituírem nos únicos remanescentes florestais das propriedades rurais sendo, portanto, essenciais para a conservação dos mananciais (IBAMA, 1990).

Tratamento de Água é um conjunto de procedimentos físicos e químicos que são aplicados na água para que esta fique em condições adequadas para o consumo, ou seja, para que a água se torne potável. O processo de tratamento de água eliminavários tipos de contaminações, evitando a transmissão de doenças.

A Estação de Tratamento de Água (ETA) do Município de Colorado do Oeste tem
A água distribuida à população é submetida a uma série de tratamentos apropriados que

9 como objetivo a captação e tratamento de água do Rio Sete voltas, para a distribuição de água potável à população da cidade. reduz a concentração de poluentes até o ponto em que não apresentem riscos para a saúde humana. Cada etapa do tratamento representa um obstáculo à transmissão de infecções.

A primeira etapa é a coagulação, quando a água bruta, logo ao entrar na estação de tratamento, recebe uma dosagem de sulfato de alumínio[Aℓ2(SO4)]. Este elemento faz com que as partículas de sujeira iniciem um processo de união.

Segue-se a floculação, quando, em tanques de concreto, continua o processo de aglutinação das impurezas, na água em movimento. As partículas se transformam em flocos de sujeira.

A água entra em outros tanques, onde ocorre a decantação. As impurezas que se aglutinaram e formaram flocos, vão se separar da água pela ação da gravidade, indo para o fundo dos tanques ou ficando presas em suas paredes.

A próxima etapa é a filtração, a água passa por grandes filtros com camadas de seixos (pedra de rio) e de areia, com granulações diversas e carvão antracitoso (carvão mineral). Onde ficam retidas as impurezas que passaram pelas fases anteriores.

A água neste ponto já é considerada potável, mas para maior segurança contra o risco de infecções de origem hídrica, é feito o processo de desinfecção atravésda cloração, para eliminar germes nocivos à saúde e garantir a qualidade da água até a torneira do consumidor. Nesse processo pode ser usado o hipoclorito de sódio, cloro gasoso ou dióxido de cloro.

O passo seguinte é a fluoretação, onde é adicionado fluossilicato de sódio ou ácido fluorssilícico em dosagens adequadas. A função da fluoretação é prevenir e reduzir a incidência de cárie dentária, especialmente nos consumidores de zero a 14 anos de idade, período de formação dos dentes. No entanto esse processo não é feito na Estação de Tratamento de Água de Colorado do Oeste.

A última etapa do processo de tratamento da água é a correção de pH, quando é adicionada cal hidratada ou barrilha leve (carbonato de sódio) para uma neutralização adequada à proteção da tubulação da rede e da residência dos usuários.

Entre a entrada da água bruta na ETA e sua saída, já potável, decorrem cerca de 30 minutos.

2.3.PROCESSOS DO TRATAMENTO DA ÁGUA (CLARIFICAÇÃO)

Numa estação de tratamento de água, os processos ocorremnas seguintes sequências:

NOtratamento de água, a coagulação, a floculação, a decantação, a filtração, a desinfecção a fluoretação e a correção do pH, segundo Di Bernardo e Dantas (2005), é um conjunto de procedimentos físicos e químicos que são aplicados na água para que esta fique em condições adequadas para o consumo, ou seja, para que a água se torne potável. O processo de tratamento de água elimina os tipos de contaminações, evitando a transmissão de doenças. coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfecção, fluoretação e correção de pH.

Coagulação é um fenômeno decorrente de reações entre as substâncias que caracterizam a

2.3.1. COAGULAÇÃO água e o coagulante (sulfato de alumínio). Quando o coagulante se dissolve na água o alumínio que tem cargas positivas neutraliza as cargas negativas das substâncias que estão em suspensão ou dissolvidas (argila coloidal) na água, devido a uma série de reações físicoquímicas, formando o hidróxido de alumínio (coágulo), que é um precipitado insolúvel e gelatinoso. Nesta fase o coágulo é tão minúsculo que não é visível a olho nu.No tratamento em uma Estação a coagulação ocorre quando a água na sua forma natural (bruta) entra na ETA, ela recebe, nos tanques, uma determina quantidade de sulfato de alumínio.

A floculação é um fenômeno que ocorre após a coagulação (Costa, 1992). Os pequenos

2.3.2 FLOCULAÇÃO coágulos vão se aglutinando, geralmente em torno das partículas em suspensão (o que determina turbidez da água) que atuam com o núcleo de floculação, englobando materiais coloidais, matéria orgânica, bactérias e substâncias responsáveis pela cor. Esta fase caracteriza-se pela presença de flocos visíveis a olho nu. Durante a formação do floco ocorre o fenômeno de superfície (adsorção) que está intimamente relacionado com o movimento da água e a característica gelatinosa dos coágulos. A floculação ocorre em tanques de concreto com a água em movimento, as partículas sólidas se aglutinam em flocos maiores.

A Decantação é um fenômeno que consiste na deposição dos flocos pela ação da gravidade.
A ETA de Colorado do Oeste conta com 3 (três) decantadores de concreto, sendo que 2

2.3.3 DECANTAÇÃO OU SEDIMENTAÇÃO Tem como objetivo a remoção dos flocos formados na fase de floculação. A decantação é o processo mais comum no tratamento de água, onde os flocos com as impurezas e partículas ficam depositados no fundo dos tanques, separando-se da água. (dois) deles são armados com placas de amianto e um com placas de concreto. A possibilidade de causar prejuízos à saúde dos consumidores, devido às placas de amianto, foi descartada, segundo exames laboratoriais feitos pelos engenheiros químicos do laboratório central da companhia e por laboratórios independentes de Cuiabá-MT e Belém-PA. Os decantadores são lavados a cada 15 (quinze) dias de forma alternada para que não haja paralisação do sistema de tratamento da água.

A Filtraçãoé um fenômeno que consiste na separação do conteúdo sólido (flocos
A ETA de colorado do Oeste conta com 6 (seis) filtros do estilo padrão “Bloco Leopold

2.3.4 FILTRAÇÃO remanescentes) da parte líquida mediante a passagem através de substânciasporosas que são os filtros formados por carvão, areia e pedras de diversos tamanhos,onde as impurezas de tamanho pequeno ficam retidas no filtro.(Hammer, 1979). ou Viga Californiana”. O filtro é feito com 5 (cinco) camadas:

A primeira camada de 8 cm (oito centímetros) de seixos de 3/4 – 1/2mm.

A segunda camada de5 cm(cinco centímetros) de seixos de 1/2- 1/4mm.

A terceira camada de 5 cm (cinco centímetros) de seixos de 1/4 - 1/8mm.

A quarta camada de 15 cm (quinze centímetros) com carvão granulado com aproximadamente 1/8 – 2,362 m.

O fenômeno da filtração se processa em um ciclo de quatro fases: filtração mecânica

A quinta camada de 75 cm (setenta e cinco centímetros) de areia grossa. (coação), adsorção, floculação e sedimentação.

(Parte 1 de 2)

Comentários