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Estratégia a manufatura, Notas de estudo de Engenharia de Produção

Estratégia a manufatura

Tipologia: Notas de estudo

2010

Compartilhado em 09/02/2010

andrei-la-neve-11
andrei-la-neve-11 🇧🇷

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Baixe Estratégia a manufatura e outras Notas de estudo em PDF para Engenharia de Produção, somente na Docsity! F.E.I – Faculdade de Engenharia Industrial Mestrado de Engenharia de Produção _________________________________________Andrei La Neve ___ Formulando Estratégia de Manufatura Slack, N. Vantagem Competitiva em Manufatura / 2002 Capítulo 10 Objetivo ________________________________________ • O objetivo deste artigo é mostrar aos leitores, a importância da implantação de estratégias no setor de manufatura. Estratégia formal - Vale a pena ________________________________________ • Os gerentes de manufatura não estão acostumados a pensar, agir ou influenciar a organização de forma estratégica. Estratégia formal - Porque Vale a pena ? ______________________________________________ • Uma estratégia de manufatura formalmente construída dá a estrutura básica para garantir que as muitas políticas e decisões individuais ao longo da organização, apontem todas no mesmo sentido. O que deveria ser uma estratégia de manufatura? ______________________________________________ • Deveria ser apropriada: focada na estratégia corporativa. • Deveria ser abrangente: Envolve todas as áreas relacionadas a manufatura. • Deveria ser coerente: Mesma política e direção para todas as áreas relacionadas. • Deveria ser consistente no tempo: Manter por um periodo razoável de tempo. • Deveria ser acreditável: Vista pela empresa como algo atingível. Processo – Passo 1 _______________________________________________ • Na pratica acaba gerando: – Diferentes visões de objetivos estratégicos; – Não existência de uma estratégia formal de Marketing; – Incertezas sobre o mercado futuro; – Visões conflitantes entre lucratividade; Processo – Passo 1 _______________________________________________ • Os resultados gerados, devem ser: – Conjunto claro priorizado de objetivos de desempenho competitivo para produto ou grupo; – Visão do futuro que distinga entre as capacidades da função de manufatura; Processo – Passo 1 ________________________________________ • Os objetivos da manufatura deveriam ser determinados pelas necessidade do clientes; • As prioridades dos clientes deveriam ser a prioridade da manufatura • Os processos que ajudam a entender a visão do cliente são: – Ganhadores de pedido = aqueles nos quais a empresa deve atingir um nível mínimo de desempenho que vai qualificá-la a competir por um mercado; – Qualificadores = aqueles com base nos quais o cliente vai decidir quem vai ser seu fornecedor entre aqueles qualificados. – Menos Importantes = menos importantes em relações aos outros, isto é, só fará diferença quando os fornecedores excelentes nos demais itens. Processo – Passo 2 ________________________________________ • O passo 2, trata da visão da empresa sobre seus concorrentes. • Em um contexto estratégico, as medidas de desempenho somente adquirem significado quando comparadas com o desempenho dos concorrentes. Processo – Passo 2 ________________________________________ • Segue novamente uma escala de 9 pontos para os concorrentes, tratando-se de cada objetivo de desempenho. – Os quatro primeiros pontos, significa “consistente” e “consideravelmente” melhor que nosso concorrente. – O quinto e o sexto ponto, refere-se ao “aproximadamente” e “curta distância” atrás dos melhores concorrentes. – Os últimos pontos, significa “consistentemente” pior que nossos concorrentes. Processo – Passo 3 ________________________________________ • É elaborada uma matriz de desempenho e importância, considerando as duas escalas desenvolvidas nos passos 1 e 2. • Esta matriz permite identificar 4 zonas: – Zona de excesso de desempenho e baixa importância, – Zona apropriada de desempenho e importância, – Zona de melhoramento de ambos os fatores. – Zona de ação urgente em relação a desempenho e importância. Processo – Passo 4 ________________________________________ • A partir da matriz realizada no passo 3, é possível identificar as zonas de ação urgente e de melhoramento que exigem ações mais imediatas. • Este plano de ação precisa ser avaliado. Nesta avaliação são consideradas: – Aceitabilidade: Ele é eficaz? Como ele contribui para o atingimento do objetivo? – Viabilidade: O investimento financeiro está além do limite do orçamento?A operação tem pessoal suficiente? – Vulnerabilidade: Que riscos são inerentes ao plano? Processo – Passo 4 ________________________________________ • Agenda de implantação: Muito freqüentemente o fracasso vem no estagio de implantação, por isto segue as questões para estabelecer um plano para a implantação:  Quando começar: Comece quando todos os itens da agenda tenha sido estabelecidos e também quando a capacidade não esteja sobrecarregada.  Onde começar: comece onde voce pode conseguir os beneficios mais diretos ou onde acredita que está a melhor chance de sucesso.  Quão rápido andar: Depende se deseja obter um melhoramento “radical” ou “continuo”. Processo – Passo 4 ________________________________________  Como coordenar o programa:  O ambiente organizacional no qual o programa irá precisar lutar por atenção e por recursos deve ser previsto.  Planejar os recursos humanos que necessários para o programa.  Estabelecer marcos do progressos em cada área do programa. Introdução ________________________________________ • Industria de cerâmica artística de Porto Ferreira • Porto Ferreira é uma cidade do interior do estado de São Paulo à 220 Km da capital; • Em torno 50 mil habitantes • É considerada um pólo industrial produtor de peças de cerâmica artísticas; • Contém 103 empresas • Faturamento mensal de 8 a 10 milhões de reais. Introdução ________________________________________ – Um dos maiores desafios da industria cerâmica artística de Porto Ferreira está relacionada com a própria sobrevivência, pois seus produtos concorrem diretamente com produtos substitutos como a madeira, plásticos e outros e também com os concorrentes de outros países com tradição na fabricação e com domínio tecnológico. Objetivo ________________________________________ • Avaliar a industria de cerâmica artística de Porto Ferreira através da construção de uma matriz de importância - desempenho que compare o que os consumidores acham importante com o desempenho comparado aos concorrentes. • Restante visto no artigo.
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