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Estrutura - Apostilas - Bio Medicina, Notas de estudo de Biomedicina

Apostilas de Bio Medicina sobre a Estrutura de uma Monografia.

Tipologia: Notas de estudo

2013

Compartilhado em 03/04/2013

Aquarela
Aquarela 🇧🇷

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Baixe Estrutura - Apostilas - Bio Medicina e outras Notas de estudo em PDF para Biomedicina, somente na Docsity! SENAI – SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL SENAI BLUMENAU (NOME DO ALUNO) TÍTULO: SUBTÍTULO (SE TIVER) Blumenau 2004 NOME DO ALUNO TÍTULO DO TRABALHO Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao SENAI Blumenau, como requisito parcial à obtenção do grau de .....................em ....... Orientador: Prof. ........ Blumenau 2004 Dedicatória (opcional) O trabalho poderá ser dedicado a alguém (familiares, amigos ou outros) por meio da produção textual ou da menção da pessoa a quem se dedica. Deve ser utilizada uma página do relatório apenas para esta homenagem, alinhando-se o texto, preferencialmente, à margem inferior direita à 8cm da margem esquerda/justificado, sendo observado o parágrafo. Quando existir fonte, esta deve ser referenciada e alinhada à margem direita. Estilo da fonte: Times New Roman, tamanho 10, espaçamento entre linhas simples. Epígrafe (opcional) Elemento opcional, exposto após os agradecimentos, em folha distinta. Deve ser utilizada uma página do relatório apenas para esta homenagem, alinhando-se o texto, preferencialmente, à margem inferior direita à 8cm da margem esquerda/justificado. Quando existir fonte, esta deve ser referenciada e alinhada à margem direita. Estilo da fonte: Times New Roman, tamanho 10, espaçamento entre linhas simples. RESUMO Elemento obrigatório, é constituído por meio de uma seqüência de frases concisas e objetivas. Não deverá ultrapassar 500 palavras. O resumo deve ser produzido com fonte Times New Roman (12), em espaçamento simples e sem parágrafo. O resumo apresenta em primeiro lugar o objetivo do trabalho, seguido da metodologia empregada, os resultados e conclusões. LISTA DE ABREVIATURAS SIGLAS E SÍMBOLOS (opcional) Lista de abreviaturas e siglas (opcional) - Relação alfabética das abreviaturas e siglas utilizadas no trabalhos. CLP Central Lógica de Programação E-MAIL Electronic Mail FINEP Financiadora de Estudos e Projetos % Porcentagem ∆ Delta SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO ................................................................................................ .................... 8 2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.......................................................... ..........................9 3 DESENVOLVIMENTO DO TCC....................................................................................... 4 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS........................................................................ 5 DESCRIÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS.......................................................................... 6 CONSIDERAÇÕES FINAIS - PROPOSTAS/SUGESTÕES.......................................... GLOSSÁRIO............................................................................................................................... REFERÊNCIAS..................................................................................................................... ANEXOS ................................................................................................................................. 16 1 INTRODUÇÃO Esta parte do trabalho contém o relato da situação que foi pesquisada, seus objetivos e sua justificativa. Face a isto, os itens que compõem a introdução são: 1.1 Apresentação do Tema e Delimitação, 1.2 Objetivo Geral, 1.2.1 Objetivo Específico e 1.3 Justificativa (teórica e prática) do estudo. 4 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS Se no projeto o estudante apresenta “como” pretende atingir os objetivos específicos, no Trabalho de Conclusão de Curso deve ser descrito o que de fato foi realizado. Destaca-se nesta etapa o tipo de coleta de dados, o universo onde se deu a pesquisa, instrumentos utilizados, se for o caso, a população, o objeto de estudo, a amostra, o processo de amostragem, a forma e estratégia de coleta de dados e informações, as técnicas estatísticas empregadas nas análises, no caso de abordagem quantitativa, assim como as atividades realizadas antes, durante e após a coleta de dados e o referencial teórico, no caso de abordagem qualitativa. Uma forma eficaz para elaborar a descrição dos procedimentos metodológicos se dá por meio do comentário sobre cada etapa proposta no cronograma do plano ou projeto de TCC. “O relato inclui quaisquer desvios em relação ao plano inicial, tendo em vista as dificuldades de acesso aos dados ou tempo para concluir o planejado”. (ROESCH, 1999). 5 RESULTADOS – DESCRIÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS Inicialmente, neste capítulo, faz-se a apresentação dos dados, sua descrição e análise. É importante que o estudante considere o propósito inicial, o qual buscava responder algumas indagações, as quais deverão orientar sua descrição. Neste momento, o estudante poderá utilizar para a apresentação dos dados ilustrações e tabelas (desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, plantas, quadros). Porém, salienta-se que estes não devem exceder 20% da parte textual. É importante também frisar que todas as ilustrações ou tabelas devem ser analisadas. Nesse sentido, descrever os dados permite “configurar com clareza a situação atual ou o sistema existente na organização”. (ROESCH, 1999, p.187). A análise propicia a identificação da “situação problema”. Os dados obtidos devem ser relacionados com a teoria existente, a fim de possibilitar a verificação dos pontos críticos, problemas ou descobertas. Os resultados podem ser comparados a outros projetos, situação ou analisados à luz de modelos teóricos sobre o tema. 6 CONSIDERAÇÕES FINAIS Consolidando o capítulo final do Trabalho de Conclusão de Curso, este pode iniciar-se por um pequeno resumo do trabalho desenvolvido por meio dos objetivos traçados no plano. As conclusões referem-se aos dados e resultados obtidos na pesquisa . As propostas e sugestões são as contribuições do trabalho para a organização-alvo (empresa onde foi realizado ), uma vez que todos os trabalhos de caráter científico decorrentes da prática profissional interferem no contexto organizacional, possibilitando uma proposta de mudança que pode ou não ser implantada, em algum sentido para a organização-alvo. ANEXOS Os anexos são identificados por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos respectivos títulos. Exemplo: ANEXO A - Layout ANEXO B – Representação gráfica de contagem de células ESTRUTURA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) Apresentação dos elementos gráficos de acordo com a NBR 14724 – Apresentação de Trabalhos Acadêmicos Formato: • Papel branco, formato A4 (21cm x 29,7), • Texto deve ser digitado ou datilografado na cor preta, • As ilustrações podem ser coloridas • O projeto gráfico é de responsabilidade do autor do trabalho. Fonte: Recomenda-se a utilização de fonte 12 para o texto, e fonte 10 para os textos referentes às citações com mais de três linhas, notas de rodapé e legendas das ilustrações e tabelas. Margem: - margem superior - 3 cm; - margem inferior - 2 cm; - margem esquerda – 3, cm; - margem direita – 2 cm; Espaçamento: - Espaçamento entrelinhas deve ser 1,5; - Alinhamento da margem deve ser justificado; - Os títulos das subseções devem ser separados do texto que os precede ou os que os sucede por dois espaços duplos; - A citações de mais de três linhas, as notas, as referências, as legendas das ilustrações e tabelas, devem ser digitados em espaço simples. Paginação: Todas as folhas do trabalho, a partir da folha de rosto, devem ser contadas seqüencialmente, mas não numeradas. A numeração é colocada a partir da primeira folha da parte textual, em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha. Numeração progressiva: Adota-se a numeração progressiva no texto para evidenciar a sistematização do conteúdo do trabalho. Os títulos de uma seção para outra devem ser diferenciados, utilizando-se os recursos de negrito, itálico ou grifo, caixa alta ou versal, de acordo com a NBR 6024 – Numeração progressiva das seções de um documento escrito. Não se utiliza ponto, hífen, travessão ou qualquer indicativo de seção ou de seu título. Os títulos podem ser divididos em: 1 SEÇÃO PRIMÁRIA 1.1 SEÇÃO SECUNDÁRIA 1.1.1 Seção terciária 1.1.1.1 Seção quaternária 1.1.1.1.1 Seção quinária a) alínea b) ; c) . Sugestões para apresentação de títulos SEÇÃO Forma de apresentação Exemplo Primária Tipo: Times New Roman Tamanho: 12 Maiúsculas Negrito 1 METODOLOGIA Secundária Tipo: Times New Roman Tamanho: 12 Maiúsculas 1.1 NUMERAÇÃO PROGRESSIVA  Resultados – Descrição e Análise dos Dados  Considerações Finais Pós-textuais Complementam o trabalho  Referências (obrigatório);  Glossário (opcional)  Apêndice (opcional)  Anexos (opcional) Elementos pré-textuais Capa - A capa é a proteção externa de um impresso, é obrigatório. Nela devem estar transcritas as seguintes informações: - Nome da instituição - Nome do autor; - Título e subtítulo (se houver) - Local (cidade) e ano da entrega. Folha de Rosto - Nesta folha devem ser descritos os elementos essenciais à identificação da obra: - Nome(s) do(s) autor(es) - Titulo e subtítulo da obra - Nota explicativa sobre a natureza e objetivo do trabalho - Nome do orientador - Local (nome da cidade referente a apresentação do trabalho), - Data (ano de entrega) Folha de aprovação - Elemento obrigatórioa e deve ser constituído por: - Nome(s) do(s) autor(es); - Título e subtítulo do trabalho; - Nota explicativa sobre a natureza e objetivo do trabalho - Data de aprovação - Assinatura dos membros componentes da banca examinadora Sumário - É a numeração das principais divisões, seções e outras partes de um documento na mesma ordem em que a matéria nele se sucede. É identificado pela palavra SUMÁRIO escrita em letras maiúsculas e centrada no alto da página. Os itens são alinhados à esquerda e relacionados com o número das páginas alinhados a direita da área gráfica.. Elementos pós-textuais Referências - Fonte bibliográfica consultada, no todo ou em parte e usada pelo autor para escrever sua obra. Os itens da bibliografia são apresentados em ordem alfabética. Entre o enunciado de uma obra e outra, o intervalo é de uma linha de texto. As referências seguem a NBR 6023/2002. Glossário - Lista de termos utilizados no trabalho, seguido de seus conceitos. Deve ser apresentando em ordem alfabética. Sua apresentação é opceional Anexos - Documentos que completam o trabalho. Para sua apresentação os títulos devem ser indicados pela palavra ANEXO + letras maiúsculas consecutivas + travessão, seguida pelo título que identifica o documento. EXEMPLOS DE REFERÊNCIAS A referência é constituída de elementos essenciais e, quando necessário, acrescida de elementos complementares. Obedecem as ordens alfabéticas e devem ser reunidas no final do trabalho. Artigo de revista sem autor A primeira palavra do título do artigo em maiúsculo: subtítulo se houver. Título da revista, Local de publicação, v. 1, n. 1, página inicial e final, mês (abreviado até a terceira letra, exceto mês de maio por extenso ano. Exemplo: MAU Hálito. Revista da APCD, São Paulo, v. 5, n. 1, p. 57, jan./fev. 1999. Artigo de jornal com autor SOBRENOME, Nome. Título do artigo ou matéria. Título do jornal, local de publicação, dia mês (abreviado até a terceira letra, exceto mês de maio por extenso) ano. Número ou título do caderno, seção, suplemento, página inicial e final do artigo. Exemplo: ALVARES, Barbosa. O paradígma do novo milênio: em busca de novos ideais. Diário Catarinense. Florianópolis, 31 mar. 2002. Cultura, Regionalismo, p.6. Artigo de jornal sem autor A primeira palavra do título do artigo ou matéria em maiúsculo. Título do jornal, local de publicação, dia mês (abreviado até a terceira letra, exceto mês de maio por extenso) ano. Número ou título do caderno, seção, suplemento, página inicial e final do artigo. Exemplo: EXTREMO oeste vai sediar uma das nove agências de desenvolvimento regional. Jornal Regional, São Miguel do Oeste, 31 mar. 2001, Economia, p. 7. Documento eletrônico, online, disquete, CD-ROM Após a referência (livro, catálogo, capítulo, artigo, revista, etc.) acrescentar as informações do meio eletrônico: Disponível em: <http://www... >. Acesso em: dia mês abreviado ano. CD-ROM Disquete 3 ½ pol. Exemplos: MÜELLER, Suzana Pinheiro Machado. A pesquisa na formação do bibliotecário. Disponível em:< http://biblioteconomia.cbj.net.>. Acesso em: 19 ago. 2000. CONGRESSO BRASILEIRO DE ESCONOMIA E SOCIOLOGIA RURAL, 37.,1999, Fóz do Iguaçú. Anais... Brasília, DF: Sober, 1999. 1CD-ROM. Catálogo Entrada pela empresa ou instituição responsável em maiúsculo. Título do catálogo: subtítulo se houver. Local, ano. Tipo de documento. Exemplo: PIRELLI. Fios e cabos para instalações elétricas de uso geral: baixa tensão. São Paulo, 1989. Catálogo. Videocassete A primeira palavra do título em maiúsculo: subtítulo se houver.Responsável pela produção ou direção (nome na forma direta). Local: Produtora, ano. Tipo de material em unidades físicas tempo de duração entre parênteses, tipo de gravação, descrições físicas. Exemplo: TELECURSO 2000 Profissionalizante. Processo de fabricação. São Paulo, 1995. 20 videocasetes (120 min.), VHS, son., color. DESCRIÇÃO DOS ELEMENTOS – INFORMAÇÕES IMPORTANTES Local não indicado Abreviação da expressão sine loco, entre colchetes - [S. l.]: mas identificado: [Jaraguá do Sul]: Editora Como aparecer no documento, abreviando-se prenomes e suprimindo-se palavras que designam a natureza jurídica ou comercial, desde que dispensáveis. Não indicada: indicar a expressão sine nomine, abreviada entre colchetes – [s.n.] Ano 2002 [2002?] data provável [199-] década certa [19--] século certo [199-?] década provável [19--?] século provável CITAÇÕES: É a menção, no texto, de uma informação extraída de outra fonte. Citações Diretas, Literais e Textuais Transcrição literal de outra fonte. Cópia fiel do texto, respeitando a ortografia e a pontuação originais. Podem ser: CURTA: até três linhas, inseridas no texto entre aspas. Exemplo: A análise literária deve ser feita com critérios, para Moisés (1996, p. 21) “Ler bem um romance vai muito além de conhecer o seu enredo e não é fácil como parece”, procurando uma leitura detalhada e esmiuçada do texto. LONGA: com mais de três linhas, deve constar em parágrafo isolado, com recuo de margem à esquerda de 4cm, com fonte 11, sem aspas. Exemplo 1: O nosso cérebro funciona como um supercomputador de multi- freqüência, inclusive interdimensional, e também é um gerador e receptor de ondas numa grande variedade de freqüência, fato já pesquisado e explorado desde a década de 50. (ROMO, 2000, p.96). Exemplo 2: Segundo Barthow (1999, p. 32):
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