Composição do Índice de Cidadania Parcial 2

Composição do Índice de Cidadania Parcial 2

RELATÓRIO PARCIAL DE BOLSISTA

PROGRAMA FAPEAM

Programa Integrado de Pesquisa Científica e Tecnológica/PIPT

N. DO EDITAL

009/2007

MODALIDADE DE BOLSA

Iniciação Científica - IC

NÍVEL

( ) NÍVEL A ( ) NÍVEL B ( ) NÍVEL C ( X ) NÍVEL ÚNICO

É OBRIGATÓRIO PREENCHIMENTO DO PROGRAMA, BOLSA E NÍVEL.

1. DADOS DO BOLSISTA (não omita ou abrevie nomes)

NOME:

Iurych Nicolau Barros Bussons

E-MAIL:

iurych@msn.com

CPF:

825.005.172-68

PASSAPORTE (ESTRANGEIRO):

ENDEREÇO DE CORRESPONDÊNCIA:

Rua Olinto Cabral de Vasconcelos

BAIRRO:

Planalto

CEP:

69044-260

CIDADE:

Manaus

ESTADO:

AM

TELEFONE:

(92) 3082-6170

CELULAR:

(92) 8102-1509

FAX:

2. PROJETO DE PESQUISA EM QUE O BOLSISTA DESENVOLVE ATIVIDADES

COORDENADOR / ORIENTADOR:

Ana Cristina Belarmino de Oliveira

TÍTULO DO PROJETO:

Aspectos socioeconômicos do cultivo comunitário de tambaqui (Colossoma macropomum) em tanques-rede como alternativa produtiva sustentável na RDS do Tupé

TÍTULO DO PLANO DE TRABALHO DO BOLSISTA:

Composição do índice de cidadania das comunidades da RDS do Tupé.

INÍCIO:

01/07/2008

TÉRMINO:

01/08/2010

PERÍODO A QUE SE REFERE ESSE RELATÓRIO:

01/03/2010

3. DADOS DO COORDENADOR / ORIENTADOR

E-MAIL:

acbolive@ufam.edu.br

ENDEREÇO DE CORRESPONDÊNCIA:

Faculdade de Ciências Agrárias/Departamento de Ciências Pesqueiras (DEPESCA)

BAIRRO:

Coroado

CEP:

69077-000

CIDADE:

Manaus

ESTADO:

AM

TELEFONE:

3647-4236

CELULAR:

9114-1788

FAX:

3647-4053

4. INSTITUIÇÃO ONDE O BOLSISTA DESENVOLVE ATIVIDADES

INSTITUIÇÃO:

Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

UNIDADE E DEPARTAMENTO:

Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) Departamento de Ciências Pesqueiras (DEPESCA)

ENDEREÇO:

Av. Gen. Rodrigo Octávio Jordão Ramos, 3000, Campus Universitário

TELEFONE:

3647-4236

FAX:

3647-4053

5. INFORMAÇÕES DA BOLSA CONCEDIDA

INÍCIO:

01/07/2008

TÉRMINO:

01//08/2010

PERÍODO CONCEDIDO (MESES):

24 Meses

ALTERAÇÕES:

( ) BOLSA CANCELADA A PARTIR DE: / /

( ) SUBSTITUIÇÃO DO BOLSISTA (NOME) A PARTIR DE : / /

( ) BOLSA RENOVADA A PARTIR DE: / /

( x ) NÃO HOUVE ALTERAÇÕES

JUSTIFIQUE A ALTERAÇÃO:

6. OBJETIVOS PROPOSTOS NO PLANO DE TRABALHO(máximo 15 linhas- não alterar formatação)

OBJETIVO GERAL:

Construir o índice de cidadania em seis comunidades da RDS – Tupé para fornecer dados primários sobre a qualidade de vida local.

Levantamento bibliográfico

Resgate histórico sociocultural das comunidades da RDS Tupé.

Realização de Visitas à comunidade de São João do Tupé, junto à equipe da UFAM para familiarização com a região e população local.

Elaboração dos questionários para a construção do índice de cidadania e aplicação prévia na comunidade de São João do Tupé, para capacitação prática da efetivação de entrevistas com a comunidade.

Fazer um diagnóstico geral (sobre saúde, educação e renda) da comunidade mediante observação não participante, mediante a conversa informal, tabular os dados do levamtamento.

7. RESULTADOS OBTIDOS (máximo 30 linhas - não alterar formatação)

Realização de Visitas as comunidades da RDS-Tupé.

Para esta análise foram realizados levantamentos de dados preliminares através de visitas nas 6 comunidades para coleta de informações necessárias na elaboração de questionários pertinentes ao cálculo do Índice de Cidadania do Piatam – ICP. Este índice tem como objetivo expressar a qualidade de vida dos ribeirinhos residentes nas comunidades de São João do Tupé, Julião, Colônia Central, Livramento, Tatulândia e Agrovilla. O ICP é composto por 05 variáveis hierarquizadas, a partir do grau de importância dada a cada uma em que o somatório do resultado obtido deve oscilar entre “0 e 1” sendo calculados pela seguinte fórmula:

ICP = ∑ (Rc + Ac +S c + E c + OS)/nC

Onde:

ICP = índice de Cidadania Piatam;

Rc = Renda comunitária

Ac = Alimentação comunitária

Sc = Saúde comunitária e escolaridade comunitária

Ec = Escolaridade comunitária

OS = Organização social

nC = número de comunidades

As variáveis recebem valores decimais hierarquizados, tendo renda = (0,3); alimentação= (0,2); saúde (0,2), escolaridade = (0,2); organização social = (0,15), que somados obtêm - se o ICP.

Até o momento foram aplicados 23 questionários e suas aplicações serão intensificadas a partir do mês de setembro de 2009.

Anexo modelo do questionário aplicado nas comunidades.

Questionário do indice de cidadania da comunidade:_____________________________________________________

Data: __________________________ Entrevistador_____________________________________________________

  1. Entrevistado:_______________________________________(chefe de família ou mãe) idade:____________

Lugar que ocupa na família:________________________________________________________ Atividade ocupacional?___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Capitação de água para consumo doméstico ( )Chuva ( )Poço artesiano ( )Rio ( ) cacimba ( ) outros________?

Quantas pessoas moram com você?________________________________ Quantos contribuem com a renda familiar?______________

  1. Renda: Pontuação Máxima (0,3)

Categorias

Renda Familiar Mensal

Valor Decimal

A

Menos de R$ 100

0,00

B

R$ 101 a R$ 300

0,10

C

R$ 301 a R$ 500

0, 20

D

Acima de R$ 500

0, 30

Categorias

Renda Familiar Mensal

Valor Decimal

A

Menos de R$ 100

B

R$ 101 a R$ 300

C

R$ 301 a R$ 500

D

Acima de R$ 500

  1. Saúde: Pontuação Máxima (0,2)

Categorias

Assistência médica

Valor Decimal

A

Agente de Saúde

0,05

B

Remédio com Orientação médica

0,05

C

Vacinação em dias

0,05

D

Número de doenças (até 3)

0, 05

Citar as doenças:

Onde Tratou:_____________________________________________________________________________

Se saiu da comunidade para tratamento que tipo de transporte fluvial utilizou ( )própiro ( )comunitário

( )fretado. Quanto tempo leva para o hospital mais próximo?________________________________________________________________________________

Categorias

Assistência médica

Valor Decimal

A

Agente de Saúde

B

Remédio com Orientação médica

C

Vacinação em dias

D

Número de doenças (até 3)

Outras Observações:____________________________________________________________________________

  1. Alimentação: Pontuação Máxima (0,2)

Categorias

No de Refeições

Valor Decimal

A

Uma refeição

0,00

B

Duas refeições

0,10

C

Três refeições

0,20

Categorias

No de Refeições

Valor Decimal

A

Uma refeição

B

Duas refeições

C

Três refeições

  1. Grau de Escolaridade: Pontuação Máxima: (0,15)

Categorias

Grau de Escolaridade

Valor Decimal

A

Não estudou

0,00

B

Ens. fundamental

0,05

C

Ens. médio

0,10

D

Ens. Superior

0, 15

Categorias

Grau de Escolaridade

Valor Decimal

A

Não estudou

B

Ens. fundamental

C

Ens. médio

D

Ens. Superior

A escola da sua comunidade oferece até qual série?

O que é de maior necessidade em sua comunidade? O que está sendo feito em prol disso?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Outras Observações:__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

8. PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA GERADA PELO PROJETO, COM A PARTICIPAÇÃO DO BOLSISTA(*)

(*) Trabalhos individuais ou em cooperação, submetidos e/ou publicados.

QUANTIFICAR:

01 Trabalho apresentado no XIV ENAPET, entre os dias 13 e 17 de julho.

______ Artigos publicados em revistas especializadas.

______ Relatórios/notas técnicas.

______ Outra (especificar).

LISTAR COM REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA COMPLETA E INCLUIR CÓPIA (CAMPO ILIMITADO)

Alves F. C. C.; De Paula R. C. e Moreschi, S.2006. Montando o quebra-cabeça: a importância da administração do conflito no ambiente de trabalho Fernando jan./jun.

André, M. E.D. A.1995. Etnografia da prática escolar. – Campinas: Papirus.

Bell, J. 1989. Doing yor reserarch Project: A Guid the First-time Reserchrs in Education and Social Scienc 2. Reimp. Milton Keynes, England: Open University Press, 145p.

Scudeller, V. V.; Aprile, F. M.; Melo S.; Edinaldo, S. N.; 2005. Bio Tupé MeioFísico, diversidade biológico e sociocultural do baixo Rio Negro, Amazônia Central.

Thiollent, M.; 1997. Pesquisa-ação nas organizações. São Paulo: Atlas São Paulo.

Thiollent, M.; 1992. Metodologia da pesquisa-ação. 5. ed. São Paulo: Cortez.

Thiollent. M.; 1986. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez,.

Projeto Biotupé. 2003. Disponível em: HTTP//biotupe.inpa.gov.br./.Acesso em 10/07/03.

9. PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS

SEQ

NOME DO EVENTO

DATA

APRESENTOU TRABALHO?

1

Oficina de apresentação de trabalhos

Organização comunitária

27/06/2009

( X ) SIM

( ) NÃO

2

Associativismo

04/ 07 /2009

( X ) SIM

( ) NÃO

10. NO GERAL, EM TERMOS DE SUA CAPACITAÇÃO, AMADURECIMENTO E CRESCIMENTO PROFISSIONAL, COMO VOCÊ AVALIA AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS? (A SER RESPONDIDA PELO BOLSISTA, SE PERTINENTE À MODALIDADE DE BOLSA)

( ) ACIMA DAS EXPECTATIVAS

(x) CORRESPONDEU ÀS EXPECTATIVAS

( ) ACRESCENTOU POUCO

AVALIE, NUMA ESCALA DE 1 A 5 (SENDO 1= MUITO FRACA E 5 = EXCELENTE), OS SEGUINTES ITENS:

(5) Orientação recebida

(5) Infra-estrutura da Instituição

(5) Relacionamento com a equipe de pesquisa

(5) Quantidade e qualidade do trabalho desenvolvido

JUSTIFIQUE SUA AVALIAÇÃO, INDICANDO OS PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS

Aprendizagem recebida por todos os membros do projeto em meio a comunidade, trocando experiências, estreitando os laços sociais, mediante as dificuldades encontradas e citadas pelo comunitários nas áreas de saúde, alimentação e educação.

Negativos, abastecimento de água, falta de cursos técnicos, estes por sua vez encontrados somente em Manaus, tornando-se difícil o deslocamento diário Tupé-Manaus-Tupé.

11. PLANO DE TRABALHO E CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO PARA PRÓXIMA ETAPA(máximo 15 linhas- não alterar formatação)

As seis comunidades que fazem parte da RDS-Tupé São João do Tupé, Julião, Colônia Central, Livramento, Tatulândia e Agrovilla estão localizadas aproximadamente 25 Kilômetros em linha reta da cidade de Manaus, às margens do Lago do Tupé, está a comunidade São João do Tupé onde estão localizados os tanques-rede. O levantamento socioeconômico será feito mediante questionários, buscando forma um perfil de cada comunidade participante da RDS-Tupé.

Atividade

Setembro

Outubro

Novembro

Dezembro

Janeiro

Fevereiro

Levantamento Bibliográfico

P

P

P

P

P

P

Levantamento Socioeconômico de produção por ciclo

Aplicação de Questionários nas comunidades

P

P

P

P

P

P

Elaboração de relatório parcial

Elaboração do resumo e Relatório Final (ativ. obrigatória)

R= Realizado

P= Previsto

Ciência e tecnologia apoiando o desenvolvimento do Amazonas”

Rua Mário Ypiranga Monteiro (antiga Recife), 3280 - Parque 10 - CEP 69057-002 – Manaus/Amazonas

Telefone: (92) 3634-3344 / 3634-3389 / 3634-3629 – FAX: (92) 3642-8970

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