Educação Física, Desporto e Lazer. Uma proposta. orientadora das propstas educacionais-Federação nacional das APAEś

Educação Física, Desporto e Lazer. Uma proposta. orientadora das propstas...

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Proposta Orientadora das Açıes

Brasília, DF julho/2001

Ilustraçªo de capa:MARLIA DE ARAÚJO SILVA e PRISCILA FREITAS CAVALCANTE APAE: SO PAULO SP

Marília e Priscila construíram juntas sua arte para o Concurso de cartazes/2000 e seus talentos foram reconhecidos.

Um mundo mais feliz Ø o desejo de Marília, 17 anos, freqüenta o programa de Educaçªo Profissional da escola da APAE de Sªo Paulo.

Marília tem um ótimo relacionamento com seus colegas, por isso tem muitos amigos. Nas horas de folga, gosta de ouvir mœsica.

Que no mundo, todos fossem amigos e que as cidades fossem mais limpas e seguras , Ø o sonho de Priscila, da APAE de Sªo Paulo.

Priscila Ø líder da sua turma, alegre, extrovertida, apreciadora de cançıes românticas como as do grupo KLB. Gosta muito de reunir amigos para falar de seus segredos.

ParabØns, Marília e Priscila, que a vida lhes propicie um mundo feliz com muitos amigos.

E24Educaçªo física, desporto e lazer : proposta orientadora das açıes educacionais / coordenaçªo geral Ivanilde Maria Tibola. Brasília : Federaçªo Nacional das APAEs, 2001. 68 p.

1. Educaçªo especial. 2. Educaçªo física. 3. Desporto. 4. Lazer. I. Tibola, Ivanilde Maria. I. Federaçªo Nacional das APAEs.

CDU: 376

Programaçªo visual e diagramaçªo da Coleçªo Educaçªo e Açªo Samuel Tabosa de Castro

Quero o meu lugar ao sol e cedo ao sol um lugar no meio de meu corpo, onde me brota a vida

Freire (1988, p.191)

Dedicamos esta proposta a todas as pessoas portadoras de deficiŒncia atendidas pelas APAEs, por acreditarmos em seu potencial de aprendizagem e participaçªo, com a certeza de estarmos propiciando-lhes igualdade de oportunidades e, com isso, elevando suas expectativas existenciais.

Esperamos que seu conteœdo possa contribuir para a organizaçªo da prÆtica de Educaçªo Física Escolar, assim como o desenvolvimento de habilidades e competŒncias desportivas, de lazer e de convivŒncia social.

Agradecemos ao presidente e à diretoria da Federaçªo Nacional das APAEs, pelo apoio e autonomia de expressªo, aos presidentes das Federaçıes Estaduais que estiveram conosco por meio de seus coordenadores, ao MinistØrio da Educaçªo, por meio da Secretaria de Educaçªo Especial, à coordenaçªo pedagógica da Federaçªo Nacional das APAEs, aos coordenadores estaduais e regionais, e aos profissionais de Educaçªo Física que atuam ou nªo nas APAEs, pelos subsídios e colaboraçªo durante todo o processo de elaboraçªo e aprovaçªo desta proposta.

Agradecemos principalmente a Deus que nos concedeu força e luz para trilharmos nosso caminho. Rogamos que continue a iluminar nossas mentes para que possamos aprimorar a cada dia a missªo que a nós foi confiada.

DEDICATÓRIA5
AGRADECIMENTOS7
APRESENTAO1
1.EDUCAO FSICA E AS APAES: UM RELATO HISTÓRICO15
2. EDUCAO FSICA: MARCOS REFERENCIAIS18
HISTÓRICA21
4.A EDUCAO FSICA E AS PESSOAS PORTADORAS DE DEFICINCIA25
LAZER27
6.A ESTRUTURAO DA PROPOSTA DE EDUCAO FSICA29
6.1. Objetivos29
6.2. Valores e Atitudes29
6.3. Eixos Estruturadores30
7.EDUCAO FSICA ESCOLAR NAS ESCOLAS DAS APAES32
8. EDUCAO INFANTIL E EDUCAO FSICA34
8.1. Objetivos35
8.2.Aspectos a Serem Considerados no Desenvolvimento da Criança35
a) Desenvolvimento do Esquema Corporal36
b) Desenvolvimento Psicomotor36
Criança na Escola37
a)0 a 2 anos: Fase do Despertar do Eu-corporal32
b) Fase da Descoberta do Eu-corporal32

5.A PROPOSTA: JUSTIFICATIVA DA EDUCAO FSICA, DESPORTO E 8.3.Aspectos Gerais dos Conteœdos a Serem Aplicados em Cada Fase da 9

EDUCA˙ˆO F˝SICA, DESPORTO E LAZER: Proposta Orientadora das Açıes

EDUCA˙ˆO F˝SICA, DESPORTO E LAZER: Proposta Orientadora das Açıes

9.ENSINO FUNDAMENTAL E EDUCAO FSICA ESCOLAR39
9.1. Escolarizaçªo Inicial – Fase I41
a) Desenvolvimento do Esquema Corporal41
b) Desenvolvimento Psicomotor41
c) Conteœdos a Serem Trabalhados42
9.2.Escolarizaçªo e Profissionalizaçªo – Fase I4
a) Conteœdos a serem trabalhados46
10.AS MÚLTIPLAS AÕES DA EDUCAO FSICA NA ESCOLA DA APAE48
10.1. Conhecimento Corporal48
a)Coordenaçªo Dinâmica Geral (Coordenaçªo Motora)50
b) Coordenaçªo Viso-motora51
c) Motricidade Fina51
d) Lateralidade51
e) Equilíbrio52
f) Estruturaçªo Espaço-temporal52
g) Ritmo53
h) Tônus da postura54
10.2. Esportes, Jogos e GinÆstica5
10.3. Atividades Rítmicas e Expressivas56
1.EDUCAO FSICA, DESPORTO E LAZER: PROJETOS ESPECIAIS57
AVALIAO60
CONSIDERAÕES FINAIS63
REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS64

EDUCA˙ˆO F˝SICA, DESPORTO E LAZER: Proposta Orientadora das Açıes

A importância da prÆtica esportiva, valorizada desde a Antiguidade, vem merecendo especial atençªo em nossa sociedade atual. Nos tempos modernos, o hÆbito de exercícios regulares e a participaçªo em espaços esportivos favorecem nªo apenas o corpo, mas tambØm a mente, alØm de promover a integraçªo de pessoas e o aprimoramento dos grupos sociais.

No campo da Educaçªo e, particularmente, em nossas escolas especiais, a

Educaçªo Física vem sendo um agente modificador de comportamento, desenvolvimento e integraçªo do portador de deficiŒncia mental. Iniciando com as aulas de Educaçªo Física e evoluindo para a formaçªo de equipes esportivas que tªo bem vŒm representando nossas escolas no Brasil e no exterior o esporte vem sendo a mola propulsora de muitas mudanças, contribuindo, particularmente, para a melhoria da auto-estima de nossos alunos.

Considerando tais benefícios e, em cumprimento aos dispositivos da Lei de Diretrizes e Bases da Educaçªo, a Federaçªo Nacional das APAEs reuniu um grupos de profissionais, tØcnicos e consultores da Ærea de Educaçªo Física para a elaboraçªo desta proposta de trabalho, que propıe a integraçªo da Educaçªo Física à Arte e à Educaçªo Profissional, como forma de aprimorar o atendimento educacional em nossas escolas especializadas.

O presente documento propıe a inclusªo da Educaçªo Física escolar à

Proposta Pedagógica da escola e o aprofundamento e desenvolvimento de açıes das Æreas de educaçªo física, desporto e lazer por meio de projetos especiais, visando ao desenvolvimento de habilidades e competŒncias recreativas, desportivas, esportivas e competitivas como forma de buscar qualidade de vida para o portador de deficiŒncia, pelo qual tanto lutamos.

Flavio Arns

Presidente Gestªo 1999/2001

O documento Educaçªo Física, Desporto e Lazer: Proposta Orientadora das Açıes nasce da vontade de propiciar aos dirigentes e profissionais do Movimento Apaeano subsídios que orientem as atividades de Educaçªo Física, Desporto e Lazer desenvolvidas nas APAEs.

Inicialmente, Ø feito um relato histórico da Educaçªo Física nas APAEs do

Brasil, apresentando, na seqüŒncia, a caracterizaçªo dos marcos referenciais da Educaçªo Física, a evoluçªo histórica da oferta educacional para as pessoas portadoras de deficiŒncia, assim como da Educaçªo Física em termos constitucionais atØ chegar a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educaçªo Nacional.

Contextualizada a evoluçªo da Educaçªo Física, apresentamos a justificativa da proposta, os objetivos, os conteœdos, os eixos estruturadores, assim como a estrutura operacional e funcional da Proposta de Educaçªo Física, Desporto e Lazer para as APAEs, caracterizada em dois segmentos:

a)Educaçªo Física Escolar como componente curricular norteado pela LDB n” 9.394/96, integrada à Proposta Pedagógica das Escolas das APAEs; b)Educaçªo Física, Desporto e Lazer desenvolvida pela necessidade da prÆtica de atividades física, esportivas e recreativas de forma a contribuir para a qualidade de vida das Pessoas Portadoras de DeficiŒncia.

O primeiro segmento da proposta trata da Educaçªo Física Escolar, que insere seu desempenho na proposta curricular das escolas da APAE conforme níveis e modalidades de ensino propostos pela APAE Educadora:

1 Fase I Educaçªo Física para a Educaçªo Infantil (0 a 6 anos) 2 Educaçªo Física para o Ensino Fundamental e Educaçªo Profissional Fase I Escolarizaçªo Inicial 7 a 14 anos

Fase I Escolarizaçªo e Profissionalizaçªo acima de 14 anos

Destacam-se ainda no primeiro segmento trŒs níveis de atuaçªo para a

Educaçªo Física Escolar (nível I, nível I e nível II). Independentemente da idade ou da fase escolar em que se encontra, o aluno poderÆ ser inserido em um dos trŒs níveis, dependendo, portanto, de suas condiçıes momentâneas.

Nível I Estimulaçªo motora:

−Desenvolvimento do sistema motor global por meio da estimulaçªo das percepçıes motora, sensitiva e mental com experiŒncias vividas do movimento global. −Desenvolvimento dos movimentos fundamentais.

EDUCA˙ˆO F˝SICA, DESPORTO E LAZER: Proposta Orientadora das Açıes

EDUCA˙ˆO F˝SICA, DESPORTO E LAZER: Proposta Orientadora das Açıes

Nível I−Estimulaçªo das Habilidades BÆsicas

−Melhoria da execuçªo e aumento da capacidade de combinaçªo dos movimentos fundamentais.

−Desenvolvimento de atividades lœdicas coletivas, visando à adoçªo de atitudes cooperativas e solidÆrias, sem discriminar os colegas pelo desempenho ou por razıes sociais, físicas, sexuais ou culturais.

Nível I−Estimulaçªo Específica e Iniciaçªo Desportiva

−Aprendizagem e desenvolvimento de habilidades específicas, visando à iniciaçªo desportiva.

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