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Normas UNIUV 2008 (não imprimir esta folha)

Neste manual, são apresentadas as normas da ABNT para a elaboração de trabalhos acadêmicos. O objetivo é padronizar e unificar os procedimentos metodológicos de todos os cursos da UNIUV. Para isso, será exigido do acadêmico a normatização disposta nos modelos.

Várias modificações (resultado dofeedback de alunos e professores) com relação aos modelos do ano anterior (que devem ser descartados) podem ser percebidas, como mudanças na disposição gráfica e a inclusão de novas informações.

Este documento (Normas 2008) foi criado como modelo principal. Contém todas as regras e formatações, devendo ser consultado freqüentemente para a elaboração de qualquer outro modelo: TCC, monografia, artigo, resumo, resenha, trabalho simplificado, trabalho básico e trabalho completo (ver sobre os modelos pág. 20).

Todo o material está disposto no site da UNIUV (Normas UNIUV 2008) e será utilizado por todos os professores, em todas as disciplinas.

Qualquer dúvida ou sugestão/correção pode ser enviada para o e-mail roberto@hoffmann.adm.br

ANEXO21
ANO REPETIÇÃO26
APÊNDICE20
AUTOR ENTIDADE26
AUTOR DESCONHECIDO2 6
AUTOR REPETIÇÃO2 7
AUTOR VÁRIAS OBRAS26
AUTOR VÁRIOS26
CAPÍTULO LIVROS21
CITAÇÃO ANTES1
CITAÇÃO DA CITAÇÃO13
CITAÇÃO DE MAIS DE UM AUTOR14
CITAÇÃO DEPOIS1
CITAÇÃO DIRETA COM 4 OU MAIS LINHAS13
CITAÇÃO DIRETA DE ATÉ 3 LINHAS12
CITAÇÃO INDIRETA10
CITAÇÕES REVISÃO15
CITAÇÕES10
COMPILADOR29
CONCLUSÃO18
COORDENADOR29
DATA28
EDIÇÃO27
EDITORA28
ENTIDADE26
FORMATAR ALÍNEAS9
FORMATAR CITAÇÃO DIRETA13
FORMATAR NOTAS EXPLICATIVAS17
FORMATAR NÚMERO DE PÁGINAS5
FORMATAR SUMÁRIO2
FORMATAR TABELAS9
FORMATAR WORD30
GRÁFICOS6
GRAMÁTICA3
ILUSTRAÇÕES6
IMAGENS EM MOVIMENTO24
INTERNET23
INTRODUÇÃO3
LOCAL2 8
MODELOS UNIUV20
NOTA DE REFERÊNCIA16

ALÍNEAS ........................................................................................................ ................ 8 NORMAS UNIUV2008

NOTAS EXPLICATIVAS16
NUMERAÇÃO PROGRESSIVA4
ORGANIZADOR29
PAGINAÇÃO4
QUADROS7
REFERÊNCIAS BASE DE DADOS25
REFERÊNCIAS CD AUDIO24
REFERÊNCIAS CD-ROM25
REFERÊNCIAS CONGRESSOS E CONFERÊNCIAS2
REFERÊNCIAS ELABORAÇÃO26
REFERÊNCIAS E-MAIL25
REFERÊNCIAS ENTREVISTA24
REFERÊNCIAS FILME24
REFERÊNCIAS FITA DE VÍDEO24
REFERÊNCIAS INTERNET23
REFERÊNCIAS JORNAIS23
REFERÊNCIAS LISTAS DE DISCUSSÃO25
REFERÊNCIAS LIVROS CAPÍTULOS21
REFERÊNCIAS LIVROS21
REFERÊNCIAS PALESTRA25
REFERÊNCIAS PERIÓDICOS (REVISTAS)23
REFERÊNCIAS PROGRAMA COMPUTADOR25
REFERÊNCIAS TRABALHOS ACADÊMICOS21
REFERÊNCIAS TV E RÁDIO24
REFERÊNCIAS19
SEM AUTORIA26
SIGLAS29
SUMÁRIO1
SUPRESSÕES12
TABELAS7
TABULAÇÃO3
WORD ALÍNEA35
WORD CONFIGURAÇÃO3 0
WORD DICAS38
WORD ERROS COMUNS37
WORD FONTE32
WORD PÁGINA30
WORD PARÁGRAFO3
WORD TABULAÇÃO34

NOTAS DE RODAPÉ ........................................................................................................ 16 NORMAS UNIUV2008

1 INTRODUÇÃO3
1.1 NUMERAÇÃO PROGRESSIVA4
1.2 PAGINAÇÃO4
2 DESENVOLVIMENTO6
2.1 ILUSTRAÇÕES6
2.2 TABELAS E QUADROS7
2.3 ALÍNEAS8
2.3.1 Níveis de alíneas9
3 CITAÇÕES10
3.1 CITAÇÃO INDIRETA10
3.1.1 Antes da citação1
3.1.2 Depois da citação ou depois do parágrafo1
3.1.3 Antes e depois da citação ou parágrafo1
3.1.4 Diversos documentos e autores12
3.2 SUPRESSÕES12
3.3 CITAÇÃO DIRETA DE ATÉ 3 LINHAS12
3.4 CITAÇÃO DIRETA COM 4 OU MAIS LINHAS13
3.5 CITAÇÃO DA CITAÇÃO13
3.6 CITAÇÃO DE MAIS DE UM AUTOR14
3.6.1 Até três autores14
3.6.2 Quatro autores ou mais15
3.7 REVISÃO (CITAÇÕES)15
3.8 NOTAS DE RODAPÉ16
4 CONCLUSÃO18
5 REFERÊNCIAS19
APÊNDICE A – Modelos de trabalhos UNIUV 200820
ANEXO A – Exemplos de referência21
ANEXO B – Elaboração de referências26
ANEXO C – Configuração do editor de textos30

NORMAS UNIUV2008 1SEÇÃO PRIMÁRIA CAIXA ALTA NEGRITO

1.1 SEÇÃO SECUNDÁRIA CAIXA ALTA SEM NEGRITO 1.1.1 Seção terciária apenas primeira letra em caixa alta 1.1.1.1 Seção quaternária igual a terciária 1.1.1.1.1Seção quinaria igual a terciária

A marca de parágrafo¶cinza é visual, representa uma linha em branco.

ANEXO D – Arquivo modelo.dot ............................................................................ 39

(Word) Como elaborar listas e sumário automaticamente a)clicar no menu “Formatar”, “Tabulação”; b)na janela “Tabulação” preencher os seguintes dados: ?digitar 16 em “Parada de tabulação” e clicar no botão “Definir”; ? alinhamento: Direito;

?preenchimento: 2; c)clicar no botão OK.

Após configurada a tabulação, basta digitar o nome da seção E pressionar TAB.

Toda a linha será preenchida com pontos. Em seguida apenas digitar o nº da página (1, 2, 3 e não 01, 02, 03) e teclar [Enter] para ir para nova linha. Repetir para todas linhas

Após concluir, lembrar de configurar a tabulação para o padrão inicial:

a)clicar no menu “Formatar”, “Tabulação”; b)clicar no botão “Limpar tudo” E “Ok”.

NORMAS UNIUV2008

3 NORMAS UNIUV2008

Utiliza-se preferencialmente, em todo o trabalho, o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular (ex. evita, emprega, constitui, verifica) ou plural (ex. evitam, empregam, constituem, verificam). Opcionalmente pode-se redigir na primeira pessoa do plural (ex. evitamos, empregamos, constituímos, verificamos). Uma vez determinada a pessoa, esta deve ser mantida durante todo o trabalho. Aplica-se igualmente o verbo no infinitivo impessoal, sem sujeito (ex: evitar, empregar, constituir, verificar), além do uso da voz passiva pronominal (ex. evita-se, se empregam, constitui-se, verifica-se).

Incorreto: Eu acheidifícil encontrar algo sobre o tema, mas o pouco que encontrei me proporcionou certo conhecimento sobre o assunto. Percebi como o tema era importante, pois esses fatos me trouxeram uma nova forma de questionamento sobre a realidade.

Correto: Apesar da dificuldade de achar-se algo sobre o tema, o pouco encontrado proporciona um conhecimento básico sobre o assunto. Percebe-se sua importância pelo fato de trazer uma nova forma de questionar a realidade.

3) “onde cada capítulo possui um autor diferente”. “Onde” se refere a lugar

Alguns erros gramaticais/léxicos comuns em trabalhos acadêmicos: 1) “a pesquisa de campo foi excepcional”. Não utilizar juízo de valor (muito, menos, o maior, o melhor, maravilhoso, péssimo, ridículo, etc.); 2) “os resultados foram obtidos através da pesquisa”. “Através” só se refere a coisas físicas (através da floresta,o som através da parede) ou referente a tempo decorrido. Utilizar “por meio de”, “por via de”, “por”, “pela”, “pelo”; físico (onde deixei o livro), substituir por “em que”, se não for lugar. 4) Não utilizar expressões da moda, e evitar “em termos de”, “isto posto” (correto: posto isto), “devido ao fato de que” (correto: devido a, por causa de). Empregam-se: parênteses para indicar explicação, observação, reflexão ou comentário; fonte itálica para palavras estrangeiras; negrito ou sublinhado para destacar (usa-se com moderação). O parágrafo deve iniciar com um recuo de 1,25 cm (tecla Tab).

(word)menu “Formatar”, “Tabulação”; clicar no botão “Limpar tudo” e “Ok”.

4 NORMAS UNIUV2008

1.1 NUMERAÇÃO PROGRESSIVA ¶

Evidencia-se a sistematização do conteúdo do trabalho, pela adoção da numeração progressiva para as seções do texto.

Os títulos das seções primárias, por serem as principais divisões de um texto, devem iniciar em nova folha e após uma linha em branco.

O indicativo numérico de uma seção precede seu título, alinhado à esquerda, separado por um espaço de caractere. Os títulos das subseções devem ser separados do texto que os precede ou que os sucede por dois espaços 1,5.

Sempre uma seção primária deve iniciar uma página. Seções com pouco texto devem ser agregadas a outras. Evita-se encher o trabalho de seções com poucas linhas, para isto utilizam-se as alíneas. ¶

¶ 1.2 PAGINAÇÃO ¶

É contada seqüencialmente a partir da folha de rosto (a capa não é incluída), mas não numerada até o sumário.

É impressa a partir da primeira folha da parte textual (introdução). Utilizam-se algarismos arábicos, posicionando-os no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, ficando o último algarismo a 2 cm da borda direita da folha. O tamanho da fonte é 10.

O fato da numeração da capa não ser contabilizada, e a numeração das folhas constarem a partir da Introdução, faz com que muitos acadêmicos utilizem um procedimento comum: confeccionar a capa em um arquivo a parte, assim como outro arquivo com as folhas que não levam numeração. Mas isto pode ser evitado com a correta configuração do editor de textos.

1SEÇÃO PRIMÁRIA CAIXA ALTA NEGRITO 1.1 SEÇÃO SECUNDÁRIA CAIXA ALTA SEM NEGRITO 1.1.1 Seção terciária apenas primeira letra em caixa alta 1.1.1.1 Seção quaternária igual a terciária 1.1.1.1.1 Seção quinaria igual a terciária

5 NORMAS UNIUV2008

(Word 2003) Configuração da numeração de páginas

Seguir os passos: a)posicionar o cursor ao final da página de sumário e clicar no menu Inserir/Quebra de página.

Escolher a opção “Próxima página” e clicar OK; b)na nova página clicar no menu Inserir/Números de Páginas; c)escolher as opções: ?posição: Início da página;

? alinhamento: Direita;

?habilitar “Mostrar número na 1° página”; d)clicar no botão “Formatar” e digitar em “Iniciar em” o n° da página da “Introdução” diminuindo 1. (ex. se a página da introdução for 8, digitar 7, pois não conta-se a capa); a)clicar duas vezes sobre o número da página criado para entrar no modo de edição do cabeçalho e aplique a formatação de fonte Arial tamanho 10; e)estará visível a barra de ferramentas “cabeçalhos e rodapés”. Nessa barra, o botão “Vincular ao anterior” estará habilitado, clicar nele para desabilitar; f)ir à página do “sumário” e apagar n° dessa página (selecionar o n° e deletar). Clicar por fim no botão fechar;

Se o procedimento acima foi feito com sucesso, todas as páginas anteriores à “Introdução” não possuem numeração, e as demais páginas estão numeradas

(Word 2007) Configuração da numeração de páginas

Na versão 2007 (pág. 30) a configuração da numeração de página obedece a outro procedimento: b)posicionar o cursor no final da última página do sumário. Na guia “Layout da Página” no grupo

“Configurar Páginas” clicar em “Quebras” e em “Próxima Página”; c)na nova página, na guia “Inserir”, no grupo “Cabeçalho e Rodapé” clicar em “Número de

Página”. d)escolher a opção “Início da Página (Número sem Formatação 3); e)selecione o número e aplique a formatação de fonte Arial tamanho 10; f)posicione o cursor sobre o número da pagina da Introdução; g)ainda na guia “Inserir”, no grupo “Cabeçalho e Rodapé” clicar novamente em “Número de

Página” e em “Formatar Números de Páginas”. Na janela "Formatar número de página" digitar em "Iniciar em:” o n° da página da “Introdução” diminuindo 1. (ex. se a página da introdução for 8, digitar 7, pois não conta-se a capa); h)clicar duas vezes sobre o número da página criado para entrar no modo de edição do cabeçalho; i)nesse momento estará visível uma nova guia chamada “Design”. No grupo “Navegação” o botão “Vincular ao Anterior” estará habilitado, clicar nele para desabilitar; j)ir à página do “sumário” e apagar n° dessa página (selecionar o n° e deletar); clicar duas vezes na área do texto para sair do modo edição de cabeçalho.

Se o procedimento acima foi feito com sucesso, todas as páginas anteriores à “Introdução” não possuem numeração, e as demais páginas estão numeradas

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