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Guias e Dicas
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Gestão Estratégica: Importância de Planejar para o Futuro, Notas de aula de Administração Empresarial

Este documento discute sobre a importância da gestão estratégica na organização, incluindo o processo de planejamento estratégico, antecipação de mudanças, diagnósticos e resultados. Além disso, ele aborda as influências do ambiente externo e interior no desempenho estratégico, a organização orientada pela estratégia e as estratégias competitivas.

Tipologia: Notas de aula

Antes de 2010

Compartilhado em 11/09/2009

Abelardo15
Abelardo15 🇧🇷

4.6

(65)

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Baixe Gestão Estratégica: Importância de Planejar para o Futuro e outras Notas de aula em PDF para Administração Empresarial, somente na Docsity! Elementos de Custos Prof. Glenio do Couto Pinto Jr. glenio.junior@pop.com.br http://www.ebah.com.br/elementos-de-custos-furg-2009-02-g1706.html Ea ES, e Gestão str atégica Linhas de ação ou iniciativas altamente relevantes que indicam como serão alcançados os Objetivos Estratégicos. Geralmente são inspiradas ou baseadas nas forças e evitam o uso das fraquezas da organização. Se referem ao acionamento de fatores internos frente as evoluções prováveis do ambiente externo. ESTRATÉGIAS Nos questionamentos freqüentes sobre a validade de se realizar ou não um trabalho de Planejamento Estratégico, os argumentos apresentados para justificar a dúvida concentram-se, na maioria das vezes, sobre dois pontos principais: VISÃO DE LONGO PRAZO: PARA QUÊ? "Com este ritmo acelerado de mudanças é impossível se planejar qualquer coisa com prazo superior a um ou dois anos"; "Além disso, nossa empresa tem sido bastante lucrativa. No ano passado, por exemplo, ............." RITMO ACELERADO DE MUDANÇAS Normalmente, mudanças são percebidas via ações da concorrência e das novas necessidades dos clientes. A aceleração do processo é conseqüência do acirramento das disputas e demandas desses atores. Neste contexto, não se pode prescindir de uma boa estratégia. O que nos levou à um bom desempenho estratégico? Como nos manter progredindo estrategicamente? REFLEXÃO Passado Futuro O sucesso de hoje é resultado de uma concepção estratégica bem- sucedida desenvolvida no passado e das sucessivas ações operacionais que a implementaram. No ritmo atual de mudanças, nada garante que ele se repetirá no futuro. “O Futuro Não é Previsto Ele é Preparado.” (Maurice Blondel) DIAGNÓSTICOS & RESULTADOS Macro Ambiente Externo Macro Ambiente Externo Cenários, Tendências, Oportunidades e Ameaças Cenários, Tendências, Oportunidades e Ameaças Ambiente InternoAmbiente Interno Cadeia de Valor, Processos chaves, Competências e recursos Cadeia de Valor, Processos chaves, Competências e recursos Setorial e Concorrência Setorial e Concorrência Estrutura Setorial e Concorrência Estrutura Setorial e Concorrência “ O Futuro é um horizonte aberto a múltiplas possibilidades” (Guerreiro Ramos) CENÁRIOS MUNDIAIS CENÁRIOS NACIONAIS E REGIONAIS SETOR Dimensão Ambiental Dimensão Econômica Dimensão Social Dimensão Tecnológica Dimensão Político- institucionalDimensão Energética Dimensão Cultural INFLUÊNCIAS DO AMBIENTE NO DESEMPENHO ESTRATÉGICO Organização FORMULAÇÃO DE ESTRATÉGIAS SULA babies EA A Ciclo de Contribuições dos Militares Ciclo de Contribuições Economistas Organizacionais Ciclo de Contribuições Acadêmicos das Escolas de Administração Ciclo de Contribuições Empresas de Consultoria em Estratégia Ciclo de Contribuições Economistas de Organização Industrial 20001850 Ferrovias Curva de Aprendizado 1950 Demanda Pós-Guerra 1970 1980 1990 SWOT Competências Distintivas Conceito e Sistema de Idéias Análises de Portfólio Estrutura das Cinco Forças Competitivas Cadeia de Valor Curva de Experiiência Diversificação Técnicas de Posicionamento Competitivo Dinâmicas Competitivas e Cooperativas Crise Petróleo Tecnologias Redutoras de Custos G es tã o E st ra té g ic a O desempenho estratégico de uma organização está muito mais calcado na harmonia integrada das suas áreas funcionais do que na eficiência isolada das mesmas. (Aristeu Silveira) ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS 26 Prioridades são estabelecidas em relação a: Resultados comparativos à atuação com a Concorrência Clientes Concorrentes O que o Cliente Quer Importância de cada critério competitivo Desempenho em cada critério competitivo Prioridades para melhoria Estratégia Operacional “É a capacidade da empresa formular e implementar estratégias concorrenciais, que lhe permite ampliar ou conservar, de forma duradoura, uma posição sustentável de mercado” Conceito de Competitividade Referência: Ferraz, J. C. et al. Made in Brazil. Rio de Janeiro, Ed. Campus, 1995 Custo Flexibilidade Velocidade Confiabilidade Qualidade Qualidade Qualidade + confiabilidade Qualidade + confiabilidade + velocidade Qualidade + confiabilidade + velocidade + flexibilidade Qualidade + confiabilidade + velocidade + flexibilidade + custo “O modelo do cone de areia” do melhoramento em manufatura Modelo de Slack O Fator Tempo Conceitos Básicos: Relacionamento entre os Ciclos Compra Rec. Mat. CICLO DE CAIXA VENDA D Produto e Estoque Pedido entrega REQUISIÇÃO PAG. REC. D - Lead Time de Venda P - Lead Time de Produção P Qualidade x Produtividade Preço = custo (material) + valor Produtividade = custo + valor___ mat. + Desp. + perdas Q P Produtividade Relacionamento com qualidade 35 Critérios Vencedores 1) É a base ou fundamental para a escolha do Cliente 2) Representa vantagem importante na escolha do Cliente 3) Representa uma vantagem útil na escolha do Cliente Importância dos Critérios Competitivos Critérios Qualificadores 4) Precisa se posicionar marginalmente acima da média da indústria 5) Precisa se posicionar da média da indústria 6) Deve estar próximo num nível abaixo da média da indústria Critérios Menos Importantes 7) Normalmente não considerado pelo Cliente 8) Raramente considerado pelo Cliente 9) Nunca considerado pelo Cliente 1) É a base ou fundamental para a escolha do Cliente 2) Representa vantagem importante na escolha do Cliente 3) Representa uma vantagem útil na escolha do Cliente Critérios Vencedores Importância dos Critérios Competitivos 37 4) Precisa se posicionar marginalmente acima da média da indústria 5) Precisa se posicionar da média da indústria 6) Deve estar próximo num nível abaixo da média da indústria Critérios Qualificadores Importância dos Critérios Competitivos 40 Melhor Pior Menos Relevantes Qualificadores Vencedores de Pedidos P E R FO R M A N C E c o m p a ra d a a o s C O N C O R R E N T E S Igual IMPORTÂNCIA aos Clientesbaixa alta b o m ru im VELOCIDADE ENTREGA PREÇO/CUSTO CONFIABILIADDE DA ENTREGA FLEXIBILIDADE VELOCIDADE DE OFERTA FLEXIBILIDADE DE VOLUME QUALIDADE DOPRODUTO ESPECIFICAÇÃO ACESSO 9 8 7 6 5 4 3 2 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Matriz: Importância X Desempenho ESTRATÉGIA E VANTAGEM COMPETITIVA Uma empresa possui uma Vantagem Competitiva quando consegue: • Atrair consumidores e • Defender-se das forças competitivas ELEMENTOS CHAVE PARA A VANTAGEM COMPETITIVA: - Convencer os consumidores de que a empresa oferece produtos/serviços com valor superior: • Um bom produto a preço baixo • Um produto superior que vale mais dinheiro • Um produto de melhor valor ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS Melhor Custo Fornecedor Estratégico Grupos Específicos (Nichos) Baixa Diferenciação Baixo Custo
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