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ISO 9001:2008 - Alterações na Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade, Notas de estudo de Gestão Ambiental

Neste documento, aprenda sobre as alterações introduzidas na iso 9001:2008 em comparação com a iso 9001:2000. Saiba mais sobre as mudanças nos requisitos legais, processos, documentos de origem externa, registros, planejamento da realização do produto, determinação de requisitos relacionados ao produto, projeto e desenvolvimento, sação dos clientes e avaliação da eficácia. Além disso, descubra como as organizações devem se preparar para a nova versão da certificação.

Tipologia: Notas de estudo

Antes de 2010

Compartilhado em 09/09/2009

guilherme-santos-girnei-2
guilherme-santos-girnei-2 🇧🇷

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Baixe ISO 9001:2008 - Alterações na Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade e outras Notas de estudo em PDF para Gestão Ambiental, somente na Docsity! Mudanças simples, mas profundas na ISO 9001:2008 Odecio J. G. Branchini Ao longo destes úl�mos 21 anos as organizações de todos os países e ramos de negócio adotaram a cer�ficação de seus Sistemas de Gestão da Qualidade segundo a ISO 9001 para ampliar a confiabilidade dos produtos ou serviços fornecidos aos seus parceiros de negócios, para selecionar os seus fornecedores, para garan�r o atendimento aos requisitos contratuais, legais e regulamentares e também para buscar con�nuamente a melhoria de seus processos. Em função disto, a ISO revisam periodicamente a norma. A seguir apresentamos nossa visão sobre as mudanças efe�vas e as possíveis implicações no Sistema de Gestão da Qualidade atual e em sua cer�ficação. IMPORTANTE: A ISO 9001:2008 não inclui requisitos adicionais quando comparada com a ISO 9001:2000 o que se nota é que os requisitos foram re-escritos de uma maneira mais clara e alguns requisitos foram reforçados com notas explica�vas, enquanto outros foram simplificados; por outro lado foi aumentada a compa�bilidade com o Sistema de Gestão Ambiental e, por conseguinte com o Sistema de Gestão de Segurança e saúde Ocupacional. Muitas das mudanças se limitaram à revisão de parágrafos ou palavras ou expressões (por exemplo: "disposi�vos" por "equipamentos"), em outros casos os parágrafos foram reordenados, mas sem efeito sobre os sistemas de gestão existentes. Entretanto, há casos em que os esclarecimentos devem ser cuidadosamente analisados porque trazem novos conceitos ou reforçam alguns conceitos que não estavam explícitos na versão anterior e que por isso as melhorias decorrentes da aplicação do SGQ não eram totalmente aproveitadas pelos responsáveis pela implementação, nem sempre devidamente avaliadas pelos auditores internos ou de Organismos de Cer�ficação de Sistemas. Principais Mudanças da Revisão de 2008 Requisitos regulamentares e estatutários. Mudança: os requisitos regulamentares e estatutários são aplicáveis aos produtos. Entendimento: podem ser expressos como requisitos legais dos produtos. Requisitos gerais (4.1.a) Mudança: A Organização deve determinar os processos. Entendimento: a troca das palavras iden�ficados por determinados tem um significado profundo de modo que não basta dizer quais são os processos mas que se mapeie completamente das entradas às saídas; os recursos, as responsabilidades e as informações; o modo de operacionalização, monitoramento e de melhoria. Isto vai requerer, em alguns casos, uma completa reavaliação dos processos organizacionais em relação à documentação do sistema de gestão. Exemplo: algumas organizações só determinavam os processos chave e não todos os processos do SGQ, inclusive os terceirizados (ver item 4 abaixo). Monitoramento e medição dos processos (4.1.e) Mudança: monitorar, medir quando aplicável e analisar esses processos Entendimento: é importante frisar que o termo "quando aplicável", agora introduzido diz respeito somente à possibilidade de se medir processos, mas isto não significa que há processos que não precisem ser monitorados; ou seja deve-se monitorar todos os processos organizacionais determinados em 4.1.a). Exemplo: o processo de compras pode não ser medido (quan�dade processada), porém deve ser monitorado por Indicadores de Desempenho. Processos externos (4.1) Mudança: há uma descrição mais precisa e detalhada para caracterizar a terceirização; foi explicitada a ligação dos processos externos terceirizados com avaliação de fornecedores em suprimentos. Entendimento: são processos adquiridos por uma Organização para serem realizados fora ou dentro da mesma, mas por outras empresas que devem ser avaliadas como fornecedores. Exemplo: uma caldeiraria que terceiriza o processo de pintura de acabamento e esta é realizada dentro de suas instalações por outra empresa desde que devidamente avaliada na seleção de fornecedores de itens crí�cos. Processos externos (Nota 4.1) Mudança: O �po e a extensão do controle a ser aplicado aos processos terceirizados devem ser definidos dentro do sistema de gestão da qualidade. A Organização deve assegurar que o controle sobre os processos terceirizados não a exime da responsabilidade de estar conforme com todos os requisitos do cliente, estatutários e regulamentares. Entendimento: A Organização deve descrever dentro de seu SGQ todos os processos terceirizados, ou seja, ao terceirizar um processo este passará a fazer parte do SGQ da Organização contratante. O impacto desta mudança depende de como os processos terceirizados são controlados, e a que nível, pela contratante que con�nua responsável pelo atendimento aos requisitos do cliente final. Exemplo: a Organização AAA ao terceirizar o processo de pintura junto ao fornecedor PPP deve descrever em seu SGQ o modo como a pintura será efe�vada e controlada pelo PPP e de qualquer modo a responsabilidade pela qualidade da pintura executada é sempre da Organização AAA. Documentação do Sistema de Gestão (4.2.1 - Nota) Mudança: Um único documento pode cobrir os requisitos para um ou mais procedimentos e do mesmo modo, um requisito pode ser documentado em um ou mais procedimento. Entendimento: Fica clara a possibilidade de que alguns procedimentos obrigatórios sejam descritos em um mesmo documento ou até diretamente no próprio Manual da Gestão. Exemplo: As Organizações muito pequenas podem ter todos os procedimentos obrigatórios descritos diretamente no Manual da Gestão da Qualidade. Documentos de Origem Externa (4.2.3.f) Mudança: assegurar que os documentos de origem externa determinados pela Organização como necessários para o planejamento e operação do Sistema de Gestão da Qualidade sejam iden�ficados e que sua distribuição seja controlada, e .... Projeto e desenvolvimento (7.3.1) Mudança: Incluída nota de esclarecimento rela�vo ao fato de a análise crí�ca, verificação e validação possuírem propósitos dis�ntos; e por outro lado, estas a�vidades podem ser conduzidas e registradas separadamente ou em alguma combinação cabível para o produto ou para a organização. Entendimento: A nota ressalta que as a�vidades de análise crí�ca, de verificação e de validação de projeto e desenvolvimento são diferentes e devem ser sempre realizadas, para o bom entendimento ver os itens 7.3.4, 7.3.5 e 7.3.6 da NBR ISO 9004:2000. Outro esclarecimento muito apropriado é que estas a�vidades podem ser registradas em um mesmo formulário em função da complexidade do projeto e desenvolvimento ou à dimensão da organização e conseqüentemente das a�vidades a serem realizadas no processo de projeto e desenvolvimento (pequenas empresas ou grandes complexos industriais). Exemplo: As diferentes fases durante o projeto e desenvolvimento podem ser registradas em separado ou combinados como melhor se adequar à Organização, mas a Organização deve realizara cada uma das a�vidades. Projeto e desenvolvimento (7.3.3 - Nota) Mudança: Informações para produção e prestação de serviço podem incluir detalhes para preservação do produto. Entendimento: Algumas organizações já proviam estas informações, porém torna-se uma orientação interessante para as demais. Exemplo no caso de manuais de operação ou de manutenção dos produtos pode-se incluir comentários e recomendações referentes à preservação, manutenção e outras. Propriedade do Cliente (7.5.4) Mudança: Incluído na nota de esclarecimento a possibilidade de fornecimento de dados pessoais do cliente. Entendimento Esclarecimento muito aplicável às organizações de prestação de serviços. Exemplo: Adequado ao caso de serviços onde clientes são solicitados a fornecerem dados pessoais, como endereço, telefone, CPF, RG e outros. Preservação do Produto (7.5.5) Mudança: Alteração no sen�do de que o produto deve ser preservado no intuito de manter a conformidade com os seus requisitos. Altera a "obrigatoriedade" de preservação para onde aplicável a inclusão de iden�ficação, manuseio, embalagem, armazenamento e proteção. Entendimento: Possibilita à organização estabelecer os métodos adequados para manter esta conformidade relacionada às caracterís�cas peculiares do produto fornecido. Sa�sfação dos Clientes (8.2) Mudança: Inclusão de uma Nota: "Monitoramento da percepção do cliente pode incluir a obtenção de dados de entrada de fontes, tais como pesquisas de sa�sfação do cliente, dados do cliente sobre a qualidade dos produtos entregues, pesquisa de opinião dos usuários, análise de perda de negócios, elogios, reivindicações de garan�a e relatórios de revendedor". Entendimento Amplia a conceituação de métodos possíveis para obtenção da métrica relacionada com a sa�sfação do cliente. Exemplo: a Organização pode usar outros meios para avaliar a sa�sfação dos clientes além das tradicionais pesquisas de sa�sfação. Medição e Monitoramento dos Processos (8.2.3) Mudança: Inclusão da Nota - "Ao determinar métodos adequados, é recomendável que a Organização considere o �po e a extensão de monitoramento ou de medição apropriados para cada um dos seus processos em relação aos seus impactos sobre a conformidade com os requisitos do produto e sobre a eficácia do sistema de gestão da qualidade". Entendimento: Alteração do texto eliminando a expressão "para assegurar a conformidade do produto". Esta afirmação poderia dar origem à interpretação de que se devia medir e monitorar somente os processos de produção (geradores de produtos); assim esta alteração reforça o conceito de monitoramento (e quando possível, a medição) de todos os processos mapeados no SGQ. Exemplo: métodos adequados consideraram, por exemplo, a medição da qualidade das peças ou lotes produzidos bem como o monitoramento por indicador de desempenho da quan�dade de propostas de vendas que foram efe�vadas e quantas aceitas em um determinado período. Tratamento de Produtos Não Conformes (8.3) Mudança: Onde aplicável, a organização deve tratar os produtos não conformes por uma ou mais das seguintes formas... ou seja, quando o tratamento proposto na norma for aplicável. Entendimento: O "onde aplicável" não significa que a não conformidade poderá ser considerada como não aplicável. O que pode ser não aplicável é o modo proposto de tratamento pela norma quando houver um outro modo de tratamento normal durante o processo produ�vo. Exemplo: Veja casos onde a correção da não conformidade de produto já faça parte do processo produ�vo, como: a) um defeito conhecido de soldagem - correção por reparo já definido na própria qualificação do processo de soldagem; b) uma falha em peça injetada - correção pré-definida com separação e reaproveitamento da matéria prima; c) uma falha na dosagem química - correção por acerto de PH durante o próprio processo químico. Em qualquer destes casos o item não conforme deve ser segregado, a não conformidade deve ser iden�ficada e registrada (em formulário de inspeção ou planilha de controle para avaliar a eventual repe�ção), corrigida e re-inspecionada antes de con�nuar no processo. Avaliação da eficácia das ações corre�vas e preven�vas (8.5.2 e 8.5.3) Mudança: e) análise crí�ca da eficácia da ação preven�va executada f) análise crí�ca da eficácia da ação corre�va executada. Entendimento: Ficou claro a necessidade de se avaliar a eficácia das ações corre�vas e preven�vas (avaliar a não re-ocorrência de não conformidades reais ou potenciais) deste modo a avaliação da eficácia é obrigatória e não a critério do avaliador que poderia considerá-la como não aplicável. Exemplo: As não conformidades originadas de auditorias internas, reclamações de clientes ou de outras partes interessadas, resultados insa�sfatórios de pesquisas de sa�sfação de clientes, decisões da diretoria ou das gerencias sobre os resultados dos indicadores de desempenho devem ser tratados como ações corre�vas e casos de observações de auditorias, comentários ou sugestões de clientes e problemas acorridos com a concorrência devem, ser tratados como ações preven�vas. Em qualquer estes casos o tratamento deve incluir sempre o modo como avaliar a execução da ação proposta (eficiência) e o modo como avaliar se ação proposta foi permanente (eficácia) Em geral os Organismos de Cer�ficação de Sistemas (OCS), credenciados junto ao Inmetro, definiram que as novas cer�ficações e ou as re-cer�ficações que ocorrerem após 13/11/2009 (12 meses após a data desta nova versão) só poderão ser efe�vadas com base na versão 2008 da norma ISO 9001. Os atuais cer�ficados com base na ISO 9001:2000 perderão a validade em 24 meses, ou seja, valem até 13/11/2010. A atualização dos cer�ficados válidos poderá ocorrer durante uma auditoria de manutenção ou recer�ficação com base na versão de 2008, ou em outra oportunidade data dentro dos prazos acima es�pulados. Odecio J. G. Branchini é diretor-técnico da Quali�vidade Treinamento e Consultoria.
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